Mas, meus caros amigos...
Tudo bem, sempre sem radicalismos, é claro!
Mas eu creio que nós temos que entender, e entender muito bem, o que são os nossos direitos, seja como consumidor, ou melhor ainda como cidadão.
Antes ou junto com os direitos, nós, cidadãos, temos os deveres da cidadania.
Reclamar é um deles e abdicar de fazê-lo, por quaisquer razões (dentre eles o "acomodamento", a falta de disposição para "brigar", etc...) também não é atitude de cidadania.
Então...
Alguns pontos, sempre de acordo com a minha visão, por favor que isto fique bem claro.
E, por favor, para que entendam o meu ponto observem as palavras que estão entre aspas - isto simplesmente significa que o seu sentido (atribuído por mim) pressupõe uma interpretação pessoal.
- O direito da cada um começa e termina exatamente onde começa e termina o do(s) outro(s).
E isto é válido para pessoas e empresas.
Simples, não é? Claro... O difícil é fazer valer isto.
- Quando nós falamos de direitos, nós nem sempre estamos falando dos aspectos estritamente legais da coisa.
Processos e outras ações legais nem sempre são válidos ou até mesmo cabíveis.
No mínimo pode ser perda de energia e tempo para uma solução adequada.
- Se a coisa não for resolvida de forma direta e simples, por alguém responsável pelo bom nome e andamento da empresa, antes de "processar" (no estrito sentido legal), claro que cabem outras ações...
Uma delas é recorrer ao PROCON, para "forçar" (ou induzir) uma atenção e/ou ação da outra parte.
Outra é fazer o que já está sendo feito aqui, "pôr a boca no trombone", ou divulgar para outras pessoas que eventualmente possam passar pelo mesmo tipo de problema.
Abraços a todos!
Alberto