Vamos falar sobre canetas?

  • 3147 Respostas
  • 1506503 Visualizações
*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #620 Online: 31 Maio 2010 às 09:16:01 »
Eu também possuo o meu vidrinho..  :D

Porém, como todo estabanado, achei prudente comprar a Quink lavável..! heuehuehue medo de fazer besteiras com a tinta..!

Abraços!

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #621 Online: 31 Maio 2010 às 11:33:19 »
Besteira como colocar a caneta aberta no bolso da camisa  ::) ?

Fiz isto na semana passada.......imagina a linda mancha que ficou  :-\

abs

Glauco

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #622 Online: 31 Maio 2010 às 11:38:37 »
Já perdi uma camisa por causa de tinta de caneta tinteiro também, só que comigo foi por causa de um movimento um pouco mais brusco que fiz com a caneta destampada em mão. Fiquei puto, pois nem foi um movimento tão radical assim...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #623 Online: 31 Maio 2010 às 13:01:55 »
Eu também ainda estou na lavável, quero uma tinta permanente, mas tenho medo de fazer besteira, preciso de mais horas de prática antes de partir para a permanente.
Um abraço
Fábio

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #624 Online: 31 Maio 2010 às 21:01:52 »
Neste último domingo conversamos no MASP um pouco sobre canetas, curiosamente falamos sobre tintas e formatos de carregamento.
Na minha opinião, este "ritual" de carregamento é o que menos gosto nas canetas, simplesmente não gosto de canetas à pistão e/ou conversores, acho ilógico enfiar a caneta em um vidrinho e tirá-la toda suja, quando o vidro está pela metade já não dá mais para carregar, dedo sujo e etc. Gosto de cartuchos, limpos, práticos, resolve o problema da baixa capacidade das tinteiros e etc. Finalmente canetas à pistão ou com sacos são difíceis de limpar e nunca se retira todo resíduo de tinta.
Sobre as tintas, também não gosto de tintas permanentes, à prova d'àgua, "bulletproof" e etc. E acho que quem gosta de suas canetas não só não gosta destas tintas como não usa. Toda tinta tem como solvente principal água. Mas algo de solvente orgânico é necessário para os componentes que fazem a tinta não secar rápido (para não "coagular" na pena) e também para adicionar as características de permanência. Alguns destes "componetes de permanência" são muito fortes e além de, per se, já atacarem a caneta, a maior necessidade de solventes orgânicos também são prejudiciais.
O maior exemplo destas tintas são as tipos "iron gall", a maioria das tintas pretas ou "azul-preto" são deste tipo (obviamente não são como as tintas do século XII, mas são tintas atuais com componentes ferrosos).
Um dos azuis mais bonitos que já vi é da Noodler's Baystate Blue, mas seu cheiro cáustico e o fato de quase atravessar o papel quando se escreve dão a dica que se está usando "cândida azul".
Por segurança minhas canetas mais caras são tratadas com Waterman Florida Blue ou com J.Herbin, as tintas mais inofensivas possíveis.

Nas duas fotos seguintes, tanto o "feed" como o carregador estão abolutamente limpos, os resíduos são permanentes, causados pela tinta bastante agressiva.



Nas duas próximas fotos a caneta foi esquecida por algunas meses com tinta, até secar, a tampa até se deformou (onde se encontram os pontos brancos), está certo que as Esterbrook não são um exemplo de qualidade/resistência, mas não é para tanto.



Uma curiosidade sobre tintas "iro gall":
Alguns "Torah" antigos são conhecidos por "Torah vermelhos". Todo Torah deve ser escrito em tinta preta, por questões cerimoniais, e estes assim foram, mas com o contato do oxigênio, ao longo do tempo os componentes ferrosos "enferrujaram" tornando a escrita avermelhada e tornando-os inadequados ao uso.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #625 Online: 01 Junho 2010 às 21:45:21 »
olá amigos, já que o assunto aqui é caneta, tenho uma mont blanc meisterstuck esferográfica.vocês sabem o valor? ela é usada más em ótimo estado.
abraços a todos!

*

Enéias

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #626 Online: 01 Junho 2010 às 22:24:02 »
Fiz uma opção que muito tem me agradado. Vendi as canetas que tinha, especialmente Mont Blanc e Sheaffer. Mantive apenas duas especiais uma Alfred Dunill e uma Bvlgari. Para o meu dia-a-dia eu comprei três canetas MUITO simples e ótimas ao mesmo tempo: Parker Jotter. Todas as que hoje tenho são esfero. Tive mais de cem canetas tinteiro, algumas caras e raras. Vendi todas para um senhor, oficial militar aposentado e fiquei na minha: somente relógios e canetas que sirvam para cumprimento de rotina.

Gostei...

 ;D

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #627 Online: 02 Junho 2010 às 07:44:10 »
Aqui um review de uma lamy



« Última modificação: 02 Junho 2010 às 07:45:51 por michelim »
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #628 Online: 02 Junho 2010 às 12:32:50 »
Aqui um review legal da eversharp com flex nib








“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #629 Online: 12 Junho 2010 às 10:09:57 »
...

...

Mich, depois da caligrafia apresentada neste seu review me sinto um analfabeto, sei que a pena flexível e mais larga ajuda, mas fiquei impressionado com o resultado, parabéns.
Pergunta: vejo que segue os "quadriculados", isto ajuda? Faz parte de um treino, para depois escrever em linhas normais (ou até sem elas)?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #630 Online: 12 Junho 2010 às 21:21:13 »
Oi broker, quanto ao papel, isso é de um caderno que eu tenho e usei uma folha para escrever, nada especial, nada ajuda na caligrafia, o que ajuda mesmo são os cadernos de caligrafia ou imprimir folhas com linhas no tamanho certo para a espessura da pena que usamos.

Aqui vão mais três canetas:
Parker Vacumatic com uma fantástica pena flex.
Pelikans M800 e a gigante M1000. Esta última é ainda maior que a Parker Duofold Big Red!!








“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #631 Online: 12 Junho 2010 às 22:10:45 »
Mich, estou impressionado com sua caligrafia, suas canetas também, mas sua caligrafia me deixa boquiaberto!

Você demora muito pra escrever deste jeito? ou é a sua letra normal ???  :o :o

Um abração!

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #632 Online: 12 Junho 2010 às 22:15:12 »
Oi Shun, minha letra normal é a que eu escrevi a parte da Pelikan M 800, para escrever com o talho demora um pouco, pois se escrever muito rápido a pena abre demais e a caneta falha.
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #633 Online: 12 Junho 2010 às 22:31:46 »
Aqui mais um review da minha mont blanc 147. Na época que eu escrevi este review, eu ainda não tinha as pelikan, mas a M1000 é bem maior que a MB 147, e a M 800 regula de tamanho com ela.









“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline marck

  • ****
  • 273
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #634 Online: 16 Junho 2010 às 15:45:27 »
ola pessoal,

                   estive na casa de meus pais, e encontrei um PARKER 51 em boas condiçoes, mas acho que precisa uma revisão .

-  onde encontro uma assist. tecnica para efetuar essa revisão ????

                    sds,

                          marck

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #635 Online: 16 Junho 2010 às 17:34:59 »
ola pessoal,

                   estive na casa de meus pais, e encontrei um PARKER 51 em boas condiçoes, mas acho que precisa uma revisão .

-  onde encontro uma assist. tecnica para efetuar essa revisão ????

                    sds,

                          marck

Lojas e assistência técnica autorizada: http://www.tripen.com.br/
Mas existem outros que agora não lembro o nome.

Uma Parker minha também sofreu um acidente, foi minha Frontier esfero, eu uso muito as canetas no bolso da calça, com o clip para o lado de fora, acontece que minha blusa prendeu no clip, eu estava dirigindo o celular tocou dentro do bolso, eu tentanto tirar a blusa da frente para pegar o celular, esqueci que a caneta estava no bolso, aí dei um puxão.
Conclusão: Clip quebrado.

O chato é que aqui no Brasil, o preço desse clip deve ser o mesmo preço da caneta inteira lá fora, talvês valha mais a pena importar outra e ficar com essa quebrada mesmo.
Um abraço
Fábio

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #636 Online: 16 Junho 2010 às 18:53:58 »
...

...

Mich, reparou que toda vez que você faz uma perna para baixo a 147 falha? isto acontece também nas suas Pelikan? Talvez valha a pena mandar sua 147 para um "nibmaster".
PS. A tinta do review é MB preto?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #637 Online: 16 Junho 2010 às 19:01:13 »
Boa noite. Algum dos colegas teria indicação de onde eu poderia comprar uma Parker 51 via internet? Depois de muita pesquisa acabei por decidir adotar este modelo para uso diário.

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #638 Online: 16 Junho 2010 às 19:09:51 »
Boa noite. Algum dos colegas teria indicação de onde eu poderia comprar uma Parker 51 via internet? Depois de muita pesquisa acabei por decidir adotar este modelo para uso diário.


Há diversos '51's à venda no eBay

Boa sorte na caçada..

A minha de uso diário é a Parker 61, com enchimento por capilaridade.. prefiro a escrita dela à 21, acabei me adaptando melhor com ela.

Um abraço!


Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #639 Online: 17 Junho 2010 às 07:20:51 »
ALguém conhece as canertas da Hero Pen Company? São boas? Alguém recomendaria a compra?