Posição Ideal para guardar relógios mecânicos

  • 35 Respostas
  • 9589 Visualizações
Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Online: 17 Julho 2018 às 10:16:35 »
Olá, saudações!

Pessoal, existe uma posição mais correta para guardarmos relógios mecânicos? Guardá-los com a coroa para baixo causa algum dano? Devem ser perguntas imbecis para quem conhece profundamente a horologia, mas explico por que pergunto. Há muitos anos, quando eu era ainda criança, um relojoeiro amigo de meu pai nos disse que fazia mal ao mecanismo do relógio guardá-lo com a coroa para baixo. Não lembro da explicação. (Nem lembro se ele explicou, para ser exato). De lá pra cá, evito guardar relógios nessa posição, mas uma vez ou outra, a título de teste deixo nessa posição para verificar a (im)precisão de cada um. Constatei que eles tendem a atrasar ou adiantar menos com a coroa para baixo.
Só tenho relógios mecânicos japoneses. Por isso, não sei se esse comportamento também se dá com os mecânicos suíços.

Abraços

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Resposta #1 Online: 17 Julho 2018 às 10:25:20 »
Antigamente, nos manuais de instrução da Rolex, vinha a seguinte recomendação:
  • Se quiser adiantar alguns segundos: mantenha o relógio na horizontal com o mostrador para cima;
  • Se quiser atrasar alguns segundos: mantenha o relógio na vertical com a coroa para baixo;
  • Se quiser atrasar muitos segundos: mantenha o relógio na vertical com a coroa para cima.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Resposta #2 Online: 17 Julho 2018 às 10:30:25 »
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re:Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Resposta #3 Online: 17 Julho 2018 às 13:31:01 »
Rolex, é tenso mesmo 8)
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re:Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Resposta #4 Online: 17 Julho 2018 às 15:29:58 »
Antigamente, nos manuais de instrução da Rolex, vinha a seguinte recomendação:
  • Se quiser adiantar alguns segundos: mantenha o relógio na horizontal com o mostrador para cima;
  • Se quiser atrasar alguns segundos: mantenha o relógio na vertical com a coroa para baixo;
  • Se quiser atrasar muitos segundos: mantenha o relógio na vertical com a coroa para cima.


Então, em termos de marcha, o comportamento dos mecânicos suíços não é diferente dos japoneses. Achei que fosse diverso nos suíços por causa da posição do balanço, que é diferente, se eu não estiver enganado.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Resposta #5 Online: 17 Julho 2018 às 17:27:36 »
Olha, em tese, a posição na qual o relógio tem menos atrito é a mostrador para cima ou mostrador para baixo, porque os pivôs do balanço apoiam-se apenas no centro do rubi, em um ponto. Qualquer outra posição apoia-se nas laterais do "furo" do rubi e, portanto, gera mais atrito. Mas... Quem me garante que o seu relógio, se o saber em qual posição é apenas para ganhar ou perder segundos, está ajustado como o exemplo do Rolex. Em tese, o que o cartão da Rolex diz é correto, porque a posição de menor atrito, como disse, é a do mostrador para cima ou mostrador para baixo, o que faz o relógio adiantar. Mas eu não tomo isso como receita de bolo.

Porém, se a pergunta é: qual e a posição que causa menor desgaste, te respondo. Posição parado... 


Flávio

*

Enéias

Re:Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Resposta #6 Online: 17 Julho 2018 às 20:59:22 »
O que aprendi, muito novo, é que com a coroa para baixo, se houver impacto de cima para baixo sobre o relógio, o estrago seria maior. Nunca parei para prestar atenção, mas nunca deixo o relógio com a coroa para baixo.

Re:Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Resposta #7 Online: 17 Julho 2018 às 21:17:09 »
Bem legal essa recomendação da rolex! Vou testar em relógios sem hack...
Evito de deixar coroa para baixo, só por questão de cuidado, com impactos.
Abraços!
Vinicius

Re:Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Resposta #8 Online: 17 Julho 2018 às 22:56:30 »
Olha, em tese, a posição na qual o relógio tem menos atrito é a mostrador para cima ou mostrador para baixo, porque os pivôs do balanço apoiam-se apenas no centro do rubi, em um ponto. Qualquer outra posição apoia-se nas laterais do "furo" do rubi e, portanto, gera mais atrito. Mas... Quem me garante que o seu relógio, se o saber em qual posição é apenas para ganhar ou perder segundos, está ajustado como o exemplo do Rolex. Em tese, o que o cartão da Rolex diz é correto, porque a posição de menor atrito, como disse, é a do mostrador para cima ou mostrador para baixo, o que faz o relógio adiantar. Mas eu não tomo isso como receita de bolo.

Porém, se a pergunta é: qual e a posição que causa menor desgaste, te respondo. Posição parado... 


Flávio

“Porém, se a pergunta é: qual e a posição que causa menor desgaste, te respondo. Posição parado...  “

Perfeita a observaçao




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re:Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Resposta #9 Online: 17 Julho 2018 às 23:50:55 »
 
   Sempre deixo virados para cima, no caso dos mecânicos depois de algum tempo ele vai parar de funcionar, e o movimento poupado, mas ainda assim, acho que dessa forma evitasse danos no vidro.

Abs a todos

Re:Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Resposta #10 Online: 17 Julho 2018 às 23:55:35 »
Olha, em tese, a posição na qual o relógio tem menos atrito é a mostrador para cima ou mostrador para baixo, porque os pivôs do balanço apoiam-se apenas no centro do rubi, em um ponto. Qualquer outra posição apoia-se nas laterais do "furo" do rubi e, portanto, gera mais atrito. Mas... Quem me garante que o seu relógio, se o saber em qual posição é apenas para ganhar ou perder segundos, está ajustado como o exemplo do Rolex. Em tese, o que o cartão da Rolex diz é correto, porque a posição de menor atrito, como disse, é a do mostrador para cima ou mostrador para baixo, o que faz o relógio adiantar. Mas eu não tomo isso como receita de bolo.

Porém, se a pergunta é: qual e a posição que causa menor desgaste, te respondo. Posição parado... 


Flávio

Verdade. Se há movimento, terá desgaste.

Obrigado pela aula.

Abçs

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Resposta #11 Online: 18 Julho 2018 às 17:33:31 »
...

. Em tese, o que o cartão da Rolex diz é correto, porque a posição de menor atrito, como disse, é a do mostrador para cima ou mostrador para baixo, o que faz o relógio adiantar. Mas eu não tomo isso como receita de bolo.
...


Flávio

Incorreto. A teoria reza o oposto. É a Rolex que tem uma configuração e ajustes que promovem isso. A teoria geral dos órgãos oscilantes é que, dentro da gama normal de funcionamento, a marcha desacelera com o aumento da amplitude. Logo, posições horizontais, que promovem o aumento de amplitude, geram desaceleração da marcha. Enquanto as verticais, com a queda de amplitude, gera aceleração da marcha.

Mas a espiral pode ser fabricada, dobrada e regulada para fazer diferente. Envolve metalurgia, curvas iniciais e terminais, etc. Mas não é a regra.

Abs,

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Resposta #12 Online: 18 Julho 2018 às 18:08:32 »
Correto. O pior é que minha premissa viola minha própria conclusão: se é na posição mostrador para cima ou baixo que há menor atrito, também é nesta que o balanço gira mais "livre" e com maior amplitude. Se gira com maior amplitude, isocronismos à parte, gasta mais tempo para liberar o conjunto de engrenagens, então o relógio atrasa.


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Resposta #13 Online: 19 Julho 2018 às 08:55:25 »
Exato. Sem artifícios, os arcos mais longos são completados em maior tempo que os arcos mais curtos. O conjunto balanço/espiral não é isócrono por natureza. Mas com algumas características metalúrgicas da espiral e artifícios como as curvas terminais (overcoil, Breguet, etc.), esse efeito é compensado para melhorar o isocronismo.

Abs,

Adriano

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re:Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Resposta #14 Online: 19 Julho 2018 às 11:57:07 »
Incorreto. A teoria reza o oposto. É a Rolex que tem uma configuração e ajustes que promovem isso. A teoria geral dos órgãos oscilantes é que, dentro da gama normal de funcionamento, a marcha desacelera com o aumento da amplitude. Logo, posições horizontais, que promovem o aumento de amplitude, geram desaceleração da marcha. Enquanto as verticais, com a queda de amplitude, gera aceleração da marcha.

Mas a espiral pode ser fabricada, dobrada e regulada para fazer diferente. Envolve metalurgia, curvas iniciais e terminais, etc. Mas não é a regra.

Abs,

Adriano

adriano, isso pode ser aplicado num skx? eu testei em algumas posicoes, vidro para cima adianta para caraleo, coroa para cima adianta para caraleo, coroa para baixo adiantou em torno de 1 sec em 12 horas... obra do ocaso e pela falta de capacidade de ser ajustado se eu fizer este teste novamente vai dar tudo difente ou sera que posso usar isso como um padrao? em tempo, meu skx em uso constante, inclusive dormir com ele adianta uns 9/10 secs em 24 horas.

abraços
Membro do RedBarBrazil

Re:Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Resposta #15 Online: 19 Julho 2018 às 13:10:56 »
Pq raios vc tem um skx

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re:Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Resposta #16 Online: 19 Julho 2018 às 15:59:38 »
you know why......  ;D ;D ;D cara eu acho o skx muito bacana entraga o mesmo que um sub por 1/20 do preço  ::) ::) ::) , sério conforme já discutido inúmeras vezes aqui, a questão de adiantar/atrasar etc no decorrer do dia me incomoda zero. mas o fato de não ter a porra do hack me incomoda para caraleo!
Membro do RedBarBrazil

Re:Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Resposta #17 Online: 19 Julho 2018 às 17:57:20 »
To ligado Cesao... eu tive um e nada disso me incomodava.. acha legal demais pra ir pra jogo e pro carnaval rsrsrs

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Resposta #18 Online: 19 Julho 2018 às 18:47:22 »
adriano, isso pode ser aplicado num skx? eu testei em algumas posicoes, vidro para cima adianta para caraleo, coroa para cima adianta para caraleo, coroa para baixo adiantou em torno de 1 sec em 12 horas... obra do ocaso e pela falta de capacidade de ser ajustado se eu fizer este teste novamente vai dar tudo difente ou sera que posso usar isso como um padrao? em tempo, meu skx em uso constante, inclusive dormir com ele adianta uns 9/10 secs em 24 horas.

abraços

Não, esses mecanismos não tem uma qualidade de ajuste e precisão na manufatura para estabelecer qualquer padrão de comportamento nelas. A teoria se aplica a mecanismos com um nível de qualidade e ajuste do escapamento que permita um comportamento minimamente previsível.


Nesses mecanismos, cada um se comporta de um jeito e os motivos da variação são diversos, desde comportamento da corda, como quantidade de lubrificação, ajuste (robotizado) do escapamento, e por aí vai. Você pode encontrar um padrão de compensação que funcione para seu SKX, por tentativa e erro. Mas certamente ele vai se aplicar somente ao seu exemplar.

Abs,

Adriano

Re:Posição Ideal para guardar relógios mecânicos
« Resposta #19 Online: 19 Julho 2018 às 21:03:18 »
Poxa! Quer dizer que os movimentos da Seiko são tão ruins assim? E eu que achava que estava dando um grande passo evolutivo ao comprar um relógio com o calibre 4R36.   :-X :-X :-X