Fotografando nossos relógios

  • 1130 Respostas
  • 323987 Visualizações
*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #120 Online: 09 Novembro 2009 às 11:09:27 »
Igor,

Concordo com a frase ""O sujeito gasta US$ 1.500 num conjunto de câmera e lente, mas quer gastar mixaria no tripé".

Não é só pela vibração mas pelo ajuste fino. No começo usei um tripé meia boca até que um dia pensei:

A câmera, lente e o relógio custaram um bocado de grana e eu fico aqui me ralando com este tripé?

Abs,

Nilo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #121 Online: 09 Novembro 2009 às 11:34:42 »
Também penso que há lógica na frase. O que não tem lógica é só existir tripé chinês ou Manfrotto no Brasil...

Tenho absoluta convicção que há ótimos tripés, que atendam perfeitamente minhas necessidades, por US$ 50/80 nos EUA, o que daria uns R$ 200/350 no Brasil. Uma pena que não venham pra cá... :( :( :(

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #122 Online: 09 Novembro 2009 às 12:29:31 »
Tenho absoluta convicção que há ótimos tripés, que atendam perfeitamente minhas necessidades, por US$ 50/80 nos EUA, o que daria uns R$ 200/350 no Brasil. Uma pena que não venham pra cá... :( :( :(
Igor,

Hummm... Acho que não.

Experimentei um monte de tripés destes de US$ 50/100 em uma loja nos US e eles ou não prendem bem a câmera ou o movimento da cabeça não é macio o suficiente para v. ajustar o quadro com a perfeição que deseja. Não é por outro motivo que o "Sr." Manfroto deita e rola.

Abs,

Nilo


*

Offline gilvvm

  • ****
  • 455
    • Ver perfil
    • Log3D Design
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #123 Online: 09 Novembro 2009 às 13:21:32 »
Tenho absoluta convicção que há ótimos tripés, que atendam perfeitamente minhas necessidades, por US$ 50/80 nos EUA, o que daria uns R$ 200/350 no Brasil. Uma pena que não venham pra cá... :( :( :(
Igor,

Hummm... Acho que não.

Experimentei um monte de tripés destes de US$ 50/100 em uma loja nos US e eles ou não prendem bem a câmera ou o movimento da cabeça não é macio o suficiente para v. ajustar o quadro com a perfeição que deseja. Não é por outro motivo que o "Sr." Manfroto deita e rola.

Abs,

Nilo



Só recentemente comprei um bom conjunto de tripé + cabeça decente. Saiu R$ 950 aqui no Brasil. No exterior esse conjunto sai em torno de U$ 200.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #124 Online: 09 Novembro 2009 às 14:25:46 »
Ok, me convenceu! Comprei um tripé decente agora na hora do almoço.

Obviamente não é o melhor do mundo (nem o melhor da loja), mas é bem melhor do que o "ex": Manfrotto 7301 YB

Pra acompanhar, um trilho para fotos macro Velbon Super Mag Slider Macro Rail e um anel de suporte da lente macro no tripé.

Agora vai!
Se isso não deixar a câmera estável, eu desisto!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #125 Online: 09 Novembro 2009 às 15:57:11 »
Ok, me convenceu! Comprei um tripé decente agora na hora do almoço.
Manfrotto 7301 YB
Velbon Super Mag Slider Macro Rail
e um anel de suporte da lente macro no tripé.
Agora vai!
Agora ferrou!
Faltou só o acionador remoto  ;D
Abs,

Nilo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #126 Online: 09 Novembro 2009 às 16:00:37 »
Faltou só o acionador remoto  ;D

Pensei em comprar o controle, mas vi que não teria uso, pois uso o notebook como disparador.

Pra facilitar a vida, também comprei o adaptador que liga a câmera na tomada, assim posso ficar com ela ligada sem me preocupar com o nível da bateria.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #127 Online: 09 Novembro 2009 às 21:45:22 »
Igor,

Agora que v. está equipado, poste umas fotos.

Hoje, aproveitei o final da tarde para umas.

A luz estava não tão difusa mas deu (acho) para o gasto.
Usei ISO 100 no X33 e ISO 200 no SM300, exposição de 2 até 4 segundos e abertura f22 ou mais.

Note que eu foco sempre no logotipo do relógio (O "Omega", no caso).







Não procure tirar todos os reflexos.

Meu guru (Paul Delury do Time Exposure / Time Zone) recomenda um pouco, para dar vida.

Abs,

Nilo

*

Offline Murão

  • ****
  • 295
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #128 Online: 09 Novembro 2009 às 21:45:39 »
Cheguei um pouco tarde, mas se vc não queria investir muito, nem precisava, já que usa o acionamento remoto pelo note. Eu uso um Velbon meio molenga, dos mais baratinhos, então quando é necessário eu ligo o timer de 5 seg. para dar tempo de o tripé estabilizar ::)...

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #129 Online: 10 Novembro 2009 às 02:09:28 »
Eu faço isso também, ao invés do acionador remoto, uso o timer da máquina.
Belas fotos Nilo.
Aqui em casa o que me falta é fundo adequado, minha casa é pequena, sem quintal, não tenho muitas opções de fundo, na minha mãe que é legal, tem quintal, jardim, etc, quando morava lá me esbaldava.

Um abraço
Fábio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #130 Online: 10 Novembro 2009 às 08:12:25 »
Igor,
Agora que v. está equipado, poste umas fotos.

Nilo,

Quem dera eu tivesse mais tempo para praticar a arte... :(
Em meio de semana me sobra muito pouco tempo, mas assim que eu for tirando novas fotos, vou postando aqui, na expectativa de registrar alguma evolução na qualidade das minhas fotos.

Deixe-me fazer uma pergunta:
Você retoca suas fotos adicionando contraste?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #131 Online: 10 Novembro 2009 às 08:46:11 »
Você retoca suas fotos adicionando contraste?
Igor,

Os ajustes, pelo menos nas fotos que estão acima, foram feitos diretamente com o editor (tosco por sinal) do iPhoto.

No caso joguei os parâmetros Definition, Sharpness e Highlights (0-100) para o máximo. Quase sempre mexo nestes parâmetros (para toda uma série de fotos) mas na maioria das vezes isto mais atrapalha que ajuda.

Não mexo no contraste pois notei que, quase sempre, ocorre uma perda de definição.

Abs,

Nilo

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #132 Online: 10 Novembro 2009 às 11:27:07 »
Para os que usam acionamento remoto, se quiserem ainda mais estabilidade, existe uma grande opção, que é usar o mirror lock-up (alguns chamam de pre-fire) (na Canon é uma das funções especiais, na Nikon, parece-me que há um botão dedicado a isto).  Com este recurso, o espelho levanta antes do habitual, evitando as vibrações que seriam causadas pelo impacto de sua moldura na porção inferior do pentaprisma.

Um abraço,
Leandro

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #133 Online: 10 Novembro 2009 às 11:34:23 »
Eu já usei essa função na minha câmera, mas não notei diferença. Talvez ela seja mais útil para aquelas aproximações acima de 1:1.

Penso que num 5:1 em uma lente MP-E 65mm f/2.8 1-5x, esse recurso seja essencial!

Um abraço e obrigado pela dica,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #134 Online: 10 Novembro 2009 às 11:52:33 »
Turma,

Eu uso, indiretamente, esta função quando fotografo com a Canon 50d pois foco em "Live View" (a imagem a ser capturada é exibida pelo LCD, o que me permite um foco muito mais "fino"). Quando passo para "Live View" o espelho sobe.

O que me incomoda no "Live View" é o gasto de bateria, o que me parece ser um problema da 50d no geral. Tenho duas baterias e sempre, quando termino uma série de fotos (20-30) a bateria já está bem gasta. Transfiro para o micro e tenho que colocar a bateria no carregador.

Pensei em comprar um adaptador mas isto seria mais uma tranqueira a ser carregada junto com a câmera.

Abs,

Nilo


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #135 Online: 10 Novembro 2009 às 13:17:08 »
Nilo,

Na T1i também é como você descreve. Em Live View e ligado no computador o mirror lock-up é automático.

Também tenho esse problema com baterias (e olha que eu tenho uma só), tanto é que para resolver de vez comprei o adaptador de ligar na tomada.
Como só tiro fotos dentro de casa, sempre há uma tomada por perto (sou maníaco por tomadas, meu apartamento tem muito mais tomadas do que você encontra normalmente num imóvel do mesmo tamanho).

Eu acho que o adaptador vale muito a pena, pois uma bateria não é nada barata, e cada ciclo utilizado ela vai perdendo sua capacidade, até ficar imprestável. Então prefiro reservar a bateria para aquelas raras ocasiões em que tiro a câmera de casa.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

ACPavanato

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #136 Online: 10 Novembro 2009 às 18:31:52 »
Turma,

Eu uso, indiretamente, esta função quando fotografo com a Canon 50d pois foco em "Live View" (a imagem a ser capturada é exibida pelo LCD, o que me permite um foco muito mais "fino"). Quando passo para "Live View" o espelho sobe.

O que me incomoda no "Live View" é o gasto de bateria, o que me parece ser um problema da 50d no geral. Tenho duas baterias e sempre, quando termino uma série de fotos (20-30) a bateria já está bem gasta. Transfiro para o micro e tenho que colocar a bateria no carregador.

Pensei em comprar um adaptador mas isto seria mais uma tranqueira a ser carregada junto com a câmera.

Abs,

Nilo



Nilo, eu pensaria sim na hipótese de comprar um Grip.  ;)  ;)  ;)
Tenho um e acho que fica mais anatômico e seguro quando acoplado.


Sem dizer que você " dobra"  a capacidade das baterias, pois as duas são usadas simultaneamente.


Fotos Ilustrativas - Fonte - Net

Abraços!

ACPavanato

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #137 Online: 10 Novembro 2009 às 21:06:18 »
Nilo, eu pensaria sim na hipótese de comprar um Grip.  ;)  ;)  ;)
Pavanato,

Obrigado.  Vou comprar um desses assim que der.

Abs,

Nilo

*

ACPavanato

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #138 Online: 11 Novembro 2009 às 07:40:31 »
Nilo, eu pensaria sim na hipótese de comprar um Grip.  ;)  ;)  ;)
Pavanato,

Obrigado.  Vou comprar um desses assim que der.

Abs,

Nilo

Tenho certeza que você não vai se arrepender!  ;)  ;)  ;)

Apenas observe no manual de instruções da sua Canon qual o modelo exato do grip, pois são diversos os modelos.  ;)

Abraços!

ACPavanato

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #139 Online: 11 Novembro 2009 às 08:01:41 »
Pavanato,

Pode deixar. Tks.

Mudando de assunto:

Falei com vários amigos e, acho, que estas postagens estão passando a idéia, incorreta, de que é necessário uma câmera DSLR com todos os "paramentos" para se obter um bom resultado.

Ontem, peguei (sem ela ver ...  :P) a máquina da minha esposa (uma Sony T100 de 2007, 8Mp sem nada de especial) e experimentei tirar umas fotos no mesmo local que uso normalmente.

Achei os resultados bem aceitáveis.

Os colegas podem ver e comentar, por favor:







Nem limpei direito o relógio mas usei um mini tripé (que custa 10 "real" no ML!).

Tudo no automático, desliguei somente o flash e escolhi o modo macro (está máquina tem um super macro).

Há que se ter cuidado para não se aproximar demais a máquina do objeto para evitar o efeito de "olho de peixe".

Um abraço e um bom dia para todos,

Nilo