Manutenção

  • 62 Respostas
  • 11897 Visualizações
*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #20 Online: 29 Agosto 2017 às 11:08:36 »
Levo meus relógios para a revisão religiosamente na média de 5-8 anos.

Mas qual seria o problema de deixar o relógio até parar ???? Vai causar algum desgaste grave  ?

*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #21 Online: 29 Agosto 2017 às 12:35:28 »
Levo meus relógios para a revisão religiosamente na média de 5-8 anos.

Mas qual seria o problema de deixar o relógio até parar ???? Vai causar algum desgaste grave  ?

Salve!

Ao meu ver, sim! Inclusive já vimos diversas ilustrações em fotos aqui no Fórum, onde evidenciava o desgaste (grave) provocado por falta de manutenção.

A grosso modo, não troque o óleo do motor do carro por 10 anos (exagerando) e veja o que acontece. ;)

Daniel

*

infoarte

Re:Manutenção
« Resposta #22 Online: 29 Agosto 2017 às 12:39:36 »
Salve!

Ao meu ver, sim! Inclusive já vimos diversas ilustrações em fotos aqui no Fórum, onde evidenciava o desgaste (grave) provocado por falta de manutenção.

A grosso modo, não troque o óleo do motor do carro por 10 anos (exagerando) e veja o que acontece. ;)

Daniel
E porque antigamente os Orient e Seiko rodavam 25 anos sem trocar o óleo????

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk


*

infoarte

Re:Manutenção
« Resposta #23 Online: 29 Agosto 2017 às 12:46:52 »
Isso que não entendo. Há 30 anos atrás um sujeito trabalhava na roça, vendo uns porcos e galinhas e até uma relojoaria e comprava um Seiko ou Orient, punha no braço, trabalhava 25 anos na roça é o relógio funcionava perfeitamente. Hoje é preciso vender um carro, ir numa loja de grife, pagar 30.000,00 e tem de dar manutenção de 05 em 05 anos e ainda chamam de relógios de grife, etc,,,,

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk


*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #24 Online: 29 Agosto 2017 às 13:06:59 »
E porque antigamente os Orient e Seiko rodavam 25 anos sem trocar o óleo????

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk

Rodar por 25 anos, sem trocar o óleo, muitos rodam, mas a questão é : desgaste.  Pode ter certeza que depois deste tempo, sem manutenção, existiram peças desgastadas.

Daniel

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Manutenção
« Resposta #25 Online: 29 Agosto 2017 às 13:38:23 »
Ué? vc pode deixar os de hoje rodar por 25 também.

Se estiver pouco se fodendo para a precisão e o desgaste, vai fundo. Vai funcionar tb.

O conceito mecânico desses relógios é exatamente o mesmo.
"All your base are belong to us"

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #26 Online: 29 Agosto 2017 às 13:49:59 »
Isso que não entendo. Há 30 anos atrás um sujeito trabalhava na roça, vendo uns porcos e galinhas e até uma relojoaria e comprava um Seiko ou Orient, punha no braço, trabalhava 25 anos na roça é o relógio funcionava perfeitamente. Hoje é preciso vender um carro, ir numa loja de grife, pagar 30.000,00 e tem de dar manutenção de 05 em 05 anos e ainda chamam de relógios de grife, etc,,,,

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk

Desculpe, mas como você chegou a esta conclusão, de que funcionava perfeitamente?

Ainda que seja no sentido figurado (25 anos, roça etc.), não existe nenhuma (nenhuma mesmo!) estatística confirmando o que você diz.

Não há um único dado sério (ainda que seja por amostragem) endossando o que você afirma.

Também não há nenhum recolhimento empírico sobre o que você insiste que é verdade.

Dic


*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #27 Online: 29 Agosto 2017 às 13:55:32 »
Isso que não entendo. Há 30 anos atrás um sujeito trabalhava na roça, vendo uns porcos e galinhas e até uma relojoaria e comprava um Seiko ou Orient, punha no braço, trabalhava 25 anos na roça é o relógio funcionava perfeitamente. Hoje é preciso vender um carro, ir numa loja de grife, pagar 30.000,00 e tem de dar manutenção de 05 em 05 anos e ainda chamam de relógios de grife, etc,,,,

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk

Quantos Orient's e Seiko's foram vendidos nessa época? E quantos chegaram ao final dos 25 anos com saúde?

Na minha opinião os que chegaram não são regra é sim exceção.

Vez por outra aparece um relógio de barão das antigas, que numa chacoalhada voltam a funcionar. Mas isso não quer dizer muita coisa.


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #28 Online: 29 Agosto 2017 às 14:11:01 »
Levo meus relógios para a revisão religiosamente na média de 5-8 anos.

Mas qual seria o problema de deixar o relógio até parar ???? Vai causar algum desgaste grave  ?


Olha, normalmente - e isso é até bom - o sistema de carga de um relógio arrega muito antes do que o resto. Ou seja, lá pelas tantas os lubrificantes começam a secar e o relógio não carrega direito. Você o usa e, ao invés das 50 horas de marcha, ele te entrega 10... Mas quando você leva um relógio que está nessa condição, normalmente ele não está fodido, pois os lubrificantes secos já foram suficientes para te "obrigar" a levar o troço para revisão antes que algo pior ocorresse. Mas... Existem os relógios que carregam muito bem e vão embora sem que você perceba, na carga, que algo está errado. E quando você abre... Normalmente o que aconteceu é que nas partes que a lubrificação já secou, o atrito do metal com metal faz com que os pivôs se transformem em verdadeiras brocas ao girar, comendo os mancais, detonando tudo. Eis aqui um artigo do SJX que mostra os "indestrutíveis" Rolex (e aí reside o problema, porque como funcionam mesmo por mais de década sem dar pau, o proprietário liga o foda-se) detonados. Esse aí foi usado muito tempo sem revisão e as imagens dizem mais do que palavras. Olhem o estado dos dentes das engrenagens e dos mancais, sobretudo os apoiados em buchas de bronze.

http://watchesbysjx.com/2015/05/explained-restoring-a-1950s-rolex-oyster-perpetual-ref-6074.html

Re:Manutenção
« Resposta #29 Online: 29 Agosto 2017 às 15:34:51 »
Tópico interessantíssimo!

Entendo que o desgaste ocorre basicamente do atrito entre as partes a da lubrificação que se perde.

Perguntas de leigo: mantendo uma pequena coleção, digamos de 12 relógios, e usando-os alternadamente, cada um por um semana, por exemplo, obviamente seriam relativamente pouco usados (cerca de 1 mês por ano cada):

Isso prolongaria a vida útil do dos relógios (menos uso, menos atrito)?
Teria algum efeito sobre a lubrificação ou essa vai embora de qualquer forma?
Tem algum contra em deixá-los mais tempo parado que funcionando?

Abs

*

infoarte

Re:Manutenção
« Resposta #30 Online: 29 Agosto 2017 às 15:42:27 »
Tópico interessantíssimo!

Entendo que o desgaste ocorre basicamente do atrito entre as partes a da lubrificação que se perde.

Perguntas de leigo: mantendo uma pequena coleção, digamos de 12 relógios, e usando-os alternadamente, cada um por um semana, por exemplo, obviamente seriam relativamente pouco usados (cerca de 1 mês por ano cada):

Isso prolongaria a vida útil do dos relógios (menos uso, menos atrito)?
Teria algum efeito sobre a lubrificação ou essa vai embora de qualquer forma?
Tem algum contra em deixá-los mais tempo parado que funcionando?

Abs
Boa pergunta. Também tenho está dúvida.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk


*

infoarte

Re:Manutenção
« Resposta #31 Online: 29 Agosto 2017 às 15:45:44 »
Desculpe, mas como você chegou a esta conclusão, de que funcionava perfeitamente?

Ainda que seja no sentido figurado (25 anos, roça etc.), não existe nenhuma (nenhuma mesmo!) estatística confirmando o que você diz.

Não há um único dado sério (ainda que seja por amostragem) endossando o que você afirma.

Também não há nenhum recolhimento empírico sobre o que você insiste que é verdade.

Dic
Só acho que os produtos fabricados antigamente eram mais resistentes e duráveis, Certamente hoje se fábrica quase tudo com máxima tecnologia, porém menor durabilidade, com margem de lucro altíssimo.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #32 Online: 29 Agosto 2017 às 15:46:13 »
Tópico interessantíssimo!

Entendo que o desgaste ocorre basicamente do atrito entre as partes a da lubrificação que se perde.

Perguntas de leigo: mantendo uma pequena coleção, digamos de 12 relógios, e usando-os alternadamente, cada um por um semana, por exemplo, obviamente seriam relativamente pouco usados (cerca de 1 mês por ano cada):

Isso prolongaria a vida útil do dos relógios (menos uso, menos atrito)?
Teria algum efeito sobre a lubrificação ou essa vai embora de qualquer forma?
Tem algum contra em deixá-los mais tempo parado que funcionando?

Abs



Pode usar assim. Eu ciclava os meus em 2 watchwinders, até chegar à brilhante conclusão que, como não me importava de ajustá-los a cada uso, isso não servia para nada. Não me mostraram NADA em literatura até hoje dizendo que um relógio que funciona uma semana a cada 3 meses tenha uma pior dispersão de lubrificantes do que um que funciona o dia inteiro, todo dia. Mas uma coisa é óbvia: um relógio que só é usado uma semana a cada 3 meses está sendo menos usado do que o de todo dia... E certamente se desgastará menos.


Flávio

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #33 Online: 29 Agosto 2017 às 16:48:28 »
Só acho que os produtos fabricados antigamente eram mais resistentes e duráveis, Certamente hoje se fábrica quase tudo com máxima tecnologia, porém menor durabilidade, com margem de lucro altíssimo.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk

Desculpe a insistência, mas como você garante que a durabilidade é menor hoje em dia?

Com base em quê? O aço hoje é mais vagabundo? As ligas são mais frágeis?

Pergunto porque, qualquer que seja o termo de comparação que se faça, é exatamente o contrário. É fácil perceber que um Rolex hoje é muito superior àquele fabricado 40 anos atrás. Basta pegar nas mãos e perceber o maior cuidado com a fabricação.

Se isso não convencer, ponha lado a lado braceletes e fechos, de qualquer marca. O de 40 anos atrás arria, tem folga entre os elos, são chapas finas, fecham com pouca precisão. Os de hoje são sólidos, com materiais de alta qualidade. Alguns são "over engineered", mais que o próprio relógio, uma atração à parte.

40 anos atrás não havia em produção maciça de caixas em titânio, tantálio, cerâmica...

Pulseira de borracha (quando era; geralmente era vinil mole, vagabundo) durava meses, ressecava rápido. Hoje, anos. Idem para as de couro.

Tudo o que disse até agora vale para Seiko, Orient, Citizen, o que quiser. Há uma distância abissal entre um relógio dessas marcas fabricado hoje com um modelo de 30 anos atrás (década de 1980).

Gostar de um relógio antigo, boa parte dos caras aqui do FRM gosta. Nada demais, têm seu charme, sua representatividade. Mas daí a serem melhores, não.

E uma dúvida final: de que forma essa menor durabilidade assegura alta margem de lucro?

Não faltam estudos, tratados, teses etc., muitos disponíveis na internet, que mostram justamente o contrário, que aquilo que dura pouco afasta o consumidor. Impacta a marca e reduz as vendas.

Dic
« Última modificação: 29 Agosto 2017 às 16:52:47 por Dicbetts »

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #34 Online: 29 Agosto 2017 às 17:01:39 »
Sim, corretíssimo... os materiais hoje em dia são bem superiores, além do mecanismo, até a safira, luminosos, dísticos....muito melhores.

O que não prestam são os mecanismos xing-ling, russos.... isso não conta.

*

igorsfc

Re:Manutenção
« Resposta #35 Online: 29 Agosto 2017 às 18:12:33 »
Ainda insisto pra que, se possível, os foristas mais antigos/experientes, moderadores ou não, contem se mantém uma rotina de revisões e qual é...

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk


*

GuilhermeAzeredo

Re:Manutenção
« Resposta #36 Online: 29 Agosto 2017 às 18:21:30 »
Sempre revisei os meus respeitando o intervalo de 5-8 anos...e sempre na assistência técnica! Entretanto, penso que é como o pessoal ai disse: esse prazo é para manutenção preventiva... Cada um revisa quando e se quiser :P


Abraços!

*

infoarte

Re:Manutenção
« Resposta #37 Online: 29 Agosto 2017 às 18:28:16 »
Sempre revisei os meus respeitando o intervalo de 5-8 anos...e sempre na assistência técnica! Entretanto, penso que é como o pessoal ai disse: esse prazo é para manutenção preventiva... Cada um revisa quando e se quiser


Abraços!
Qual o custo de revisão de um relógio eta 2824-2 em perfeito estado, apenas com tempo de uso de 06 anos??

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #38 Online: 29 Agosto 2017 às 18:46:10 »
Depende de onde está instalado o 2824, e aí o pulo do gato...

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk


*

infoarte

Re:Manutenção
« Resposta #39 Online: 29 Agosto 2017 às 19:18:29 »
Depende de onde está instalado o 2824, e aí o pulo do gato...

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Victorino Alliance

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk