Relógio Militar Brasileiro da 2ª Guerra Mundial

  • 31 Respostas
  • 13227 Visualizações
*

Offline amadeu

  • ****
  • 429
    • Ver perfil
Re:Relógio Militar Brasileiro da 2ª Guerra Mundial
« Resposta #20 Online: 26 Setembro 2016 às 12:14:39 »
Boa noite, Amadeu!
Um prazer revê-lo por aqui.  8)

Amigo,
Estes relógios já foram "discutidos" aqui no FRM, sem com que nós chegássemos a alguma conclusão definitiva sobre o relógio em si (há inclusive cronógrafos) e a razão concreta e certa da sua existência e da eventual estratégia de venda ou distribuição aos oficiais do Exercito Brasileiro.

Veja aqui ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,4.msg232397.html#msg232397

Neste post o Douglas faz alguns comentários interessantes.

Um grande abraço!
Alberto


PS:
Agora uma historinha triste...
Eu tive um Pronto do EB, mas ele sumiu na mudança quando eu vim para Brusque, e eu não faço ideia de onde foi parar.

Na verdade eu tive problemas com a Graneiro, algumas (poucas) coisas minhas sumiram e, o pior, outras apareceram aqui, vindas não sei de onde...  :o
As que "apareceram" aqui eram simplesmente alguns painéis e mesas de um sistema "landscape".  :o  :D
Em resumo, foi um verdadeiro "frege"...  :P
Uma total irresponsabilidade da transportadora, e a minha conclusão é que eles pareceram ter perdido o controle de quem era o dono dos painéis, certamente uma firma, ou ela não reclamou e eles "fingiram de mortos".
Deixaram para lá... Um absurdo, mas aconteceu.

A Graneiro não deu a mínima quando eu reiteradamente "reportei" o problema e eles nem apareceram para pegar o que não era meu, quando eu coloquei as tais peças à disposição deles.
Depois de alguma briga, o meu advogado me "recomendou"  :D que o melhor seria deixar como estava, ou seja que eu ficasse com as tais peças do "landscape" como "ressarcimento" e esquecesse do que sumiu.
E a coisa "morreu" por aí.
::) :-[

O meu Pronto não tinha o fundo gravado em relevo como o seu, mas o brasão era pintado no mostrador (a cores)...

oi alberto. sempre um prazer. tou meio afastado. o serviço me matando. e recentemente me tornei paiavo. kkkkkkkkkkk
nasceu meu neto mas tou sendo meio pai meio avo.
poxa eu ja vi estes com o mostrador pintado. sei ate onde tem. preciso de um tempo e ver se pego ele.
pena o seu ter sumido.
vamos ver se acho o automatico deste. vou tirar o mostrador. deve estar escrito embaixo do mostrado ne.
grande abraço.
amadeu.

*

Offline amadeu

  • ****
  • 429
    • Ver perfil
Re:Relógio Militar Brasileiro da 2ª Guerra Mundial
« Resposta #21 Online: 26 Setembro 2016 às 12:27:10 »

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Relógio Militar Brasileiro da 2ª Guerra Mundial
« Resposta #22 Online: 26 Setembro 2016 às 18:34:45 »

Dic, tenho o livro em casa, mas não o li, chama-se As duas faces da Glória. Meu pai é fanático por história militar e, quando o leu, teve a mesma impressão. Ressalte-se, porém, que apesar da má impressão, outros livros, até mesmo o recente do Barone, para o público comum, não afastam os dados trazidos pelo Waack, mas enaltecem a figura do pracinha que, como dito acima, lutaram muito bem, considerando treinamento que tiveram. Poderíamos resumi-los assim: sim, não eram boinas vermelhas da Inglaterra, mas deram sangue, suor e lágrimas por uma guerra que sequer era sua.


Flávio

Flavinho,

O livro do William é muito bom, em que pese a má impressão inicial.

Mas os pracinhas foram, sim, grandes soldados. E me permita discordar um pouquinho sobre sua observação a respeito dos ingleses.

Tem um grande livro, do general Mark Clark, cujo título no Brasil é "Risco calculado". Ao contrário do "Memórias do Marchal Montgomery", que ao lê-lo tem-se a clara impressão que ele e os ingleses ganharam a II Guerra sozinhos, o livro do Clark era de uma  honestidade desconcertante.

Mal cita os brasileiros, mas deixa claro que naquelas circunstâncias miseráveis mesmo o soldado profissional/veterano guerreava como dava. Que as táticas mais inteligentes sucumbiram ou ao medo de morrer ou ao patriotismo enlouquecido - dos dois lados.

Outro livro fundamental (pela honestidade de documentar criticamente aquele período) é "Panzer líder", do general Guderian. Reconhece sobretudo a eficiência da selvageria soviética ao lançar enxames de T-34, mesmo pagando altíssimo preço em vidas.

Afinal, o que era uma tripulação de quatro garotos para o camarada Stalin?

Dic

« Última modificação: 26 Setembro 2016 às 18:42:08 por Dicbetts »

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Relógio Militar Brasileiro da 2ª Guerra Mundial
« Resposta #23 Online: 12 Setembro 2018 às 00:21:59 »
Hoje vasculhando o ML encontrei algo espetacular. O relógio que inspirou aquela réplica do relógio brasileiro da 2ª guerra mundial e me fez criar esse tópico há mais de 2 anos. Seguem as fotos:
« Última modificação: 12 Setembro 2018 às 00:26:02 por fbmj »

*

Enéias

Re:Relógio Militar Brasileiro da 2ª Guerra Mundial
« Resposta #24 Online: 12 Setembro 2018 às 10:44:39 »
Os praças usavam os de aço com o escudo no fundo. Este está comigo há anos.


Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Relógio Militar Brasileiro da 2ª Guerra Mundial
« Resposta #25 Online: 12 Setembro 2018 às 11:29:13 »
Os praças usavam os de aço com o escudo no fundo. Este está comigo há anos.

Essa é a grande dúvida, Enéias! Esses relógios foram distribuídos pelo EB? Ou teriam sido vendidos, tal qual um fardamento é vendido?

Não creio que o EB já tenha distribuído relógios aos soldados, da forma como alguns exércitos estrangeiros distribuíam aos seus.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re:Relógio Militar Brasileiro da 2ª Guerra Mundial
« Resposta #26 Online: 12 Setembro 2018 às 12:01:37 »
Igor, também acredito que seja isso, a empresa fez o relógio com o brasão por meio de licença e ofertou a militares. Diferente dos relógios militares de outros exércitos este modelo não chega ser robusto, ou ter um mostrador com indicação de 24 horas etc...o único destaque é mesmo o brasão.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk


*

Enéias

Re:Relógio Militar Brasileiro da 2ª Guerra Mundial
« Resposta #27 Online: 12 Setembro 2018 às 15:22:22 »
Pode ser isso mesmo, mas são vendidos com essa propaganda. Outro dia fiquei sabendo que os de patente mais alta recebiam um UG crono de ouro. Procede?

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Relógio Militar Brasileiro da 2ª Guerra Mundial
« Resposta #28 Online: 12 Setembro 2018 às 15:39:23 »
Enéias, considere essa informação como uma lenda.

De fato apareceu no mercado cronos UG em ouro marcados "EB" na tampa traseira, porém nunca li ou ouvi algo verossímil sobre a origem dessas gravações, e sim somente as conversinhas de vendedor do Masp.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Relógio Militar Brasileiro da 2ª Guerra Mundial
« Resposta #29 Online: 12 Setembro 2018 às 21:03:48 »
Deixa o mito saber q milico tá usando relogio mecânico de ouro...

Re:Relógio Militar Brasileiro da 2ª Guerra Mundial
« Resposta #30 Online: 14 Setembro 2018 às 10:23:15 »
Já questionei a posição dos relógios junto ao Museu do Exercito, mas ninguém lá conhece a história desses relógios.
Abraço,

Octávio Augusto

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re:Relógio Militar Brasileiro da 2ª Guerra Mundial
« Resposta #31 Online: 19 Setembro 2018 às 14:48:25 »
Já questionei a posição dos relógios junto ao Museu do Exercito, mas ninguém lá conhece a história desses relógios.
Talvez pq nunca foram relógios realmente distribuídos pelo EB.

Aliás, pesquisada bastante a história da FEB, sempre daremos de cara com atos de heroísmo dessa turma que foi levada pra ser bucha de canhão, mas tb com a indigência de equipamentos, uniformes e etc.

E isso não só no EB, tb nas outras armas. Sou parente do Ten Sapucaia que morre na Itália, realizando uma manobra de treino que travava os comandos daquele modelo de P-47. A informação pra não fazer a manobra sem a modificação que é citada no texto do link abaixo chegou apenas depois do "acidente".
http://www.sentandoapua.com.br/portal3/content/view/Oldegard%20Olsen%20Sapucaia/63/

Na prática até hoje muita gente lá fora desconhece que brasileiros lutaram na II Guerra e mesmo se desconhece aqui dentro como um governo filo-nazista  depois atuou contra os nazis na Europa. A se lembrar que Getúlio manda oficiais pra serem treinados pela Gestapo nos aos 1930. Pelo menos um deles era general q e participa do mergulho nas trevas em 1964 em diante.