Menu principal

Desafio n° 2

Iniciado por igorschutz, 06 Agosto 2009 às 22:11:59

tópico anterior - próximo tópico

igorschutz

Uhauhauhauhuahau, os caras tão começando a apelar!

Se ninguém acertar até lá, contarei neste domingo...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

jeans

Bah! Manda logo esse relógio para cá!

;D ;D

P.S.: O importante é participar!
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

flávio

O escapamento parece, disse parece, mas efetivamente não é, um spring detent. Só que a mola de detenção, no desenho, parece estar do outro lado e não fixa ao braço, como se fosse independente. É algo de detenção, mas modificado, esse tenho que pesquisar. Na verdade, hoje à noite é primeira vez que entro na net em dias, pois estava organizando uma festa e sem tempo para nada.

Vou pesquisar isso e mandar um desafio (mais simples kkkk) para vocês.

Flávio

igorschutz

Citação de: flavio online 10 Agosto 2009 às 21:34:13
(...) estava organizando uma festa e sem tempo para nada.

E nem chamou nóis?

Tsk, tsk... No RM2 for you...

Um abraço,

Igor

P.S.: Vai com fé que você advinha o escapamento. Ele até que é famosinho, viu? Mencionei o nome dele na última vez que estive no Masp.

flávio

Citação de: igorschutz online 10 Agosto 2009 às 21:47:45
Citação de: flavio online 10 Agosto 2009 às 21:34:13
(...) estava organizando uma festa e sem tempo para nada.

E nem chamou nóis?

Tsk, tsk... No RM2 for you...

Um abraço,

Igor

P.S.: Vai com fé que você advinha o escapamento. Ele até que é famosinho, viu? Mencionei o nome dele na última vez que estive no Masp.

Foi cana demais, estou lesado até agora!

Flávio

Alberto Ferreira

;D ;D ;D

Eu já falei...  ;)

A Hidra está morrendo...
...de rir!
;)  ;D

Mas,...
Uma nota de "incentivo"...

Abraços!
Alberto
8)

flávio

Olha, confesso que não tenho livros específicos sobre escapamentos e, verificando nos que possuo, não encontrei o modelo.
Fiz um raciocínio meio maluco aqui. O escapamento é livre como um de cronômetro, parece um de cronômetro, mas a mola de retenção que é com pivô tem a outra mola livre, do outro lado. Parece-me, então, que o sistema funciona como um pivoted detent, mas com a mola paralela do outro lado, numa concepção que nunca vi.

Sendo um troço implantado num turbilhão, e com um desenho de mola tão parecido com o natural do Breguet, imaginei que possa ser alguma inventação de moda dele. Estou certo?

Porra, comecei a me sentir idiota, pois se este troço aí é famoso, tenho que ler mais! kkkkkkkk!

Flávio

igorschutz

Você deve ter alguma coisa que fala sobre esse escapamento sim, procure direito: trata-se de um Peto Cross Detent!

Fonte: David Penney

Ele tem como vantagens: mola em tensão, o que torna o escapamento mais robusto (na teoria); fácil de fabricar; não necessita de lubrificação.
Como desvantagem: sua mola detent é muito pesada, atrapalhando a performance do escapamento.

Um abraço,

Igor

flávio

Não, nunca tinha visto este escapamento. Procurando na net, é mais um dos que tentaram fazer o que Earnshawn fez, mas de outro modo, e caíram na obscuridade. Mas o conceito é interessante. Mas nesta foto que mostrou, o relógio era de quem? Do tal de James Peto?

Flávio

igorschutz

Não faço a menor idéia!

Estava procurando alguma coisa para o Desafio quando cruzei com essa imagem no Glossário Ilustrado da Antiquorum (pág. 141, verbete: carriage), sem qualquer identificação.
Vi que era um Peto Cross Detent e pensei "Duvido que muita gente saiba uma inutilidade dessas!", e aí usei como pergunta intermediária.

Um abraço,

Igor

flávio

Testinho então para vocês, mas nada dessas coisas do fundo do baú do Igor. Algumas dicas: existe até hoje! kkkkkkkk!

Toda contrapedra de antichoque é plana, onde se apoia o eixo do balanço. Um relojoeiro famoso, no entanto, modificou o formato da contrapedra para que ela não mais fosse plana, mas angular, como na foto (vejam, por exemplo, figuras 4 e 11. Aliás, este desenho é o original do projeto). Perguntas:

- O que ele pretendia com isso?
- Que relógio foi o primeiro a usar o sistema?
- Em que ano?
- Qual o nome do relojoeiro que criou o sistema?
- Que fábrica ainda o utiliza?
- Qual o nome do troço?

Flávio

flávio

Gente, vocês são fracos demais, já se passaram mais de 12 horas e nem um chutinho? E não é pergunta difícil não. Também, por isso mesmo, não vou oferecer nada pela resposta, talvez uma pipoca queimada!

Flávio

igorschutz

De cabeça eu não sei, tenho de pesquisar.
Mas aqui no trabalho tá foda. Chegando em casa eu vou tentar um chute.

Um abraço,

Igor

flávio

Vou ter que dar mais uma dica, além das óbvias que dei? kkkk! Fraaaaaaaaaaaaaaaaaaaacos! Está na frente de vocês e não veem.

Flávio

paulorocha

Desse eu lembro, mas não em detalhes...  :'(

Você me mostrou em um livro, na primeira vez que fui a tua casa. Me lembro apenas que é usado no Ebel. E que você levou o livro para o relojoeiro ver quando estava mexendo no teu...

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

igorschutz

Eu não sei quem fez, nem sei pra que serve, mas imagino que tenha a ver com lubrificação, onde a ponta do pinhão fica mergulhada em óleo, por capilaridade.

Um maluco chamado Henri Colomb desenvolveu algo do gênero nos anos 30/40 (contra-pedra curva para reter óleo lubrificante).

Um abraço,

Igor

flávio

Responderei aos dois no padrão Igor: NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO! Perderam preibóis!

Mas o Paulo está no caminho, pelo menos...MAIS OU MENOS! kkk

Flávio

Atalo

Citação de: igorschutz online 10 Agosto 2009 às 22:53:09
Não faço a menor idéia!

Estava procurando alguma coisa para o Desafio quando cruzei com essa imagem no Glossário Ilustrado da Antiquorum (pág. 141, verbete: carriage), sem qualquer identificação.
Vi que era um Peto Cross Detent e pensei "Duvido que muita gente saiba uma inutilidade dessas!", e aí usei como pergunta intermediária.

Um abraço,

Igor
.

Poxa Igor,
Se tivesse citado a fonte mais cedo, ia ficar mais fácil procurar.
Um coelga de trabalho me mandou, impresso, esse Glossário e ele está na minha gaveta o tempo todo, pertinho  ;D ;D

igorschutz

Atalo,

Pior que eu até poderia ter citado a fonte, pois lá no Glossário não há indicação do escapamento neste turbilhão. Veja lá e me diga.

Um abraço,

Igor

Atalo

É verdade, Igor,
Só pela imagem eu não consigo nem identificar qual é o escapamento.
Mas vale a pesquisa, não é?
Átalo