Olá pessoal,
Atálo, eu também gosto muito da HD Sportster. Citei a Fat Boy como um ícone da marca, mas a Sportster reúne caraterísticas que gosto muito. É uma moto muito original, uma custom com características esportivas. Ela reune o melhor de dois mundos: a beleza, acabamento e tradição das motos custom, junto à esportividade e praticidade para um uso mais cotidiano. Há até quem se arrisque a desenvolver projetos de café-racer com base na Sportster.
Meu aprendizado sobre motos me tornou mais eclético ao longo dos anos. Quando comecei a gostar de motos, me interessava somente pelas custom que estão dentro do estereótipo criado pela própria Harley Davidson, seguido hoje pelas marcas japonesas.
Com o tempo, adquiri minha BSA, comecei a conhecer mais as motos inglesas e européias de modo geral, o que abriu um novo universo, pois a história da indústria motociclística do velho continente é certamente a mais rica.
Há um paralelo interessante entre a indústria de motos e de relógios, no que diz respeito à crise gerada pela entrada dos fabricantes japoneses. Até os anos 1960, havia uma miríade de marcas européias de motos, sendo a inglaterra o país mais importante neste cenário, com marcas como BSA, Triumph, Norton, Ariel, Royal Enfield, Sunbean, Matchles, apenas para citar as mais conhecidas. Os japoneses (como Honda, Yamaha, Suzuki...) iniciaram produzindo modelos praticamente idênticos aos europeus, mas enfatizaram nas motocicletas de baixa cilindrada, com preços baixos, estratégia bastante coerente se levarmos em conta o contexto da crise do petróleo de 1973.
Entre o final dos anos 1960 e início dos anos 1970, muitas marcas européias sucumbiram frente à concorrência das marcas japonesas, que nesta altura já produziam modelos de alta cilindrada com muita qualidade, como as lendárias Honda CB 400 e 750 Four, Yamaha XS 650, as Suzukis GS, a Kawasaki KZ, etc.
Enfim, hoje minhas preferências em termos de modelos dos sonhos transitam, entre as Harley Davidson, alguns modelos das atuais marcas japonesas, em especial Yamaha, a renascida Triumph, a italiana Ducati (os italianos são mestres no design de motos) e os modelos clássicos, independentemente de nacionalidade.
Difícil escolher
Atálo, fiquei na dúvida se sua New Hudson é uma bicicleta ou motocicleta. Sei que a marca produzia ambas, como era comum na época. A BSA produzia também bicicletas, a NSU produzia motos e carros...
Seja o que for, certamente vale a pena restaurar. É uma das empreitadas mais gratificantes!
Abraços,
Jefferson