Fotografando nossos relógios

  • 1130 Respostas
  • 323990 Visualizações
*

rlessa

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #860 Online: 08 Abril 2010 às 18:41:30 »
Valeu Igor...

Esse aqui é dos fáceis de fotografar... ;D Quero ver quando chegar a vez do speedmaster... :P :-\




Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #861 Online: 08 Abril 2010 às 19:00:27 »
Ainda apanhando com os reflexos (principalmente o meu).... mas menos da lente com foco no manual

Lessa,

Uma das estratégias dos profissionais é fotografar no escuro, com luz artificial e usando roupas pretas.  Assim, se você sair refletido, sai apenas um reflexo preto (em um destes tutoriais de fotografias de relógios há uma imagem ridícula, em um reflexo na caixa do relógio vê-se o fotógrafo de cuecas segurando a câmera).

Um abraço,
Leandro

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #862 Online: 08 Abril 2010 às 23:44:53 »
ÔOOOO....a coisa tá pegando fogo por aqui!  :)

Essas fotos do Lessa estão perfeitas para ilustrar a profundidade de campo (PC).

A primeira apresentando uma maior PC e decrescendo.

Para conseguirmos uma maior PC usamos o diafragma mais fechado ( F pequeno).

Legal que tem mais gente se empolgando com a fotografia...e mandem imagens!!

E para o pessoal que diz estar fotografando outras coisas  e quiserem criar algum tópico no botequim para mostrá-las com certeza terão muitos acessos e colaboradores... ;)

E não se esqueçam de guardar aquela obra-prima, em francês chef d'œuvre, para o nosso CONCURSO DE FOTOS!! Esse será diferente pois veremos todas as foto de uma vez e não saberemos que é o autor........Será interessante !!

Abs

Marcelo

*

Offline jones

  • ***
  • 129
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #863 Online: 09 Abril 2010 às 09:36:52 »
...Para conseguirmos uma maior PC usamos o diafragma mais fechado ( F pequeno)...

Marcelo, somente uma correção: Quanto menor a abertura MAIOR o F. Por exemplo, com um F/1.4 o diafragma estara completamente aberto e já com um F/32 a abertura será mínima.  ;)

...E para o pessoal que diz estar fotografando outras coisas  e quiserem criar algum tópico no botequim para mostrá-las com certeza terão muitos acessos e colaboradores... ;) ...

Achei uma otima ideia! Bora lá pessoal!

[]'s

Jones

*

Offline jones

  • ***
  • 129
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #864 Online: 09 Abril 2010 às 10:06:41 »

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #865 Online: 09 Abril 2010 às 10:45:55 »
Verdade Jones!  :)

Eu me confundi na hora de escrever!  :D

Vamos lá...diafragma bem fechado...F grande!!  :)

Abs

Marcelo

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #866 Online: 09 Abril 2010 às 15:57:02 »
Gente, esse é o meu primeiro post com foto nesse tópico!

Estou aberto a críticas e sugestões, não pretendo tirar fotos maravilhosas, como a de vocês, mas algo que seja agradável de se olhar!

Lá vai:


Depois preciso aprender aonde recortar para deixar a foto mais enfocada no relógio, creio que essa ficou muito espaço vazio!
« Última modificação: 09 Abril 2010 às 16:00:30 por shun »

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #867 Online: 09 Abril 2010 às 16:09:09 »
Estou aberto a críticas e sugestões, não pretendo tirar fotos maravilhosas, como a de vocês, mas algo que seja agradável de se olhar!
Depois preciso aprender aonde recortar para deixar a foto mais enfocada no relógio, creio que essa ficou muito espaço vazio!
Shun,

Gostei da foto. Agora vamos para os "reparos".

1) A imagem está muito grande, como v. disse. Recorte e tente deixa-la, mais ou menos, no tamanho 1024 x 768.

2) Um pouco mais de luz seria bom.

3) Não estou com um Monster por perto, mas acho que os ponteiros são claros. Tente "capturar" mais luz para o mostrador usando uma folha de papel branco, como refletor.

Continue postando fotos. Parece que aqui neste tópico temos mais conversa do que fotos.  :P

Abs,

Nilo

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #868 Online: 09 Abril 2010 às 16:09:55 »
Aqui uma foto que eu acredito ter deixado menos espaço vazio, mas o relógio 'tá' sujo e a posição dele nao está das melhores!


*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #869 Online: 09 Abril 2010 às 16:23:46 »
Aqui uma foto que eu acredito ter deixado menos espaço vazio, mas o relógio 'tá' sujo e a posição dele nao está das melhores!
Shun,

Muito bom. Quanto a "sujeira", isso ocorre nas melhores familias.

Para estas sujeiras, na maioria das vezes, v. pode corrigir usando uma ferramenta do Gimp chamada de "healing tool" (o ícone são dois band aid). Outros programas tem recursos similares.

Talvez seja mania minha mas gosto de deixar o relógio, na medida do possível, com o mostrador mais na vertical.

Abs,

Nilo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #870 Online: 09 Abril 2010 às 16:25:20 »
Shun,

A foto do Monster está muito boa. Parabéns!

Corte-a um pouquinho em cima e um pouquinho embaixo, obedecendo a regra dos terços, explicada pelo Nilo nesta mensagem <- clique!

Eu também achei que está faltando um pouquinho de luz no mostrador, que ficou sombreado em razão do ponto de origem da luz. Você pode tentar jogar um pouco de luz por meio do reflexo de uma folha de papel branco.
Pegue uma folha sulfite e vá mexendo próximo ao relógio para ver a diferença. Quando você achar que está bom, mantenha a folha imóvel e tire a foto.

Um abraço, e continue postando!

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #871 Online: 09 Abril 2010 às 16:49:30 »
Obrigado! Muito obrigado! vindo de vocês dois é um baita de um elogio!

Vou tentar melhorar a iluminação sim! é que eu nao possuo uma caixa de luz  ::) vou tentar improvisar alguma coisa...

E também vou tentar postar uma foto toda vez que eu comentar aqui!

Um abração!

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #872 Online: 09 Abril 2010 às 17:01:15 »
Vou tentar melhorar a iluminação sim! é que eu nao possuo uma caixa de luz  ::) vou tentar improvisar alguma coisa...
Shun,

Meu "guru", do Time Zone "Time Exposure", não usa caixa de luz.

Ele se fia somente em uma lâmpada (ou fonte de luz) e folhas de papel vegetal para difundir a luz e ajustar os reflexos.

Veja aqui.

Além disso ele usa uma máquina do tempo do "onça". 3 Mpix de emoção!!

Abs,

Nilo


*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #873 Online: 09 Abril 2010 às 17:11:19 »
Poooxa, muito bom o link, quando puder vou passar em uma papelaria e comprar o tal papel vegetal.
     
Acho que vou comprar algumas madeirinhas para fazer um tipo de "moldura" para o papel vegetal, para ter um controle melhor.

E como prometido, uma foto por post, essa ainda continua ruim pois foi tirada na mesma leva de fotos do que as anteriores!





*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #874 Online: 09 Abril 2010 às 17:19:56 »
E como prometido, uma foto por post, essa ainda continua ruim pois foi tirada na mesma leva de fotos do que as anteriores!
Shun,

Beleza. Continue postando fotos (e nós continuamos falando delas). É assim que se evolui.

Se v. olhar as minhas primeiras fotos ... da pena. Depois melhorei, pouco a pouco, mas ainda tenho que "comer muito feijão" até chegar ao mesmo nível do Paul Delury.

Quem sabe um dia?

Abs,

Nilo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #875 Online: 09 Abril 2010 às 17:33:57 »
Quando se tira fotos dentro de casa, o ideal é que se tenha uma ou mais luminárias com cabeça móvel como fonte de luz, e não usar a luz do teto, que é muito difícil de controlar em razão da distância.

Comprei luminárias parecidas com a abaixo por R$ 16 no supermercado perto de casa:




Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #876 Online: 09 Abril 2010 às 19:26:14 »
Eu tenho exatamente essa luminária na mesa do meu quarto, e foi ela que eu usei para fazer a foto! vou experimentar melhorar a iluminação com papel vegetal, se nao ficar bom, eu tento usar 2 dessas luminárias com papel vegetal...

Estou gostando de brincar no GIMP.. aqui vai a foto do Monster, cortada um pouco melhor e em PB






Sei que o fundo branco poderia ser menor para dar maior equilibrio entre o claro/escuro.. mas nao conseguiria um corte equilibrado de acordo com a regra dos terços se eu cortasse mais a parte superior.. espero que voces tenham gostado!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #877 Online: 09 Abril 2010 às 19:32:45 »
Shun,

Tente usar papel sulfite antes de ir pro vegetal, pode ser que dê certo pra você.
Eu mesmo nunca usei papel vegetal para difundir a luz das minhas luminárias, apenas sulfite branco.

Faça alguns exercícios: afaste e aproxime o papel da luminária para você ver os diferentes níveis de difusão, mexa a folha de sulfite em vários ângulos, refletindo a luz da luminária no relógio como se fosse um espelho, etc.
Com o tempo, você vai pegando as manhas e já saberá de cabeça as possibilidades que estas ferramentas (luminária + papel) pode lhe proporcionar.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #878 Online: 09 Abril 2010 às 19:34:56 »
Legal,

Duas coisas:

- fotos em p/b funcionam melhor, pelo menos na net, com mais contraste. O motivo são os monitores LCD.
- Regras, como a dos terços, não são rígidas. Podem serem relaxadas, um pouco.

Quanto a sugestão do Igor. Experimente, até chegar no teu estilo.
 
Abs

Nilo

*

ACPavanato

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #879 Online: 09 Abril 2010 às 21:46:59 »
Achei mais uma perdida por aqui  ;D

...um relógio peso-pesado!


Abraços!

ACPavanato