Fotografando nossos relógios

  • 29 Respostas
  • 7650 Visualizações
*

nilomis

Fotografando nossos relógios
« Online: 06 Julho 2009 às 11:21:05 »
Turma,

Vamos abrir um tópico para troca de informações sobre este assunto? Há algum material na Internet mas, em geral, eles pulam certas partes absolutamente críticas.

De início poderíamos organizar a conversa na forma:

1.   Problemas encontrados quando se fotografam jóias e relógios
2.   Termos técnicos comuns
3.   Equipamentos
3.a.   Selecionando uma câmara sem investir muito
3.b.   Acessórios importantes
4.   Dicas e sugestões
5.   Depois de fotografar
5.a.   Programas para tratamento de imagens
5.b.   Usos e abusos do tratamento digital de imagens
5.c.   Publicando a sua foto
5.d.   Protegendo a sua foto contra uso indevido
6.   Discussão

Vale a pena?

Abs,

N

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #1 Online: 06 Julho 2009 às 11:31:14 »
Vale a pena sim, Nilo Duran, ainda mais se você passar pra nós um pouco da sua experiência!

Começando na ordem proposta, vejo dois grandes problemas na hora de fotografar meus relógios: 1) Reflexos e 2) Iluminação.

Construí uma light box para fotografar meus relógios, mas por enquanto não fui atrás de uma luz branca, portanto só consigo fotografar de dia, de preferência na sacada do meu apartamento, na sombra.
Fotografando com luz amarela, a imagem fica muito ruim, pois o relógio sai dourado.

Um abraço,

Igor
« Última modificação: 06 Julho 2009 às 11:48:33 por igorschutz »
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

rlessa

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #2 Online: 06 Julho 2009 às 11:34:24 »
Vale e muito!!!!!

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #3 Online: 06 Julho 2009 às 11:54:44 »

 Olá amigos,

 O meu problema com fotos é cronico, pois eu não consigo fotografar nem meus filhos sem desfocar ou cortar alguma parte do corpo ( cabeça, invariavelmente).

 Mas a minha grande frustração com relação ao relógios é a falta de foco... minhas fotos sempre são borrões... Minha intenção nem seria mostrar detalhes como os amigos fazem, mas basicamente poder catalogar meus modelos...

 A maquina que possuo é uma Sony simples de 5.1, mas tem alguns recursos como zoom, redução de brliho etc...só não conta com um recurso contra fotografo desastrado.... 

Abs

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #4 Online: 06 Julho 2009 às 13:08:42 »
Bem, eu não tenho muito a acrescentar, mas uso de uma traquitana simples para fazer as fotos. Pego a banqueta da empregada emprestada, viro de lado, com o assento ao fundo e os quatro pés virados para mim. Coloco uma cartolina preta que prenche o fundo e os pés de baixo, e cubro (por cima dos pés) com papel manteiga. Levo tudo para o quintal em um dia de sol, e bato as fotos. Uso uma Canon Powershot A530, antigamente usava uma Pentax MZ-5 SLR de filme.

O mais difícil de se controlar é sempre o reflexo no vidro. Tento ao máximo tirar a foto em um ângulo que elimine ou pelo menos reduza ao máximo o reflexo. Caso não consiga, mando pau do jeito que está e retoco no computador.

No computador, dou uma ajustada no reflexo do vidro, dependendo do relógio. Faço uma mascara sobre o vidro e reduzo seu gama. Por fim, equalizo os contrastes e pontos brancos e pretos. Normalmente só faço isso. O resultado é este:

Antes:





Depois:




Qualquer uma fica gostosa desse jeito, não?

Considero minhas fotos de qualidade razoável, dado o nível de improvisação do minha "lightbox". As antigas fotos com fundo branco e tiradas com filme em minha Pentax SLR também renderam fotos muito boas, e sem ajustes:






Abraços!

Adriano






*

Offline Bruno

  • *****
  • 507
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #5 Online: 06 Julho 2009 às 14:10:11 »
Adriano, adorei sua "lightbox". Vou experimentar. Muito interessante!

Bruno.

*

Alberto Ferreira

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #6 Online: 06 Julho 2009 às 14:19:21 »
Salve!

Bela idéia, Nilo!

Com as contriibuições dos amigos, este tópico tem tudo para vir a se tornatr um "clássico".

Beleza!
 8)

Abraços a todos!
Alberto

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #7 Online: 06 Julho 2009 às 14:45:35 »
Para quem se interessar em fazer uma "light box", segue um bom tutorial:
http://digital-photography-school.com/how-to-make-a-inexpensive-light-tent

Eu fiz a minha assim e ficou muito boa, mas aos invés de usar tecido para forrar a caixa, usei placas de isopor bem fininhas. Acho que fica melhor que o tecido.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #8 Online: 06 Julho 2009 às 14:55:11 »
Nilo, grande ideia abrir este tópico!

Quem sabe assim eu consiga fazer fotos onde os colegas percebam que, realmente, é um relógio que está sendo fotografado...

Forte abraço!
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

rlessa

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #9 Online: 06 Julho 2009 às 15:35:38 »
Comprei no eBay por $35 uma caixa de luz dobravel, com 2 lampadas tugstenio, tripe e um pasta para guardar tudo (uns fundos coloridos de firula) muito prática:


Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #10 Online: 06 Julho 2009 às 16:10:43 »
O mais difícil de se controlar é sempre o reflexo no vidro. Tento ao máximo tirar a foto em um ângulo que elimine ou pelo menos reduza ao máximo o reflexo. Caso não consiga, mando pau do jeito que está e retoco no computador.

No computador, dou uma ajustada no reflexo do vidro, dependendo do relógio. Faço uma mascara sobre o vidro e reduzo seu gama. Por fim, equalizo os contrastes e pontos brancos e pretos. Normalmente só faço isso.....

Adriano,

fvr informar qual o programa que vc usa, é o photoshop ?

abs

Glauco

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #11 Online: 06 Julho 2009 às 16:27:26 »
Para quem se interessar em fazer uma "light box", segue um bom tutorial:
http://digital-photography-school.com/how-to-make-a-inexpensive-light-tent

Eu fiz a minha assim e ficou muito boa, mas aos invés de usar tecido para forrar a caixa, usei placas de isopor bem fininhas. Acho que fica melhor que o tecido.

Um abraço,

Igor

Fantástica essa lightbox, já tinha visto algo parecido, mas esse tutorial está muito bem explicado.

Bom, eu sou suspeito para falar, sou melhor no Photoshop do que na fotografia em si, gosto de ambos, mas trabalho diariamente com PS.

Eu sou responsável por fazer barangas virarem modelos, se vocês vissem o que já fiz, repensariam quando fossem contratar uma acompanhante ou quando folheassem uma revista masculina, kkkkkkkk, mas isso é outro papo.

Sobre relógios, eu prefiro não usar flash, faço algumas experiências à luz do dia ou à luz natural mesmo, reduzo a velocidade do obturador se for necessário e uso tripé para não tremer a foto.

Como não tenho disparador remoto, coloco o retardador de disparo para 2 segundos, assim não corre o risco de tremer ao apertar o obturador.

Essa foto que fiz para o concurso foi tirada em meu escritório, com pouca luz, com a máquina travada na mão, depois equalizei brilho e contraste no Photoshop para conseguir aquele efeito de metal líquido.

Eu gosto muito de brincar com os efeitos pós foto, gosto de contraste e saturação exagerados, as fotos ficam surreais e algumas com um efeito impressionante.
Um abraço
Fábio

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #12 Online: 06 Julho 2009 às 17:40:36 »
Nilo,
ótima idéia. Conversamos sobre isso 2 domingos atrás no MASP. Acho que o roteiro está perfeito e que o forum vai ganhar muito se cada um de nós melhorar a qualidade de suas fotos. Eu uso um aparato semelhante ao mostrado pelo Lessa, mas as fotos não prestam. Culpa do fotógrafo, porque uso uma máquina Canon da minha esposa que tem macro. Aguardo as discas suas e dos colegas.
Abs
Luiz

*

rlessa

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #13 Online: 06 Julho 2009 às 17:41:52 »
Para quem se interessar em fazer uma "light box", segue um bom tutorial:
http://digital-photography-school.com/how-to-make-a-inexpensive-light-tent

Eu fiz a minha assim e ficou muito boa, mas aos invés de usar tecido para forrar a caixa, usei placas de isopor bem fininhas. Acho que fica melhor que o tecido.

Um abraço,

Igor

Fantástica essa lightbox, já tinha visto algo parecido, mas esse tutorial está muito bem explicado.

Bom, eu sou suspeito para falar, sou melhor no Photoshop do que na fotografia em si, gosto de ambos, mas trabalho diariamente com PS.

Eu sou responsável por fazer barangas virarem modelos, se vocês vissem o que já fiz, repensariam quando fossem contratar uma acompanhante ou quando folheassem uma revista masculina, kkkkkkkk, mas isso é outro papo.

Sobre relógios, eu prefiro não usar flash, faço algumas experiências à luz do dia ou à luz natural mesmo, reduzo a velocidade do obturador se for necessário e uso tripé para não tremer a foto.

Como não tenho disparador remoto, coloco o retardador de disparo para 2 segundos, assim não corre o risco de tremer ao apertar o obturador.

Essa foto que fiz para o concurso foi tirada em meu escritório, com pouca luz, com a máquina travada na mão, depois equalizei brilho e contraste no Photoshop para conseguir aquele efeito de metal líquido.

Eu gosto muito de brincar com os efeitos pós foto, gosto de contraste e saturação exagerados, as fotos ficam surreais e algumas com um efeito impressionante.

Opa.. já temos um instrutor de photoshop!!!  ;D ;D ;D ;D ;D

*

rlessa

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #14 Online: 06 Julho 2009 às 17:43:15 »
Nilo,
ótima idéia. Conversamos sobre isso 2 domingos atrás no MASP. Acho que o roteiro está perfeito e que o forum vai ganhar muito se cada um de nós melhorar a qualidade de suas fotos. Eu uso um aparato semelhante ao mostrado pelo Lessa, mas as fotos não prestam. Culpa do fotógrafo, porque uso uma máquina Canon da minha esposa que tem macro. Aguardo as discas suas e dos colegas.
Abs
Luiz

Luiz, se for uma snapshot use no modo ISO.

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #15 Online: 06 Julho 2009 às 17:49:29 »
Nilo,
ótima idéia. Conversamos sobre isso 2 domingos atrás no MASP. Acho que o roteiro está perfeito e que o forum vai ganhar muito se cada um de nós melhorar a qualidade de suas fotos. Eu uso um aparato semelhante ao mostrado pelo Lessa, mas as fotos não prestam. Culpa do fotógrafo, porque uso uma máquina Canon da minha esposa que tem macro. Aguardo as discas suas e dos colegas.
Abs
Luiz

Luiz, se for uma snapshot use no modo ISO.

Valeu Lessa, farei isso na primeira oportunidade!
abc

*

betampex

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #16 Online: 09 Julho 2009 às 00:16:58 »
Comprei no eBay por $35 uma caixa de luz dobravel, com 2 lampadas tugstenio, tripe e um pasta para guardar tudo (uns fundos coloridos de firula) muito prática:



Oi Rogerio, eu estava que nem doido procurando isso no ebay e nao achava para comprar, voce poderia m informar qual é o nome em ingles deste kit para eu fazer a busca? pois eu quero um deste para mim, pois como é dificil fotografar relogios, e eu nao sei se o pessoal ja percebeu isso

sds

Paulo

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #17 Online: 09 Julho 2009 às 00:24:20 »
Paulo,

achei alguns colocando apenas "light box".

abs

Glauco

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #18 Online: 09 Julho 2009 às 01:51:18 »

Opa.. já temos um instrutor de photoshop!!!  ;D ;D ;D ;D ;D


Se precisar de alguma coisa é só gritar.
Um abraço
Fábio

*

rlessa

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #19 Online: 09 Julho 2009 às 07:10:43 »
Paulo
faça uma procura como "portable studio", "kit studio", "light box" ou "photo box" que vem fora alguns.