Menu principal

O Watch Snob sobre o pouco-caso do público em geral com os Grand Seiko

Iniciado por mmmcosta, 29 Janeiro 2016 às 19:50:27

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Adriano

TUZ40

"All your base are belong to us"

Adriano

O colecionismo tem ultrapassado os limites da ostentação financeira, que seria o motivo "original" de se ostentar um relógio caro. Hoje tem nego colecionando vintage porque é "cool", "hipster". É uma forma diferente de ostentação. A posse de um Grand Seiko faz o cara ostentar seu conhecimento "erudito" de relojoaria, ao se dispor a comprar um relógio desse valor, abnegando o motivo de ostentação "original".

E acho isso o máximo. Quando uso meu Omega Marine Chronometer ou meu Swatch Diaphane One, ostento justamente isso. Não tenho problema nenhum em dizer isso. Uns vão olhar e me achar um idiota por ter gasto essa grana num quartz véio e antiquado, ou num turbilhão de plástico. Outros vão olhar e imaginar que "esse cara deve manjar uma coisa ou duas sobre relojoaria".

Certo ano fui para Baselworld com o Marine Chronometer. Imagina a minha cara quando o pessoal da própria Omega reparou, elogiou e me encheu de perguntas sobre o meu relógio. Ostentação pura!

Qual o problema, afinal? É mais, ou menos moral que a ostentação financeira? E isso importa?

Uso minhas peças "inusitadas" em certas situações para ser notado e receber elogios sim. Sempre fiz isso.

Abraços!

Adriano

Lupferreira

Citação de: Vinnie online 30 Janeiro 2016 às 11:29:13
Agora, claro, "ostentar" conhecimento é muito melhor do que "ostentar" dinheiro, FATO.

Legal isso, acho que é bem por aí mesmo.

ivison

Salve a todos,

Eu realmente iria adorar que vissem um GS em meu pulso ( nossa como isso esta distante ) e falassem que é de pedreiro... ;D ;D ;D ;D ;D...o que isso seria? DESOSTENTAÇÃO?  ;D ;D ;D ;D ;D

Mas vamos ao significado literal de ostentação:

O que é Ostentação:

Ostentação é o ato ou efeito de ostentar, quer dizer "apresentar" ou "mostrar" num sentido exibicionista, estando ligado ao orgulho, à presunção ou simplesmente à vaidade. É o ato de alguém que exibe as suas riquezas ou as suas próprias qualidades, sublinhando a importância de algo que tem, que fez ou que é.

Ostentação é uma palavra que tem origem no termo em latim ostentatio, que significa exibição vã ou inútil. Uma pessoa que recorre à ostentação é muitas vezes conhecida como afetada ou fútil.

Quem diz se você esta ostentando é o bandido... se quiser tirar do seu braço é ostentação de riqueza... se ele não ligar é ostentação de conhecimento... ::) ::) :o :o :o :o :o :o

Abraço,

Ivison

pedrobotelho

Citação de: Adriano online 30 Janeiro 2016 às 20:20:29
O colecionismo tem ultrapassado os limites da ostentação financeira, que seria o motivo "original" de se ostentar um relógio caro. Hoje tem nego colecionando vintage porque é "cool", "hipster". É uma forma diferente de ostentação. A posse de um Grand Seiko faz o cara ostentar seu conhecimento "erudito" de relojoaria, ao se dispor a comprar um relógio desse valor, abnegando o motivo de ostentação "original".

E acho isso o máximo. Quando uso meu Omega Marine Chronometer ou meu Swatch Diaphane One, ostento justamente isso. Não tenho problema nenhum em dizer isso. Uns vão olhar e me achar um idiota por ter gasto essa grana num quartz véio e antiquado, ou num turbilhão de plástico. Outros vão olhar e imaginar que "esse cara deve manjar uma coisa ou duas sobre relojoaria".

Certo ano fui para Baselworld com o Marine Chronometer. Imagina a minha cara quando o pessoal da própria Omega reparou, elogiou e me encheu de perguntas sobre o meu relógio. Ostentação pura!

Qual o problema, afinal? É mais, ou menos moral que a ostentação financeira? E isso importa?

Uso minhas peças "inusitadas" em certas situações para ser notado e receber elogios sim. Sempre fiz isso.

Abraços!

Adriano
Bacanas suas palavras Adriano, vê-se que é uma pessoa diferenciada.
Gostaria de compartilhar uma conversa que tive com o melhor (no meu conhecimento) relojoeiro que ja conheci. Uma vez ele me falou: Pedro, você esta novo, aprende uma coisa, compra relogios que você goste e que sejam bons, não importe pros outros, porque o bacana vai ser você sentar numa mesa e uma pessoa reconhecer seu relogio, quem realmente entende, e não por ser chamativo.

Recentemente fui num casamento, e meu pai estava com um Calatrava (relogio simples em sua aparéncia, pra quem conhece), mas eis que o pai do noivo elogiou meu pai pelo relogio, imagina como meu pai, assim como o Adriano relatou, ficou "desconcertado" e "enrubescido"...

Adriano

Eu nunca esperei que meu relógio fosse notado fora de um ambiente "relojoeiro". Pelo contrário, prefiro que ele não seja notado. Mas se vou participar de algo do "meio" relojoeiro, escolho a dedo que relógio usar, com toda certeza. Sem fui a eventos de relógios com algum que relógio que pudesse ser notado.

Acho que todos fazem isso. Pouco assumem, apenas.

Abraços!

Adriano

vinniearques

Citação de: Adriano online 30 Janeiro 2016 às 21:51:38
Eu nunca esperei que meu relógio fosse notado fora de um ambiente "relojoeiro". Pelo contrário, prefiro que ele não seja notado. Mas se vou participar de algo do "meio" relojoeiro, escolho a dedo que relógio usar, com toda certeza. Sem fui a eventos de relógios com algum que relógio que pudesse ser notado.

Abraços!

Adriano

Perfeito Adriano

Carretera18

IMHO

Super pertinentes as reflexões do Adriano e do Vinnie relacionadas a ostentação de conhecimento.

Foi exatamente este fator que me incentivou a frequentar este fórum. Esta alegria dos frequentadores em compartilhar seus relógios, dos mais caros aos mais humildes, com características históricas e técnicas interessantes que tornam este fórum um espaço em que vale a pena participar.

Torço para que a ostentação saudável de conhecimento sempre permeie nossas relações por aqui.

Abraços
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

mmmcosta

Marcelo

pedrobotelho

Citação de: Adriano online 30 Janeiro 2016 às 21:51:38

Abraços!

Adriano
Perfeito, esse é o grande x da questão pra mim, até prefiro que ninguém saiba também. Trabalho com politicos e as vezes eles também usam muito disso.
Por mim não uso relogio para que o leigo saiba seu valor, e sim para que o conhecedor tenha assunto comigo, ai sim, nesse caso, eu ostento também, principalmente se for em um evento social.

TUZ40

Concordo com o Adriano, muito bem colocado.

Tenho uma história boa nesse sentido. Fui em um evento da Parmigiani alguns meses atrás e como sempre acabo encontrando diversos conhecidos para bater papo.

Notei a presença da esposa de um colega, que é o editor de uma famosa revista do nosso ramo, e a questionei a respeito dele.

Ela muito contente me contou que ele estava no Japão para fazer uma matéria a respeito de um relógio muito raro de se ver no Brasil, mas que estava cada vez mais angariando fãs pelo mundo afora.

Neste momento mostrei meu pulso é perguntei se ela estava falando dos GS. Na mesma hora ela ficou super empolgada e falou que não espera ver um moderno por estas bandas tão cedo.

É lógico que eu fiquei super orgulhoso na hora.
"All your base are belong to us"

Henrique

Eu realmente não entendo esse tipo de preocupação sobre o que os outros acham do que comprei e de quanto gastei nisso.
Tudo que compro é para meu uso e não para ostentar que tenho determinado modelo de relógio ou máquina fotográfica por exemplo.  Pessoalmente não vejo nada demais em um GS , não me dá tesão nenhum de ter um.  Vi diversos em Paris e Amsterdã na última viagem que fiz e não fiquei tentado em momento algum.
Agora quem comprou e gastou o que gastou que seja feliz e que se "F" o que que os outros acham, a menos que tenha comprado para revender e ai a história é bem outra.

Carbonieri

sic transit gloria mundi

Adriano

Mas eu acho que há uma diferença enorme entre eu ter um relógio significativo notado dentro de uma roda de colecionadores, e eu me importar com o que o outro colecionador acha daquele relógio, ou pior, pensar que eu tenha comprado o relógio "para os outros".

Existe uma diferença enorme entre uma coisa e outra. Para mim pelo menos.

E se isso fizer diferença, os relógios mais importantes de minha coleção estão bem longe de terem sido os mais caros. Pelo contrário, os mais caros são justamente uns "carnes de vaca" que não impressionam colecionador nenhum.

Mas comprar relógio "para os outros" seria uma idiotisse sem tamanho. E a última coisa que eu vou fazer no mundo é "vender minha cama para dormir de pé" porque algué não notou ou comentou algo negativo sobre meu relógio. Isso seria idiotisse ao quadrado.

Pelo contrário, estou acostumado justamente com isso: o Grand Seiko que eu tenho, para alguns, "é só um Seiko", e velho ainda por cima, e dispensa qualquer argumento. Meu Marine Chronometer é feio pra cacete. O Diaphane One é o pior de todos, pois é de plástico. O Tissot 150th, não importa que seja COSC e venha com boletim, pois no fim é "só um Tissot e não vale nada". O Seiko SUS então, é o pior de todos. Usar ele fora de um grupo de colecionadores de Seiko é certeza de passar vergonha. E meu finado Marinemaster era mesma coisa.

Já ouvi tudo isso e mais um pouco. Se eu me importasse com isso...

Abraços!

Adriano

Dicbetts

Um dos relogios que mais gosto dos que tenho é um Cartier Tank francês. Um chrono reflex.

Adoro. Não é grandão, pega bem com um terno, se põe bem por baixo do punho da camisa, é um saco para ajustar hora e data. Tem um acabamento primoroso, uma maquina Piaget dentro...

E é a quartzo.

Então o cara me pergunta como arranjei esse espécime por essas bandas. E digo que não foi aqui e foi uns 20 anos atrás, bem antes de os automáticos voltarem à ordem do dia. Ouço como resposta um "que legal, conte mais". Conto e a conversa flui.

Ganhei meu dia.

Dic

Alberto Ferreira

B'as tardis, cumpadis!

Pois é... É mesmo como os amigos estão dizendo e exemplificando.
Na verdade, aquela (mal)dita "ostentação", aquela tal... Aquela exagerada e ruim...
A que tem o poder de "azedar o leite"...  ::)  ;)

É aquela em que o cabra tem um "relojão" no punho ("chegado" a mil, "todo trabalhado" no tamanho e nos brilhos...  ::)) e aí alguém nota...  :D (também pudera!), e faz as perguntas...
Que relógio é esse?
Dá para dizer algo sobre ele?

E a resposta vem a la Chicó...

Mas,...
Gosto é gosto, e mas vale ter um (seu) que um desgosto (dos outros).
;D

Alberto

ivison

Salve,

Isso é Grand Seiko... https://www.youtube.com/watch?v=m_HXSDWg3cs

Este automático GMT com mostrador marfim é "sonho" de consumo...

Gosto de 1 modelo Spring Drive... veja no vídeo os detalhes... reparem nos acionadores... o calibre 9R86 é muito show... https://www.youtube.com/watch?v=EER8CDMPzbk

Os divers são bonitos mas não acredito em colocar um relógio deste preço na "máquina de lavar" que é o ambiente submarino... agora se for para usar socialmente vai lá... mais no meu caso diver é para "viver" debaixo d'água e tomando "cascudo"...

Abraço,

Ivison...

br_lux