Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?

  • 41 Respostas
  • 10814 Visualizações
*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #20 Online: 14 Fevereiro 2012 às 13:21:02 »

Pessoal,

Gostaria de conhecer os escapamentos citados. Onde encontro informações?

 Grato!

Veja alguns exemplos aqui... [...]
Abraços,
Cigano!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #21 Online: 14 Fevereiro 2012 às 14:06:36 »
Ajudou!
 ???

Direct Impulse da Audemars Piguet: http://bit.ly/wi2vjD

Dual Ulysse (ou Dual Indirect Escapement) da Ulysse Nardin: http://bit.ly/wPvDMY
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

vinniearques

Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #22 Online: 14 Fevereiro 2012 às 14:19:10 »
Ajudou!
 ???

Direct Impulse da Audemars Piguet: http://bit.ly/wi2vjD

Dual Ulysse (ou Dual Indirect Escapement) da Ulysse Nardin: http://bit.ly/wPvDMY


não tenho nada a ver com a possivel faísca dos dois, mais que rachei de rir com o post do Igor agora rachei rsrsrrs, nunca tinha visto essa parada que fez!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #23 Online: 14 Fevereiro 2012 às 14:25:59 »
não tenho nada a ver com a possivel faísca dos dois, mais que rachei de rir com o post do Igor agora rachei rsrsrrs, nunca tinha visto essa parada que fez!

Faísca? Eu tô ajudando, ué! ???
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

vinniearques

Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #24 Online: 14 Fevereiro 2012 às 14:30:52 »
hauauhauhaua isso sem duvidas! mais que foi engraçado foi!

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #25 Online: 14 Fevereiro 2012 às 17:02:47 »
O que eu acho , é que em time que esá ganhando não se mexe ,

Hoje vemos algumas fábricas querendo evoluir e fazer algo um pouco melhor, mais tecnicamente eu acho que não tem muito o que fujir disso, é complicado.

Quanto a precisão , fica mais por conta do balanço do que o escapamento. Então o que vai acontecer é o que ja está acontecendo , trocando os materias base destas peças, como a troca do aço e rubi, por silicio , e ai por diante.

A Breguet , também ja lançou algo novo, não me lembro onde eu vi, mais é algo novo também, que a primeira olhada eu não gostei.

Abs.

Mauro

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #26 Online: 14 Fevereiro 2012 às 17:06:52 »
Tava pensando em válvulas mesmo... rsrsrsr.
Brincadeiras à parte, eu mesmo tenho alguns rabiscos ensaiando um movimento sem escapamento e com um balanço com rotação contínua, como os Spring Drives, mas com um controle totalmente mecânico.

Me corrijam se eu estiver errado.

Nos anos 60 foi inventado o relógio com o sistema cilindro(assim chamado pelos relojoeiros antigos) , o balanço pegava direto na roda , (roda de escape) , e assim funcionava, e não vingou , claro , são épocas diferentes, mais acho que nem hoje conseguiria fazer algo que ficasse bom neste sentido, pois a força motriz exigida faz com que o balanço oscile muito , e pelos impactos do uso e a oscilação a variação era muito grande .

Abs.

Mauro 

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #27 Online: 14 Fevereiro 2012 às 17:34:52 »
Não, o escapamento de cilindro foi inventado por Tompion, desenvolvido por Graham e muito utilizado, na sua versão com rubi, por Breguet. Estamos falando de 17XX! O escapamento de cilindro, pelo próprio conceito, só não é pior do que o de vareta, que porque o orgão oscilador, conquanto não diretamente ligado à escapamento em si, está sempre em atrito.


Flávio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #28 Online: 14 Fevereiro 2012 às 17:35:17 »
Mauro,

O escape cilindro é do Século XVII, ou seja, anterior ao escape de âncora. É bem menos eficiente que este último, pois as partes ficam o tempo todo em contato, com fricção.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #29 Online: 14 Fevereiro 2012 às 17:48:54 »
Estou no trampo, numa correria, mas acho que dá para desenvolver rapidamente o tema, para que entendam. O escapamento completo é sempre composto de um órgão regulador e um de contagem de tempo. O primeiro escapamento foi o de vareta. Nele havia atrito, contato constante entre órgão regulador e o contador, etc. A busca dos relojoeiros sempre foi "destacar" o máximo de tempo possível o órgão regulador - no caso do relógio o balanço, no de pêndulo, o próprio - do de contagem de tempo, por razões óbvias. E, depois, diminuir o atrito em todo sistema. O melhor lugar para se aprender isso é vendo a evolução no site do Volker Vyscocil, na parte escapamentos:

http://www.clockwatch.de/index.html?html/tec/hem/zyl.htm


No final das contas, para relógios compactos, o ápice foi atingido com os escapamentos de detenção (ou gatilho, ou cronômetro), ainda no século XVIII (fins). A imagem mostra tudo: na maior parte do giro, o balanço está "destacado" do órgão de contagem de tempo, o contato só ocorre uma vez a cada oscilação e, mesmo assim, de forma muito tênue. Ademais, o impulso é dado de forma tangencial.

A busca é sempre a mesma: maior separação do funcionamento do orgão regulador e um impulso que não atrapalhe o órgão regulador. Isso, na minha opinião, PARA RELÓGIOS COMPACTOS, foi alcançado há séculos nos cronômetros. O resto é resto, variações do mesmo tema para melhor utilização em um relógio compacto.

Nos relógios de pêndulo, o ápice foi a separação completa do órgão regulador (pêndulo) do de contagem de tempo, a ponto de ficarem em dispositivos separados, como explicado pelo Igor no texto sobre os relógios Shortt.


Flávio
« Última modificação: 14 Fevereiro 2012 às 19:31:43 por flavio »

*

Ringo

Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #30 Online: 14 Fevereiro 2012 às 18:12:31 »
Google

Sou iniciante no assunto "relojoaria" e encontrei esse fórum que é uma excelente fonte de informações e principalmente
fonte de temas para pesquisas. Pois como li numa assinatura bem conhecida aqui: "não acredite em tudo que ler aqui"
Acompanhei o fórum algum tempo antes de me registrar e, para participar ativamente, cadastrei-me.
Quando me inscrevi acreditei que o fórum seria um espaço livre, desde que respeitada a boa conduta e respeito pelos demais.
Com esse pensamento postei algumas mensagens na maioria das vezes buscando informações que para a maioria parece corriqueira. Mas sou iniciante.

Muito me surpreendeu a resposta acima citada, principalmente pela autoria, um dos grandes do fórum.

Continuarei deixando minhas dúvidas por aqui porque tem gente que compreende o que é um fórum para discuções e está realmente disposto a cooperar.

Obrigado pelas respostas concretas.
Esse link postado pelo Flávio é excelente. Já conhecia, tenho as animações e os textos no pc.
Abraço!
« Última modificação: 14 Fevereiro 2012 às 18:20:44 por Ringo »

*

vinniearques

Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #31 Online: 14 Fevereiro 2012 às 18:25:42 »
Relaxa Ringo, é trote rsrsrs pra calouro! também tive o meu, mais passa por cima e bola pra frente,só manter o bom humor que você vai ver como algumas coisas que parecem rudes, na verdade são só respostas e nada mais! um abraço e seja bem vindo!

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #32 Online: 14 Fevereiro 2012 às 18:29:57 »
Não, o escapamento de cilindro foi inventado por Tompion, desenvolvido por Graham e muito utilizado, na sua versão com rubi, por Breguet. Estamos falando de 17XX! O escapamento de cilindro, pelo próprio conceito, só não é pior do que o de vareta, que porque o orgão oscilador, conquanto não diretamente ligado à escapamento em si, está sempre em atrito.
Flávio

Obriagdo mais uma vez pela aula ,
Não sei de onde tirar o 60, mais com certeza alguém me disse isso, que guardava em minha memória.
Um forte abraço.
Mauro

*

Ringo

Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #33 Online: 17 Fevereiro 2012 às 15:59:27 »
O escapamento de vareta é o mesmo Foliot?
Não encontrei vídeos mostrando seu funcionamento.
Podem me ajudar?

Valeu!

*

Offline amadeu

  • ****
  • 429
    • Ver perfil
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #34 Online: 17 Fevereiro 2012 às 20:00:53 »
quer prever o futuro?
invente-o.
 :D ::)
dificil neh
o que serah possivel em poucos anos.
a revoluçao dos produtos esta sendo muito rapida
acho que soh nao tem nada de novo nesta area pq nao foi necessario
soh por isso.
abs.
amadeu.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #35 Online: 17 Fevereiro 2012 às 20:15:42 »
Sim, verge e foliot lá. No Brasil, a única tradução que já vi do sistema foi em um livro do Dimas Pimenta, ele usava escapamento de "fuso ou vareta". Não confundir com o "fusee" que ele chama de "caracol" em português.


Flávio

Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #36 Online: 19 Fevereiro 2012 às 15:39:15 »
Uma questão que me passou pela cabeça é a seguinte: o escapamento detento, que parece ser mais preciso, porque raramente é utilizado???

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #37 Online: 19 Fevereiro 2012 às 15:45:24 »
O que mantém a retenção do sistema é uma frágil mola. Em relógios de pulso e mesmo cronômetros de bolso, um simples choque poderia causar a liberação indesejada da rodagem, comprometento a precisão. A Urban, porém, parece ter resolvido isso.

Discussão aqui:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=5847.0



Flávio

Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #38 Online: 19 Fevereiro 2012 às 16:31:44 »
O que mantém a retenção do sistema é uma frágil mola. Em relógios de pulso e mesmo cronômetros de bolso, um simples choque poderia causar a liberação indesejada da rodagem, comprometento a precisão. A Urban, porém, parece ter resolvido isso.

Discussão aqui:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=5847.0



Flávio

Deve ter funcionado porque a Breguet tem relógios de pulso com escapamento detento!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #39 Online: 19 Fevereiro 2012 às 18:11:01 »
Sim, existe um modelo La Traditon da Breguet que usa escapamento de cronômetro. Se possui o "defeito" de ser bastante propenso a avanços inadequados por choques, não sei. Vídeo aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=YaZOR1Q5dGc

A Urban quis justamente contornar isso. Qual funciona melhor? Não sei...


Flávio
« Última modificação: 19 Fevereiro 2012 às 18:14:01 por flavio »