Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?

  • 29 Respostas
  • 7046 Visualizações
Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Online: 18 Agosto 2015 às 11:41:10 »
Ajuda.
Qual é o Loctite indicado: 221/222; 242/243 ou 271?
A Rolex usa o 271.
A Omega usa o 243.
Obrigado.
João
« Última modificação: 18 Agosto 2015 às 12:41:46 por João de Deus »
João

Re:Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Resposta #1 Online: 18 Agosto 2015 às 14:05:50 »
Ajuda.
Qual é o Loctite indicado: 221/222; 242/243 ou 271?
A Rolex usa o 271.
A Omega usa o 243.
Obrigado.
João

Eu uso a 221 e conheço muitos usuários e colecionadores de Rolex que usam a mesma, nunca tive problemas, tive problemas para encontrar aqui com bom preço. ;D
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Resposta #2 Online: 18 Agosto 2015 às 14:15:34 »
A resposta na verdade já está na pergunta: tem que usar o que for especificado pelo fabricante. O trava-rosca adequado é escolhido de acordo com a aplicação e resistência das peças onde ele é aplicado. Se for Rolex, 271, se for Omega, 243. Bvlgari usa 243 ou 222 dependendo do modelo da pulseira. Se você botar trava-rosca mais forte que o indicado, a desmontagem pode se tornar destrutiva, ou seja, só sai quebrando. Não conheço as normativas da Rolex mas o 270/271 é considerado um trava rosca forte e frequentemente é considerado um permanente, ou seja, só desmonta com destruição da peça. Não sei se a Rolex oficialmente manda trocar ou se permite reaproveitar os parafusos.

Mas em resumo, tem que usar o que o fabricante mandar usar.

Abraços!

Adriano

Re:Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Resposta #3 Online: 18 Agosto 2015 às 15:28:48 »
Uso a 221 justamente pelo fator "problema" no TRF li muitos relatos de pessoas que usaram a 270/271 e tiveram que usar fogo e ate ferraram seus braceletes, pois travou além do pino o elo  ;D, dai o pessoal recomendou o 221 e foi o caminho que segui e continuo até hoje nele, sem ter tido nenhuma dor de cabeça nem sustos de braceletes abrindo os elos.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re:Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Resposta #4 Online: 18 Agosto 2015 às 16:53:06 »
caraca, to cansado de tirar elo, colocar elo em uma certa quantidade de relogios sem usar lctite, e nunca tive o menor problema de parafusos abrindo.... devo ser muito cagão.....  ;D
Membro do RedBarBrazil

Re:Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Resposta #5 Online: 18 Agosto 2015 às 19:36:22 »
Aqui no Brasil só achei o Loctite 242 10g com preço bom... em torno de R$ 50,00 com frete incluso.
Alguém poderia ajudar onde encontrar o 221 ou 222?
João
João

Re:Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Resposta #6 Online: 18 Agosto 2015 às 19:37:12 »
caraca, to cansado de tirar elo, colocar elo em uma certa quantidade de relogios sem usar lctite, e nunca tive o menor problema de parafusos abrindo.... devo ser muito cagão.....  ;D

+1

adriano, para nos, q fazemos as trocas de pulseiras e retiradas de elos de maneira "amadora" (diferente de uma AT, q tem q seguir os padroes da marca seja qdo o relogio entra para revisao/reparo, seja qdo entra para um simples ajuste ou troca de pulseira), vc acha necessario o uso de loctite?

abs.

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Resposta #7 Online: 18 Agosto 2015 às 19:44:57 »
A Rolex recomenda e fornece em seus kits de ajuste de pulseira o 221/222. Eu acho que vale usar, já vi montes de relatos de elos soltando nos braceletes novos.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Resposta #8 Online: 18 Agosto 2015 às 20:35:35 »
Melhor ainda. O 222 me parece mais sensato. Na verdade não tenho a mais vaga idéia do que a Rolex recomenda em seus braceletes, apenas segui a informação da postagem original.

Mas de todo modo sim, recomendo o uso de trava rosca em todo lugar onde ele é recomendado. O torque sozinho não resolve, seja porque está sujeito ao movimento dos elos, seja porque não é possível aplicar torque suficiente sem quebrar o parafuso. Uns vão dizer que não usam e nunca aconteceu nada. Como eu canso de ver parafusos perdidos, de todos os tipos, de todos os lugares dos relógios, e de todas as marcas, eu acho essencial usar onde deve ser usado. Não considero "opcional".

Mas claro, pode-se simplesmente não usar e assumir o risco. Considero que quem não usa e nunca aconteceu nada, deu apenas sorte. Pois parafusos soltos por falta de trava-rosca é algo comum na AT.


Abraços!

Adriano

Re:Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Resposta #9 Online: 18 Agosto 2015 às 22:39:28 »
Eu recomendo também a que uso (tive a impressão de ser a recomendada mesmo pela Rolex hoje, agora virou certeza novamente), e ja tive um SDDS que soltou o parafuso e o relogio se abriu caindo sobre o meu sofá, graças ao "anjo da guarda dos Rolexes" pois essa porcaria é uma bigorna e se tivesse caido no chão o estrago ia ser grande.
Amanha passo por MP o local onde comprei a minha que se eu nao me engano é de 50g, isso dura umas 10 vidas viu, passei um pouco para um amigo de SP e ainda tem para umas 5 vidas kkkk devido ao uso, um pingo serve para uns 10 pinos .
« Última modificação: 18 Agosto 2015 às 22:41:07 por jfestrelabr »
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re:Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Resposta #10 Online: 19 Agosto 2015 às 08:00:53 »
E onde deve ser aplicado?
no parafuso ou na rosca do elo?
João
João

*

Alberto Ferreira

Re:Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Resposta #11 Online: 19 Agosto 2015 às 08:37:57 »
Bom dia!

Eu nunca fiz tal aplicação, de travas químicas em elos de pulseiras, mas eu imagino que aplicar no parafuso seja mais fácil e, principalmente mais "limpo"...
Sem nada a "escorrer" para onde não deve.

Abraços,
Alberto

Re:Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Resposta #12 Online: 19 Agosto 2015 às 08:41:12 »
E onde deve ser aplicado?
no parafuso ou na rosca do elo?
João

Ele deve ser aplicado na rosca, pouca quantidade mesmo, um fio, o Adriano me deu o macete para travar, eu me lembro que você deve rosquear e desrosquear (nem sei se isso existe) dai você vai ate o final da rosca (quase uma parada gay) e pronto, o produto tem um tempo de cura (podia der curra, ai estava gay mesmo), se eu não me engano são de 24/48h.

OBS. Eu comprei o meu 221 na parafusolandia.com.br, 50g paguei via deposito bancário e me foi enviado via sedex coisa de 1 dia, foram muito corretos comigo.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Alberto Ferreira

Re:Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Resposta #13 Online: 19 Agosto 2015 às 08:46:41 »
Estrela,

Para que fique claro, ok?

Você diz "na rosca"...  ::)
Ok. Seria na ponta do parafuso, não é?

Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Resposta #14 Online: 19 Agosto 2015 às 09:09:57 »
Na verdade tanto faz, desde que ele preencha o espaço entre as roscas. Há situações em que é melhor aplicar na rosca do parafuso, às vezes é melhor na rosca onde vai o parafuso. O tempo de cura é de 24 horas ao ar livre. Se colocar em um forno a 70 ou 80ºC, o tempo de cura cai para algo em torno de 60 a 150 minutos dependendo do tipo.

Abraços!

Adriano

Re:Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Resposta #15 Online: 19 Agosto 2015 às 09:16:29 »
Estrela,

Para que fique claro, ok?

Você diz "na rosca"...  ::)
Ok. Seria na ponta do parafuso, não é?

Alberto
Exato ;D
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re:Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Resposta #16 Online: 19 Agosto 2015 às 09:17:01 »
Ele deve ser aplicado na rosca, pouca quantidade mesmo, um fio, o Adriano me deu o macete para travar, eu me lembro que você deve rosquear e desrosquear (nem sei se isso existe) dai você vai ate o final da rosca (quase uma parada gay) e pronto, o produto tem um tempo de cura (podia der curra, ai estava gay mesmo), se eu não me engano são de 24/48h.

OBS. Eu comprei o meu 221 na parafusolandia.com.br, 50g paguei via deposito bancário e me foi enviado via sedex coisa de 1 dia, foram muito corretos comigo.

Obrigado.
Verifiquei que eles tem tanto o 221 como 222.
Você saberia a diferença entre eles?
João
João

Re:Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Resposta #17 Online: 19 Agosto 2015 às 09:50:35 »
Da uma pesquisada no site do fabricante para ver as diferenças, eu não me lembro ao certo, peguei a 221 pois na época so tinham ela ou as mais fortes, acredito que sejam a mesma coisa, uma um pouco mais forte que a outra.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re:Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Resposta #18 Online: 19 Agosto 2015 às 10:01:30 »
Acabei de comprar no site: www.fg.com.br

Também comprei a 221...é mais barata!!!

A loja informou que a 221 é para Tamanho máximo da rosca: Até M12, enquanto a 222 é para Tamanho máximo da rosca: Até M36.

João
João

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Loctite... afinal qual é o indicado para parafusos de elos?
« Resposta #19 Online: 19 Agosto 2015 às 10:11:43 »
Muda pouca coisa entre os dois. A viscosidade é diferente, e isso influi no limite de aplicação de acordo com o passo da rosca, pois dependendo da viscosidade dele, ele não consegue preencher roscas de passos muito largos. Mas para essa aplicação em relógios, os passos de rosca são dezenas ou centenas de vezes menores que os limites de qualquer trava rosca então isso não é problema. A resistência dos dois é praticamente a mesma então para essa aplicação, tanto faz, o preenchimento e resistência serão os mesmos. Eu prefiro lidar com o 222 pois é mais viscoso, não se espalha muito, é mais fácil de aplicar, portanto recomendo ele ao invés do 221.

Apenas por curiosidade, a viscosidade dos trava roscas nada têm a ver com a sua resistência, mas apenas sua capacidade de penetração na rosca e tipo de aplicação dependendo do passo e comprimento da rosca. O 290 por exemplo é líquido como água e é de alta resistência. O 222 é relativamente viscoso e é de baixa resistência, e por aí vai.

Abraços!

Adriano