Menu principal

Relógio antigo

Iniciado por Danir, 14 Setembro 2009 às 20:46:26

tópico anterior - próximo tópico

Danir

Boa noite,

Tenho um relógio Seiko, que era de meu avô e agora está comigo, o mesmo é do tipo que so funciona quando vc o movimenta.

Gostaria de saber mais sobre ele...

Como faço para passar o modelo dele para vcs me ajudarem?

Obrigado

igorschutz

Olá Danir, seja bem vindo!

Se este Seiko do seu avô é dos que funciona quando você o movimento, então certamente trata-se de um Seiko automático (antes que os espíritos de porco sugiram que pode ser um Kinectic, o colega mencionou que o relógio é antigo).

A melhor maneira de você nos mostrar seu relógio indiscutivelmente é por meio de fotos.

Para postar fotos aqui, siga os passos descritos neste tópico: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,1684.0.html

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

rlessa

Citação de: igorschutz online 14 Setembro 2009 às 21:03:47
....Seiko automático (antes que os espíritos de porco sugiram que pode ser um Kinectic, ....
Um abraço,
Igor

Quanta amargura nesse seu coração.... ;D ;D ;D ;D ;D

solano

Citação de: Danir online 14 Setembro 2009 às 20:46:26
Boa noite,

Tenho um relógio Seiko, que era de meu avô e agora está comigo, o mesmo é do tipo que so funciona quando vc o movimenta.

Gostaria de saber mais sobre ele...

Como faço para passar o modelo dele para vcs me ajudarem?

Obrigado

Tente ver no fundo do relógio o que tem escrito e numeração ! :D :D :D

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Alberto Ferreira

Salve!

Seja muito bem-vindo Danir.

E você pode ficar bem à vontade, pois a "praia" dos relógios (inclusive a dos Seiko's) é por aqui mesmo.  :D
Então, pode puxar a cadeira aí para perto do micro e ir "participando", com as suas perguntas, etc. Ok?

A turma por aqui tem enorme disposição para ajudar.
Pode crer.

Como lhe foi sugerido, tente postar as informações gravadas no fundo do seu relógio e (de preferência) fotos,para que algum de nós possa tentar ajudá-lo.

Um abraço e participe sempre que puder.
Alberto

Cigano

Eu tenho um Seiko 5 21J cal. 6319-8000 que está parado de tudo mesmo dando corda ele não sai do lugar, o que pode ser ?? Tambor de corda ?? Balanco ?? Ou Limpeza ??
Abraços
Cigano!!
Abraços,
Cigano!

paulorocha

Citação de: Cigano online 15 Setembro 2009 às 04:05:12
Eu tenho um Seiko 5 21J cal. 6319-8000 que está parado de tudo mesmo dando corda ele não sai do lugar, o que pode ser ?? Tambor de corda ?? Balanco ?? Ou Limpeza ??
Abraços
Cigano!!

Amigo Cigano, pode ser qualquer coisa... Desde uma quantidade grande de sujeira, travando a rodagem, passando por mola danificada até chegar em peças quebradas.

O certo é você levá-lo a um relojoeiro de confiança para fazer uma avaliação.

Um abraço

PS.: pela minúscula experiência que eu tenho, posso te dizer que 90% dos problemas em relógios antigos é pura e simplesmente LIMPEZA! O problema são os outros 10%...
Um grande abraço

Paulo Rocha

Cigano

Paulo valeu pela atenção !!
Vou mandar dr uma olha no relojoeiro oinde está outro antgo meu para ele dar uma conferida !!

Abraços
Cigano!!
Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Salve!

E a má notícia...  :-[ >:(

Raramente,... Não é impossível,...
Mas, portanto, raramente aquela conversa de "vendedor do ML" que diz algo assim...

"Uma boa limpeza deve resolver..."

Não é verdade, não. É papo.
Em geral, se o movimento não funciona, é porque tem algo errado (quebrado) nele.

Aí, o conselho de amigo seria,...

Não use o relógio, leve-o para a avaliação de um bom técnico.
Se não, as coisas só poderão piorar.

Um abraço!
Alberto

Danir

Opa, nossa agradeço a todos pela ajuda desde já, mto bom entrar em um forum e o pessoal ajudar
e ser prestativo como todos aqui.

A algum tempo eu estava com vontade começar a colecionar um relogio aqui...outro ali...e vou partir desse que meu Avô me deixou.

Tenho mais alguns outros guardados que vou pegar e voltar a colecionar...tenho dois de bolso...sendo um a corda e o outro mais moderno a pilha, vou ver se posto fotos deles depois.

Então, consegui uma foto do Seiko igual ao que eu tenho aqui

Porém o meu tem o fundo do visor marron escuro, mais é igual a esse...atrás dele está escrito Seiko 570898.

Gostaria de saber como funciona esse automatic dele, pois eu balanço ele por alguns segundos e ele começa a mexer, mais mto pouco, ele mexe uns
segundos e logo para e sou obrigado a balançar novamente...com isso penso, poxa toda vez que meu braço estiver parado ele vai parar e quando
me mecher ele volta a funcionar? E como fica quanto as horas? Sempre vai ter que reajustar? Será que é algum ajuste para que ele segure mais tempo
de carga?

Gostaria de saber tb detalhes do mesmo, se é uma peça rara ou mto antiga...

Nele está escrito no visor

Automatic 21 Jewels

Bom agradeço quem poder me ajudar com ele pois como se trata de um relogio que tem um valor sentimental eu gostaria de poder colocar
ele para funcionar perfeitamente e poder usar no dia a dia...

Tenho outros relogios tb mais com o tempo eu vou postando e se possivel vcs me ajudando.

Agradeço mto desde já pelas ajudas e tenho certeza que irei arrumar mais amigos tb que gostam de colecionar relogios antigos e modernos tb.

Até mais

paulorocha

Algumas conjecturas:

É um Seiko 5. Foram usados diversos calibres diferentes nesta linha de relógios, mas como o relógio em questão pertenceu ao seu avô, eu chutaria que se trata de um 6119. Dá uma olhada no fundo do relógio e procure uma sequência de 8 dígitos na forma XXXX-ZZZZ. Os 4 primeiros vão te dizer qual é o calibre (o modelo) da máquina do relógio e os 4 últimos qual o modelo da caixa.

No mostrador você irá encontrar outra numeração, também no formato XXXX-YYYY. Mais uma vez, os 4 primeiros são o calibre ( e tem que ser igual ao que esta marcado no fundo do relógio) e os 4 seguintes são o modelo do mostrador (estes são diferentes daquela sequência do fundo).

Olhando para o número de série que você colocou, dá para saber que o relógio foi fabricado em um ano de final 5. Se for realmente um 6119, 1965 não é pois ainda não tinha sido criado este modelo. 1985 também não é, pois já não se usava este movimento. Restaria então 1975, que realmente eu não tenho certeza se ainda se utilizava este calibre.

De qualquer forma, leve o seu relógio a um bom relojoeiro e peça para fazer uma revisão completa. É o mais certo a se fazer.

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

LUW

Se não me engano em 75 a Seiko já não usava o excelente 6119, mas alguém da ASA confirma isso já já.
[ ]s
Luciano

paulorocha

Também acho, mas não tenho certeza... Porém, se o fato se confirmar (o não uso do 6119 em 1975) forçosamente se trata de outro calibre, talvez da série 70XX.

Porque, pelo número de série, o ano de fabricação termina em 5, o mês de fabricação é julho e foi o 898º relógio fabricado naquele mês.  ;D

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

LUW

Paulo, pelo jeitão do relógio, suspeito até que seja da década de 80. Mas concordo que possa ser um 70xx.
[ ]s
Luciano

Alberto Ferreira

Salve!

No mostrador, lá naquelas letrinhas miudas na parte de baixo, ou no fundo de aço, os quatro primeiros dígitos se referem ao movimento.

E uma "dica", no calendário dos 6119, o disco do dia tem fundo preto, com os algarísmos em branco.

Abraços!
Alberto

ESTRELADEDAVI

Seja bem-vindo ao fórum Danir, participe sempre.

Para ficar mais fácil saber o ano de fabricação do seu SEIKO o amigo também pode usar esse site que ajuda muito, eu sempre uso ele.

http://www.csce.uark.edu/~jgauch/tools/seiko.html

Grande abraço.

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)

Danir

Amigos, agradeço mais uma vez a ajuda de todos e creio que entendam o valor que esse relógio tem para mim...lembro do meu Avó usando o mesmo sendo que eu era tão pequeno que so lembro quando estava no colo dele ou no sofá...sempre quiz esse relógio...haha

Com a ajuda de vcs, vi na parte de traz do relogio, e tem o seguinte número 7019-7100...é ruim esse modelo ou é bom tb?

Então, como trabalho em são bernardo, no centro, hj fui trocar a bateria de um Dumont VIP que eu uso no dia a dia e acabei comentando do meu Seiko com o relojoeiro, comentei que balanço ele um pouco e ele funciona, porém depois de alguns segundos para de funcionar, o mesmo me disse que provavelmente vai ter que ser trocado a máquina e bla bla bla...mais não queria ter que fazer isso...alguém pode dar uma luz quanto a isso? sendo que ele disse q o relogio teria que ficar 25 dias com ele e bla bla bla...vou ver se levo em um relojoeiro antigo aqui perto de casa que a confiança é maior rs porém gostaria de chegar já sabendo de algo para que ninguem me passe a perna por se tratar de um relogio antigo e com valor sentimental rs.

Obrigado a todos mais uma vez...

LUW

Danir, uma palavra para vc: Carregalo ;).
[ ]s
Luciano

Danir

LUW, logo de inicio já agradeço sua resposta,

Mais como faço para carregalo? ele não é um automatic? que eu saiba ele se carrega com o movimento...e guarda essa carga...não dura pouco tempo como
se está acontecendo com o meu....oque devo fazer? não entendo...tenho que pedir para o relojoeiro carregalo?

Desculpem minha ignorancia...porém se estivessemos falando de fuscas ou lambrettas eu saberia de quase tudo (meu hobby é esse, fusca e lambretta) porém que começar a guardar relogios antigos...

Se alguem poder me dar uma ajuda quanto a resposta do nosso amigo LUV eu agradeço desde já.

Obrigado

rlessa

Danir,

Carregalo é o nome de um relojoeiro muito conhecido daqui do forum que poderá ajuda-lo com o relógio. Varios amigos já utilizaram o serviço dele, considerado um excelente profissional. Ele é de São Paulo.