Menu principal

Desafio da semana #11

Iniciado por nilomis, 22 Outubro 2009 às 21:28:31

tópico anterior - próximo tópico

nilomis

Turma,

O desafio, para ficar com mais sabor, será apresentado em episódios ....

Primeira parte:

As perguntas irão girar em torno do relógio abaixo, da linha deste modelo e do fabricante.

Para poupar o "coitado" do Google, aqui está um link com informações básicas: Zenith El Primero.

Preparem-se, ou melhor, como dizia o locutor (qual era mesmo?): "Vai ser dada a partida!".

Amanhã, com todos já preparados, eu posto as perguntas ...

Abs e até amanhã,

Nilo

flávio

Quase comprei um certa feita...Vamos ver!

Flávio

nilomis

Citação de: flavio online 22 Outubro 2009 às 21:41:10
Quase comprei um certa feita...Vamos ver!
Flávio
Flávio,

Deixou passar um relógio maravilhoso, tanto como movimento quanto como conforto.
A pulseira é a melhor das que já conheci.
Somente tem um pequeno problema. O meu já está na época de revisão.
A lubrificação de um "El Primero" é, intuo com base no "beat", muito importante.

Abs,

Nilo

Nilo,

maravilhoso relógio, maravilhosa foto!

Mesmo não tendo muita esperança de utilizá-la, continuo com a senha nº 1...

Grande abraço!

Obs.: só hoje cedo consegui tirar o "banana" do pulso, mas, me arrependi e passei em casa na hora do almoço para colocá-lo de novo!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

HumbertoReis

Que venga el toro!
Gosto dos Zenith ChronoMaster. Meu escolhido é este:

Zenith Class Traveller

Ref.03.0520.4037/01.C492
Diâmetro de 46mm

Site oficial

À venda na Jewelry Watches, por US$9.360,00.

HumbertoReis

Achei legal a idéia das 'doses homeopáticas'. Só assim o desafio dura mais do que algumas horas... Muito bom!

Quando ganhar de novo (estou em busca do tricampeonato, hein?) vou montar um assim também.

FSV

Citação de: nilomis online 22 Outubro 2009 às 21:28:31

Preparem-se, ou melhor, como dizia o locutor (qual era mesmo?): "Vai ser dada a partida!".

Nilo :

O locutor era (é, aliás) o inigualável Silvio Luiz ???

Abraços, Flávio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

FSV

Citação de: HumbertoReis online 22 Outubro 2009 às 22:39:08
Achei legal a idéia das 'doses homeopáticas'. Só assim o desafio dura mais do que algumas horas... Muito bom!

Quando ganhar de novo (estou em busca do tricampeonato, hein?) vou montar um assim também.

Humberto :

Também achei genial a idéia do Nilo !  :D

E tem mais um "caboclo" em busca do tricampeonato, hein !?  8) 8)

Abraços, Flávio.

nilomis

Segunda parte (agora as perguntas).

1) O relógio do desafio, Zenith Rainbow, foi desenhado para a aviação. Ele recebeu este nome homenageando um veículo. O que era este veículo?
2) O movimento do relógio é, obviamente, um "El Primero" que em um "beat" de 36.000. Qual é o lubrificante que permitiu o funcionamento correto deste movimento?
3) O veículo, de (1), ganhou uma competição. Qual e em que ano?
4) Na "crise do quartzo" os donos, na época, emitiram uma ordem para sucatearem as partes/peças do "El Primero" e de suas ferramentas. Qual é o nome do funcionário que escondeu estas partes/peças salvando o movimento?
5) Movimentos "3019", "El Primero", ainda na crise do quartzo, foram vendidos em grandes quantidades para os Estados Unidos. Lá eles eram montados e vendidos em relógios baratos. Qual era o nome que este movimento recebia e sob quais nomes/marcas ele foi vendido?

Um bom dia para todos e boa sorte.

Nilo

paulorocha

Ótimo desafio este! Este é um dos relógios que mais gosto.

Mas como eu não tenho bagagem histórica para participar, fico aqui no camarote vendo a "briga".
Um grande abraço

Paulo Rocha

HumbertoReis

1) O relógio do desafio, Zenith Rainbow, foi desenhado para a aviação. Ele recebeu este nome homenageando um veículo. O que era este veículo?
Blériot 11 era uma aeronave. O Zenith Rainbow Fly-Back foi produzido em sua homenagem.

Primeira aeronave a sobrevoar o 'English Channel'. Isso aconteceu em 09 de julho de 1909.

Pelo menos é o que diz aqui.

FSV

Caríssimos :

2) O movimento do relógio é, obviamente, um "El Primero" que em um "beat" de 36.000. Qual é o lubrificante que permitiu o funcionamento correto deste movimento?  O disulfido (ou bisulfido, ou apenas sulfido, segundo alguns) de molibdênio (MoS2). Nome comercial : "Lubrifar"

4) Na "crise do quartzo" os donos, na época, emitiram uma ordem para sucatearem as partes/peças do "El Primero" e de suas ferramentas. Qual é o nome do funcionário que escondeu estas partes/peças salvando o movimento? Charly Vernot

É o que tenho, até este exato momento...

Abraços, Flávio.

nilomis

Citação de: HumbertoReis online 23 Outubro 2009 às 09:09:19
Blériot 11 era uma aeronave. O Zenith Rainbow Fly-Back foi produzido em sua homenagem.
Primeira aeronave a sobrevoar o 'English Channel'. Isso aconteceu em 09 de julho de 1909.
Pelo menos é o que diz aqui.
Humberto!

Acho que você torce para o meu time!

Chutou as duas ... longe!

1) Não, nada, no, non, niet.  ;D
3) Ver (1)  ;D

A bola continua em jogo ...

Enquanto respondia:

Flávio (Vencedor parcial até o momento mas, lembrem-se de um time de verde - vence quando acaba)  8)

2) Absolutamente certo! Espero que meu relojoeiro esteja lendo ... Tenho que revisar o meu Rainbow.
4) Acho que está correto mas vou verificar no livrão da Zenith (está em casa). Não estou certo sobre o nome.

Aproveitando:

Vulpino: O locutor era o Pedro Luiz (Rádio Bandeirantes, SP e depois outras).

Abs,

Nilo

Nota: Estou usando como referência principal (no final posto o "scan" das páginas) o livro: Zenith Swiss Watch Manufacture Since 1865.

HumbertoReis

Mas eu queria ser tri...

Agora só posso voltar na tarde. Acho que até lá o Flávio já arrebentou com tudo.

FSV

Citação de: nilomis online 23 Outubro 2009 às 09:46:35

Aproveitando:

Vulpino: O locutor era o Pedro Luiz (Rádio Bandeirantes, SP e depois outras).

Abs,

Nilo

Nilo :

Putz...

Quis dizer Pedro, e escrevi Silvio ("pelas barbas do profeta")...

Abraços, Flávio.

nilomis

Citação de: HumbertoReis online 23 Outubro 2009 às 09:50:44
Mas eu queria ser tri...
Agora só posso voltar na tarde. Acho que até lá o Flávio já arrebentou com tudo.
Humberto,

Console-se. Eu queria ser Hepta (futebol) mas o meu time ...  :'(. O duro é ter que ficar lendo, aqui no fórum, os "outros" lá de Minas "se achando".  :o.

Abs,

Nilo

FSV

Citação de: vulpino online 23 Outubro 2009 às 09:21:32
Caríssimos :

2) O movimento do relógio é, obviamente, um "El Primero" que em um "beat" de 36.000. Qual é o lubrificante que permitiu o funcionamento correto deste movimento?  O disulfido (ou bisulfido, ou apenas sulfido, segundo alguns) de molibdênio (MoS2). Nome comercial : "Lubrifar"

4) Na "crise do quartzo" os donos, na época, emitiram uma ordem para sucatearem as partes/peças do "El Primero" e de suas ferramentas. Qual é o nome do funcionário que escondeu estas partes/peças salvando o movimento? Charly Vernot

É o que tenho, até este exato momento...

Abraços, Flávio.

Nilo :

Retificando a resposta da pergunta nº 4 - ou melhor, corrigindo o nome...

Foi o Sr. Charles Vermot, e não Charly (com "y) Vernot (com "n") !!

Abraços, Flávio.

FSV

Pessoal :

Bom, o Humbeto chutou...

Chuto eu, também !!

1) O relógio do desafio, Zenith Rainbow, foi desenhado para a aviação. Ele recebeu este nome homenageando um veículo. O que era este veículo? Era um "iate" (na verdade, um barco de madeira à vela).
3) O veículo, de (1), ganhou uma competição. Qual e em que ano? "Pilotado" por Harold Stirling Vanderbilt, venceu a 15ª America's Cup (EUA), derrotando a embarcação Endeavour I por 4 regatas a 2 (isso tendo perdido as duas primeiras provas...), em 1934.

Foto de uma réplica, em escala, da simpática (e campeã) embarcação :

Abração, Flávio.

rlessa

Chute parcial da 5.... ;D ;D

Movado

nilomis

Flávio/Vulpino,

1) Correto
3) Correto

Lessa,

(fonte: www.cinemaretro.com)

5) No. Falando nisto o ator que fez o papel de Dr. No, Joseph Wiseman, faleceu esta semana.  :'(

Olha o Vulpino a caminho da vitória!!

Abs,

Nilo