Vamos falar sobre canetas?

  • 3147 Respostas
  • 1506602 Visualizações
*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #900 Online: 02 Maio 2012 às 15:36:58 »
Minha última aquisição: Pelikan M205 branca.

Acho que a primeira vez que pensei em comprar essa caneta foi há uns 2 anos atrás. A primeira impressão foi de atração, mas depois fiquei com sentimentos dúbios quanto à elegância dela, sei lá, por ser meio "cheguei", toda branca, meio "aparecida" demais para o meu gosto discreto. Bem, pensei nela denovo e mandei ver. Estou aguardando chegar.




Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #901 Online: 02 Maio 2012 às 18:20:03 »
Salve!

Amigo Adriano,
Rapaz...   Eu nunca vi uma Pelikan dessas...  ::)

Mas, olha...  Eu achei "chique no úrtimo".
E eu não creio que fique "chegada", não...   8)

Vamos aguardar a sua opinião, uma vez que a tenha em mãos...
Nós confiamos no seu bom gosto.
 ;)

Abraços,
Alberto

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #902 Online: 02 Maio 2012 às 20:17:17 »
Amigo Adriano...
Tenho uma igual a esta: http://blog.pengallery.com/?p=69
Linda, linda, linda!!! Modéstia à parte!!! ;D ;D ;D
Escolhi pelo aspecto "demonstrator"... a sua, branca, também tem uma linda cor!!!
Creio que estará bem servido, pela marca, por ser tinteiro, pela cor marcante (tenho uma Parker branca - é sensacional!!!), enfim, excelente escolha!!!
Ah... escreve muito bem!!!  ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #903 Online: 03 Maio 2012 às 09:57:06 »
 :D :D :D :D :D

Legal! Essa curiosimanente será minha primeira Pelikan! Estou ansioso por sua chegada!

Abraços!

Adriano

*

Pandolfi

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #904 Online: 03 Maio 2012 às 10:47:01 »
Amigo Adriano, parabéns pela Pelikan M205 branca.
Eu tenho uma Pelikan, a M570 Celebry Coral, veja aqui:


Grande abraço.
Pandolfi

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #905 Online: 03 Maio 2012 às 21:06:21 »
Minha última aquisição: Pelikan M205 branca.

Acho que a primeira vez que pensei em comprar essa caneta foi há uns 2 anos atrás. A primeira impressão foi de atração, mas depois fiquei com sentimentos dúbios quanto à elegância dela, sei lá, por ser meio "cheguei", toda branca, meio "aparecida" demais para o meu gosto discreto. Bem, pensei nela denovo e mandei ver. Estou aguardando chegar.


Abraços!

Adriano

Tenho uma Pelikan M205 vermelha, pena média. É a minha preferia desde que chegou em meados de 2011.

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #906 Online: 07 Maio 2012 às 14:50:46 »
Já estou naquele ponto onde cada caneta que chega pelo correio a patroa olha torto... Fui alfabetizado com caneta tinteiro e só escrevo com elas. Não sei se dá pra chamar de coleção, mas tenho hoje 35 canetas tinteiro, dos EUA, Brasil, Alemanha, Bulgária, Czechoslovakia, Japão, China e União Soviética.

Minhas marcas prediletas são Parker e Esterbrook.

Tenho um blog sobre canetas tinteiro. Se a moderação me autorizar eu posto o link (ainda sou novato aqui e não quero infringir regras)...

Fraternais Abraços!!!

*

vinniearques

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #907 Online: 07 Maio 2012 às 15:31:01 »
Creio que posso passar o blog sem problemas, só não é tolerável aqui links de venda, principalmente do Mercado Livre! e outras pouquinhas coisas, mais isso não vejo problema!

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #908 Online: 07 Maio 2012 às 18:36:34 »
Então, aproveito para convidar a todos os interessados em canetas e outros instrumentos de escrita:

http://brcanetas.blogspot.com/

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #909 Online: 08 Maio 2012 às 18:50:31 »


СОЮЗ 1950 - União Soviética - Leningrad

Sistema de abastecimento "accordion filler"

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #910 Online: 08 Maio 2012 às 18:51:56 »


СОЮЗ 1960 - União Soviética - Leningrad

*

Pandolfi

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #911 Online: 09 Maio 2012 às 10:55:46 »
Amigo edulpj, lindas estas Leningrad, lembram as Parker 51, parabéns...
Grande abraço.
Pandolfi

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #912 Online: 09 Maio 2012 às 19:13:34 »
A Soyuz foi a maior fabricante de canetas da União Soviética. O modelo 1950, era visualmente inspirado nas Parker 51 Vacumatic. Mas as semelhanças paravam por aí... Na P51 Vac, o corpo é o próprio reservatório e não é facilmente desmontável. N Soyuz 1950, é possível desmontar o corpo para poder fazer alguma manutenção, como trocar o ink sac sanfonado. O corpo dessa Soyuz, tem rosca esquerda embaixo (na junção com a parte frontal) e rosca direita em cima, na "blind cap" (a tampinha que esconde o botão de abastecimento).

No modelo 1960, a inspiração foi a Parker 61. Observe, que o sistema de abastecimento, é totalmente diferente da P61, tanto das "capillary filler" quanto das aerometric. Na Soyuz 1960, o sistema de abastecimento é um êmbolo que sobe e desce acionado por um manípulo com rosca. Assemelha-se ao sistema "piston filler" das Pelikan, porém é interno.

No modelo 1950, o clipe da tampa, tinha formato de foguete, que era um tema muito em voga na URSS naquele momento. Por falar em foguetes, a caneta Soyuz já existia quando a cosmonave Soyuz foi ao espaço pela primeira vez. Soyuz ou СОЮЗ em russo, significa UNIÃO e é inclusive a primeira letra "C" da sigla CCCP.

Ambos os sistemas de abastecimento, mostraram ser mais eficientes e de maior capacidade do que nas canetas Parker.

Sou fã da velha indústria soviética. As canetas deles são espetaculares (só até a década de 80, depois viraram lixos...). Estou esperando meu relógio Vostok Amphibia chegar e meu objeto de desejo é um Poljot Strela. Ainda chego lá...

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #913 Online: 09 Maio 2012 às 19:33:37 »
Aí acima, me confessei fã da velha indústria soviética... Mas tem outra indústria infelizmente extinta, que era ainda mais refinada e precisa do que a soviética... Falo da tecnologia da finada Czechoslovakia...





Essa aí acima, é a Centropen 3770, fabricada no início da década de 70 na Czechoslovakia. Observe o sistema de abastecimento idêntico à Soyuz da década de 60... Pois é... Na verdade, foi a Centropen quem criou esse sistema. Os soviéticos apenas copiaram... Aliás, copiaram pela metade. O sistema da Centropen, tem DENTRO do manípulo uma EMBREAGEM que impede quebras no fuso do êmbolo se o usuário forçar o batente da rosca. Esse dispositivo não existia nas canetas soviéticas...





Essa aí acima, é a Centropen 3670, fabricada na mesma época que a 3770. Observe que é uma caneta mais simples. A tampa é feita no mesmo polímero do corpo e o sistema de abastecimento não é o mesmo da 3770. Trata-se de uma caneta a CARTUCHO descartável. Como a Centropen adotava a medida de cartucho chamada "internacional" ("gargalo" de 2 mm), a caneta podia ser equipada com CONVERSOR, uma bomba removível encaixada no lugar do cartucho. Esse conversor aí na foto, não é original da Centropen. É chinês... Ah! O mais importante... A pena e o alimentador da 3670, são exatamente idênticos à 3770. Apesar de ser uma caneta mais simples, tem a mesma qualidade de escrita.

Ambas são canetas EXCELENTES...

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #914 Online: 10 Maio 2012 às 19:33:27 »
Hoje chegou uma Noodler's Ahab. É uma caneta desenvolvida pelo fabricante de tintas Noodler's. A Ahab é uma caneta de pena ultra-elástica, bastante apropriada para caligrafia de traço variável. Daqui alguns dias posto as "impressões ao dirigir"...

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #915 Online: 10 Maio 2012 às 20:25:15 »
Amigos...
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o sistema "piston filler", que equipa algumas canetas, como a Montblanc 146...
É um sistema "bom", "confiável" e "durável"?
Tem "fácil" manutenção?
Gostaria de ouvi-los!!! :D :D :D
Abraço
Paulo Sergio

Piston Filler, é um sistema tipicamente europeu. Tem como principal defeito o fato de usar o próprio corpo da caneta como reservatório. Se o corpo trincar, é necessário trocá-lo, o que pode condenar a caneta ao lixo conforme marca/modelo. Outra coisa... Os aficcionados pelo sistema, não cansam de enaltecer a alta capacidade de tinta inerente... Aí depende... O espaço ocupado pelo mecanismo do êmbolo, é ENORME, não raramente ocupando mais da metade do interior da caneta.

O que garante a grande capacidade de tinta, não é propriamente o sistema e sim o DIÂMETRO INTERNO DO CORPO DA CANETA. Lembrando que o volume de um cilindro é QUADRATICAMENTE PROPORCIONAL ao diâmetro, piston filler significa muita tinta apenas em canetas de corpo grosso. Nas canetas piston filler de corpo fino (exemplo: Reform 1745), a capacidade de tinta chega a ser menor do que um cartucho descartável.

Tenho algumas piston filler (Pelikan M75, Montblanc 146, Faber Estudante, Pobeda 63, Centropen 3770, Soyuz 1960), mas eu estaria exagerando se dissesse que acho o melhor sistema. Nos dias atuais, a melhor opção para a grande maioria dos usuários, são as canetas CARTUCHO/CONVERSOR. Podem ser usadas com cartucho descartável ou com o conversor encaixado em seu lugar. A capacidade de tinta pode ser menor, mas se um conversor pifa, é só trocar por um novo. Manutenção sem necessidade de ferramentas e mão-de-obra especializada, podem ser muito desejáveis...

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #916 Online: 14 Maio 2012 às 16:01:09 »
Hoje chegou uma Noodler's Ahab. É uma caneta desenvolvida pelo fabricante de tintas Noodler's. A Ahab é uma caneta de pena ultra-elástica, bastante apropriada para caligrafia de traço variável. Daqui alguns dias posto as "impressões ao dirigir"...


Boa Edu, comprei uma via e-bay, estou esperendo chegar... Rs!!!

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #917 Online: 14 Maio 2012 às 16:03:50 »
 :-\ Caros colegas!
Algum de vcs conhece este site:
http://www.autenticomontblanc.com/

Me pareceu um tanto estranho, mandei um e-mail a eles com alguns questionamentos e não responderam. O que acham?

Abr.

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #918 Online: 14 Maio 2012 às 16:52:37 »
:-\ Caros colegas!
Algum de vcs conhece este site:
http://www.autenticomontblanc.com/

Me pareceu um tanto estranho, mandei um e-mail a eles com alguns questionamentos e não responderam. O que acham?

Abr.

Farseta , o preço é menor do que o da pena de ouro, sai fora!
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #919 Online: 14 Maio 2012 às 17:09:15 »
Concordo caro Michelim, os caras escrevem de boca cheia que o produto é autêntico. Se fossem direto ao ponto especificando como réplicas, talvez o impacto não seria tão forte.