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Chinese Watch and Clock Fair

Iniciado por Spring, 10 Julho 2015 às 08:36:40

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mestreaudi

Ofensas pessoais não serão toleradas.
Peço, por favor, que não continuem.

Não estou afim de trancar esse tópico, por mais que ele já tenha desviado do assunto original...

Abs.
Rafael.

flávio

As últimas colocações dos colegas apenas ressaltaram meu ponto de vista. O mercado de luxo é muito mais EMOCIONAL do que RACIONAL. Quando citei o exemplo da GS, quis dizer que, por mais que façam um relógio TECNICAMENTE superior (e creiam, eles fazem, mesmo se compararmos a muitas fábricas "queridinhas" suíças), eles nunca terão a penetração que buscam, porque a imagem da marca não é essa. A imagem da marca e seu posicionamento são construídos a duras penas e, no caso da GS, esta vai ter que comer muito feijão para ser reconhecida como efetiva marca de luxo perante consumidores "normais".

Hoje, por acaso, li uma excelente reportagem contida na revista da Omega deste mês sobre os violinos Stradivarius. Recomendo a leitura. Em certo ponto, ressaltaram que, por mais que os violinos possuam valores estratosféricos e sejam reconhecidos como os melhores do mundo, quando colocados em testes "duplo cego" perante violinistas famosos, tocados atrás da cortina, ninguém consegue distingui-los uns dos outros. Pior... Os violinistas tendem a escolher o som de violinos modernos, produzidos atualmente!

Mas depois de tirados do "duplo cego", todos, certamente influenciados pela aura em torno do violino, escolhem seu som.

Outro dia, para citar mais um exemplo, vi que foi feita uma competição de degustação de vinhos, cujos preços chegavam a 1500 euros a garrafa e... Um vinho de 30 pila foi escolhido o melhor!

Voltando ao meu colega e seu Azera. O que quis dizer é que ele mostrou o máximo da racionalidade ao ressaltar não a "banca" do carro, mas o que ele entrega como carro... Eu compreendi o que ele quis dizer. Se duas pessoas fossem vendadas e pudessem dirigir ambos os carros, certamente escolheriam o Azera como superior, porque assim o é tecnicamente, mas retiradas as vendas, optariam por aquele que, claro, carrega a IMAGEM de produto superior.

Repito, portanto, o que disse anteriormente. Não basta um produto ser de luxo, ele tem que PARECER aos olhos de todos como sendo de luxo.

E é por isso que pagamos, a título de exemplo, 5 mil dólares num relógio que, para o fim a que se destina, comporta-se como algo de... 5 dólares.


Flávio

FPiccinin

Citação de: Lupferreira online 17 Julho 2015 às 12:08:04
Eu tenho o Azera. Semana que vem vou pra Goiânia com um amigo na BMW 320i dele, aí vou tirar a prova.
Quanto às observações dos membros do clubinho, desprezo completamente, principalmente do extravagante Vinnie. Para mim este tópico já deu, o nível das discussões estava ótimo até então.

Lup, tudo bem ?
Não me leve a mal não, sério, estou falando de coração. O Azera não está na mesma categoria da 320i...Para quem deseja um sedã grande (executivo) o Azera pode ser uma boa opção, apesar de eu achar o Fusion e o Passat mais carro, para quem deseja um Sedã médio de luxo a 320 é uma excelente opção. O que as pessoas estão tentando dizer à você que não se deve comparar um carro em função do preço dele e sim pela categoria que ele está inserido. Comparar o Azera com a 320 não levará a você a lugar nenhum, simplesmente porque só podemos comparar algo com as referencias "equalizadas" e comparar carros com referencias distintas vai no máximo dizer...eu prefiro um sedã executivo, ou, eu prefiro um sedã de luxo.
Na sua opinião eu posso comparar uma MB C63 com uma Porsche Macan, simplesmente porque ha similaridade de preços? Na minha não, são carros distintos, inclusive com público alvo distinto. A pessoa que troca um Azera por uma 320 ou vice-versa achando que está fazendo um up ou um downgrade....está na verdade trocando de categoria de veiculo e o pior se enganando.



FPiccinin

Citação de: flavio online 17 Julho 2015 às 12:34:09
...O que quis dizer é que ele mostrou o máximo da racionalidade ao ressaltar não a "banca" do carro...

Repito, portanto, o que disse anteriormente. Não basta um produto ser de luxo, ele tem que PARECER aos olhos de todos como sendo de luxo.

Flávio

Isso é cabeça de pobre, desculpe-me e não quero parecer esnobe. LUXO é LUXO e ponto. Luxo não precisa de legenda.Luxo que precisa aparecer (legenda), não é luxo. Por exemplo: Armani Exchange, Emporio Armani e Giorgio Armani...só a última é luxo e isso pode ser ratificado com um simples detalhe, você não achará uma roupa GA, Zegna...com as marcas enormes, cores chamativas. LUXO está em quem usa e não no bem.
Como quem difere um relogio falso de um verdadeiro é quem usa.
Abraço

TUZ40

Realmente, não existe nada mais brega e pobre de espírito do que usar marcas como vestimentas.

E como tem gente que se empenha para isto, idiotas por dois motivos, se esforçar para transparecer riqueza, e fazer propaganda gratuita.

"All your base are belong to us"

TUZ40

Citação de: flavio online 17 Julho 2015 às 12:34:09
"Se duas pessoas fossem vendadas e pudessem dirigir ambos os carros, certamente escolheriam o Azera como superior"

Será mesmo Flávio? Acho que isso depende muito da pessoa e de toda a sua bagagem, meio raso falar isso.
"All your base are belong to us"

vinniearques

Citação de: Schütz online 17 Julho 2015 às 13:43:34
Será mesmo Flávio? Acho que isso depende muito da pessoa e de toda a sua bagagem, meio raso falar isso.

Penso assim tambem Schutz.

Principalmente se a pessoa que dirigir ambos souber bem o que está fazendo, algo mais que uma simples volta no quarteirão.

Adriano

Quem anda de Corollinha com 10 anos de uso nem deveria estar opinando nesta discussão, pois carros dessa "gama", incluindo o Azera, não fazem parte do meu "planeta", mas... Entendo que o que os coreanos oferecem frente aos concorrentes alemães é justamente o preço, não? Oferecem um carro de categoria de Série 5 ou Classe E com preço de Série 3 ou Classe C, não? É porque Hyundai é boazinha, ou porque se meter preços equivalentes, encalha? Esse raciocínio explica muita coisa, ou não explica nada?

Abraços!

Adriano

TUZ40

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jfestrelabr

Rolex ou Rolex.

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TUZ40

Citação de: zugo online 17 Julho 2015 às 14:21:06
Bem eu dirijo um mais velho ainda. Porém, o engraçado nessa comparação de "preços x luxo" é comparar como as coisas diferem aqui dentro e la fora. Comentei hoje num grupo de whatsapp que estacionei do lado de uma Mercedes A250 Turbo Sport, nunca tinha visto o carro ao vivo e fui dar uma olhada no preço. Pelo que pesquisei esse modelo é vendido aqui por 170 mil Reais. Na europa, esse carro é concorrente direto do Golf GTI Mk7. Por mais absurdo que possa parecer. Porém o Golf GTI mk7 no Brasil, se eu não me engano, custa 114 mil reais. Logo no Brasil, esses carros NUNCA serão concorrentes. Porém na Inglaterra a diferença entre eles é de 1000 libras. Cerca de 5 mil Reais, e em revistas especializadas Européias os carros são comparados e testados como competidores.

Então ainda temos mais uma variável... LUXO também depende (e muito) de onde você mora e não só da sua condição financeira.
,

Um Golf GTI completo custa 157 mil reais, você acabamentos diferentes, e kits opcionais em 3 escalas. A A250 Sport vem para o Brasil completa, você não tem uma A250 com os equipamentos e o acabamento de uma A180 Urban.
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FPiccinin

Citação de: Schütz online 17 Julho 2015 às 14:28:10
,

Um Golf GTI completo custa 157 mil reais, você acabamentos diferentes, e kits opcionais em 3 escalas. A A250 Sport vem para o Brasil completa, você não tem uma A250 com os equipamentos e o acabamento de uma A180 Urban.

Além que, na Europa o Golf é concorrente do Focus e não da serie A. Cade o Correia para falar sobre isso...kkk

flávio

Olha, vocês que estão aí a defender marcas de forma APAIXONADA, repito, mais uma vez acabam por ressaltar meu ponto de vista. Eu não disse em nenhum momento que um produto de luxo não seja, por assim dizer, produto de luxo. Sim, um produto de luxo É um produto de luxo para qualquer pessoa. A discussão é: O QUE LEVA UM PRODUTO A SER RECONHECIDO COMO DE LUXO? Este é o cerne da questão. E aí as fábricas, para justificarem O PREÇO QUE COBRAM, tem que criar um sem número de estratagemas ao redor do produto, como de fato a indústria suíça criou e se reinventou, para disparar no consumidor um gatilho emocional que o faça querer aquele bem. O que seria isso? Ora, a indústria suíça, a título de exemplo, nos vendeu que seus relógios são criados por duendes verdes em fábricas mágicas, cuja tradição remota a séculos, de forma totalmente artesanal e que, finalmente, entregam algo superior. Eh... Tentem enquadrar a Rolex, para adicionar insulto à injúria, mas poderia ser qualquer outra marca, nos requisitos acima. É exclusiva? Não. Produzida artesanalmente? Também não. Com materiais preciosos? Bem, basicamente não, a não ser que digam que aço é algo precioso. Oferece algo superior para o fim ao qual se destina? Bem, é óbvio que não. Então, com o perdão da pergunta, por que diabos uma fabriqueta que oferecia, até os anos 70, produtos inclusive para MILITARES (e não consigo associar a imagem do exército a algo de luxo...), agora é vista como algo de luxo?

Ou seja, eu não discuto que um produto reconhecido como de luxo assim o seja, em nenhum momento em minha argumentação eu disse isso. Eu quis fomentar a discussão no sentido do PORQUÊ um produto ser reconhecido como tal! Eu quis fomentar a discussão dos motivos que levam uma marca como a GS, por exemplo, oferecer produtos cujas características intrínsecas de fato indicam algo SUPERIOR e que poderia ser enquadrada como tal não ser reconhecida pela maioria da população como pertencente ao olimpo.

O que quis dizer, em resumo, é que as fábricas de produtos de luxo - seja uma BMW, Rolex, Empório Armani, só para citar as que foram indicadas acima - nos vendem seu peixe (e cobram caro por isso) como se fosse algo infinitamente superior aos seus pares quando...

Quando ressaltei Arthur, que o Azera era superior, não referi à minha pessoa, mas ao meu colega, que saiu de um para um Bmw 3 4 cilindros. Segundo ele, o carro é menos confortável, com pior resposta de motor, mais barulhento, etc, enfim, pior, no sentido estrito da palavra. Mas ele prefere um BMW, pois a percepção dele é que seja um produto superior. Aliás, como foi ressaltado pelo Adriano, é mais ou menos assente na imprensa especializada que os coreanos entregam sim padrão idêntico a carros de mesmo preço só que... de nível superior! De fato, em padrão de qualidade de vida a bordo, um Azera não se compara a um série 3, ele é melhor. Ah, como já disseram acima, mas seu tamanho e categoria é da série 5. Sim, só que a série 5 custa o dobro!

Os coreanos, de fatos, NUNCA SERÃO, eles nunca estarão no mercado de luxo. A população em geral nunca verá carros coreanos ( e certamente relógios chineses, por melhor que sejam), como algo de luxo, algo "superior", "exclusivo", feito por leprechauns.

Mas.... Há um filme do início dos anos 80 sobre a indústria americana de carros, uma comédia, no qual a paródia inclui os japoneses, que na época começavam a competir de igual para igual com as grandes marcas americanas.

Eles não só aprenderam a fazer como de fato fizeram! Tecnicamente falando, eles "nunca serão", eles já são! Aliás, a Audi dominou o campeonato mundial de Rally até... Até os japoneses surgirem, chutarem-lhe a bunda e falaram: "viram? Eu lhes avisei!"

Mas nunca se tornaram reconhecidos como produtores de algo de luxo, mesmo nas suas linhas superiores, porque para se tornar reconhecido como tal, e aí faço o círculo retornando ao início da minha fala, não basta QUERER ser algo de luxo, tem que ser RECONHECIDO como tal. E para isso, a percepção do consumidor é muito mais emocional do que racional.


Flávio

TUZ40

Citação de: zugo online 17 Julho 2015 às 14:34:08
Bem só vi os preços de entrada listados em sites.  O de entrada do mk7 na inglaterra sai por 27,800 libras e a A250 sai por 28,800 se eu nao me engano. Mesmo se ela viesse na versão de entrada, duvido muito que no Brasil o preço dela se compararia com o VW golf.

Considerando a pequena diferença de preço, creio que concorram sim. Pelo menos na rapida pesquisa que fiz, vi algumas revistas automobilísticas alemãs fazendo o comparativo.

Você quer uma comparação decente de preço e performance, veja o Mini S contra o Golf GTI.

Quanto a Mercedes, pode ter certeza que ela cansa de perder vendas do A180/A200 para o VW, mas duvido que ela tenha interesse de meter a 250 nessa briga, tanto a A/CLA/GLA/C com essa motorização são bem segmentadas, e vem com tudo que você possa querer da linha.
"All your base are belong to us"

jfestrelabr

Senhores, fico aqui lendo esse tanto de besteira e penso, será que o FRM esta se perdendo, porque que um tópico sobre uma feira na china virou disputinha entre alemão e coreano?
Quem conhece carro sabe qual é o melhor, quem pode compra quem não pode critica (na verdade morre de vontade de poder comprar), agora, porque isso aqui, em um tópico sobre a feira de relógios na china?
Faz dias que penso mesmo em largar o FRM, como alguns amigos o fizeram já, e digo hoje é um desses dias, não tenho mais identidade aqui, virou um besteirol sem fim.
Flavio, você foi um que desvirtuou esse tópico, merecia uma punição, serio, sou seu amigo e você sabe que gosto de você, porem acho que você foi um dos que pirou e desvirtuou isso aqui.
Acho que se não for para voltar para o trilho é melhor que o mestreAudi (alemão 8)) tranque tudo, pelo menos não vamos perder muita coisa boa que foi falada aqui.
Não volto mais Mas mais Mas aqui nesse tópico perdido, e quem sabe não volto ao FRM.
Rolex ou Rolex.

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zugo

Citação de: jfestrelabr online 17 Julho 2015 às 14:41:22
Senhores, fico aqui lendo esse tanto de besteira e penso, será que o FRM esta se perdendo, porque que um tópico sobre uma feira na china virou disputinha entre alemão e coreano?
Quem conhece carro sabe qual é o melhor, quem pode compra quem não pode critica (na verdade morre de vontade de poder comprar), agora, porque isso aqui, em um tópico sobre a feira de relógios na china?
Faz dias que penso mesmo em largar o FRM, como alguns amigos o fizeram já, e digo hoje é um desses dias, não tenho mais identidade aqui, virou um besteirol sem fim.
Flavio, você foi um que desvirtuou esse tópico, merecia uma punição, serio, sou seu amigo e você sabe que gosto de você, porem acho que você foi um dos que pirou e desvirtuou isso aqui.
Acho que se não for para voltar para o trilho é melhor que o mestreAudi (alemão 8)) tranque tudo, pelo menos não vamos perder muita coisa boa que foi falada aqui.
Não volto mais Mas mais Mas aqui nesse tópico perdido, e quem sabe não volto ao FRM.

Bem também concordo. Apesar de acabar tambem pondo fogo na lenha. ::) Prefiro voltar a discussão da feira chinesa e da manufatura chinesa de relógios. Poderiam apagar o que foi discutido de carros e voltarmos aos relógios chinocas. Inclusive ja apaguei meus posts

flávio

A discussão não se desvirtuou, desvirtuou quem pegou meus exemplos, que passaram de carros a violinos e, de forma apaixonada, criou celeuma em cima disso.

A discussão é sim sobre os chineses e sua feira e o resumo da questão, de tudo que foi discutido aqui é. NÃO ADIANTA UM CHINÊS COLOCAR UMA FÁBRICA NA CHINA E, UTILIZANDO DAS TÉCNICAS MAIS AVANÇAS, COPIAR DE FORMA IDÊNTICA UM RELÓGIO SUÍÇO E TENTAR VENDÊ-LO COMO DE LUXO, NUMA MARCA CHINESA. A percepção do "Made in China" não é a mesma do "Swiss Made" e sua carga emocional.

E isso vale para QUALQUER produto considerado de luxo no mercado. Não basta um fabricante FAZER MELHOR do que uma fábrica de produtos de luxo e, por esse motivo, julgar-se como tal. Um produto de luxo assim é considerado por razões muito mais emocionais do que simplesmente técnicas.

Só não entendeu meus argumentos quem não quis...


Flávio

jfestrelabr

#137
Flavinho, bora voltar para o trilho.

Ps:. Te denunciei a moderação por prejudicar o tópico.
Rolex ou Rolex.

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TUZ40

hehehe... eu entendi a colocação e concordo com você neste ponto, você tem a Lexus, Infinity, Cadillac, Volvo, etc... tentando a anos chegar perto e a percepção da marca é o que mais pega, imagine as coreanas.

Quanto ao Azera, o motor dele é de concepção antiga, o cambio também, o interior é de gosto duvidoso, o exterior mais ainda, a revenda é um lixo, o carro é caro, as unicas vantagens que consigo ver nele é um entre-eixo maior que proporciona um conforto maior para quem anda atrás, e o fato de passar desapercebido. Ele pesa apenas 51kg a mais que uma 320 e tem um V6 de 250 cavalos, mesmo assim toma pau na acelaração e retomada, não vou nem falar de consumo. Resumindo, é uma péssima compra, fato que paixão alguma no mundo é capaz de mudar.  ;D
"All your base are belong to us"

Adriano

Vou me reunir com a moderação para discutir o banimento desse tal de Flávio.   ;D ;D ;D

Abraços!

Adriano