Vamos falar sobre canetas?

  • 3147 Respostas
  • 1506240 Visualizações
*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #120 Online: 22 Setembro 2009 às 19:44:03 »
Moriel, o que é "pena mista"? ???

E aproveitando, mais outras dúvidas:
1) Pode-se mudar de cor de tinta sem desmontar e lavar a caneta?
2) E marca/tipo de tinta, é preciso algum cuidado especial quando se muda de uma para outra?
3) De conversor para cartucho ou vice-versa é só trocar, certo?
4) Pena de ouro: tem alguma vantágem? E quando se diz "pena de ouro" na verdade quer se dizer aço revestido de ouro?
[ ]s
Luciano

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #121 Online: 22 Setembro 2009 às 19:58:02 »
1) Pode-se mudar de cor de tinta sem desmontar e lavar a caneta?
Poder pode, mas elas vão se misturar e talvez o resultado não seja o esperado...

2) E marca/tipo de tinta, é preciso algum cuidado especial quando se muda de uma para outra?
Não é toda caneta que funciona bem com toda tinta, minha Lamy vai bem com a noodler`s mas vai mal com tinta MB. (perde fluxo) Logo, para usar na Lamy não misturaria estas duas marcas.

3) De conversor para cartucho ou vice-versa é só trocar, certo?
Em canetas que aceitam os dois, basta trocar, faz na hora, na rua.

4) Pena de ouro: tem alguma vantágem? E quando se diz "pena de ouro" na verdade quer se dizer aço revestido de ouro?
A pena é de fato de ouro, não revestida, vantagem é flexibilidade, mas existem penas excelentes de outros materias, e muitos mandam as penas para serem reguladas, alguns sites já vendem as canetas com as penas reguladas.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #122 Online: 22 Setembro 2009 às 20:00:32 »
Pois bem, acabei de encomendar uma Lamy Al Star 8).
Dessa forma, preciso do nome completo de toda a caterva de más influências (com o nome do Moriel no TOPO da lista) pois se o bicho pegar aqui em casa vou precisar dividir a culpa ;D.

Gastei até um pouquinho mais do que eu queria mas acho que vou gostar. E se realmente gostar de escrever diariamente com uma tinteiro, então penso em investir em algo mais elaborado como uma Parker ou MB para deixar na minha mesa. Aí passo a Al Star para a reserva.
[ ]s
Luciano

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #123 Online: 22 Setembro 2009 às 20:03:05 »
Fernando, obrigado pelas respostas 8)!
Então de acordo com a marca da caneta é melhor uma ou outra marca de tinta? Ou seja, se eu tiver uma Lamy e uma segunda de outra marca pode ser que eu precise de um segundo tipo de tinta? E isso de regular a pena imagino que seja apenas para as canetas topo de linha?
[ ]s
Luciano

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #124 Online: 22 Setembro 2009 às 20:06:33 »

Eu gosto mesmo das Cross.

É incrível o quanto dura a carga delas!
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #125 Online: 22 Setembro 2009 às 20:09:13 »
Olá Luciano, que bom que gostou, parabéns pela aquisição.....a Sonnet de pena mista tem a pena composta de ouro branco e amarelo.....e nao sei se é efeito psicológico, mas a pena de ouro parece ser mais macia......uso constantemente as canetas, sempre ando com 3, sendo uma MontBlanc esfero sempre.......procuro variar as tinteiros, como escrevo muito, acaba não sendo difícil;  usei 3 meses seguidos a Monteverde Mega Ink Ball, que na minha opinião uniu o útil de poder usar a tinta das tinteiro, com a maciez das roller.......agora esto voltando pras tinteiro......ah, a Sonnet que gasta bastante tinta é a Steel CT....a Ciseled Silver tem pena fina, uso pouco, só a tenho pq ganhei num negócio.....

abraços

Moriel

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #126 Online: 22 Setembro 2009 às 20:15:52 »
Então de acordo com a marca da caneta é melhor uma ou outra marca de tinta? Ou seja, se eu tiver uma Lamy e uma segunda de outra marca pode ser que eu precise de um segundo tipo de tinta? E isso de regular a pena imagino que seja apenas para as canetas topo de linha?

Luciano, tenho mais de 20 tipos de tinta das mais variadas cores, e ja usei a grande maioria com a maioria das canetas, sem problema algum.....a única coisa que faço se vou abastecer com outra tinta é uma lavagem fina, pra não restarem resíduos da tinta anterior......podem mesmo ocorrer algumas diferenças em relação ao fluxo mesmo, mas se vc testar a mesma tinta em canetas diferentes também notará uma grande diferença, pois cada pena é diferente, mudando o fluxo, largura, traço, etc...mas pode sim usar a mesma tinta em todas as tuas canetas, sem problemas.

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #127 Online: 22 Setembro 2009 às 20:27:32 »

Conhecem a nova linha Shaeffer 300?

BBB :)
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #128 Online: 22 Setembro 2009 às 20:33:52 »

Conhecem a nova linha Shaeffer 300?

BBB :)

Miguel, toda a linha Sheaffer no Brasil custa menos que as Parker e tem qualidade superior....pra se ter uma idéia, a Sonnet em laca, da parker, custa aqui em torno de 1000 reais;  a Sheaffer Prelude em laca, com a mesma qualidade, custa menos de 200.......a Parker decaiu muito, pra mim só prestam as vintages e as Sonnets mesmo (claro que têm umas Duofolds novas, que custam fortunas, que são boas, mas o custo benefício não vale a pena)......nesse ponto, a Sheaffer é melhor que a Parker...

abraços

Moriel

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #129 Online: 22 Setembro 2009 às 20:41:24 »

De fato, Moriel, as Sheaffer estão com os preços muito bons! Essa linha 300 (acho que o pessoal chama de "gift"), é linda!

Não posso mais viver sem uma...
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline Fcc

  • **
  • 57
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #130 Online: 22 Setembro 2009 às 21:10:16 »
Moriel, belíssima coleção.

Eu tinha ou tenho uma parker 51 special ( sei o nome pois vc postou ) era de meu avô e não sei onde foi parar !!!

Vou procura-la.

Abs e parabéns.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #131 Online: 22 Setembro 2009 às 22:25:18 »
Sobre as Sonnets, a minha é justamente a em aço e ouro mostrada aí. Na verdade, porém, a única coisa em ouro sólido que ela possui é o anel. O resto é folheado. A caneta é pesada, mas você se acostuma. Mas eu preferia a preta em laca (porra, barato demais esses preços!).

Sobre gasto de tinta. A minha pena é média e minha letra pequena, mas escrevo PRACARALHO à mão. Mesmo em tempos de computador, meto a caneta à vontade em processos e, na real, devo escrever cerca de 20 folhas por semana fácil, fácil. Não 20 folhas de brincadeira não, 20 folhas pautadas! É muita escrita! Uso conversor e só o recarrego uma vez por semana e olhe lá. Costuma durar mais do que isso.


Flávio

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #132 Online: 22 Setembro 2009 às 23:01:51 »
Bem Flávio, eu atendo cerca de 25 pacientes por dia, e entre prontuários, receitas, pedidos de exames, encaminhamentos e outros papéis, vai fácil 1 conversor por dia (2 turnos de trabalho).....mas isso com a Sonnet steel ct, que larga bastante tinta.......com a Sonnet laca, dura 3 a 4 turnos, dependendo da demanda.....a cisele dura bem mais, pq a pena é fine.....mas nao gosto de usa-la no trabalho, reservo para anotações em cadernos, onde a letra tem que ser menor, e daí cabe bem uma fine....tenho duas broad, que comprei mais pra ter mesmo, e usei muito pouco, mas são ótimas pra escrever cartões ou outras coisa do genero...

abraços

Moriel

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #133 Online: 22 Setembro 2009 às 23:35:59 »
Fernando, obrigado pelas respostas 8)!
Então de acordo com a marca da caneta é melhor uma ou outra marca de tinta? Ou seja, se eu tiver uma Lamy e uma segunda de outra marca pode ser que eu precise de um segundo tipo de tinta? E isso de regular a pena imagino que seja apenas para as canetas topo de linha?
É por isso que elejo a Parker como minha marca oficial de canetas (podem falar o que for, mas é coisa de infância / adolescência minha, não liguem).

Adoro canetas em aço escovado (com ou sem detalhes dourados) e fiquei apaixonado por essas duas:

PARKER 45 Fountain Pen Stainless/GT Medium Nib
http://cgi.ebay.com/NEW-PARKER-45-Fountain-Pen-Stainless-GT-Medium-Nib_W0QQitemZ260477844137QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_0?hash=item3ca5b07aa9&_trksid=p3911.c0.m14

PARKER FRONTIER Fountain Pen SST/GT Medium Nib
http://cgi.ebay.com/NEW-PARKER-FRONTIER-Fountain-Pen-SST-GT-Medium-Nib_W0QQitemZ260480429418QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_0?hash=item3ca5d7ed6a&_trksid=p3911.c0.m14

Sendo que gostei muito mesmo dessa Frontier e esses preços me parecem bons.
Conhecem o vendedor?
Dentre essa duas qual aconselham?

Pelo que entendi, nenhuma delas vem com conversor, porém o vendedor tem ele à USD3,00, está certo?

Moriel, bela coleção hein, você é médico?
Um abraço
Fábio

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #134 Online: 22 Setembro 2009 às 23:40:23 »
LINDA essa Frontier! E nesse preço não pode ser ruim.
[ ]s
Luciano

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #135 Online: 23 Setembro 2009 às 00:00:54 »
Vcs são fodas...

Já não bastassem os relógios, vem um mostrando carteira e agora vocês com essa história de caneta.... :'( :'( :'(

Desde que presentiei meu irmão, quis comprar uma tinteiro pra mim.

Mas agora fiquei bastante tentado.

Mas to entre uma Lamy Safari, que consegui por R$100,00 (c/ frete) e uma Parker Sonnet (epoxi, não a de laca), por aproximadamente R$ 250,00 com o frete. Ambas novas.

Vou tentar resistir a tentação.

Caso eu não consiga, qual recomendam?

Eu escrevo muito pouco.




*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #136 Online: 23 Setembro 2009 às 00:07:40 »
Júlio, faça como eu: compre a mais barata. Se não gostar, o prejuízo é pequeno mas mesmo assim terá uma caneta muito decente. Pensei na Sonnet, mas o bom senso me fez escolher a Lamy.
[ ]s
Luciano

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #137 Online: 23 Setembro 2009 às 08:38:49 »
Fernando, obrigado pelas respostas 8)!
Então de acordo com a marca da caneta é melhor uma ou outra marca de tinta? Ou seja, se eu tiver uma Lamy e uma segunda de outra marca pode ser que eu precise de um segundo tipo de tinta? E isso de regular a pena imagino que seja apenas para as canetas topo de linha?
É por isso que elejo a Parker como minha marca oficial de canetas (podem falar o que for, mas é coisa de infância / adolescência minha, não liguem).

Adoro canetas em aço escovado (com ou sem detalhes dourados) e fiquei apaixonado por essas duas:

PARKER 45 Fountain Pen Stainless/GT Medium Nib
http://cgi.ebay.com/NEW-PARKER-45-Fountain-Pen-Stainless-GT-Medium-Nib_W0QQitemZ260477844137QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_0?hash=item3ca5b07aa9&_trksid=p3911.c0.m14

PARKER FRONTIER Fountain Pen SST/GT Medium Nib
http://cgi.ebay.com/NEW-PARKER-FRONTIER-Fountain-Pen-SST-GT-Medium-Nib_W0QQitemZ260480429418QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_0?hash=item3ca5d7ed6a&_trksid=p3911.c0.m14

Sendo que gostei muito mesmo dessa Frontier e esses preços me parecem bons.
Conhecem o vendedor?
Dentre essa duas qual aconselham?

Pelo que entendi, nenhuma delas vem com conversor, porém o vendedor tem ele à USD3,00, está certo?

Moriel, bela coleção hein, você é médico?


Olá, entre as duas, ficaria com a Frontier, tenho as duas mas me adapro melhor á pena dela....mas a 45 tb é um luxo......e sim, sou médico, e escrevo bastante a mão, em torno de 10 páginas grandes por dia...

abraços

Moriel

*

Offline - STR -

  • *****
  • 1.139
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #138 Online: 23 Setembro 2009 às 08:45:27 »
Amigos...

Gosto muito de canetas tinteiro...

Tenho as duas uma 45 e uma frontier e por sinal as duas em aço escovado.. eu prefiro de longe a Frontier.. tem uma ótima empunhadura.. e a pena dele é deliciosa ao escrever..

Grande abraço

Rodrigo ;D

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #139 Online: 23 Setembro 2009 às 10:27:25 »
Júlio, e tenho uma lamy safari que paquei coisa de 20 usd no free shop...

valeu a pena...

abs

mich
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”