Manutenção

  • 62 Respostas
  • 12019 Visualizações
*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #40 Online: 29 Agosto 2017 às 21:29:49 »
Inúmeras bobagens foram afirmadas, mas nem vou comentar pois foram afirmadas com tal convicção que vai ser inútil refutar.

Mas algumas reflexões:

- é equivocado dizer que Seiko e Orient funcionam perfeitamente após 25 anos. Eles apenas funcionam. E na maioria da vezes, funcionam bem mal. Quem sou eu para dizer isso? Sou um cara que colecionou dezenas e dezenas de Seiko e Orient, de diversas idades e condições, de diversos calibres... E tive um pai e um avô que usaram Seiko por décadas sem revisão. Ambos os relógios hoje são meus, ambos eu desmontei e revisei, ambos eu inspecionei... Ambos do venerado calibre 6119... E ambos apenas funcionavam, bem precariamente, depois de todo esse abuso.

- também conheço uma coisa ou duas sobre Omega antigos... Pego na mão pelo menos um por dia, pelos últimos 11 anos. Muitos, ao que tudo indica, submetidos aos mesmos abusos (incluindo manutenções desastrosas feitas por carniceiros) que os japoneses contemporâneos dos anos 1960 e 70, e sofreram muito menos desgaste. Razão? Eram mais caros, mais bem feitos, e mais resistentes.

- analogia com automóveis: carro de passeio tem motor de baixo desempenho e alta quilometragem. Requer menos manutenções. Não requer cuidados, usa lubrificante barato. Dura 300 mil km sem retífica. Motor de alto desempenho, como de competição, precisa de lubrificantes de alta tecnologia e precisam de retifica a cada 5 mil km.

- por fim, todo mundo pode pegar qualquer relógio mecânico e usar por 25 anos sem manutenção. Se fizer isso com um de 200 pratas, vai ter um bagaço de 200 pratas encostado na gaveta. E talvez um orçamento de 400 pratas para recupera-lo. Se fizer com um de 200 mil pratas, vai tee o mesmo bagaço depois desses 25 anos, e uma conta de talvez umas 5 mil pratas para deixa-lo em ordem. Vai de cada um o que vale a pena ou não.

- se relógios caros requerem prazos de manutenção absurdos, sempre vai existir a opção de não tê-los.

- para terminar, ilusão achar que quem tem relógio caro "cuida". Quem cuida de relógio é colecionador e desinformados pretenciosos que acham que possuem relógios caros. Cuidar de relógio é coisa de quem conta moeda para comprar relógio (como eu). Nego com grana mesmo, faz com relógio de 200 mil a mesma coisa que o cara que compra relógio de 200 reais.

Sem dar muitos detalhes, em um intervalo de 3 dias tive em mãos um Hublot La Ferrari todo de safira, com a caixa quebrada, vidro da frente e fundo todo riscado, e máquina travada de tanta porrada. E depois um AP RO Grande Complication todo arrebentado de tanta porrada. Só a soneria funcionava. Para quem não sabe quanto cust esses relógios, dêem um Google. Mas acho que estamos falando de algo de CHF 600 mil e CHF 250 mil, respectivamente.

Esse negócio de cuidar de relógio é coisa de colecionador ou duro que se acha rico, que compra relógio de USD 1.500 a 8.000 e acha que comprou o relógio mais caro do mundo.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 29 Agosto 2017 às 22:00:45 por Adriano »

*

infoarte

Re:Manutenção
« Resposta #41 Online: 29 Agosto 2017 às 22:16:39 »
Inúmeras bobagens foram afirmadas, mas nem vou comentar pois foram afirmadas com tal convicção que vai ser inútil refutar.

Mas algumas reflexões:

- é equivocado dizer que Seiko e Orient funcionam perfeitamente após 25 anos. Eles apenas funcionam. E na maioria da vezes, funcionam bem mal. Quem sou eu para dizer isso? Sou um cara que colecionou dezenas e dezenas de Seiko e Orient, de diversas idades e condições, de diversos calibres... E tive um pai e um avô que usaram Seiko por décadas sem revisão. Ambos os relógios hoje são meus, ambos eu desmontei e revisei, ambos eu inspecionei... Ambos do venerado calibre 6119... E ambos apenas funcionavam, bem precariamente, depois de todo esse abuso.

- também conheço uma coisa ou duas sobre Omega antigos... Pego na mão pelo menos um por dia, pelos últimos 11 anos. Muitos, ao que tudo indica, submetidos aos mesmos abusos (incluindo manutenções desastrosas feitas por carniceiros) que os japoneses contemporâneos dos anos 1960 e 70, e sofreram muito menos desgaste. Razão? Eram mais caros, mais bem feitos, e mais resistentes.

- analogia com automóveis: carro de passeio tem motor de baixo desempenho e alta quilometragem. Requer menos manutenções. Não requer cuidados, usa lubrificante barato. Dura 300 mil km sem retífica. Motor de alto desempenho, como de competição, precisa de lubrificantes de alta tecnologia e precisam de retifica a cada 5 mil km.

- por fim, todo mundo pode pegar qualquer relógio mecânico e usar por 25 anos sem manutenção. Se fizer isso com um de 200 pratas, vai ter um bagaço de 200 pratas encostado na gaveta. E talvez um orçamento de 400 pratas para recupera-lo. Se fizer com um de 200 mil pratas, vai tee o mesmo bagaço depois desses 25 anos, e uma conta de talvez umas 5 mil pratas para deixa-lo em ordem. Vai de cada um o que vale a pena ou não.

- se relógios caros requerem prazos de manutenção absurdos, sempre vai existir a opção de não tê-los.

- para terminar, ilusão achar que quem tem relógio caro "cuida". Quem cuida de relógio é colecionador e desinformados pretenciosos que acham que possuem relógios caros. Cuidar de relógio é coisa de quem conta moeda para comprar relógio (como eu). Nego com grana mesmo, faz com relógio de 200 mil a mesma coisa que o cara que compra relógio de 200 reais.

Sem dar muitos detalhes, em um intervalo de 3 dias tive em mãos um Hublot La Ferrari todo de safira, com a caixa quebrada, vidro da frente e fundo todo riscado, e máquina travada de tanta porrada. E depois um AP RO Grande Complication todo arrebentado de tanta porrada. Só a soneria funcionava. Para quem não sabe quanto cust esses relógios, dêem um Google. Mas acho que estamos falando de algo de CHF 600 mil e CHF 250 mil, respectivamente.

Esse negócio de cuidar de relógio é coisa de colecionador ou duro que se acha rico, que compra relógio de USD 1.500 a 8.000 e acha que comprou o relógio mais caro do mundo.

Abraços!

Adriano
Finalmente uma explicação sólida, de conhecimento profundo. Valeu Adriano. Mudei de conceito sobre relógios.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk


Re:Manutenção
« Resposta #42 Online: 29 Agosto 2017 às 22:47:26 »
Finalmente uma explicação sólida, de conhecimento profundo. Valeu Adriano. Mudei de conceito sobre relógios.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk
Quem falou antes disso só falou besteira foi?

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Manutenção
« Resposta #43 Online: 30 Agosto 2017 às 07:32:00 »
Quem falou antes disso só falou besteira foi?

Exatamente o que pensei.

Pelo menos a figura parou com o discurso bobo, já é alguma coisa.
"All your base are belong to us"

*

infoarte

Re:Manutenção
« Resposta #44 Online: 30 Agosto 2017 às 07:33:54 »
Quem falou antes disso só falou besteira foi?
Apenas comentei que o Adriano postou uma explicação completa, não apenas do problema da manutenção em si.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk


*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #45 Online: 30 Agosto 2017 às 08:06:33 »
O que eu quis dizer é que não vou entrar em embates apaixonados sobre relógios caros versus relógios baratos.

Senão vira, pela milésima vez, aquela discussão de BMW e Mercedes versus Hyundai. É uma discussão que não tem discussão e eu prefiro discutir baseado em fatos.

Abraços!

Adriano


Re:Manutenção
« Resposta #46 Online: 30 Agosto 2017 às 08:16:45 »
Quem falou antes disso só falou besteira foi?




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

igorsfc

Re:Manutenção
« Resposta #47 Online: 30 Agosto 2017 às 09:41:38 »
Então... Só faltou uma coisa: Pra quem é colecionador/ desinformado pretencioso/ duro que conta moedas como eu, que tem uns 4r35/6r15/2824...  ;D  Aos mais experientes do fórum (alguns até já se manifestaram), que tem anos de vivência com essas maquinas ou de grandes manufaturas: o que a experiências lhes ensinou foi seguir as recomendações dos fabricantes ou usar até os sintomas de desgaste??? Desculpe a insistência, mas me interessa muito saber como vocês procedem (talvez interesse aos colegas foristas mais novos por aqui também).

Re:Manutenção
« Resposta #48 Online: 30 Agosto 2017 às 10:03:17 »
Então... Só faltou uma coisa: Pra quem é colecionador/ desinformado pretencioso/ duro que conta moedas como eu, que tem uns 4r35/6r15/2824...  ;D  Aos mais experientes do fórum (alguns até já se manifestaram), que tem anos de vivência com essas maquinas ou de grandes manufaturas: o que a experiências lhes ensinou foi seguir as recomendações dos fabricantes ou usar até os sintomas de desgaste??? Desculpe a insistência, mas me interessa muito saber como vocês procedem (talvez interesse aos colegas foristas mais novos por aqui também).

Duro  :P (foi voce quem falou isso de voce) :P, o lance é o seguinte, se o relogio esta novo, trabalhando sem apresentar grandes variações acho que voce pode esperar o prazo recomendado por cada manufatura para uma revisão (cada uma hoje trabalha com um intervalo).
Hoje pelo que podemos ver algumas manufaturas estão aconcelhando os proprietarios a efetuar a tal revisão com intervalos bem maiores que os de antigamente, veja a Rolex de 10 em 10 anos, porem eu acoredito que isso em caso de tudo estar 100% com a peça em questão.
Eu penso que se voce esperar algum sintoma de desgaste para procurar o hospital dos brinquedos o custo pode ser alto, quer um exemplo, eu tive um Rolex Date Just 1601 que trabalhava perfeitamente quando o comprei em 1995, perfeitamente, porem quando mandei para a revisão em Ribeirão na Casa Afonso (ad rolex na região) eu tive um monte de gratas  :'( surpresas, me custou uma pequena fortuna, pois tinha muita coisa que ja esta ferrada e a revisão só seria efetuada se tais peças fossem trocadas afim de poder garantir o bom serviço.
Então eu acho que é por ai, sei la se ajudei ou so escrevi besteira, qualquer coisa mete o rato ai.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

igorsfc

Re:Manutenção
« Resposta #49 Online: 30 Agosto 2017 às 10:07:52 »
Ajudou sim! Obrigado, Estrela.

Re:Manutenção
« Resposta #50 Online: 30 Agosto 2017 às 10:14:24 »
Nada cara, que isso (alguns aqui ja repararam que eu so quero somar post :P)
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Manutenção
« Resposta #51 Online: 30 Agosto 2017 às 10:30:20 »
Faz que nem carro, qdo chegar a hora das revisões pesadas, passe para frente.

Eu já fiz isso uma vez. Troquei um Speedy com muitos anos nas costas por um com apenas 3, saiu mais barato que mandar revisar.  ;D

Revisei esses tempos atrás um Monaco de 20 e tantos anos com o Adriano, ele realmente precisava de um trato desses. Ficou excelente.

Não revisaria relógios que não sou apaixonado, passaria eles para frente.
"All your base are belong to us"

*

infoarte

Re:Manutenção
« Resposta #52 Online: 30 Agosto 2017 às 10:45:10 »
Inúmeras bobagens foram afirmadas, mas nem vou comentar pois foram afirmadas com tal convicção que vai ser inútil refutar.

Mas algumas reflexões:

- é equivocado dizer que Seiko e Orient funcionam perfeitamente após 25 anos. Eles apenas funcionam. E na maioria da vezes, funcionam bem mal. Quem sou eu para dizer isso? Sou um cara que colecionou dezenas e dezenas de Seiko e Orient, de diversas idades e condições, de diversos calibres... E tive um pai e um avô que usaram Seiko por décadas sem revisão. Ambos os relógios hoje são meus, ambos eu desmontei e revisei, ambos eu inspecionei... Ambos do venerado calibre 6119... E ambos apenas funcionavam, bem precariamente, depois de todo esse abuso.

- também conheço uma coisa ou duas sobre Omega antigos... Pego na mão pelo menos um por dia, pelos últimos 11 anos. Muitos, ao que tudo indica, submetidos aos mesmos abusos (incluindo manutenções desastrosas feitas por carniceiros) que os japoneses contemporâneos dos anos 1960 e 70, e sofreram muito menos desgaste. Razão? Eram mais caros, mais bem feitos, e mais resistentes.

- analogia com automóveis: carro de passeio tem motor de baixo desempenho e alta quilometragem. Requer menos manutenções. Não requer cuidados, usa lubrificante barato. Dura 300 mil km sem retífica. Motor de alto desempenho, como de competição, precisa de lubrificantes de alta tecnologia e precisam de retifica a cada 5 mil km.

- por fim, todo mundo pode pegar qualquer relógio mecânico e usar por 25 anos sem manutenção. Se fizer isso com um de 200 pratas, vai ter um bagaço de 200 pratas encostado na gaveta. E talvez um orçamento de 400 pratas para recupera-lo. Se fizer com um de 200 mil pratas, vai tee o mesmo bagaço depois desses 25 anos, e uma conta de talvez umas 5 mil pratas para deixa-lo em ordem. Vai de cada um o que vale a pena ou não.

- se relógios caros requerem prazos de manutenção absurdos, sempre vai existir a opção de não tê-los.

- para terminar, ilusão achar que quem tem relógio caro "cuida". Quem cuida de relógio é colecionador e desinformados pretenciosos que acham que possuem relógios caros. Cuidar de relógio é coisa de quem conta moeda para comprar relógio (como eu). Nego com grana mesmo, faz com relógio de 200 mil a mesma coisa que o cara que compra relógio de 200 reais.

Sem dar muitos detalhes, em um intervalo de 3 dias tive em mãos um Hublot La Ferrari todo de safira, com a caixa quebrada, vidro da frente e fundo todo riscado, e máquina travada de tanta porrada. E depois um AP RO Grande Complication todo arrebentado de tanta porrada. Só a soneria funcionava. Para quem não sabe quanto cust esses relógios, dêem um Google. Mas acho que estamos falando de algo de CHF 600 mil e CHF 250 mil, respectivamente.

Esse negócio de cuidar de relógio é coisa de colecionador ou duro que se acha rico, que compra relógio de USD 1.500 a 8.000 e acha que comprou o relógio mais caro do mundo.

Abraços!

Adriano
Adriano, sou novo no fórum. Você trabalha como relojoeiro?? Qual seu endereço ou telefone de contato para enviar relógios para você (caso faca este tipo de serviço) para manutenção.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk


Re:Manutenção
« Resposta #53 Online: 30 Agosto 2017 às 13:39:08 »
Info, o Adriano é da WatchTime uma autorizada multimarcas, sao autorizados Omega, Audemars e + uma porrada de marca.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

infoarte

Re:Manutenção
« Resposta #54 Online: 30 Agosto 2017 às 13:42:42 »
Info, o Adriano é da WatchTime uma autorizada multimarcas, sao autorizados Omega, Audemars e + uma porrada de marca.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Há sim? Tem o endereço de contato?

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk


*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re:Manutenção
« Resposta #55 Online: 30 Agosto 2017 às 14:30:16 »
http://watchtime.com.br/

Strongly recomendo o serviço deles.

abraços
Membro do RedBarBrazil

*

infoarte

Re:Manutenção
« Resposta #56 Online: 30 Agosto 2017 às 14:37:23 »
http://watchtime.com.br/

Strongly recomendo o serviço deles.

abraços
Muito obrigado.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk


Re:Manutenção
« Resposta #57 Online: 30 Agosto 2017 às 18:00:43 »
Possuo um Rolex GMT 16710 desde 2007, portanto, há 10 anos. Já foi muito usado em viagens, mar, areia, academia e até em sauna. Nunca abri o relógio e ele continua funcionando bem, com a variação dentro do COSC. Não pretendo abri-lo tão cedo. Caso um dia dê algum problema, aí vejo o que faço, até lá seguirei usando normalmente.
Membro do RedBar Brazil

Re:Manutenção
« Resposta #58 Online: 30 Agosto 2017 às 18:20:39 »
Eu tenho dois para revisão, mas aqui no sul não tenho nenhuma indicação de alguém confiável, porque meu maior medo, é mandar para revisão e voltar pior do que foi!!!


Sent from my iPhone using Tapatalk

*

Enéias

Re:Manutenção
« Resposta #59 Online: 30 Agosto 2017 às 18:32:38 »
Eu faço com quase todos fazem. Revisão só quando dão pau. Eu fazia revisão preventiva, mas parece que os revisados quebravam mais rápido...