Sobre o tópico de vendas

  • 27 Respostas
  • 11978 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Sobre o tópico de vendas
« Online: 15 Dezembro 2008 às 18:19:50 »
Colegas


Quando criei o fórum, lancei nas regras que não deveríamos usar o espaço para vendas de relógios, até mesmo porque eu havia procurado pessoas na net que gostavam da relojoaria com história, não comércio.

Porém, lá pelas tantas percebi que a "catira" fazia parte do meio. Depois de muita discussão, optamos por deixar as vendas ocorrem, mas naqueles moldes: nada de preços, discussão entre partes por e mail ou msg privada, até mesmo porque o fórum nunca teve nem terá apelo comercial e eu não tenho (e nunca terei) nada a ver com os negócios que aqui são feitos.

Na minha opinião, porém, há um problema. Há pessoas que participam do fórum há milênios e por acaso também vendem relógios e os trocam. Ou seja, unem o útil ao agradável, a paixão pela relojoaria com o comércio intrínseco entre todos os colecionadores de qualquer buginganga que exista por aí (até figurinhas se trocam).

Porém, não gostaria de ver "vendedores profissionais" fazendo ofertas, em certo ponto deturpando o espírito do fórum, que parte do pressuposto que as vendas são apenas um apêndice do fórum, onde o espírito principal é a discussão sobre temas de relojoaria.

Portanto, na verdade fica apenas aqui um tema para discussão entre os foristas...Se a pessoa tem intenção de ser um vendedor profissional no fórum, o local mais adequado são aqueles criados especificamente para este fim, como o mercado livre, por exemplo.


Flávio

Re: Sobre o tópico de vendas
« Resposta #1 Online: 15 Dezembro 2008 às 20:22:50 »
Em um local democrático como este, há várias opiniões, mas acredito que a maioria (me incluo nela) entende do que o amigo Flávio está falando.   ;)
Eu tenho o hábito de acompanhar todos os post´s do Fórum (já o fazia no PQPNow), e há alguns tropeços...mas sempre haverá!!! Pergunto muito os preços aos amigos, por interesse nas belas peças postadas, já fiz negócios com alguns amigos, outras vezes a grana não dá!!!  :)  :'(
Mas acredito que a preservação do ambiente fraterno, com a obediência às regras já estabelecidas, seja o básico!!!  ;)  ;)  ;)
O meio termo, com certeza, será o bom caminho de todos!!!   ;)  ;)  ;) "Dar bandeira" é normal, em uma comunidade de tantas idéias e modos de pensar!!!
Abração a todos!
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Pandolfi

Re: Sobre o tópico de vendas
« Resposta #2 Online: 15 Dezembro 2008 às 21:55:59 »
Neste Espaço, não.
Vendas só no Espaço "Que relógio você gostaria de vender?".
Boa sorte a todos.
Pandolfi

*

Offline melao

  • *****
  • 613
    • Ver perfil
Re: Sobre o tópico de vendas
« Resposta #3 Online: 16 Dezembro 2008 às 08:28:26 »
Acho que deveria ser dada uma dura advertencia nos usuarios que só aparecem pra vender e nao postam mais nada nos outros topicos.Quem esta sempre por aqui e se porventura quiser vender algum(s) relogio(s) acho normal e salutar.Abs.
Most3lm.com

*

Alberto Ferreira

Re: Sobre o tópico de vendas
« Resposta #4 Online: 16 Dezembro 2008 às 10:12:28 »
Salve, amigos!

Eu entendo a posição do Flávio.
Como foi pedido pelo Flávio, aí vai a minha opinião de forista.

Na verdade o "problema" não é a troca e venda (eventuais) entre os membros do fórum, isso faz parte.
Mas sim o possível uso sistemático e "oportunista" desse nosso "mercado cativo" e, convenhamos, gratuito (na visão dos espertos, bem entendido...).

Cobrar pela exposição de "anúncios" (como eu sei ter ocorrido a alguns) seria, a meu ver, ainda pior. Posto que de certa forma daria "direitos" aos "anunciantes alienígenas" e, o pior, infringiria por si só o espírito da verdadeira proposta e objetivos do fórum.

Quanto às "regras" (aquelas iniciais, que estão escritas e portanto válidas) eu faria apenas uma sugestão.
Manter as que já existem, talvez apenas acrescentando uma nova.

Uma simples advertência, ou lembrete tácito, de que se forem infringidas (por exemplo, quaisquer postagens fora da área prevista, com "apelo comercial" óbvio - firmas, etc., negociações públicas ou intencionalmente feitas em aberto, etc.) a postagem seria puramente eliminada.

Um grande abraço a todos!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Sobre o tópico de vendas
« Resposta #5 Online: 16 Dezembro 2008 às 10:18:37 »
Concordo e já havia percebido isso e já havia pensado em alertar os moderadores. No meu entender, o fórum para vendas seria para uso dos usuários recorrentes, ou seja, um espaço "nosso". Mas se tornou uma ferramenta pública e o melhor de tudo, GRATUITA, para oportunistas.

A tempo: os relógios que anunciei aqui, anunciei também no Mercado Livre, sendo lá o principal anúncio. O intuito de anunciar aqui era justamente para dar preferência para que o relógio fosse comprado por algum amigo.

Acho que os moderadores podem apenas eliminar os tópicos desse gênero.

Abraços!

Adriano

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Sobre o tópico de vendas
« Resposta #6 Online: 16 Dezembro 2008 às 10:40:36 »

Puzt! Estou completamente por fora disso que está acontecendo. Por que o tópico de venda está naquele outro espaço, nunca lembro de dar uma olhada lá.

Pau nos caras!
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Enéias

Re: Sobre o tópico de vendas
« Resposta #7 Online: 16 Dezembro 2008 às 11:01:16 »
Concordo com o Flávio. Acredito que aqui só devam aparecer produtos "com a cara dos foristas" e postados por usuários permanentes e constantes.

 :D

Re: Sobre o tópico de vendas
« Resposta #8 Online: 16 Dezembro 2008 às 11:18:20 »
Concordo plenamente com o Flavio e demais opiniões dos colegas, neste momento ja se faz presente a presença dos moderadores, para que o tópico não descambe de vez para o lado estritamente comercial.

Abs/Thadeu
« Última modificação: 16 Dezembro 2008 às 11:19:51 por jothata »

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Sobre o tópico de vendas
« Resposta #9 Online: 16 Dezembro 2008 às 11:28:37 »
 Olá,

     Na minha opnião o fato de ter sido criado um espaço a parte para vendas foi um otima idéia, pois diferente do Forum anterior não contamina o foco principal que é a discussão sobre relógios com questões como valores etc e a exemplo do Miguel, raramente frequento o espaço de vendas, mesmo não tenho nada contra...
   Pela frequencia do Forum, penso que naquele espaço poderia ser mais interessante se houvesse a oferta de lá poderia produtos colecionavies, mas isso raramente se vê... porém isso depende de nós...
   Acho ainda que pessoas que se aproveitam do Forum apenas como espaço comercial acabando sendo expurgadas naturalmente e aos poucos irão migrando para locais como maior apelo, como o ML etc...  

Abs

Re: Sobre o tópico de vendas
« Resposta #10 Online: 16 Dezembro 2008 às 11:48:30 »
Concordo com o Flávio. Acredito que aqui só devam aparecer produtos "com a cara dos foristas" e postados por usuários permanentes e constantes.

 :D

Olá amigos,

Enéias, é isso mesmo. Existem usuários que procuram usar o espaço para vendas mas, ao mesmo tempo, participam e contribuem em outros espaços do forum (nada de errado até aqui, tudo dentro da regra). Mas, infelizmente, como ocorria no outro forum, usuários tem usado este forum apenas para venda, esquecendo do foco principal.  

Quando este forum se tornou oficial, a primeira coisa que fiz foi ler as suas regras (e acho importante que todos façam isso, caso não tenham feito). No outro forum, eu usei por várias vezes o tópico "Que relógio vc gostaria de vender" e, sinceramente, com dor na consciência. Quando conseguia vender um relógio, me sentia um tanto mal pois, afinal de contas, foi graças ao forum a possibilidade de adquirir tantos contatos de potenciais compradores  (quem trabalha na área de vendas em geral sabe o que eu estou falando). Por conta disso, eu não uso mais o espaço para este fim. Mas esta é uma opinião particular.

Nada contra usar o espaço destinado para venda (eu mesmo já me interessei por vários relógios alí anunciados), mas que seja de acordo com as regras estabelecidas para este forum.

Abraço,
Guilherme.

Re: Sobre o tópico de vendas
« Resposta #11 Online: 16 Dezembro 2008 às 12:47:03 »
Pela leitura dos tópicos, não me recordo de ter visto oferta de relógios em local diferente que no "Que relógio você gostaria de vender".  ???
Achei excelente a idéia, mesmo com as regras, de ser colocado esse tópico de vendas "a parte", ou seja, fora das mensagens "normais" do Fórum.  ;)
Digo isso pois, no PQPFórumNow, "as ofertas se misturavam" com os outros tópicos, fazendo uma verdadeira "lambança", fugindo do foco da troca de idéias e do aumento do conhecimento.
Os moderadores estão sempre presentes, certo? Então, vamos lá...acredito que seja o melhor caminho deletar o que não se enquadra às regras...agora uma coisa tem que ser dita - se há oferta, é por que há procura...OK, sei que as negociações entre a maioria dos amigos do Fórum é "entre compadres"  ;D   
Mas tem gente que não entende isso...abusa...e esse tema surgiu justamente por isso...
Abraço
Paulo Sergio   
« Última modificação: 16 Dezembro 2008 às 12:49:11 por Paulo Sergio »
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Sobre o tópico de vendas
« Resposta #12 Online: 16 Dezembro 2008 às 14:50:13 »

Também fui ao tópico em questão e não vi nada gritante. Alguém poderia me ajudar e indicar as ocorrências?
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Sobre o tópico de vendas
« Resposta #13 Online: 16 Dezembro 2008 às 15:51:34 »
Aos meus olhos, disse aos meus olhos, não há nada gritante. Só quis deixar um alerta, até mesmo porque, sendo administrador, e moderador frouxo, confesso, raramente, para não dizer nunca entro na secção de vendas. Por isso fiz o pedido, porque eu pouco tenho visto o que ocorre lá e, sinceramente, não tenho até mesmo saco de ficar de olho, pois este lado comercial do ramo nunca me interessou e quando quero um relógio, é específico. Só isso.


Flávio

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Sobre o tópico de vendas
« Resposta #14 Online: 17 Dezembro 2008 às 11:08:45 »
Acho que deveria ser dada uma dura advertencia nos usuarios que só aparecem pra vender e nao postam mais nada nos outros topicos.Quem esta sempre por aqui e se porventura quiser vender algum(s) relogio(s) acho normal e salutar.Abs.

Acho que seria uma regra interessante para acabar com eventuais problemas:

>>>  MÍNIMO 10 POSTS para poder colocar um anuncio, caso contrário o post será apagado pelo moderador.

O que acham ?

Re: Sobre o tópico de vendas
« Resposta #15 Online: 17 Dezembro 2008 às 12:00:35 »
Olá...
Não sei se estou errado, mas entendi que a mensagem do amigo Flávio, acima de tudo, foi mais como uma recomendação sobre o assunto do que uma bronca!  ;)
Não sei se seria o caso de uma "censura", ou uma limitação de postagens... aqui é uma democracia... já existem as regras, que, por vezes, não são respeitadas... um lembrete, como o do Flávio, sempre é bom.
E já existem os moderadores, que têm a delegação de competência para retirar os post´s que sejam inconvenientes.
Além do mais, diga-se de passagem, a mioria dos "vendedores" do Fórum são comedidos!  :)  :)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Sobre o tópico de vendas
« Resposta #16 Online: 17 Dezembro 2008 às 13:28:25 »
Isso, foi apenas um lembrete, nada de broncas! kkk. Bronca quem me dá é minha mãe, e até hoje, mesmo eu tendo quase 33 anos! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



Flávio

Re: Sobre o tópico de vendas
« Resposta #17 Online: 18 Dezembro 2008 às 08:05:44 »
Acho válido os moderadores analisarem os anúncios postados para ver se não há nenhuma regra sendo descumprida. Eu particularmente gostei da separação do tópico de vendas para uma área a parte, como já foi citado por outros amigos.

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

*

Alberto Ferreira

Re: Sobre o tópico de vendas
« Resposta #18 Online: 18 Dezembro 2008 às 15:05:38 »
Salve!

Eu aproveito o assunto para perguntar uma coisa.

Quem são, atualmente (e oficialmente), os moderadores aqui no novo fórum?

A pergunta cabe por uma razão bem simples.
No período da "transição" (a chamada e tão discutida "migraçao") o Bruno me "nomeou" como "moderador global" aqui, posto que eu estava ajudando nos testes, etc.

E, muito bem...  8)
Eu não fui nem "homologado" e nem tampouco "cassado"  ;) ;D pelo Flávio.  :D :D :D

Portanto, segui sendo...
 :D :D :D

Mas,...
O que aconteceu com os outros?

Para começar, eu não sei se eles ainda teriam interesse (ou tempo) para continuar ajudando nesta tarefa, ou não.
Etc., etc., etc...

Mas no momento (na prática) eu creio que eles (os do antigo FN) não têm mais (digamos, eles não foram "nomeados" automatiamente) os poderes de moderação por aqui.

Abraços a todos!

*

Enéias

Re: Sobre o tópico de vendas
« Resposta #19 Online: 18 Dezembro 2008 às 15:31:54 »
Salve!

Eu aproveito o assunto para perguntar uma coisa.

Quem são, atualmente (e oficialmente), os moderadores aqui no novo fórum?

A pergunta cabe por uma razão bem simples.
No período da "transição" (a chamada e tão discutida "migraçao") o Bruno me "nomeou" como "moderador global" aqui, posto que eu estava ajudando nos testes, etc.

E, muito bem...  8)
Eu não fui nem "homologado" e nem tampouco "cassado"  ;) ;D pelo Flávio.  :D :D :D

Portanto, segui sendo...
 :D :D :D

Mas,...
O que aconteceu com os outros?

Para começar, eu não sei se eles ainda teriam interesse (ou tempo) para continuar ajudando nesta tarefa, ou não.
Etc., etc., etc...

Mas no momento (na prática) eu creio que eles (os do antigo FN) não têm mais (digamos, eles não foram "nomeados" automatiamente) os poderes de moderação por aqui.

Abraços a todos!

Eu acredito que o ideal é que aqueles do antigo fórum sigam moderando.