Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)

  • 27 Respostas
  • 9079 Visualizações
Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Online: 24 Dezembro 2009 às 06:06:50 »
Pessoal,

Aindei vendo aqui uns bons Eco-Drives, algo que venha a me interessar e suprir minhas possíveis necessidades, e achei um interessante. Estou colocando esse post aqui não apenas para compartilhar com vocês, como também para que vocês me esclareçam esse dual-time aqui, que tem uma exposição bastante diferente da qual eu estou acostumado.




O ponteirinho do 0-24 eu entendi: isso é um fuso-horário. Até que,  nada demais. Mas quando você chega mais acima, o aro do benzel interno é dividido por dois: 1-24, novamente e ainda por cima, o nome das cidades. Em outro post eu já havia perguntado sobre isso, mas me parece que esse relógio está combinando três funções, ou não?

Ah sim...Dessa vez, o vidro é de Safira. Até que enfim...


Um grande abraço e FELIZ NATAL PARA VOCÊS!

Leonardo

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Resposta #1 Online: 24 Dezembro 2009 às 08:55:53 »
Não achei nada esquisito esse relógio não Leonardo, achei bem bonito também.
Sobre o fuso horário eu vi seu outro post, é uma dúvida que também tenho, acredito que nesse bezel externo a contagem deve ser feita pelo nome da cidade, os números de 1/24 deve ser para auxiliar uma possível contagem de horas, mas a função principal é medida pelas cidades.

Como disse, eu ACHO, mas não tenho certeza, vamos esperar uma resposta de quem realmente entenda do bagulho.
Um abraço
Fábio

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Resposta #2 Online: 24 Dezembro 2009 às 09:59:06 »
Leonardo,

A escala interna com o nome das cidades é fixa, a outra com os números é que gira.

Para calcular os fusos, gire o bezel até o número que indica as horas ficar sobre a cidade em que você está. No foto que mostrou, é só girar o bezel até o número 10 ficar sobre o Rio de Janeiro. A escala numerica iria mostrar as horas em cada cidade. Ex: Em Caracas seriam 9hs (-1), New York 8Hs (-2).

Espero que eu tenha sido claro.

Re: Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Resposta #3 Online: 24 Dezembro 2009 às 10:42:29 »
Certo,


Então para que o dial retrograde, que marca até 24 horas, se tudo pode ser feito pelo Benzel? A sua explicação foi bem clara, mas ainda não estou entendendo direito. Nunca tive um relógio desses.


Ele diz hora em 3 lugares então? 1- normal (ponteiro de hora/minuto) ; 2 - benzel interno (cidades/números) ; 3- pelo dial 24h

É isso?

Um abraço.

Re: Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Resposta #4 Online: 24 Dezembro 2009 às 10:53:51 »
Eu não sei se meu olho é torto, mas muitas vezes que vejo um Citizen tenho a sensação de que as inscrições estão coladas tortas.
Se vc traçar uma linha horizontal rente a inscrição Eco Drive e outra rente ao Citizen... elas serão perfeitamente paralelas?
 ::)

Desculpe se eu estiver doido. Juro que não comi cogumelos hoje.

Re: Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Resposta #5 Online: 24 Dezembro 2009 às 11:33:10 »
O relógio é muito bonito, mas este é um modelo antigo já,...os novos ecodrives são ainda melhores,..

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Resposta #6 Online: 24 Dezembro 2009 às 11:37:51 »
Certo,


Então para que o dial retrograde, que marca até 24 horas, se tudo pode ser feito pelo Benzel? A sua explicação foi bem clara, mas ainda não estou entendendo direito. Nunca tive um relógio desses.


Ele diz hora em 3 lugares então? 1- normal (ponteiro de hora/minuto) ; 2 - benzel interno (cidades/números) ; 3- pelo dial 24h

É isso?

Um abraço.

Leonardo,

Pode parecer meio óbvio, mas ele mostra (no caso da foto) se são 10:09hs ou 22:09hs, ou em outro padrão am/pm.
Imagine uma situação extrema, sei lá, um verão na antártida, o sol fica aparente 20 horas por dia. Basta olhar o indicador de 24hs para saber.
Este ponteiro não é independente, ele se move junto com o ponteiro de horas.
Tenho um relógio com essas funções, um Poljot Traveller, o dial das 6 é o indicador de 24 hs, ele também é crono:


fonte: www.vostok-uhren.de

Espero ter ajudado
« Última modificação: 24 Dezembro 2009 às 11:57:25 por JotaA »

Re: Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Resposta #7 Online: 24 Dezembro 2009 às 11:42:27 »
Olha este novo ecodrive,...


Re: Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Resposta #8 Online: 24 Dezembro 2009 às 11:46:26 »
Certo,


Então para que o dial retrograde, que marca até 24 horas, se tudo pode ser feito pelo Benzel? A sua explicação foi bem clara, mas ainda não estou entendendo direito. Nunca tive um relógio desses.


Ele diz hora em 3 lugares então? 1- normal (ponteiro de hora/minuto) ; 2 - benzel interno (cidades/números) ; 3- pelo dial 24h

É isso?

Um abraço.

Leonardo,

Pode parecer meio óbvio, mas ele mostra (no caso da foto) se são 10:09hs ou 22:09hs, ou em outro padrão am/pm.
Imagine uma situação extrema, sei lá, um verão na antártida, o sol fica aparente 20 horas por dia. Basta olhar o indicador de 24hs para saber.
Este ponteiro não é independente, ele se move junto com o ponteiro de horas.
Tenho um relógio com essas funções, um Poljot Traveller, o dial das 6 é o indicador de 24 hs, ele também é crono:


fonte: www.vostok-uhren.de

Espero ter ajudado


Jota,


Essa função eu sei sim, tenho mesmo ela no Technos e algum outro Citizen. Mas será é isso mesmo? Será que ele é um subdial 24horas (am/pm), ou você poderá ajustá-lo, como se fosse um GMT? Eu preferiria que fosse. Caso seja igual ao seu Poljot Traveler e aos que eu tenho aqui, então perdi um certo interesse no relógio.

Então, toda vez que eu quisesse saber qual seria a hora em cada país, eu teria que mover o benzel para que a escala da cidade em que eu estou "batesse" com a escala de 24 horas, ao redor do benzel? Nesse sentido, deve ser diferente do GMT, onde você aciona individualmente o braço dele. Aliás, por que muitos relógios trazem um GMT que não pode ser acionado individualmente?

Por exemplo: quero ver a hora em Nova York. Aqui são 11:38, então boto ´Rio de Janeiro´ em 11. Certo, porém mais de 4 horas depois, eu gostaria de ver a hora de Nova York. Aí tenho que colocar ´Rio de Janeiro´ em 15 para ver, e assim sucessivamente? Se for desse jeito, faz total sentido haver o ponteiro das 24horas, caso contrário seria completamente inviável mesmo. Não desgasta a coroa rodar com certa frequência o benzel?

É impressão minha, ou isso é bem menos prático do que modelos como o do Rolex GMT?



Um grande abraço e obrigado.


Obs: Relógio Sinn com 3 fusos horários (modelo 060)

« Última modificação: 24 Dezembro 2009 às 12:43:11 por Leonardo25 »

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Resposta #9 Online: 24 Dezembro 2009 às 12:40:01 »
Leonardo,

Você está correto, o relógio além da função World Time, possui Dual Time. O ponteiro das 24hs tem ajusto independente.

Consegui o manual, dê uma olhada:

http://www.citizenwatches.com.au/instruction-manuals/J304

No Poljot, ele se move junto ao ponteiro de horas. Portanto não possui a função Dual Time, apenas World Time.

Abraços

*

Offline DART

  • *****
  • 586
    • Ver perfil
Re: Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Resposta #10 Online: 24 Dezembro 2009 às 12:42:43 »
Olha este novo ecodrive,...


Bacana, muito bacana.

Re: Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Resposta #11 Online: 24 Dezembro 2009 às 12:49:08 »
Jota,


Muito obrigado mesmo!

Só para lhe prestigiar, dê uma olhada nisso:





Isso sim é relógio.

Ah! preferi o Eco-Drive antigo ante a esse Eco-Drive novo...questão de gosto  ;)
« Última modificação: 24 Dezembro 2009 às 12:58:46 por Leonardo25 »

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Resposta #12 Online: 24 Dezembro 2009 às 12:56:31 »
Jota,


Muito obrigado mesmo!

Só para lhe prestigiar, dê uma olhada nisso:





Isso sim é relógio.

Ah! preferi o Eco-Drive antigo ante a esse Eco-Drive novo...questão de gosto  ;)

Lindo, lindo.

A Sinn produz cada relógio, que é de babar em cima.

Eu também prefiro o modelo antigo, acho o novo muito poluído. Quando comprei o meu Poljot, fiquei entre ele, este Citizen que você postou, e a versão crono dele, preferi o Poljot por ser mecânico, apesar de custar um pouco mais.

Re: Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Resposta #13 Online: 24 Dezembro 2009 às 12:59:57 »
Jota,

Só mais uma pergunta: quanto tempo o Eco-Drive trabalha normalmente SEM revisão/inspeção?

O uso é constante, normal, nada de piscina, nada de mar, praia, ou qualquer outra coisa, sem queda, sem impacto no relógio...

Eu já ouvi falar nos custos x benefícios do Eco-Drive, mas nunca vi nada sobre longividade? É que eu andei lendo o manual da Citizen e ele fala em revisão periodica de 3 em 3 anos. Nos Seikos divers, em geral, pode-se fazer de 5 em 5, não?

Um grande abraço!

Re: Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Resposta #14 Online: 24 Dezembro 2009 às 13:44:48 »
Este sinn é um espetáculo,..

Re: Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Resposta #15 Online: 24 Dezembro 2009 às 13:48:04 »
Agora já que gosto cada um tem o seu ai vão os mais lindos citizen de todos,....na minha opinião claro hehe

Ecodrive


Cronomaster



E um Campanolo especial,..




Depois coloco mais

Re: Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Resposta #16 Online: 24 Dezembro 2009 às 21:16:19 »
O Citizen é maravilhoso, graças a vc Leonardo, eu corro o risco de me dar o primeiro presente de 2010!

Qto ao Poljot Jota, simplesmente MARAVILHOSO! Por gentileza qual a codificaçao dele para que eu possa pesquisar por favor ?

Voltando para o Leonardo, me interessa saber a respeito da pergunta da revisao nos Seikos divers!

Abs a todos.
What the next step ?

Re: Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Resposta #17 Online: 25 Dezembro 2009 às 10:57:00 »
O Citizen é maravilhoso, graças a vc Leonardo, eu corro o risco de me dar o primeiro presente de 2010!

Qto ao Poljot Jota, simplesmente MARAVILHOSO! Por gentileza qual a codificaçao dele para que eu possa pesquisar por favor ?

Voltando para o Leonardo, me interessa saber a respeito da pergunta da revisao nos Seikos divers!

Abs a todos.


Fabricio,

Fico muito feliz em tere contribuido com alguma escolha boa para você, no começo de 2010. Só, por favor, deixa um deles para mim também lá no site, de preferência o do mostrador preto  :'(

Um grande abraço. Espero que daqui a pouco a gente possa mostrar nossos Citizens.

Re: Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Resposta #18 Online: 25 Dezembro 2009 às 13:13:12 »
Aliais a citizen tem vários relógios só são vendidos no Japão, inclusive um preto que é absurdamente lindo, não tenho ele aqui nos meus arquivos hehe mas depois eu posto também.
« Última modificação: 25 Dezembro 2009 às 13:19:28 por Abrantes »

Re: Um Citizen Eco-Drive meio esquisito, mas...gostei (Post de Natal)
« Resposta #19 Online: 25 Dezembro 2009 às 13:16:52 »
Agora sim,....

Citizen Air Drive PMX 56 3002