Qual o valor real de um relógio suíço???

  • 22 Respostas
  • 7808 Visualizações
Qual o valor real de um relógio suíço???
« Online: 19 Outubro 2018 às 15:01:43 »
Amigos, sou novo neste forum, mas já faz algum tempo que venho refletindo sobre os valores cobrados pelos relógios suíços novos e que certamente acabam por influenciar no preço dos usados.

Vamos pegar o exemplo de um rolex, que é uma marca bem valorizada. A qualidade e beleza de um rolex é incontestável, mas até que ponto os valores cobrados pela marca de fato refletem um preço justo, considerando pesquisa, tecnologia, materiais, marketing e um bom lucro? A Rolex patrocina a Formula 1 e não deve ser barato todo este investimento em marketing, por exemplo.

Já me falaram que o custo de produção um relógio suíço fica em torno de 20% do valor final. Será isso mesmo? Então seria 80% de lucro?

Hoje, muitos pequenos fabricantes independentes de relógios fabricam belas peças usando máquinas Seiko, Miyota e ETA, materiais em aço inox 316L, vidro de safira, etc, por um preço que muitas vezes não chega a 10% do valor de um suíço de entrada.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #1 Online: 19 Outubro 2018 às 16:08:43 »
Ninguém vai saber responder qual o custo de produção exato de um relógio. Mas posso dizer algumas coisas:

- valor real é algo completamente diferente de custo de produção.
- se o custo de produção é de, digamos, 20% do preço de venda, não significa que os 80% restantes são lucro, muito menos, lucro do fabricante.
- esses 20% é um chute irreal. O custo de produção de um relógio de USD 500 é completamente diferente de um de 5.000 ou de um de 50.000.
- é certo, pelo menos, que os relógios suíços mais baratos e os mais caros são os com maior margem de lucro.
- costumo dizer que a maioria dos suíços até USD 1.000, até 1.500, são os relógios mais "caros" que há. É a faixa de preço na qual se leva o pior produto pelo preço. Quase nada neles é feito na Suíça.
- relógios caríssimos também tem preços intangíveis que vão muito além do custo de produção e não têm nenhuma relação com ele.
- relógios na faixa dos Rolex, Omega, essas coisas, são os com preço mais "honesto" que há. É onde se leva mais por menos. É onde se tem o maior nível de "swissness", um alto nível de qualidade, confiabilidade, suporte, etc., pelo menor preço.

Abs.,

Adriano


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #2 Online: 19 Outubro 2018 às 16:28:52 »
Relógios mecânicos, como itens de luxo que são, são altamente taxados.

Além do custo "de produção", ainda há o custo de distribuição, custo de marketing, custo da garantia, lucro do varejista, do distribuidor, do importador, do fabricante, etc.

A mão de obra para se fabricar (e distribuir, e comercializar) um relógio "de luxo" é altamente especializada, e custa caro. E mesmo quando a mão de obra não é humana, e sim mecanizada, as máquinas também são altamente especializadas e custam uma grana.

Como o Adriano disse, e aqui reforço: fazer um relógio barato custa muito barato e não apresenta muitas barreiras para novos entrantes. Por outro lado, subir de patamar dá muito trabalho e custa muito caro. Não é a toa que você não vê muitos "estreantes" neste segmento, e quando aparecem, normalmente estão associados a marcas tradicionais no segmento de luxo (p.ex. Montblanc, Hermés, Ralph Lauren, Louis Vuitton, etc.).

Tanto é que o chinesões e os relógios boutiques ficam só na faixa de preço de baixo. Simplesmente não têm estrutura para subir e atender às exigências que o público consumidor desses relógios mais caros impõem.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #3 Online: 19 Outubro 2018 às 17:41:39 »
 
"- costumo dizer que a maioria dos suíços até USD 1.000, até 1.500, são os relógios mais "caros" que há. É a faixa de preço na qual se leva o pior produto pelo preço. Quase nada neles é feito na Suíça."

 Sábio conselho, tenho um amigo que dizia, se o problema é comprar gato por lebre, mas se vc compra gato por gato e concorda tá valendo...
É o eu caso com os meus relógios ... compro  sabendo que já estão depreciados

Abs

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #4 Online: 19 Outubro 2018 às 18:25:22 »
-Da minha experiência, em outros campos, eu diria que nunca soube de um produto que tem seu preço de venda baseado no preço de feitio. No limite, a conta é de chegada.
-Sobre margens, uma desatualizada informação de uns 8 ou 10 anos atrás, a loja paga aproximadamente 55% do valor de tabela de venda para a Rolex.
-20% etc... Esquece contabilidade 101, tudo o que não é lucro é custo, simplifica que 90% dos questionamentos desaparecem.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #5 Online: 21 Outubro 2018 às 18:06:15 »
Ótimos comentários de todos e boas reflexões. Alguns pontos que vocês colocaram eu não haviam parado para pensar.

Concordo que os custos de produção e venda vão variar de acordo com a faixa de preços dos relógios.

Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #6 Online: 21 Outubro 2018 às 18:09:51 »
Não sabia que os relógios suiços de entrada acabam sendo os de menor custo x beneficio, porque grande parte da produção vem da China. Então de suiço, só o nome.

Quantos Tissot já comprei pensando estar fazendo ótimas compras.

Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #7 Online: 21 Outubro 2018 às 18:11:19 »
Ninguém vai saber responder qual o custo de produção exato de um relógio. Mas posso dizer algumas coisas:

- valor real é algo completamente diferente de custo de produção.
- se o custo de produção é de, digamos, 20% do preço de venda, não significa que os 80% restantes são lucro, muito menos, lucro do fabricante.
- esses 20% é um chute irreal. O custo de produção de um relógio de USD 500 é completamente diferente de um de 5.000 ou de um de 50.000.
- é certo, pelo menos, que os relógios suíços mais baratos e os mais caros são os com maior margem de lucro.
- costumo dizer que a maioria dos suíços até USD 1.000, até 1.500, são os relógios mais "caros" que há. É a faixa de preço na qual se leva o pior produto pelo preço. Quase nada neles é feito na Suíça.
- relógios caríssimos também tem preços intangíveis que vão muito além do custo de produção e não têm nenhuma relação com ele.
- relógios na faixa dos Rolex, Omega, essas coisas, são os com preço mais "honesto" que há. É onde se leva mais por menos. É onde se tem o maior nível de "swissness", um alto nível de qualidade, confiabilidade, suporte, etc., pelo menor preço.

Abs.,

Adriano

Muito bom Adriano, de fato os Rolex e Omega acabam mesmo sendo as compras mais honestas.

Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #8 Online: 21 Outubro 2018 às 18:12:33 »
Valeu pelas dicas e comentários galera, estou aprendendo muito com vocês.

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #9 Online: 21 Outubro 2018 às 23:27:15 »
Não sabia que os relógios suiços de entrada acabam sendo os de menor custo x beneficio, porque grande parte da produção vem da China. Então de suiço, só o nome.

Quantos Tissot já comprei pensando estar fazendo ótimas compras.

Não é por este detalhe que um Tissot vai ser uma compra ruim...
Acredito que sou o maior viciado em Tissot aqui, tenho vários modelos quartz e automáticos. Gosto do design deles.
Tissot está no mesmo nível de Mido e Victorinox.

Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #10 Online: 21 Outubro 2018 às 23:37:28 »
Fala Automatic, pois é, eu também tenho vários Tissot e gosto muito do design e variedade de modelos. Mas o que entendi é que eles acabam não tendo uma boa relação Custo X Beneficio se pensarmos na compra de um suíço.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #11 Online: 21 Outubro 2018 às 23:40:58 »
Também tenho Victorinox e Mido. No caso do Mido, acho que é uma marca um pouco acima dos Tissot e Victorinox. Mas todos são conhecidos como os suíços de entrada.
Foram as primeiras marcas que comprei quando comecei a me interessar por relógios.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #12 Online: 22 Outubro 2018 às 10:23:45 »
Ninguém vai saber responder qual o custo de produção exato de um relógio. Mas posso dizer algumas coisas:

- valor real é algo completamente diferente de custo de produção.
- se o custo de produção é de, digamos, 20% do preço de venda, não significa que os 80% restantes são lucro, muito menos, lucro do fabricante.
- esses 20% é um chute irreal. O custo de produção de um relógio de USD 500 é completamente diferente de um de 5.000 ou de um de 50.000.
- é certo, pelo menos, que os relógios suíços mais baratos e os mais caros são os com maior margem de lucro.
- costumo dizer que a maioria dos suíços até USD 1.000, até 1.500, são os relógios mais "caros" que há. É a faixa de preço na qual se leva o pior produto pelo preço. Quase nada neles é feito na Suíça.
- relógios caríssimos também tem preços intangíveis que vão muito além do custo de produção e não têm nenhuma relação com ele.
- relógios na faixa dos Rolex, Omega, essas coisas, são os com preço mais "honesto" que há. É onde se leva mais por menos. É onde se tem o maior nível de "swissness", um alto nível de qualidade, confiabilidade, suporte, etc., pelo menor preço.

Abs.,

Adriano


Bom dia, por curiosidade, além de Rolex e Omega quais outras marcas também entrariam nesta faixa de melhor custo-benefício e com maior nível de "swissness"?

Abraços.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #13 Online: 22 Outubro 2018 às 10:25:47 »
Breitling, especialmente usado, que desvaloriza pra caramba, mas entrega MUITO!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #14 Online: 22 Outubro 2018 às 10:32:16 »
Breitling, especialmente usado, que desvaloriza pra caramba, mas entrega MUITO!

Os Tag Huer e Montblanc também são marcas suiças que os usados desvalorizam bastante. Estes também seriam boas opções de suiços?

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #15 Online: 22 Outubro 2018 às 10:45:21 »
A galera acima já ressaltou tudo, mas gostaria de dar uma opinião. Inicialmente, o que você entende por "valor" real? Digo isso porque custo de produção corresponde a uma parcela apenas no custo de um produto, em produtos de luxo então... Muito se gasta hoje em marketing, por exemplo.

Porém, algumas coisas são fatos:

Relógios suíços nunca foram baratos, mas também nunca foram tão caros como hoje. Um Omega Speedmaster custava, em 1970, cerca de 200 dólares. Parece pouco, mas não é... Estamos falando de 50 anos atrás, se simplesmente jogarem a inflação nesse preço, verão o porquê de um relógio suíço ter sido sempre considerado um bem a passar de pai para filho.

A produção de um relógio, por mais "mágica" que pareça, é uma produção de um bem de tecnologia como outro qualquer, que exige ferramental especializado e pessoas idem. E seus custos diluem-se na produção em massa, como qualquer outra produção de bem. Portanto, não me causa espanto a Patek cobrar 2 milhões de francos no seu relógio de "linha" mais complicado, fabricados apenas 6, todos artesanalmente, numa escala de protótipo, usando dezenas de profissionais por anos, o que nunca diluiria seu custo. Aliás, ouso dizer que a Patek não deve ganhar muita coisa (não diretamente, e sim indiretamente em marketing, etc) nesses produtos... Ela ganha nos seus produtos de "entrada" feitos em escala semi industrial e produzidos aos milhares, onde o custo de produção vs preço cobrado é muito menor. Espanta-me, repito, não a Patek cobrar milhões de francos em algo que foi produzido em escala de protótipo... Espanta-me fábricas que produzem aos milhões cobrarem a preços de protótipo.

Como o Adriano ressaltou, preço de relógio, SE E SOMENTE SE podemos quantificar o mero custo benefício da coisa (e isso é deveras difícil em produtos que mexem com a "emoção" do comprador), parece carta de vinho de restaurante: as boas opções estão nos extremos, por incrível que pareça: os produtos muito baratos ou muito caros. Sério! Claro, você pode até pensar que um relógio Roger Smith não valha, comparativamente, por "tecnologia embarcada", os 150 mil dólares que custa. Mas apenas 10 são fabricados por ano e, se você pondera, numa divisão de "horas trabalhadas" que cada um deve demorar um mês ou mais para ser feito, o custo se justifica.

Em síntese, é difícil quantificar quanto "vale" um produto. Mas se estamos falando em custo de produção, certamente parece-me muito mais "injustificável" a Rolex cobrar 30 mil dólares num relógio de ouro que deve gastar minutos na sua produção a um Roger Smith cobrando 150, gastando um mês de recursos para tal...


Flávio

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #16 Online: 23 Outubro 2018 às 12:58:56 »
Os Tag Huer e Montblanc também são marcas suiças que os usados desvalorizam bastante. Estes também seriam boas opções de suiços?

Se estiverem muito "matados", sim. Carne assada, dados mesmo.

Do contrário, foi o que o Igor disse: vá de Breitling, que derrete, mas tem sempre um bom valor na hora de passa-lo de novo adiante.

A marca entrega muito e ainda te dá um cronômetro.

Dic

Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #17 Online: 23 Outubro 2018 às 19:40:20 »
Se estiverem muito "matados", sim. Carne assada, dados mesmo.

Do contrário, foi o que o Igor disse: vá de Breitling, que derrete, mas tem sempre um bom valor na hora de passa-lo de novo adiante.

A marca entrega muito e ainda te dá um cronômetro.

Dic

Dic, agradeço sua resposta.

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #18 Online: 26 Outubro 2018 às 21:32:47 »
Boa Noite
Por pura curiosidade uma BMW 3.0 csl custava em 1974 no usa $ 12250, .


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #19 Online: 26 Outubro 2018 às 21:44:20 »
Não faço a menor ideia. Onde vc consegui informações sobre o preço da época, pergunto pq tentei achar a informação pra te ajudar e não consegui.