SKX007 x Sumo

  • 80 Respostas
  • 22814 Visualizações
*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #20 Online: 10 Agosto 2009 às 16:15:44 »
O acabamento no geral é bem melhor no Sumo.
E o Sumo não fica muito longe do MM em acabamento.

Sobre precisão, os 6R15 costumam sair de fábrica tbm melhores que os 7Sxx.

Abraços,
Jose A.


« Última modificação: 10 Agosto 2009 às 16:18:11 por zE_ »

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #21 Online: 10 Agosto 2009 às 16:18:27 »
Tem alguma coisa específica que queira saber? Porque em linhas gerais, não tenho muito a dizer do MM...
...Em termos de uso no dia a dia, gosto mais da máquina do MM do que do Submariner. Não sei se é só com meu relógio, mas sempre tenho certa dificuldade em parar o ponteiro de segundos do Rolex. Acontece com os seus também?...
Mais ou menos isto que queria saber mesmo, como ele se comporta frente ao Sub...
Nunca reparei isto exatamente com os rolex, mas reparo que isto acontece em vários relógios...
Uma coisa muito presente em todos os meus rolex é que quanto mais novo mais chato é o funcionamento da coroa/tige, principalmente nos "triplock", mas acredito que seja devido às vedações não acentadas ainda, mas depois melhora...

Se é pra destacar um defeito, eu diria que é o aro, que risca fácil, é uma peça única e você não encontra a venda.
É bastante comum esta reclamação, porque será? O vidro fica mais baixo que o aro?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #22 Online: 10 Agosto 2009 às 16:28:06 »
Eu sempre fico de perguntar aqui no Fórum sobre esse "defeito" no meu Sub, mas acabo esquecendo. Bom saber que é normal (ainda que uma porcaria, é meu pior relógio nesse sentido).
Quando ajusto o horário no Sub, tenho que tentar várias vezes, e com bastante concentração, para conseguir parar o ponteiro no zero, senão ele simplesmente não pára! Uma vergonha para um relógio desse nível...

Quando ao aro do MM, sim, o vidro fica mais baixo que o aro.
Acho uma sacanagem a Seiko não vender esse aro em separado. Eles só te vendem se você mandar o relógio para o Japão.

Pô, considero o aro uma peça tão sujeita a desgaste quanto uma pulseira, pois é inevitável você bater um relógio da altura de um MM em algum lugar. Deveria ser uma peça de livre reposição, pra trocar em casa, se quiser!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #23 Online: 10 Agosto 2009 às 16:51:10 »
Eu já vi bem de perto a 6R15 e não achei nada demais. Não me parece ter qualidade superior à da 7S26. Parece apenas uma 7S26 com mais "features". Nem mesmo o sistema de ajuste "a la" Etachron é novidade: os 7S26 versão "B" também o possui. Quanto à sair de fábrica mais bem regulado, creio que sim, até mesmo porque qualquer coisa sai mais bem regulada de fábrica que um 7S26.

O relógio como um todo, o Sumo é consideravelmente mais bem construído. Porém, acho o SKX mais bonito.

Só vou considerar um calibre Seiko como algo a mais o dia em que possuir um layout claramente novo e freqüência mais alta. Freqüência de 21.600 bph com aquela qualidade de peças, é difícil mesmo dar precisão.

Abraços!

Adriano

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #24 Online: 10 Agosto 2009 às 16:57:10 »
Só vou considerar um calibre Seiko como algo a mais o dia em que possuir um layout claramente novo e freqüência mais alta. Freqüência de 21.600 bph com aquela qualidade de peças, é difícil mesmo dar precisão.

Você acha que tem poucas ou muitas peças?
No mais, qual a relação entre o número de peças e a freqüência?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #25 Online: 10 Agosto 2009 às 16:58:07 »
Eu sempre fico de perguntar aqui no Fórum sobre esse "defeito" no meu Sub, mas acabo esquecendo. Bom saber que é normal (ainda que uma porcaria, é meu pior relógio nesse sentido).
Quando ajusto o horário no Sub, tenho que tentar várias vezes, e com bastante concentração, para conseguir parar o ponteiro no zero, senão ele simplesmente não pára! Uma vergonha para um relógio desse nível...
Igor,

Experimentei este mesmo problema (parada de agulha / hacking) em um Sub. Tratava-se de um problema de tige que deve ter sido puxada pelo dono anterior com um alicate. Uns tempos depois começou a "escapar marcha" quando ajustava o ponteiro dos minutos. Meu relojoeiro ajustou a tige e o problema acabou mas ... desgostei e ele "foi-se".

Os que tenho hoje, não verifico problema algum. Puxou ... parou (os que fazem a parada de agulha). Os outros, Speedmaster inclusive, que não fazem, tenho que ficar fazendo aquele truque da volta da coroa que é o mais perfeito dos sacos. Por este motivo a minha afeição pelo Seiko 6105, que tem "hacking".

Abs,

Nilo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #26 Online: 10 Agosto 2009 às 17:01:31 »
Bom, meu Rolex foi comprado 0km, na Corsage, então certamente não foi cagada de algum dono anterior, tampouco de alguém da loja, pois a embalagem estava lacrada quando a pegaram no estoque da loja.

Você acha que é o caso de levar na Autorizada? Isto é, você acha que este comportamento irregular do hack não é normal?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #27 Online: 10 Agosto 2009 às 17:04:38 »
Olá para todos.

Eu gostaria de contribuir com esse debate.

Imagens valem mais que palavras (as vezes não), então em primeiro lugar, uns links:

Esse tem um tipo de review do Sumo, suas fotos parecem pequenas no site, mas se forem copiadas no computador, quando abertas elas ficam bem maiores.
http://www.rruegger.ch/seiko_prospex_diver_200m.htm

Um video bem bacana sobre o Sumo azul, o detalhe é que em fotos o Sumo azul é uma coisa, agora em video, com luz e ângulos diferentes........ :o ::) 8).
http://www.youtube.com/watch?v=RqrDeCd2k90

Outro review do Sumo, desta vez do modelo laranja:
http://www.youtube.com/watch?v=3AMaWuo1pJQ

Agora umas considerações:
Eu tenho dois SKX, um SKX009 e um SKX011-J, o primeiro com o 7S26-A e o outro com o 7S26-B.

A versão "A" tem a fama de vir um pouco mal regulada, o meu SKX009 foi assim, adiantava muito, com uso melhorou mas não ficou bom, porém depois de uma revisão, dois anos depois da compra, pra acertar essa questão da regulagem mesmo, depois disso o relógio ficou ótimo, super preciso........eu fiquei duas semanas sem precisar corrigir o horário nele. Eu deixo sempre os relógios 1 minuto adantado com o horário da Telefônica e no período de duas semanas a variação foi menor que 1 minuto do que eu tinha ajustado.

A versão "B" vem mesmo melhor ajustada, desde os primeiros dias de uso notei que tanto a precisão quanto a reserva de marcha eram melhores.
Agora acho que qualquer SKX que for comprado já vai vir com a versão "B", já faz uns dois anos que eles saem com essa máquina.

Sem esquecer, eu tenho dois relógios com a versão "A", um Monster laranja e o SKX009 e três com a versão "B", um Samurai titânio, um Monster preto e o SKX011-J. Com cinco relógios acho que dá pra ter um parâmetro de comparação.

A reserva de marcha vem melhor na versão "B", mas em ambas ela melhorar bastante com o uso frequente. Da "A" fica um pouco abaixo dos Orient que tenho (e eles são bons em reserva de marcha :D) e da versão "B" fica praticamente igual à dos Orient.

Mesmo em fotos é nítida a vantagem do Sumo com rellação à ele ter uma caixa de desenho e fabricação mais caprichada, com vária faces e tipos de acabamento diferente (polido e escovado) até ai tudo bem.

Mas uma coisa que eu realmente gostaria de saber é com relação à vedação da coroa, explico:

Os Seiko diver com o 7Sxx tem apenas uma vedação na coroa, na verdade ela fica no tubo ligado a tige, como bem mostrado pelo Adriano naquele review do Samurai titânio (http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=240.0), e como ele mesmo disse, funciona, não ha dúvida que faz seu papel, mas ai é que está...............até um Orient diver de uns R$ 300,00 tem duas vedações, uma de encosto no fundo da coroa e outro no tubo da caixa, dá a impressão que essa redundância é mais confiável.

Eu até hoje não vi fotos do Sumo que pudessem mostrar se ele tem apenas uma vedação ou se são duas.................acho que pelo preço superior em relação aos SKX e as outras características de melhor desenho e acabamento, por tudo isso ele merece ser melhor também neste aspecto.


Ufa..........desculpem se escrevi muito mas é que eu não quiz deixar para escrever por parte, já vai tudo de uma vez  ;D.

Até mais e abraço a todos.
César
« Última modificação: 10 Agosto 2009 às 17:17:56 por César-HT »
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

*

nilomis

Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #28 Online: 10 Agosto 2009 às 17:09:51 »
Você acha que é o caso de levar na Autorizada? Isto é, você acha que este comportamento irregular do hack não é normal?
Igor,

Normal, sem dúvida alguma, não é.

Antes de responder, para ter 100% de certeza, fiz o hacking em um Sub que estou usando hoje (o meu "bate/quara/poe") e não há problema algum.

Puxei a coroa (sem delicadeza -- Um Sub é um "tool watch" e deve ser tratado como tal) e ... para, sem nenhum vacilo.

Acho que o teu sub tem que ir dar uma volta na Av. Paulista / Rolex para um tratamento.

Abs,

Nilo


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #29 Online: 10 Agosto 2009 às 17:17:32 »
Putz, vou fazer uns testes também, então. Vai ver estou puxando igual mulherzinha e ele gosta é de porrada.

Não tô afim de levá-lo na Autorizada, pois me falaram que o serviço demora pacas (mais de mês).

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #30 Online: 10 Agosto 2009 às 17:42:11 »
Cesar e amigos,
Tem com saber, sem abrir o relógio, se a máquina é 7s26-A ou 7s26-B?

[]s
Carlos Cavaleiro

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #31 Online: 10 Agosto 2009 às 17:49:25 »
Cavaleiro,
pelo número de série

veja os dois primeiros número, o primeiro representa o ano e o segundo o mês, após setembro de 2006 virou o tipo B
ex : 690333  setembro de 2006 = tipo A
      720003  fevereiro de 2007 = tipo B

Abraços


Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #32 Online: 10 Agosto 2009 às 17:59:08 »
Boa tarde a todos.

Me perdoem fujir um pouco dos modelos em discussão, mas alguem pode dizer algo a respeito do Snzd75j1.

Agradeço

Emerson
Emerson

Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #33 Online: 10 Agosto 2009 às 18:03:40 »
Legal, Lio.
O Monster, que estou usando neste momento, tem o seguinte número: 881738.
Portanto: agosto de 2008 = tipo B.
Certo?!  :) :)
Obrigado pela informação.

[]s
Carlos Cavaleiro

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #34 Online: 10 Agosto 2009 às 18:06:56 »
...Quando ajusto o horário no Sub, tenho que tentar várias vezes, e com bastante concentração, para conseguir parar o ponteiro no zero, senão ele simplesmente não pára! Uma vergonha para um relógio desse nível...

Igor, relendo sua mensagem...
Você diz que ele vai para a posição de acertar as horas mas os segundos continuam andando, caso você vire a coroa os ponteiros mexem e é possível acertar as horas mas os segundos estão andando.
ou
Quando puxa da posição de acerto de data percebe que precisa fazer força demasiada para que ela vá para a posição de acerto de horas e como deixa para puxar no "00" até dosar a exata força ele para no "02" ou "03".
Se for a situação 1 comigo nunca ocorreu, nem com relógio zero nem com um que tenho de 15 anos.

Causo...
Quando lançaram os GMT cerâmica eu encomendei 1 na corsage, no dia que chegou na loja me ligaram, fui lá de us$ na mão. Geralmente nem mexo no relógio na loja, mas como era o primeiro que eles recebiam a moça me trouxe. Fui mexer nos ponteiros (tenho GMT antigo 16710 e EXP 16570 - manteiga - coroa "twinlock"), achei muito pouco "precisos", ocorria isto de não conseguir parar no "00", ter que botar muita força, falei que não queria este, como era lançamento e a demanda era grande achei que pudesse ser vista grossa do "CQ". Pedi para trazerem o outro que haviam recebido e se destinava à outra loja, mesma coisa, acabei não comprando. Tempos depois pensei que poderia ser uma soma do mecanismo mais complexo do acerto do GMT somado à coroa "triplock". Depois disto já mexi em GMT cerâmica sem uso e com a coroa bastante macia, vai saber...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #35 Online: 10 Agosto 2009 às 18:15:07 »
Quando puxa da posição de acerto de data percebe que precisa fazer força demasiada para que ela vá para a posição de acerto de horas e como deixa para puxar no "00" até dosar a exata força ele para no "02" ou "03".

Exatamente o acima descrito!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #36 Online: 10 Agosto 2009 às 18:27:26 »
Só vou considerar um calibre Seiko como algo a mais o dia em que possuir um layout claramente novo e freqüência mais alta. Freqüência de 21.600 bph com aquela qualidade de peças, é difícil mesmo dar precisão.

Você acha que tem poucas ou muitas peças?
No mais, qual a relação entre o número de peças e a freqüência?

Um abraço,

Igor

Poucas peças, o que não é problema. Pelo contrário, é muito bom. O problema é que não aguento mais ver as Seiko 7005... Olho para as 7Sxx e são umas 70xx... olho para a 6Rxx e vejo as mesmas 70xx... E ainda se fossem a velha e boa 70xx... Não são. Parecem "piorações" da antiga 70xx, que já em sua época perdia para uma 61xx, uma 56xx, e por aí vai.

Pô, "projeto paleozóico" por "projeto paleozóico", era melhor a Seiko ter mantido o velho 4S15, herdeiro das 52xx.

Entendem? Eu não reclamaria em nada, pelo contrário, se as atuais máquinas da Seiko fossem herdeiras das 61xx, por exemplo. Já pensou uma 61xx com 28.800 bph? Seria um puta avião!

O 70xx que já não era uma beleza em comparação aos contemporâneos, só foi piorando, a começar pelos calibres 7002 e 7009.

Vale ao que se propõe? Sem dúvida! Mas parece que a Seiko não tem nada intermediário de verdade entre um 7Sxx e um Grand Seiko. Tem, mas não parece, pois equipa 5% da linha.

Abraços!

Adriano

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #37 Online: 10 Agosto 2009 às 18:35:45 »
Pô, com aquele tamanho de balanço que vem nas 61xx, se vibrasse a 28.800 bph, arrancaria o dedo de um relojoeiro que inadvertidamente o colocasse lá...

Agora, falando sério, não acho que a freqüência mais baixa seja ruim. O que eu acho, e concordo com você, é que uma freqüência mais acelerada "neutralizaria" melhor as falhas e imprecisões de um calibre mal regulado e ajustado.

A Seiko está mesmo devendo um calibre intermediário, algo na linha de um ETA 2824-A.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #38 Online: 10 Agosto 2009 às 18:37:21 »
Qual movimento dos MM?
Onde se encaixa nos muitos citados pelo Adriano.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: SKX007 x Sumo
« Resposta #39 Online: 10 Agosto 2009 às 18:43:34 »
Quando puxa da posição de acerto de data percebe que precisa fazer força demasiada para que ela vá para a posição de acerto de horas e como deixa para puxar no "00" até dosar a exata força ele para no "02" ou "03".
Exatamente o acima descrito!
Um abraço,
Igor

No seu lugar não me preocuparia com isto, acho realmente que é questão de acomodação do conjunto, amanhã vou de caderninho ao cofre e farei uma pesquisa sobre isto, nos meus rolex não tenho certeza se isto acontece, mas já vi acontecer como relatei anteriormente... mas tenho certeza que tenho ETA que faz isto (coincidentemente mexi hoje em um).

Causo 2...
No dia que um Omega de bolso meu voltou da revisão, ao acertar a hora, puxo a coroa com força e a mesma sai na minha mão, com tige e tudo, depois disto tenho um cXgXço enorme de colocar muita força nesta operação, talvez seja mais culpa minha que dos relógios.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!