E as "geladas"?

  • 23 Respostas
  • 10000 Visualizações
*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
E as "geladas"?
« Online: 20 Janeiro 2010 às 20:28:10 »
Já que falamos de uísque, vou falar também de cervejas, que aprecio ainda mais. Gosto de cervejas diferenciadas. Tenho predileção pelas "ale", especialmente as "weiss".

"Lager", so se for das boas mesmo. Claro que, cerveja é cerveja e existe a cerveja para celebração, com os amigos, e aí vai qualquer uma. Mas para degustar mesmo, escolho minhas cervejas a dedo.

Creio que hoje vivemos uma época boa pois a coisas está mais ou menos na moda e encontramos cervejas diferentes por preços muito atrativos.

Uma das minhas preferidas, de todas, é a Weihenstephaner e a Guinness. Além dos aromas mais frutados das "ales", aprecio o fato de poderem ser degustadas com mais calma sem sofrerem mudanças abruptas de aroma com a mudança de temperatura, como ocorre com as "lager". Soma-se à isso que mesmo em São Paulo não encontramos "pilsen" sendo servidas em temperaturas ideais em qualquer lugar. Pior, é mais comum encontrar uma bem gelada no boteco da esquina do que nos lugares que se dizem "especializados".

Pelos menos com as "ales" isso deixa de ser uma variável para se preocupar.

Algumas que aprecio, separadas em categorias de preço para não fazer comparações injustas:

 - populares: tomo numa boa a titulo "social" e a Original e Bohemia são minhas preferidas. Skol eu só tomo se não tiver nem água. São cervejas afinal, e isso ainda é melhor do que água! rsrsrsrs

 - "baixo escalão": gosto muito de Heineken, acho muito equilibrada e acho nossa Heineken (nacional) muito parecida com a original. Quando quero algo mais suave, Stela Artois e Norteña são as que escolho.

 - "médio escalão": minha preferida é certamente a Weihensetphaner. Mas gosto muito da Erdinger (Weiss e Pikantus), da Lowenbrau, da Loeff e da Hoegaarden. E um exemplo de "pilsen", a tcheca Czechvar.

 - "médio escalão nacional": gosto muito de todas as Eisenbahn. Tenho preferência pela Weisenbier, Strong Ale, Pale Ale e Rauchbier. A Kolsch e muito boa também. Gosto muito da Baden Red e da Devassa Ruiva. A Petra Weiss também é excelente e para mim não deve nada para a Erdinger.

 - "alto escalão": bem, infelizmente não são daquelas que podemos tomar sempre, mas quando posso, não desperdiço a oportunidade. Tenho predileção pelas "trapistes". O que aliás é fácil, pois não existe uma "trapiste" ruim. Todas as Chimay são espetaculares. Uma das que mais apreciei foi a Rochefort 10. Indescritível.
Ainda que bem diferentes que as trappistes, há ainda as Old Speckle Hen e as Newcastle. Espetaculares. Outras recomendabilíssimas: Fuller's ESB e Maudite. Mas todas elas, infelizmente, é para de vez em quando, senão o salário vai inteiro pelo ralo, literalmente....

Ah, e acham que eu ia esquecendo? Não esqueci, apena coloca à parte porque mais que uma cerveja, e quase um estilo de vida: a gloriosa Guinness. Dispensa comentários. Mesmo porque, ame ou odeie. Sorte dos que amam, azar dos que odeiam. Tomar uma Guinness é uma celebração do espírito. E com um charuto então...

Putz, falei pacas!

Abraços!

Adriano


Re: E as "geladas"?
« Resposta #1 Online: 20 Janeiro 2010 às 20:54:18 »
Rapaz, vou dizer  o seguinte... há anos não tomo mais cerveja!!!
Mas aproveito para dizer que gostei muito destes seus dois últimos post´s!!!
Muito bons, instigam a leitura e o aprendizado por mais esse "prazer da carne", somados ao tabaco e outros!!!
Parabéns amigo pela escolha do tema!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline gilvvm

  • ****
  • 455
    • Ver perfil
    • Log3D Design
Re: E as "geladas"?
« Resposta #2 Online: 20 Janeiro 2010 às 22:47:15 »

Caramba Adriano!!!

Bela análise.

Eu bebo muito Heineken, onde tem. Depois do futebol com a galera vai Skol ou Brahma ou Bohemia... o que tiver enfim.  :P

Também gosto muito da Weihenstephaner e da Erdinger. Do que você chamou de "médio escalão nacional" eu gostei muito das Colorado de Ribeirão Preto. Guiness também é show de bola.

Do alto escalão não conheço nada :-[ vou anotar suas sugestões aqui para experimentar.

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: E as "geladas"?
« Resposta #3 Online: 20 Janeiro 2010 às 22:59:03 »
Tem uma cerveja que eu acho realmente muito boa, a Bamberg de Votorantim.  Alguem gosta?

A Weiss deles eu acho muito melhor que a Petra, que tem sabor muito marcante de cravo. A deles é mais frutal.

Gosto muito da Sol mexicana, esta é a minha preferida. Sempre tem dela aqui em casa.

E gosto muito da Heineken(se possível a de barril), seguida pela Bohemia e para o dia a dia aqui no RJ é Itaipava.

E nos momentos muito especiais, uma Guiness! A Sapporo tbm vale para estas ocasiões.

Abraços,
Jose A.

« Última modificação: 20 Janeiro 2010 às 23:07:34 por zE_ »

*

Offline gilvvm

  • ****
  • 455
    • Ver perfil
    • Log3D Design
Re: E as "geladas"?
« Resposta #4 Online: 20 Janeiro 2010 às 23:46:29 »
Ah e chopp nem pensar  :P

A não ser que seja Heineken também, porque chopp aqui no Brasil é a coisa mais aguada e sem gosto do mundo.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: E as "geladas"?
« Resposta #5 Online: 21 Janeiro 2010 às 00:25:26 »
Zé, bem lembrado: as Bamberg sao muito boas! A "Munchen Lager" é ótima!

Abraços!

Adriano

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: E as "geladas"?
« Resposta #6 Online: 21 Janeiro 2010 às 10:10:36 »
Pessoal,
Neste quesito, tem umas marcas meio artesanais em Belo Horizonte que estou gostando muito, apesar do meu consumo ser bem 1.0  ;D ;D ;D
De qualquer modo, vale a pena!
A Backer tem uma variedade com um aroma meio achocolatado que é muito boa (pro meu gosto, claro :D :D)
Grande abraço
Átalo

Re: E as "geladas"?
« Resposta #7 Online: 21 Janeiro 2010 às 11:45:23 »
Adriano, parabéns, demonstrou que tem o gosto bem apurado...

Vc não citou, então pergunto se vc já experimentou as Colorado Indica, Cauim, Appia e Demoiselle... A fábrica é em Ribeirão Preto...

São show, e eu recomendo.

Se vc já provou, mande aí o que vc achou...

Abraço

Marcos Eduardo
Ctrba/PR
Abraço
Marcos Eduardo
Curitiba

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: E as "geladas"?
« Resposta #8 Online: 21 Janeiro 2010 às 14:55:54 »

 O meu paladar é "tosco", então pro meu gosto o sabor tem que ser forte, dai a preferencia pelas cervejas Guinnes, Baden Baden Red e Stout etc...
 Mas uma coisa que acho imprescindivel é combinar a bebida e a comida, como nem sempre encontramos a cerveja ideal o jeito é se virar com o que temo a mão, certo ?
  Um dos meus passeios favoritos era ir até o bar do Estadão para comer um sanduiche de pernil e para quebrar os lipidios nada melhor que uma Stout, e qual é a stout disponivel naquele lugar ? A indefectivel Caracu... pois é não é a melhor Stout, mas com aquele sanduba podemos dizer que era " Juntar a fome com a vontade de comer"..." e beber.." ;D

Abs a todos

PS Como dito no topico do Uisquinho, vai uma sugestão no Bar do Frangó na Freguesia existe um cardapio degustação, voce pode montar um "roteiro" pelas cervejas de determinada região ou tipo, é bem legal.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: E as "geladas"?
« Resposta #9 Online: 21 Janeiro 2010 às 15:31:29 »
Adriano, parabéns, demonstrou que tem o gosto bem apurado...

Vc não citou, então pergunto se vc já experimentou as Colorado Indica, Cauim, Appia e Demoiselle... A fábrica é em Ribeirão Preto...

São show, e eu recomendo.

Se vc já provou, mande aí o que vc achou...

Abraço

Marcos Eduardo
Ctrba/PR

Bem lembrado Marcos! Embora eu só tenha tomado a Indica, achei realmente muito boa. E sempre ouvi falarmuito bem de todas as outras Colorado.

Abraços!

Adriano

*

Offline - STR -

  • *****
  • 1.139
    • Ver perfil
Re: E as "geladas"?
« Resposta #10 Online: 21 Janeiro 2010 às 15:35:54 »
Adriano, parabéns, demonstrou que tem o gosto bem apurado...

Vc não citou, então pergunto se vc já experimentou as Colorado Indica, Cauim, Appia e Demoiselle... A fábrica é em Ribeirão Preto...

São show, e eu recomendo.

Se vc já provou, mande aí o que vc achou...

Abraço

Marcos Eduardo
Ctrba/PR

Ribeirão Preto é pertinho da minha terra... e da terra do Pandolfi....!

eita terra boa... lá tem o Pinguim... tradição em chopp...

Grande abraço

Rodrigo STR ;D

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: E as "geladas"?
« Resposta #11 Online: 21 Janeiro 2010 às 16:44:18 »
Eu não entendo bulhufas de cerveja, mas, gosto de algumas. Só entendo de uma coisa: detesto qualquer Pilsen, pelo menos, as que bebi até agora. Curto as conhecidas e baratas Bohemia escura e Weiss (de trigo), Baden Baden Red Ale, Licher Weizen (de trigo), Erdinger (todas, mas, especialmente a Pikantus), uma preta chamada Guiness, mas, as melhores que bebi até hoje (para meu inexperiente paladar - inexperiente em termos de cerveja, claro) são as seguintes (como são pouco conhecidas, vou colocar fotos):



Infelizmente, essas são um pouco caras, para o meu bolso, mas, comprei, uma garrafa de cada, para experimentar, certa vez, e gostei muito.
Abraços,

SANDRO

*

Pandolfi

Re: E as "geladas"?
« Resposta #12 Online: 21 Janeiro 2010 às 21:53:51 »
Amigo0s, já tomei algumas Baden Baden, pena que aqui não encontramos com facilidade.
Domingo passado tomei uma da Colorado no Mercadão da Cidade, em Ribeirão Preto, muito boa.
Pro dia a dia gosto mais da Skol.
No Boêmio, com picanha ao catupiry derretido, vou de Original. A Serramalte também é boa demais.
Mas estou parando com cerveja, esta vai ser a última latinha.

Abração.
Pandolfi

Re: E as "geladas"?
« Resposta #13 Online: 21 Janeiro 2010 às 22:52:56 »
Ze, Bamberg com gosto de banana lhe lembra algo?

Grande abraço!
What the next step ?

*

ACPavanato

Re: E as "geladas"?
« Resposta #14 Online: 22 Janeiro 2010 às 08:02:43 »
Por aqui bebo a por vários motivos, o principal deles é porque é fabricada aqui ao "lado" da minha cidade - em Agudos - SP - eleita a melhor água do Brasil para fabricação de cerveja!
Nesta mesma fábrica, também é produzida a Skol e também a Brahma, mas gosto mesmo da Antarctica - Faixa Azul (desde de pequenininho)   :D

... também não dispenso um bom ;D  ;D  ;D

Abraços!

ACPavanato

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: E as "geladas"?
« Resposta #15 Online: 22 Janeiro 2010 às 11:50:51 »
Das cervejas que postei e gostei, faltou a foto de uma, que não saiu:

Abraços,

SANDRO

Re: E as "geladas"?
« Resposta #16 Online: 22 Janeiro 2010 às 12:30:12 »
  Em casa tenho procurado ter a Bohemia Abadia, realmente tem descido bem... Outro dia por sugestão de um amigo num restaurante desceram muito bem algumas Kaiser GOLD geladinhas... Gosto da devassa ruiva também...
 
 Como bebo bastante cerveja em situações que não permitem escolhas como praia, clube, etc (por exemplo sou um apaixonado por Samba em qualquer formato, desde os ensaios lotados das escolas até as rodas de sambistas menos explorados pela mídia, e normalmente o máximo a venda é uma antartica original) acabo tendo que agradecer se estiver a venda a marca "GELADA"...
 Aliás no forno que tem estado o RJ esta marca tem sido imprescindível ;D...

  
« Última modificação: 22 Janeiro 2010 às 12:39:11 por JuniorRJ »

*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re: E as "geladas"?
« Resposta #17 Online: 22 Janeiro 2010 às 19:25:20 »
Olá !!!

Como moro no sul, existe uma cerveja fabricada em Joinville chamada OPA, segundo a fábrica ela é elaborada seguindo uma receita Alemã de 1553, em todo os tipos ! eu provei todas elas e são de ótima qualidade, não ficam devendo nada a nenhuma cerveja importada. São vendidas em garrafas de 600 ml, quem tiver a oportunidade de encontrar para vender, pode comprar sem erro.

Abraços,

Daniel

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: E as "geladas"?
« Resposta #18 Online: 23 Janeiro 2010 às 16:31:27 »
Galera

 Não esqueçam da CERPA, " cerpinha ", que é realmente muito boa ! Aqui no Rio temos a ITAIPAVA, para uso normal é excelente! :D Provei o chop oa Heineken, em barril de alumínio ( 5 lts ), muito legal !!!! ;)

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: E as "geladas"?
« Resposta #19 Online: 25 Janeiro 2010 às 08:26:21 »
Olá amigos



Bem, eu não sou muito fã de cerveja não... Até bebo, mas não é a minha favorita. Sou mais de destilados (este final de semana beberiquei um rum venezuelano que é de tirar o chapéu! Infelizmente não recordo a marca - vou verificar...).

Mas já que o tópico é sobre cervejas, me vejo na obrigação de fazer um alerta de grande importância: Se algum dia encontrarem uma cerveja chamada "Curitibana", saiam correndo! Para ser considerada horrível teria que melhorar MUITO!
Um grande abraço

Paulo Rocha