Qual a sua última aquisição?

  • 18444 Respostas
  • 4900929 Visualizações
Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17660 Online: 13 Julho 2018 às 13:07:03 »
legal o relogio.. pode explicar pq o bicompax? pq os UG só com crono eram chamados unicompax..

Pelo que sei bi-compax é uma nomenclatura utilizada mais recentemente para classificar chronos com dois sub-dials, parece que antigamente eles eram chamados de uni-compax mesmo.
abs,

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17661 Online: 13 Julho 2018 às 14:28:17 »
Este assunto de "Compax" talvez nem tenha uma regra, ou um certo e errado.
Talvez seja daqueles (muitos) assuntos que nego "chuta" uma regra por um exemplar e vira verdade, .
Desde sempre ouvi que compax é relacionado à(s) complicação do relógio distribuída nos subdials e não à quantidade deles.
O exemplo clássico é o Universal tri-compax, que tinha cronógrafo, data e lua nos 4 subdials.
Na mesma regra, um Daytona seria compax.
Mas vai saber... Vai saber se o que se fala hoje (ou se escreve nos livros modernos) era o utilizado na época.
A galera desta época (estes modelos são dos 40's) teriam 90 anos hoje, só acredito ouvindo deles.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17662 Online: 13 Julho 2018 às 15:17:23 »

Verdade Falco, pelo que tinha lido a respeito o termo "compax", originalmente, se referia às complicações dos sub-dials.
Foram meio que desvirtuando o significado para que ele designasse a quantidade de sub-dials de um chrono.
Assim, "compax raiz" é complicação, "compax nutela" é número de sub-dials, rsrsrsrs

Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17663 Online: 13 Julho 2018 às 16:23:18 »
entendi
faz sentido a explicação de vcs, que em resumo é a mesma: antigamente complicações, por isso o crono UG dos anos 40 apenas com crono é uni-compax
falco.. se for alguem que ouviu de alguem que ouviu de alguem dos anos 40 serve???

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17664 Online: 13 Julho 2018 às 16:42:53 »
...falco.. se for alguem que ouviu de alguem que ouviu de alguem dos anos 40 serve???

Nunca!
O povo envolvido com relógios não é confiável.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17665 Online: 13 Julho 2018 às 17:03:59 »
Não existe regra simplesmente porque Compax/Tri-Compax não é uma denominação, e sim um marca comercial da UG. Os cronos eram 'Compax' e os cronos com tri-calendário era os 'Tri-Compax'.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Enéias

Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17666 Online: 13 Julho 2018 às 22:07:06 »



Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk


Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17667 Online: 14 Julho 2018 às 07:56:11 »

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk
Linda peça!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 16 Julho 2018 às 10:33:09 por TUZ40 »

Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17668 Online: 14 Julho 2018 às 09:20:35 »
Muito bonito o Mercer. Aquele último modelo deles, Durham, também é lindo:


*

Offline awey

  • **
  • 78
    • Ver perfil
Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17669 Online: 14 Julho 2018 às 23:49:03 »
Parabéns! De fato, é um belo relógio. Assim como alguns dos outros colegas que já lhe ofereceram congratulações, eu também possuo um exemplar desse modelo. Comprei-o faz quase três anos, no fim de 2015, logo depois de minha filha nascer. Na época, dei três paus à vista, numa promoção de uma joalheria aqui de Brasília. Hoje, esse relógio parece estar bem mais caro por aqui. No ML, vi peças novas anunciadas por preços ao norte dos cinco mil reais...

O negócio é que, logo depois de adquiri-lo (época em que estava começando a apreciar relógios mecânicos), acabei entrando de vez nos vintage e me habituando a relógios menores e mais leves. O MM, com seus 42 mm de diâmetro e sua estrutura sólida de aço inoxidável, fica um verdadeiro monstro no meu pulso, pesado e sempre se fazendo notar. O resultado disso é que o meu anda um tanto negligenciado. Nada obstante, não tenciono me desfazer dele. É um belo relógio, que me parece bem construído e bastante confiável. Se ele fosse uns dois ou três milímetros mais estreito, seria o relógio perfeito para mim.

Muito obrigado Elvis! Bacana demais a sua história com o modelo. Ele novo está caríssimo, mas os preços dos relógios aqui no Brasil (como o de qualquer coisa importada) estão surreais e nem sei se podem ser considerados parâmetro, pelo que vejo ninguém um pouco mais entendido paga os valores cheios das joalherias por aqui. Evidente que você fez um ótimo negócio tendo em vista que comprou zero!

Já que mencionou a questão do tamanho e do peso, infelizmente deixarei registrado aqui algo que não estava fazendo muita questão pois vai estragar bem rápido o outro registro da minha enorme alegria inicial com o modelo... Não consigo usar o relógio porque ele está machucando demais o meu pulso... Nunca tive um relógio que fosse tão desconfortável... E creio que foi mesmo uma daquelas sinas onde era pra dar errado mesmo, porque tenho outro relógio também todo de aço, muito similar, também com 42mm e robusto, mas que sempre usei e nunca me incomodou tanto assim... Muito chato porque Mido é a marca que meu avó gostava quando jovem, e não fosse esse único defeito seria o relógio mais que perfeito pra mim, atendia tudo que eu procurava num relógio...

Mas é a vida, ao menos vale como aprendizado.
« Última modificação: 14 Julho 2018 às 23:52:00 por awey »

Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17670 Online: 15 Julho 2018 às 07:27:17 »
Engraçado, eu e meu pai temos multifort´s, o dele em couro e o meu em aço. Nenhum dos dois é desconfortável kkkkkkkk
Tenta no couro, fica bem legal!
Abraços!
Vinicius

Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17671 Online: 15 Julho 2018 às 11:14:55 »
Bem, senhores, é interessante como certas questões de acabamento e projeto influenciam a "usabilidade" de um relógio...

Em vista do relato do awey, eu pesei meu Mido Multifort na balança de cozinha daqui de casa e comparei-o com outros dos meus relógios de porte similar. Interessante que o MM pesa a mesma coisa que o meu Victorinox Maverick a quartzo (175 g), mas esse último claramente é mais confortável no pulso do que o primeiro!!

Pedi até para minha esposa testar ambos em seu pulso e ela teve a mesma impressão. Examinando os dois relógios um pouco mais, observei que a "cabeça" do Mido parece pesar mais que a do Victorinox, o que me pareceu justificável pelo fato da máquina desse último ser de quartzo. Logo, o peso do Maverick parece ser mais bem distribuído entre a pulseira e o relógio, enquanto o Multifort tem a carga concentrada na máquina.

Tenho um Seiko 5 moderno, adquirido também em loja e todo em aço, que pesa significativamente menos que os dois relógios mencionados acima (uns 140 g). Mesmo contando com 42 mm, é ainda mais confortável de usar que os outros.

Quanto aos preços de joalherias, bom... eu prefiro sinceramente ficar longe delas!! Tenho larga preferência por antigos, de qualquer forma. Sendo assim, não costumo frequentar joalherias e boutiques de marcas. No dia em que me der na telha comprar algum relógio moderno, vou olhar primeiro o mercado de segunda mão. Com a costumeira desvalorização dos artigos de luxo, creio que é possível fazer bons negócios dessa forma.

Em tempo: possuo um Multifort bumper dos anos 40. Uma beleza, como muitos dos Midos das antigas. Só anda precisado de revisão, pois está adiantando muito...

*

Offline awey

  • **
  • 78
    • Ver perfil
Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17672 Online: 15 Julho 2018 às 22:31:18 »
Pois é, de fato parece ser uma questão de distribuição de peso mesmo, mas também pode estar somada a alguma individualidade biológica, talvez o formato do meu pulso é especificamente "desenhado" para se sentir desconfortável com o relógio...

Engraçado, eu e meu pai temos multifort´s, o dele em couro e o meu em aço. Nenhum dos dois é desconfortável kkkkkkkk
Tenta no couro, fica bem legal!

Eu até estava querendo um relógio com pulseira de couro antes de comprá-lo, mas depois de receber uma sugestão e pensar melhor acabei ficando com uma ideia fixa de que o meu melhor relógio deveria ter bracelete de metal, então colocar uma pulseira de couro nele vai disparar o meu "TOC"... Fora que se fosse colocar ia querer uma original, e não me parece que é fácil encontrar...

*

Enéias

Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17673 Online: 15 Julho 2018 às 23:42:45 »
Relógio com pulseira de couro é bem melhor para uso. Relógio grande e pesado eu deixo de lado.

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk


*

Enéias

Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17674 Online: 15 Julho 2018 às 23:44:22 »
Este é grande e desconfortável.


Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk


*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17675 Online: 16 Julho 2018 às 10:26:10 »
Não existe regra simplesmente porque Compax/Tri-Compax não é uma denominação, e sim um marca comercial da UG. Os cronos eram 'Compax' e os cronos com tri-calendário era os 'Tri-Compax'.

Exatamente. Tanto que o modelo que pertenceu ao Eric Clapton, vendido recentemente, tem quatro sub-dials e o nome comercial Tri-Compax.

Então, se a "denominação" Compax fosse pela quantidade de sub-mostradores, esse modelo do EC seria "Tetra-Compax".

Olhem aí:







Dic

Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17676 Online: 16 Julho 2018 às 13:44:48 »

Acabou de chegar!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17677 Online: 18 Julho 2018 às 11:01:30 »

Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17678 Online: 18 Julho 2018 às 12:39:57 »
Com todo respeito, nunca entendi muito isso de achar um relógio "pesado", considerando que os mais pesados não chegam nem a 200 gramas.

Por aqui, eu vou meio que na contramão: desde que tive um Planet Ocean 600m, alguma coisa no fundo da minha cabeça condicionou peso à qualidade. Acho que sinto a peça como mais sólida e confiável, bem feita mesmo. Fiquei tão condicionado que não consegui gostar de dois Tag Heuers (GMT e um outro) por serem mais leves.

Re:Qual a sua última aquisição?
« Resposta #17679 Online: 18 Julho 2018 às 13:25:15 »
Com todo respeito, nunca entendi muito isso de achar um relógio "pesado", considerando que os mais pesados não chegam nem a 200 gramas.

Por aqui, eu vou meio que na contramão: desde que tive um Planet Ocean 600m, alguma coisa no fundo da minha cabeça condicionou peso à qualidade. Acho que sinto a peça como mais sólida e confiável, bem feita mesmo. Fiquei tão condicionado que não consegui gostar de dois Tag Heuers (GMT e um outro) por serem mais leves.

Nem questão de peso e sim de conforto.

Tem relógios que você veste e eles parecem ter sido desenvolvido, feito e moldado especialmente para seu pulso.
Flue numa harmonia impressionante a ponto de não perceber que ele está lá, ou caso perceba, encaixa como se fizesse parte do seu corpo desde que nasceu.

Por outro lado, existem modelos que você veste e ele te incomoda mais que pisar no molhado de meia, aquilo te cutuca o dia todo lembrando de sua presença como um encosto espiritual que quer sugar sua alma por toda a eternidade até o fim dos dias.

Vai de pessoa para pessoa. Puro gosto e costumes.

Abs!
Rafael.