Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?

  • 47 Respostas
  • 31759 Visualizações
*

Offline Chris Galbraith

  • *****
  • 579
  • diver`s do it deeper !
    • Ver perfil
Boa noite, galera!  :D

Proponho uma discussão aqui, baseada nos últimos acontecimentos que experimentei junto a relojoeiros partculares e de assist. técnicas autorizadas.
Vou relatar a minha última experiência vivida hj mesmo, na CASIO SERVICE de SP, capital (localizada na Rua Genebra, paralela à av. Brig. Luiz Antonio, centro, p/ quem um dia precisar).

Tenho a série AMW-320R completa, em todos os dials disponíveis (puta relógio animal, diga-se de passagem, ainda mais se analisado pela velha ótica custo-benefício....por U$30 vc compra um destes no ebay: vendedor 4-watches). As baterias começaram a acabar, e levei 2 exemplares deste modelo pra realizar a troca. Como de costume, 99% das vezes em que troco a bateria dos meus quartz, a vedação do fundo tb é trocada, pra garantir a condição estanque do relógio. Porém, pra garantir mesmo, só com o teste final, que é o PRESSURE TEST realizado por qq relojoeiro que honre os seus honorários.
Pois bem...é um teste que não leva 5 minutos pra ser feito, em relógios novos, como no caso dos meus.

Baterias trocadas, as peças foram devolvidas (bateria e vedação usadas), o que indica uma boa e salutar prática neste meio. Em geral, a CASIO service sempre trabalhou muito bem, com preços honestos e prazo rapidíssimo (quase sempre na mesma hora). Desta vez, a atendente me devolveu os relogios e peças substituidas e só isso. Perguntei: "E o teste de pressão?" Resposta: " Não precisou" (!!!!!!!)

Argumentei que sempre que a tampa traseira de um relógio é aberta e uma vedação trocada, deveria ser prática costumeira o teste de vedação/pressão como ÚNICA forma de garantir que o relógio "guenta o tranco" de fato na água. Sem isso seria dar um tiro no escuro, o que no caso dos quartz equivaleria a dar um tiro no pp relógio!

Ela falou com o tecnico: "o cliente tá querendo o teste de 'prova de água (sic)'" e o técnico insistiu "relógio novo não precias disso".

Bom, pra encurtar a conversa, eu ORDENEI que fosse feito o teste independentemente de ter a necessidade ou não, segundo o achismo do técnico. A atendente me fez uma cara de quem estava com gastroenterite e lá foi se entender com o técnico. 5 minutos depois ela volta com um belo resultado de teste feito para 2 relógios, sendo que os dois passaram com louvores, obviamente.

Porra, levou 5 minutos pro cara fazer!! Será que ele não vê que é uma irresponsabilidade essa attude de "assino embaixo" com o patrimonio alheio? E se, no auge da "assinatura embaixo" do mesmo eu vou lá, todo confiante e dou um belo mergulho na piscina do clube (meus diver's são efetivamente usados no ambiente ao qual foram projetados, ou seja, água!), pra depois o relógio aparecer inundado por conta de uma borracha de fundo mal colocada?

O que os amigos acham disto? O que acham do teste de vedação e sua real necessidade?
Aliás uma curiosidade: quem sabe interpretar os resultados daquela picirica de resultado do teste? O meu trazia as seguintes informações:

" CASIO SERVICE 01/12
    Teste de Vedacao

ALC2000  Prog: P4

Test pressure: 7.0 bar
Maximum deformation: +010.2 u
Tightness value: +9.7% /min

Test1 okay "

De tudo que tá escrito aí em cima só deu pra sacar o óbvio: o relógio passou no teste e, portanto, tá vedado e à prova d'água pros 100m nominais de acordo com as especificações do fabricante!

Bom, quero ver os os comentários dos colegas... 
No need of swiss 2 B a WIS!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #1 Online: 01 Dezembro 2009 às 20:46:30 »
Bom, qualquer relojoeiro/assistência decente faz o teste de vedação nos relógios apropriados.

O teste em questão, mencionado pelo colega, é apenas o de vácuo. Ele funciona mas não é definitivo, ou seja, para "testar testado" mesmo, falta ainda o teste com água, que é feito num aparelho específico.

No lugar onde levo meus relógio se faz esse teste.

Já já nossa técnico de plantão, o Adriano interpreta o resultado acima pra você.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline DART

  • *****
  • 586
    • Ver perfil
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #2 Online: 01 Dezembro 2009 às 20:50:54 »
É amigo, infelizmente a má vontade impera, a mão de obra está cada vez pior. Abraços.

*

Offline Chris Galbraith

  • *****
  • 579
  • diver`s do it deeper !
    • Ver perfil
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #3 Online: 01 Dezembro 2009 às 21:41:22 »
Bom, qualquer relojoeiro/assistência decente faz o teste de vedação nos relógios apropriados.

O teste em questão, mencionado pelo colega, é apenas o de vácuo. Ele funciona mas não é definitivo, ou seja, para "testar testado" mesmo, falta ainda o teste com água, que é feito num aparelho específico.

No lugar onde levo meus relógio se faz esse teste.

Já já nossa técnico de plantão, o Adriano interpreta o resultado acima pra você.

Um abraço,

Igor

Claro, Igor...inclusive muitos relojoeiros das antigas ainda tem aquele cilindro da Bergeon pra fazer o teste d'água, mas pouquissimos usam.

Aliás, o amigo se importaria se me mandar via MP o lugar onde leva os seus tesouros pra realizar revisão e serviços em geral? Thanks!
« Última modificação: 01 Dezembro 2009 às 21:44:59 por Chris Galbraith »
No need of swiss 2 B a WIS!

*

Offline Jeff

  • ****
  • 260
    • Ver perfil
    • Relógios Mecânicos
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #4 Online: 01 Dezembro 2009 às 22:00:20 »
...
Desta vez, a atendente me devolveu os relogios e peças substituidas e só isso. Perguntei: "E o teste de pressão?" Resposta: " Não precisou" (!!!!!!!)

Argumentei que sempre que a tampa traseira de um relógio é aberta e uma vedação trocada, deveria ser prática costumeira o teste de vedação/pressão como ÚNICA forma de garantir que o relógio "guenta o tranco" de fato na água. Sem isso seria dar um tiro no escuro, o que no caso dos quartz equivaleria a dar um tiro no pp relógio!

Ela falou com o tecnico: "o cliente tá querendo o teste de 'prova de água (sic)'" e o técnico insistiu "relógio novo não precias disso".

Bom, pra encurtar a conversa, eu ORDENEI que fosse feito o teste independentemente de ter a necessidade ou não, segundo o achismo do técnico. A atendente me fez uma cara de quem estava com gastroenterite e lá foi se entender com o técnico.
...  

Logo surge a pergunta em mente: Como foi o treinamento destes funcionários e quem está supervisionando eles? Ora, cliente é patrão.

Não deveria haver objeção alguma diante da solicitação do cliente e ter providenciado o teste imediatamente, já que foi cometido o erro de não ter sido feito antes de forma completa. Perdeu a oportunidade de satisfazer e fidelizar o cliente. Uma assistência técnica deixar de lado um procedimento que deveria ser de praxe? Conduta inaceitável! Se fosse um relojoeiro independente, poderíamos até questionar, mas neste caso... lamentável mesmo.

*

Offline gilvvm

  • ****
  • 455
    • Ver perfil
    • Log3D Design
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #5 Online: 01 Dezembro 2009 às 22:09:25 »
Realmente...


Tenho vários Casio e sempre troco baterias nessa autorizada também. Sempre fizeram o teste independente de eu pedir.

Será que estão relaxando o serviço por lá??

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #6 Online: 01 Dezembro 2009 às 22:19:44 »
Não vou responder diretamente à pergunta, mas vou colocar alguns pontos que julgo importantes:

1 - É importante lembrar que abrir o relógio não compromete a vedação. Isso é mito. O que veda são as juntas de vedação, e sua condição garante a estanqueidade. Claro que juntas danificadas que ainda vedam um pouco, podem passar a não vedar mais nada se se romperem quando o relógio for aberto. Mas um relógio com juntas boas pode ser aberto indefinidas vezes sem perder a estanqueidade. A exceção fica para as juntas de fundos de pressão que fazem o papel de fixar o fundo: são projetadas para que o fundo seja aberto e fechado 10 vezes mantendo absolutamente a mesma pressão. O que na prática, é muito mais do que o necessário: o relógio já acabou antes que se troque 10 vezes a bateria - obviamente a junta será trocada antes que isso aconteça.

2 - Não é só a junta do fundo que veda. Há a do vidro, a coroa e os botões, quando há, e eventualmente mais uma ou outra aqui ou ali. A junta do fundo costuma ser a que mais sofre, mas outras juntas também são importantes e a troca da junta do fundo sozinha, na maioria dos relógios, não garante completamente sua vedação. Digo isso porque depende da construção do relógio. Há relógios em que realmente basta a junta do fundo. Em outros, junta de fundo e de vidro. Coroa e botões têm durabilidade em boa parte dos casos e podem ser trocadas num fator de 2:1 (a cada duas trocas de vedação, troca-se uma vez coroas e botões).

3 - O teste é uma medida se segurança: é o serviço feito e a condição das juntas que veda. O teste comprova. Então, um relógio não testado não significa que está com problema de vedação. Mas é claro, é uma segurança do próprio técnico fazer isso. O técnico em questão pensou correto e por experiência sabia que o relógio estava bem vedado. E estava mesmo, como o teste comprovou. Mas ele não deveria ter nem questionado em não fazer teste diante da requisição do cliente.

4 - O procedimento de algumas marcas é o seguinte: se foi feito um serviço de vedação, o teste é obrigatório. Se foi feito uma troca de bateria na hora, não há garantia formal de vedação e o teste se torna dispensável. Isso porque a garantia só é dada de as juntas forem trocadas. Boas ou ruins, a garantia só é dada assim. O cliente é informado disso e opta por livre e espontânea vontade se deseja fazer uma vedação completa ou uma troca de bateria na hora, sem troca de vedações. O teste pode ser feito a mero título de informação, se as juntas estão ainda boas ou ruins apenas.

5 - Pelo que sei, a assistência da Casio é muito boa e eles usam equipamentos de primeira, como o próprio ALC 2000 em que foi feito o teste (aparelho de teste a seco). No caso, foi feito apenas o teste de pressão (não foi feito o de vácuo) à pressão de 7 bar. É normal não se fazer o teste a 10 bar mesmo sendo um relógio de 100m, por limitações do aparelho e do compressor. O que não significa que ele não está devidamente testado. Pelo contrário, testado a 7 bar, e com o resultado apresentado, a tendência é ele manter a mesma estanqueidade conforme se aumenta a pressão. Não foi feito porém, o teste de vácuo: provavelmente por uma normativa do fabricante, baseado em alguns fatores de construção. Como o Casio possui uma construção peculiar, é natural. Mas para um relógio padrão, é feito um teste de vácuo (0.5 bar normalmente) antes do teste de presssão. O teste de vácuo é até mais importante pois revela a condição da vedação sem estar submetido à pressão, que é o que ocorre com o relógio normalmente no dia a dia, ao se lavar as mãos, tomas chuva, etc. Pois a tendência á a junta aumenta sua capacidade de vedar com o aumento da pressão. Mas ela tem que ter essa capacidade também em estado relaxado. Ocorre com juntas velhas, "deformadas" ou "cansadas": vedam quando comprimidas, mas falham quando relaxadas. Isso não pode ocorrer.

6 - O teste revela que o relógio passou no teste de 7 bar ( e não se preocupe, ele está bem vedado a 100m conforme a norma de fábrica), e o resultado da porcentagem é quase o máximo possível (que é de 9,9%). Significa que ele passou no teste e apresentou ótima deformação (baixa deformação indica vazamento). Mas não adianta querer interpretar o número de maneira definitiva pois ele varia de relógio para relógio, e também de acordo com a configuração do teste.

7 - Aquele conhecido aparelho da Bergeon não é propriamente para se testar a vedação, mas sim para se identificar o um ponto de vazamento, caso ele exista. Pois o teste no ALC 2000 apenas diz se está bom ou não, mas não aponta onde ocorre a falha. A falha, caso não esteja óbvia, é detectada no aparelho da Bergeon.

8 - E para relógios profissionais de mergulho, o teste é feito na água, sob pressão, com 25% a mais do que o nominal certificado, por duas horas, e depois faz-se o teste de condesação. Esse teste na água não se faz em relógios que não sejam de mergulho, nem que seja pedido pelo cliente.

Resumo: o teste de vedação não é o que faz o relógio vedar ou não, mas é fundamental para que se confira  e comprove o que foi feito.

Acho que é isso.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 01 Dezembro 2009 às 22:55:53 por Adriano »

*

Offline Jeff

  • ****
  • 260
    • Ver perfil
    • Relógios Mecânicos
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #7 Online: 01 Dezembro 2009 às 22:33:21 »
Mais uma bela aula.  :D

Adriano (tá me ouvindo?), você já pensou em escrever um livro sobre relógios? Demorou!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #8 Online: 01 Dezembro 2009 às 22:33:56 »
Humilhou... ;)

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline gilvvm

  • ****
  • 455
    • Ver perfil
    • Log3D Design
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #9 Online: 01 Dezembro 2009 às 22:35:57 »
Mais uma bela aula.  :D

Adriano (tá me ouvindo?), você já pensou em escrever um livro sobre relógios? Demorou!

+ 1

Realmente uma BELA aula!!!

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #10 Online: 02 Dezembro 2009 às 01:22:00 »
A essa hora ainda não li, mas já tá no favoritos para ler amanhã.
Um abraço
Fábio

Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #11 Online: 02 Dezembro 2009 às 09:23:18 »
Ótimo tópico e informações, obrigado !

abs

Glauco

*

Alberto Ferreira

Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #12 Online: 02 Dezembro 2009 às 09:41:52 »
Salve!

Muito boas, e principalmente bem fundamentadas, as colocações!

Grato, Adriano!
Abraços,
Alberto

*

Offline Chris Galbraith

  • *****
  • 579
  • diver`s do it deeper !
    • Ver perfil
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #13 Online: 02 Dezembro 2009 às 13:06:32 »
Não vou responder diretamente à pergunta, mas vou colocar alguns pontos que julgo importantes:

1 - É importante lembrar que abrir o relógio não compromete a vedação. Isso é mito. O que veda são as juntas de vedação, e sua condição garante a estanqueidade. Claro que juntas danificadas que ainda vedam um pouco, podem passar a não vedar mais nada se se romperem quando o relógio for aberto. Mas um relógio com juntas boas pode ser aberto indefinidas vezes sem perder a estanqueidade. A exceção fica para as juntas de fundos de pressão que fazem o papel de fixar o fundo: são projetadas para que o fundo seja aberto e fechado 10 vezes mantendo absolutamente a mesma pressão. O que na prática, é muito mais do que o necessário: o relógio já acabou antes que se troque 10 vezes a bateria - obviamente a junta será trocada antes que isso aconteça.

2 - Não é só a junta do fundo que veda. Há a do vidro, a coroa e os botões, quando há, e eventualmente mais uma ou outra aqui ou ali. A junta do fundo costuma ser a que mais sofre, mas outras juntas também são importantes e a troca da junta do fundo sozinha, na maioria dos relógios, não garante completamente sua vedação. Digo isso porque depende da construção do relógio. Há relógios em que realmente basta a junta do fundo. Em outros, junta de fundo e de vidro. Coroa e botões têm durabilidade em boa parte dos casos e podem ser trocadas num fator de 2:1 (a cada duas trocas de vedação, troca-se uma vez coroas e botões).

3 - O teste é uma medida se segurança: é o serviço feito e a condição das juntas que veda. O teste comprova. Então, um relógio não testado não significa que está com problema de vedação. Mas é claro, é uma segurança do próprio técnico fazer isso. O técnico em questão pensou correto e por experiência sabia que o relógio estava bem vedado. E estava mesmo, como o teste comprovou. Mas ele não deveria ter nem questionado em não fazer teste diante da requisição do cliente.

4 - O procedimento de algumas marcas é o seguinte: se foi feito um serviço de vedação, o teste é obrigatório. Se foi feito uma troca de bateria na hora, não há garantia formal de vedação e o teste se torna dispensável. Isso porque a garantia só é dada de as juntas forem trocadas. Boas ou ruins, a garantia só é dada assim. O cliente é informado disso e opta por livre e espontânea vontade se deseja fazer uma vedação completa ou uma troca de bateria na hora, sem troca de vedações. O teste pode ser feito a mero título de informação, se as juntas estão ainda boas ou ruins apenas.

5 - Pelo que sei, a assistência da Casio é muito boa e eles usam equipamentos de primeira, como o próprio ALC 2000 em que foi feito o teste (aparelho de teste a seco). No caso, foi feito apenas o teste de pressão (não foi feito o de vácuo) à pressão de 7 bar. É normal não se fazer o teste a 10 bar mesmo sendo um relógio de 100m, por limitações do aparelho e do compressor. O que não significa que ele não está devidamente testado. Pelo contrário, testado a 7 bar, e com o resultado apresentado, a tendência é ele manter a mesma estanqueidade conforme se aumenta a pressão. Não foi feito porém, o teste de vácuo: provavelmente por uma normativa do fabricante, baseado em alguns fatores de construção. Como o Casio possui uma construção peculiar, é natural. Mas para um relógio padrão, é feito um teste de vácuo (0.5 bar normalmente) antes do teste de presssão. O teste de vácuo é até mais importante pois revela a condição da vedação sem estar submetido à pressão, que é o que ocorre com o relógio normalmente no dia a dia, ao se lavar as mãos, tomas chuva, etc. Pois a tendência á a junta aumenta sua capacidade de vedar com o aumento da pressão. Mas ela tem que ter essa capacidade também em estado relaxado. Ocorre com juntas velhas, "deformadas" ou "cansadas": vedam quando comprimidas, mas falham quando relaxadas. Isso não pode ocorrer.

6 - O teste revela que o relógio passou no teste de 7 bar ( e não se preocupe, ele está bem vedado a 100m conforme a norma de fábrica), e o resultado da porcentagem é quase o máximo possível (que é de 9,9%). Significa que ele passou no teste e apresentou ótima deformação (baixa deformação indica vazamento). Mas não adianta querer interpretar o número de maneira definitiva pois ele varia de relógio para relógio, e também de acordo com a configuração do teste.

7 - Aquele conhecido aparelho da Bergeon não é propriamente para se testar a vedação, mas sim para se identificar o um ponto de vazamento, caso ele exista. Pois o teste no ALC 2000 apenas diz se está bom ou não, mas não aponta onde ocorre a falha. A falha, caso não esteja óbvia, é detectada no aparelho da Bergeon.

8 - E para relógios profissionais de mergulho, o teste é feito na água, sob pressão, com 25% a mais do que o nominal certificado, por duas horas, e depois faz-se o teste de condesação. Esse teste na água não se faz em relógios que não sejam de mergulho, nem que seja pedido pelo cliente.

Resumo: o teste de vedação não é o que faz o relógio vedar ou não, mas é fundamental para que se confira  e comprove o que foi feito.

Acho que é isso.

Abraços!

Adriano

Adriano,

Com os parágrafos que vc escreveu, ajudou a derrubar em 5 minutos vários mitos e lendas que eu acreditei por anos a fio sobre vedações, testes, normas e práticas de relojoeiros em geral. Parafraseando alguns colegas daqui, vc nos levou à escola, neste tópico! Quem dera eu tivesse me cadastrado no fórum há mais tempo e bolasse este tópico...hj em dia eu teria outra visão sobre relógios à prova d'água! Sempre fui paranóico à respeito de vedações e da sua durabilidade nos meus relógios. Este seu post serviu pra que eu mude minha visão e fique mais 'relax' com relação aos produtos que adquiro e passar a confiar mais na sua qualidade.

Porém, não há achômetro em relojoaria....é uma ciência exata ao meu ver, pois são os princípios da física aplicados na prática, portanto, somente testes podem comprovar com eficácia se o trabalho realizado foi bem feito ou deixou a desejar (ou neste caso, melhor dizendo, vazar!). Ilustrando oque quero dizer: um relojoeiro que não foi muito atento qto ao rosqueio da tampa da caixa ao fechar o relógio......caso tenha fechado na pressa, se a vedação torceu dentro ou ficou mal assentada no 'groove' certo, adeus estanqueidade! E eu ficaria bem 'chateado', pra não dizer puto, caso eu constate isso da pior maneira, ou seja, entrar na piscina e ver o relógio inundado depois. Portanto, o teste iria demonstrar que algo não ficou muito bem feito, em tempo de ser corrigido ainda pra se evitar o pior.

Mas Adriano, vc matou a pau! Virei seu fã, brother! Aliás, sou mais um integrante do teu fã clube por aqui! Grato por fazer parte de um fórum que conta com membros do seu nível, amigo! Valeu pelo post.  :D
No need of swiss 2 B a WIS!

*

Offline edumaroja

  • ***
  • 196
  • Apenas mais um em risco de divórcio
    • Ver perfil
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #14 Online: 01 Outubro 2010 às 22:53:12 »
Em Brasília não conheço relojoeiro que tenha o equipamento para fazer o teste de pressão. Tenho alguns relógios que gostaria de fazer o teste. Se algum colega braziliense souber de algum que tenha o equipamento agradeço se puder indicar.

Abraços

Eduardo

*

Alberto Ferreira

Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #15 Online: 02 Outubro 2010 às 09:26:27 »
Em Brasília não conheço relojoeiro que tenha o equipamento para fazer o teste de pressão. Tenho alguns relógios que gostaria de fazer o teste. Se algum colega braziliense souber de algum que tenha o equipamento agradeço se puder indicar.

Abraços

Eduardo



Salve!

Esperemos as respostas...

Mas, com certeza eles fazem sim.
Especialmente nas oficinas credenciadas pelos fabricantes.
Este testes de vedação são básicos e obrigatórios no caso dos representantes oficiais.

Abraços!
Alberto

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #16 Online: 02 Outubro 2010 às 12:11:51 »
Parabéns Adriano...e obrigado pela aula.
abs

*

Offline MVasconcelos

  • ****
  • 466
  • Tic... Tac...
    • Ver perfil
    • IN-Fidelity High-End Audio & Video
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #17 Online: 02 Outubro 2010 às 14:51:36 »
Caro Adriano,

Que aula. Parabéns e obrigado por compartilhar conosco.

 :D
"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #18 Online: 02 Outubro 2010 às 19:19:07 »
Em Brasília não conheço relojoeiro que tenha o equipamento para fazer o teste de pressão. Tenho alguns relógios que gostaria de fazer o teste. Se algum colega braziliense souber de algum que tenha o equipamento agradeço se puder indicar.

Abraços

Eduardo

Olá Eduardo



Procure o Carlos, da Carlos Center. É no Conjunto Nacional. 5º andar, sala 516 (ou 5016, nunca me lembro direito do sistema de numeração de lá...). Ele usa o equipamento da Bergeon.



Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #19 Online: 04 Outubro 2010 às 10:47:06 »
Aqui em Portugal, quando vou com os meus TISSOT á Analógico (assistência oficial TISSOT em Portugal - Lisboa mais concretamente) para troca de pilha, peço sempre para fazerem o teste de estanquicidade. Esta é a única casa onde "mexem" nos meus relógios.
Caso seja preciso, eles trocam o vedante, coroa, e até o isolamento do vidro.
Antes isso que... encontrar uma das minhas "joias" danificadas por "desleixo"!!!