Produção artesanal de um mostrador

  • 25 Respostas
  • 10311 Visualizações
*

Jefferson

Produção artesanal de um mostrador
« Online: 08 Novembro 2009 às 17:47:09 »
Olá para todos,

Estou pensando em produzir um mostrador em estilo militar para um Orient KD cal. 1946 que adquiri recentemente. Já postei fotos do relógio em outro tópico: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,19.msg43030.html#msg43030

É apenas uma idéia, que pretendo amadurecer, considerar se vale a pena modificar o relógio, ainda que não trate de uma modificação irreversível.

Pois bem, passei a tarde pesquisando métodos sobre como produzir artesanalmente um mostrador para relógio.

Não encontrei muita coisa, mas compartilho com vocês este exemplo que encontrei e que achei um belo trabalho: http://www.horlogerie-suisse.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=8677

Abraços,

Jefferson

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Produção artesanal de um mostrador
« Resposta #1 Online: 08 Novembro 2009 às 20:59:50 »
Fiz isso com um relógio meu que alem do mostrador estar em péssimo estado com mofo e desbotado retsolvi tunar ele, oele já estava muito descascado já por isso resolvir fazer um efeito escovado nele ficou bem melhor do que estava mais é provisório até achar um para ele que esta sendo dificil !!

Legal esse link, mais acho meio trabalhoso né !!

Abraços Cigano!!
Abraços,
Cigano!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Produção artesanal de um mostrador
« Resposta #2 Online: 08 Novembro 2009 às 22:00:10 »
Muito legal o trabalho!

Obrigado por compartilhar.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Produção artesanal de um mostrador
« Resposta #3 Online: 08 Novembro 2009 às 22:23:56 »
Com um pouco de perícia manual e prática no uso das ferramentas corretas dá pra fazer um excelente trabalho artesanal.

Acho muito bacana esses DIY (Do It Yourself pra quem não sabe), sempre via DIY em som automotivo, Home Teater, Computadores, agora em relógios tem-se pouca coisa desse tipo.

Se resolver fazer mesmo seu mostrador artesanalmente fotografe todas as etapas e poste aqui pra gente.
Um abraço
Fábio

*

Jefferson

Re: Produção artesanal de um mostrador
« Resposta #4 Online: 08 Novembro 2009 às 23:52:16 »
Com um pouco de perícia manual e prática no uso das ferramentas corretas dá pra fazer um excelente trabalho artesanal.

Acho muito bacana esses DIY (Do It Yourself pra quem não sabe), sempre via DIY em som automotivo, Home Teater, Computadores, agora em relógios tem-se pouca coisa desse tipo.

Se resolver fazer mesmo seu mostrador artesanalmente fotografe todas as etapas e poste aqui pra gente.

Eu também gosto muito e costumo praticar a arte do DIY, mas relógios ainda são um desafio para mim. Aqui você pode ver as etapas da produção de um belo relógio artesanal: http://www.corson.ch/watch1/index.html

Quanto ao mostrador, penso que o maior desafio não seja a base em metal, mas o acabamento. Uma alternativa é a impressão, como este exemplo que vi (Por sinal, gostei do nome do Fórum ;D): http://www.pmwf.com/Phorum/read.php?24,32386,32386#msg-32386

Um problema que estou prevendo é onde conseguir o material luminoso para os numerais. Vi uma página, fora do Brasil, que vende cartelas com pequenos pontos luminosos que podem ser colados no mostrador. Alguém sabe se existe algo similar no Brasil?

Abraços,

Jefferson

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Produção artesanal de um mostrador
« Resposta #5 Online: 09 Novembro 2009 às 00:19:36 »
Bom eu não sou de Sampa tbm , mais lá na Sarica tem um kit para recuperar o luminoso para vender que custa R$ 15,00, diz que é de facil manuseio e aplicação !! O site deles está meio bagunçado agora que nem tem mais fotos dos produtos um tempo atraz tinha fotos dos produtos !!

Para entrar em contato clique aqui em SARICA

Abraços
Cigano!!
Abraços,
Cigano!

*

Arrais

Re: Produção artesanal de um mostrador
« Resposta #6 Online: 09 Novembro 2009 às 04:46:43 »
estão vendendo a sarica...alguem se habilita?

p.s: vi no link que foi postado aqui

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Produção artesanal de um mostrador
« Resposta #7 Online: 09 Novembro 2009 às 07:53:08 »
Muito legal! Obrigado por compartilhar.


Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha


*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Produção artesanal de um mostrador
« Resposta #9 Online: 09 Novembro 2009 às 14:37:25 »
Algumas fotos do serviço depois de feito, qualidade bem amadora até as fotos (tiradas pelo cell) :)

Efeito foi feito com uma lixa d´agua bem fina  ;D ;D







*** Bom está provisório até encontrar um mostrador em boas condições em alguma sucata por ai !!

Abraços,
Cigano
Abraços,
Cigano!

*

Jefferson

Re: Produção artesanal de um mostrador
« Resposta #10 Online: 09 Novembro 2009 às 16:48:09 »
Olá Cigano,

Achei muito legal seu trabalho, parabéns! Conte mais detalhes do processo.

Como você retirou e recolocou os dísticos?

Você aplicou algum verniz na chapa para evitar nova oxidação?

Abraço,

Jefferson

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Produção artesanal de um mostrador
« Resposta #11 Online: 10 Novembro 2009 às 01:45:22 »
Olá Cigano,

Achei muito legal seu trabalho, parabéns! Conte mais detalhes do processo.

Como você retirou e recolocou os dísticos?

Você aplicou algum verniz na chapa para evitar nova oxidação?

Abraço,

Jefferson

Aqui uma foto dele quando ele estava como eu peguei, fuincionava e parava e mostrador horrivel !!
http://img36.imageshack.us/i/dsc00984t.jpg/

O processo  foi assim: primeiro eu adquirir esse relógio como sucata , então viu né  o estado não é lá essas coisas, o que me fez tentar recuperar esse relógio foi que ele é um raro Technos  Swiss  Made que tem como coração um ETA-2789 que originalmente estava um ETA-2789 só que com 17J e o balanço dele estava ruim ele trabalhava e parava, e como eu não tinha desistido da ideia  de ressuscitar  eu corri atrás  do balanço  completo mais não achei até que um dia de pesquisa  no ML eu achei uma maquina ETA-2789 funcionando e revisada, só que desta vez uma com 25J arrematei ela.

Bom com a maquina em mãos e depois de muitas pesquisas por aqui no fórum e no google eu mesmo resolvi com amadorismo trocar ela, quando eu tirei o antigo mecanismo com muito cuidado até porque só falta o balanço, eu retirei os ponteiros com uma pinça o que não é recomendado, e liberei as travas do mostrador e quando eu estava fazendo o manuseio do mesmo vi que estava descascando á toa e nisso me caiu 2 dos dísticos, ai eu pensei e agora que eu faço, ai foi dai que surgiu a ideia de fazer este efeito escovado no mostrador.

Como a tinta estava completamente ressecada pelo tempo e ter a sorte dos dísticos não serem soldados no mostrador eu fui retirando facilmente com a pinça e fui reservando em um organizador que tinha higienizado para o tal fim, ai eu tinha umas lixas d´agua finas sobrando ai eu peguei uma 800 para metal e outra 1200 para acabamento em esmaltes sintéticos.

Bom tive a ideia de fazer um efeito muito comum em Seikos e Orients tradicionais o escovado do centro para fora, então fiz 2 furos na madeira para encaixar os 2 pinos de fixação do mostrador, ai com a lixa e bem de leve e de vagar comecei passando ela seca e dobrada na espessura de um palito de dentes, do centro para fora e sempre girando lentamente a madeira que serviu de base para o feito.

Depois de pronto eu não passei nenhum verniz até porque é provisório e colei os disticos com uma cola usada em eletrônica que um colega me arrumou ela é transparente parece um verniz e fui com a pinça e uma lupa devolvendo um á um os dísticos no lugar até ficar nesse resultado ai, caso eu não consiga achar o mostrador mais para frente eu retirarei refarei todo o processo novamente e passarei um verniz para metais em spray que usam até em automóveis !!

Bom essa ai foi uma jornada bem amadora mesmo até porque não é recomendado fazer isso, gastei nele até agora R$18,00 (Relógio R$8,00 e Máquina R$10,00)

Comprei com intuito de fazer funcionar (curiosidade) e consegui, esta ai funcionando blz, desde do dia que comecei a medir a precisão dele com o cronometro do celular que já está há 6 dias sem para ele não adiantou 2s segundos ainda não chegou nos 2s rsrsrs !!
 ;D ;D ;D ;D ;D

Bom pessoal é isso !!

Abraços,
Cigano!!
« Última modificação: 10 Novembro 2009 às 02:23:00 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Produção artesanal de um mostrador
« Resposta #12 Online: 10 Novembro 2009 às 08:01:20 »
Parabéns pelo trabalho, Cigano.

Pelas fotos, infelizmente, não consegui identificar se o resultado ficou bonito ou não, mas não posso deixar de parabenizar alguém que dedica tanto cuidado na restauração de um relógio anteriormente tratado como sucata.

Se por acaso você for personalizar ainda mais seu Technos, mantenha-nos atualizado, ok?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Produção artesanal de um mostrador
« Resposta #13 Online: 10 Novembro 2009 às 13:28:48 »
Parabéns pelo trabalho, Cigano.

Pelas fotos, infelizmente, não consegui identificar se o resultado ficou bonito ou não, mas não posso deixar de parabenizar alguém que dedica tanto cuidado na restauração de um relógio anteriormente tratado como sucata.

Se por acaso você for personalizar ainda mais seu Technos, mantenha-nos atualizado, ok?

Um abraço,

Igor

Obrigado Igor, vou ver se arrumo uma cam para tirar umas fotos com mais qualidade, até pq a minha veio a óbito depois de um capote  :( :( !!

Então na verdade eu peguei ele por curiosidade (fuçar mesmo) e acabou que consegui fazer voltar a vida, até agora está normal estou usando ele há 2 semanas já e de uma semana para cá comecei a medir a precisão dele com cronometro do celular até ontem a noite ele andantou quase 2s, agora hj já diminui algums milésimos é pq eu não durmo com relógio no pulso.

Se eu fizer alguma outra modificação eu postarei aqui blz, mais até agora esta me agradando o geito que ele está !!

Obrigado Igor,

Cigano!!
Abraços,
Cigano!

Re: Produção artesanal de um mostrador
« Resposta #14 Online: 10 Novembro 2009 às 16:41:41 »
Só queria avisar que as vagas para personalização do RM3 estão abertas!

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Produção artesanal de um mostrador
« Resposta #15 Online: 14 Novembro 2009 às 01:51:46 »
Jefferson olha aqui o kit luminoso para vender.
Aqui o Link

Dá para fazer no papel tbm e imprimir como o amigo mostrou no link e tem até as folhas para vender no ML !!
Confira aqui

Acho que vou tentar fazer isso no padrão original do meu, já que não estou achando o mostrador original !!

Abraços,
Cigano!!
« Última modificação: 14 Novembro 2009 às 02:11:09 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Offline Jeff

  • ****
  • 260
    • Ver perfil
    • Relógios Mecânicos
Re: Produção artesanal de um mostrador
« Resposta #16 Online: 14 Novembro 2009 às 13:07:07 »
Só queria avisar que as vagas para personalização do RM3 estão abertas!

O espaço de tempo entre uma edição e outra do RM é cerca de 3 anos. Assim sendo, o RM3 deverá ser feito em 2013.
Melhor que seja após o famigerado 2012. :) Mas com mostradores artesanais? sei não.

Re: Produção artesanal de um mostrador
« Resposta #17 Online: 14 Novembro 2009 às 18:09:13 »
O espaço de tempo entre uma edição e outra do RM é cerca de 3 anos. Assim sendo, o RM3 deverá ser feito em 2013.
Melhor que seja após o famigerado 2012. :) Mas com mostradores artesanais? sei não.

Jeff, tem uma turma grande torcendo para que o RM3 seja o RM comemorativo de 10 anos de fórum. Sendo assim, o teríamos nas mãos em 2011, ano do aniversário de 10 anos de fórum.



*

Jefferson

Re: Produção artesanal de um mostrador
« Resposta #18 Online: 14 Novembro 2009 às 19:27:11 »
Jefferson olha aqui o kit luminoso para vender.
Aqui o Link

Dá para fazer no papel tbm e imprimir como o amigo mostrou no link e tem até as folhas para vender no ML !!
Confira aqui

Acho que vou tentar fazer isso no padrão original do meu, já que não estou achando o mostrador original !!

Abraços,
Cigano!!

Olá Cigano,

Obrigado pelo link do kit luminoso.

Abraço,

Jefferson

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Produção artesanal de um mostrador
« Resposta #19 Online: 14 Novembro 2009 às 23:51:27 »
Citar
Olá Cigano,

Obrigado pelo link do kit luminoso.

Abraço,

Jefferson

Opa estamos ae !!

Abraços,
Cigano!!
Abraços,
Cigano!