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...ainda não consigo entender pq criticam tanto as réplicas, mas valorizam certos relógios de boa marca que copiam o design das top . Quero muito entender isso, agradeceria se alguém me explicasse.
Abraço!
Salve, MMOk!
Pois é.
A questão é mesmo essa.
A rigor, depois que a Rolex introduziu o seu primeiro "sub", em 1954, um padrão de design foi estabelecido para esse tipo de relógios de mergulho.
Muita discussão já houve, e haverá, com relação ao que lhe era mais característico, se a caixa, se o mostrador, se o bezel giratório, se a vedação, ou se o conjunto da obra.
O fato é que a partir daí houve, e ainda há, uma contínua sucessão de "variações sobre o tema".
A rigor, talvez nem devessemos ser tão críticos, posto que as idéias de sucesso atraem e por isso tendem a ser repetidas, com poucas ou com nem tantas modificações... Assim é.
Criatividade tem um preço e nem sempre as empresas preferem ou decidem pagá-lo.
Mas eu creio que devemos discernir entre o que é um desenho funcional (que me parece ser o caso de um relógio de mergulho) e o que seja uma pura e simples copia.
Aviões, barcos, carros, máquinas de lavar, só para citar alguns exemplos acabam ficando mesmo (funcionalmente) muito parecidos. De certa forma isso é natural.
Eu não estou entre os que criticam isso, especificamente este ponto - o da semelhança funcional, de forma exacerbada. Desde que os eventuais registros industriais não dêem meios ao pioneiro de reclamar os seus direitos autorais de criação, bem entendido.
Já as chamadas "réplicas" são bem uma outra coisa.
Elas são lesivas, são puramente ilegais, são falsificações, fraudam, enganam, portanto caracterizam uma infração legal.
São coisas bem distintas.
Eu citei a semelhança entre o Citizen e o Seiko, mais por uma mera curiosidade do que propriamente por uma crítica.
Posto que a Seiko certamente não possui os meios legais que a permitam acionar legalmente a concorrente por cópia ilegal de seu produto.
Eles são apenas muito "parecidos", ou seja, lembram muito um ao outro, em muitos detalhes, etc.
Certamente a coisa foi feita de forma intencional, não pode haver dúvida, pois eles visam trazer (ou manter) para a marca aqueles clientes que gostaram do desenho do concorrente, mas preferem a primeira.
Este é o fato, mas crime não é.
Abraços!
Alberto