SKX007 x Sumo

  • 80 Respostas
  • 22815 Visualizações
*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
SKX007 x Sumo
« Online: 10 Agosto 2009 às 13:55:29 »
Gostaria de propor a discussão sobre estes dois "divers", sob o aspecto técnico, estético e sobre qualidade.
Considerando que o SKX007 encontra-se no ebay por aprox. us$ 150 e o Sumo por aprox. uS$ 500 queria ouvir, principalmente de quem tem os dois, quais as opniões.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #1 Online: 10 Agosto 2009 às 14:11:59 »
Nunca peguei os dois na mão, por isso só posso comentar apenas de orelhada. O que todo mundo diz (quem tem) é que o Sumo é mais caprichado, sendo mais bem acabado. Além disso, não têm máquinas diferentes?

Edit:
Acabei de confirmar: o Sumo tem calibre 6R15 e o SKX tem 7S26.
« Última modificação: 10 Agosto 2009 às 14:20:53 por LUW »
[ ]s
Luciano

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #2 Online: 10 Agosto 2009 às 14:33:12 »
o sumo tem um acabamento muito superior, nunca peguei um na mão, mas já li muito sobre ele, sem contar o movimento que possui hack e uma melhor precisão já de fábrica.
« Última modificação: 10 Agosto 2009 às 15:27:15 por lio »


*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #3 Online: 10 Agosto 2009 às 14:35:10 »
ah! outra coisa, a única reclamação que vejo bastante a cerca dele, é a largura da pulseira que possue apenas 20mm, para o tamanho da caixa dizem que fica um pouco desproporcionado.


*

Offline Byron

  • *****
  • 661
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #4 Online: 10 Agosto 2009 às 14:42:12 »
Tenho os dois, Broker.
Aqui vai minha opinião, de um apaixonado, diga-se:
- O Sumo tem o mov 6r15, com hack e corda pela coroa, que faz diferença sim!
Seu Hardlex é curvo, o que dá um belo aspecto, além dos índices encapsulados.
Enfim, costumo chamá-lo de Marinemaster de pobre, pois é tão bonito quanto o irmão mais rico!
Já o SKx 007 é um clássico indispensável para mim!
Embora não tenha os recursos do Sumo, acho o desenho de sua caixa um dos mais bonitos que a Seiko ja fez!
Gosto tanto que acabei de comprar o novo Alpinist, que tem as qualidades do Sumo - mov inclusive - e a caixa dos SKx.

Abraço.
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #5 Online: 10 Agosto 2009 às 14:52:44 »
O Byron lembrou uma coisa interessante: já vi gente perguntando porque o MM é tão mais caro que o Sumo ;). Há uns meses atrás eu estava BEM interessado no Sumo, mas como (na época) só achei no Japão, acabei pegando o SKA427P1. Hoje em dia, se tivesse a opção do Sumo aqui pelo Brasil, muito provavelmente eu iria de Sumo.

Mas entre o Sumo e o SKX, aí vai depender do preço. Se forem preços meio parecidos eu escolheria o Sumo sem pensar duas vezes. Se a diferença for de mais de 30% aí fica difícil, pois são dois excelentes relógios. Sinceramente não sei se as qualidades extras do Sumo justificariam pagar o valor a mais, uma vez que o SKX é muito bom ::).
[ ]s
Luciano

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #6 Online: 10 Agosto 2009 às 15:00:42 »
...Acabei de confirmar: o Sumo tem calibre 6R15 e o SKX tem 7S26.
Mas será que é uma diferença notável? Seria a 6R15 tão superior à 7S26? Sob que aspectos?

o sumo tem um acabamento muito superior, nunca peguei um na mão...
Parece mesmo, o mostrador tem marcadores encapsulados, a caixa parece mais "lapidada" (mais faces), o que mais?

...sem contar o movimento que possui hacking e uma melhor precisão já de fábrica.
Será que é mais preciso? ou mais regular (CQ maior)? O hack não vejo como vantagem, vejo como característica.

...a largura da pulseira que possue apenas 20mm, para o tamanho da caixa dizem que fica um pouco desproporcionado.
De fato, em algumas fotos parece estranho, mas já vi ao vivo e não aparece tanto este detalhe não.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #7 Online: 10 Agosto 2009 às 15:08:10 »
Tenho os dois, Broker.
Aqui vai minha opinião, de um apaixonado, diga-se:
- O Sumo tem o mov 6r15, com hack e corda pela coroa, que faz diferença sim!
Seu Hardlex é curvo, o que dá um belo aspecto, além dos índices encapsulados.
Enfim, costumo chamá-lo de Marinemaster de pobre, pois é tão bonito quanto o irmão mais rico!
Já o SKx 007 é um clássico indispensável para mim!
Embora não tenha os recursos do Sumo, acho o desenho de sua caixa um dos mais bonitos que a Seiko ja fez!
Gosto tanto que acabei de comprar o novo Alpinist, que tem as qualidades do Sumo - mov inclusive - e a caixa dos SKx.
Abraço.

Legal ouvir de um apaixonado e possuidor de ambos.
Sobre o movimento vejo que são diferentes, mas será que é MELHOR? Percebo que o 6R15 possui mais característica, mas tecnicamente...? (Aqui é um ponto que vale o conhecimento dos amigos Igor e Zé)
O Hardlex curvo é de fato um adicional, dá um ar "old school".
E a pulseira? Mais bem acabada? o "clasp" é mais legal?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #8 Online: 10 Agosto 2009 às 15:10:15 »
broker, como lhe disse: depende do preço. Se for muito mais barato, aí eu ficaria tentado a pegar o SKX (desde que seja o de 200 m). Se o preço é parecido, aí acho que o Sumo é mais interessante.

Porém, para vc entender essa minha lógica, vc deve levar em consideração que eu tenho a infeliz tendência de sempre preferir o "melhor" ::). Mesmo quando dois itens são basicamente iguais, se possível eu vou ficar com o "superior", mesmo que a superioridade seja muito pouca ou até subjetiva. As vezes acabo pagando (bem) mais caro apenas porque tal coisa é ligeiramente melhor que a outra  :-\.
[ ]s
Luciano

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #9 Online: 10 Agosto 2009 às 15:19:47 »
Luciano eu entendo bem e sofro deste mal também...

O SKX custa +/- r$ 750 e o Sumo +/- r$ 1.500

Na verdade estou mais preocupado com "custo benefício" que propriamente com o valor nominal.
Até porque não sei se desta briga sai uma compra.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #10 Online: 10 Agosto 2009 às 15:29:14 »
Fernando,

Eu só não opino porque jamais tive qualquer dos dois. Nem na mão peguei, só vi no braço dos outros e rapidamente.
Qualquer coisa que eu dissesse aqui seria na base do achismo, e acho que não é esse o tipo de opinião que deseja, correto?

Sobre o 7S26, nós já lemos o bastante, até mesmo as análises criteriosas do Adriano. Agora, o 6R15 pra mim é uma incógnita. Nunca li e nunca vi alguma resenha bem feita sobre o calibre. O que sei é que tem corda pela coroa e hack (que na minha opinião vai além de uma característica, e conto como vantagem).
Se algum colega souber de algo, por favor linke aqui para nós.

No achismo, acho o Sumo muito mais bonito que o SKX, e só. Tivesse de escolher entre os dois, iria de Sumo, mesmo que este custe três vezes o preço do outro.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #11 Online: 10 Agosto 2009 às 15:30:10 »
Esta foto vale mais pela comparação das "cabeças", uma vez que o SKX é 99% das vezes encontrado em pulsira "jubileu" - mais legal...
(dá para ver "problema" da pulseira 20mm levantado pelo amigo lio).



A caixa do Sumo tem linhas muito elegantes:

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #12 Online: 10 Agosto 2009 às 15:30:31 »


o sumo tem um acabamento muito superior, nunca peguei um na mão...
Parece mesmo, o mostrador tem marcadores encapsulados, a caixa parece mais "lapidada" (mais faces), o que mais?

Quanto a pulseira, se não me engano o extensor de mergulho dela é mais bem feito, é daquele tipo que sai deslizando como no MM.


*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #13 Online: 10 Agosto 2009 às 15:38:26 »
Não tinha me atentado para o detalhe da pulseira .

Devo admitir que depois de ver essa foto o Sumo caiu um pouquinho n o meu conceito. Se existir um SKX azul...
[ ]s
Luciano

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #14 Online: 10 Agosto 2009 às 15:46:52 »
Igor,
É fato que o Adriano já deu "Aulas" sobre o 7S26, vou pesquisar...
Um "review" técnico do 6R15 está em falta mesmo...

você tem o MM 300, né, se importa em fazer um "OT" aqui e falar algumas palavras sobre ele (quando for possível, claro).

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #15 Online: 10 Agosto 2009 às 15:47:36 »
Movido pela curiosidade, estive olhando umas fotos do 6R15 e comparando-o com o 7S26.

Fiquei com uma forte impressão de que o 6R15 é uma evolução do 7S26 (ou seja, aquele é baseado neste), pois a disposição dos tambores, pontes e engrenagens são idênticas.

Identifiquei duas diferenças marcantes: 1) o 6R15 possui uma ponte do automático bem maior (provavelmente de forma a comportar os componentes responsáveis pela corda pela coroa) e, 2) a melhor: um sistema de regulagem muito similar ao Etachron, que é um mundo de diferença do defasado sistema do 7S26 (igual ao de um movimento suíço dos anos 20).

Por hora, não sei dizer mais do que isso. Não sei se os componentes do 6R15 são mais bem feitos e se ele tem qualidade superior de acabamento ao 7S26 (aparentemente não), mas sei que, por si só, esse "novo" sistema de regulagem permite que o 6R15 seja melhor (mais facilmente) "ajustado" que o 7S26.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #16 Online: 10 Agosto 2009 às 15:52:49 »
Quanto a pulseira, se não me engano o extensor de mergulho dela é mais bem feito, é daquele tipo que sai deslizando como no MM.
Se tiver de fato esta micro-regulagem através de um botão (quase sem a necessidade de retirar o relógio do pulso) será uma grande vantagem para mim, tem dias que o pulso só falta ficar verde (Hulk)...

Fiquei com uma forte impressão de que o 6R15 é uma evolução do 7S26 (ou seja, aquele é baseado neste), pois a disposição dos tambores, pontes e engrenagens são idênticas...
Vejo isto também, me parecem MUITO parecidos, mas talvez seja um desenho básico da maioria dos movimentos seiko modernos, daí todos se parecem muito mesmo (partem da mesma idéia)...
« Última modificação: 10 Agosto 2009 às 15:57:23 por broker »
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #17 Online: 10 Agosto 2009 às 16:04:32 »
realmente me confundi qto a pulseira, a extensão é em clasp mesmo. :-X :-X :-X


mas o relógio é lindo!!!! :o :o :o


*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #18 Online: 10 Agosto 2009 às 16:05:25 »
Vale colocar aqui os caminhos dos seguintes tópicos:

EXCELENTE desmonte do Tomas:
http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,1211.0.html

info sobre o 6R15:
http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,1087.0.html

tópico externo e antigo (2.003) sobre o 7S26 (versão antiga):
http://www.thepurists.com/watch/features/8ohms/7s26/
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #19 Online: 10 Agosto 2009 às 16:07:27 »
você tem o MM 300, né, se importa em fazer um "OT" aqui e falar algumas palavras sobre ele (quando for possível, claro).

Fernando,

Tem alguma coisa específica que queira saber? Porque em linhas gerais, não tenho muito a dizer do MM.

Acho um relógio bonito, bem acabado (mas não perfeito), e de boa qualidade. Vale o que custa, mas não acho que entrega mais do que seu preço, como alguns dizem.

Nunca fiquei muito tempo com ele no pulso (é muito alto, as vezes me incomoda), e mesmo que o usasse bastante, não sou ligado em ficar medindo "precisão", então não sei dizer o quão boa é a máquina. Sei que o Adriano o colocou num Witschi e achou o resultado bom demais.
Em termos de uso no dia a dia, gosto mais da máquina do MM do que do Submariner. Não sei se é só com meu relógio, mas sempre tenho certa dificuldade em parar o ponteiro de segundos do Rolex. Acontece com os seus também?

Se é pra destacar uma qualidade, eu diria que é a beleza. Se é pra destacar um defeito, eu diria que é o aro, que risca fácil, é uma peça única e você não encontra a venda.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES