Quem gosta de tiro, e atira?

  • 216 Respostas
  • 128582 Visualizações
*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #120 Online: 26 Setembro 2012 às 17:20:40 »
O limite é de DUAS armas curtas, DUAS armas longas raiadas e DUAS armas longas de alma lisa. Colecionador REGISTRADO corretamente não tem esse limite...

Questão resolvida. Agora eu gostaria de levantar outra.

É muito burocrático a questão do porte de arma de fogo? É difícil a obtenção do mesmo?

Completo 25 anos no início do ano que vem, então já quero começar a preparar toda a documentação necessária, bem como os cursos de tiro.

Tinha pensado inicialmente em comprar uma espingarda .12 para tiro ao prato até porque ela é mais barata que a pistola mas estou mudando de ideia tanto pelo lado do esporte com a pistola quanto pelo lado da segurança.

Se os colegas puderem me ajudar, fico grato.

Abraços.

Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #121 Online: 27 Setembro 2012 às 20:42:25 »
Lindo o magnum 44 do paulo rocha, canhão.

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #122 Online: 28 Setembro 2012 às 07:48:09 »
Obrigado Rogério, é uma arma fantástica. Tenho saudades dela... :'(

Respondendo ao Sifion: dizer que o processo de obtenção de porte é muito burocrático e difícil é ser simplista demais... Na realidade é simplesmente IMPOSSÍVEL!
Exemplo prático: eu sou Agente Federal, de uma Agência Reguladora. Atualmente trabalho apenas interno, na área administrativa. Mas mesmo os meus colegas que trabalham na fiscalização, atuando em rodovias no meio do nada, enfrentando contrabandistas e traficantes, não conseguem porte... Depois de muita briga conseguimos (através do sindicato) a autorização de usar coletes a prova de bala. Mas até a dois anos atrás, nem isso...

Isto responde a sua pergunta?
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #123 Online: 28 Setembro 2012 às 08:31:38 »
Apenas para complementar, acabei de tomar conhecimento da informação oficial de quantos portes foram expedidos nos últimos 5 (CINCO) ANOS, em todo o país: 32065.

E isto contando os portes funcionais (policiais, militares, receita federal, empresas de segurança, etc.)

Os portes para defesa pessoal não chegam a 5% do total...

Dados oficiais do DPF, informados à Confederação de Tiro e Caça do Brasil, sob consulta.
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #124 Online: 28 Setembro 2012 às 09:36:21 »
Infelizmente estas situaçoes ocorrem....

http://www.youtube.com/watch?v=11fcg543Jow

Nota-se a inexperiencia do atirador(usa como suporte a mao livre, que deve segurar - e bem, a arma,  ainda para mais neste modelo - Glock 18 - automatica, um perigo, quando nas maos de um atirador mediano...quanto mais nas desse nabo... :-\)

As armas nao sao perigosas, os seus utilizadores as podem fazer perigosas(e letais, assim como um automovel, moto, faca de cozinha.....)

Defendo fortemente a mesma filosofia. Armas não são perigosas. Não atiram sozinhas. E quem quer matar outro, pode matar até com cadeiradas.

De todo modo o vídeo me lembrou. Certa feita estive em um curso de tiro, como espectador. Os participantes podiam levar suas armas. Todos com pistolas, todas com mecanismos de segurança. Exceto um, que não levou sua própria arma, e a ele foi emprestada uma Glock, salvo engano uma 25, calibre .380, de um dos instrutores. Foi perguntado 500 vezes se ele tinha ciência de como manejar aquela pistola. Ele confirmou qur sim.

Todos usavam coldres na cintura. O instrutor insistia constantemente a todos os participantes que mantivessem suas armas travadas quando nos coldres e que não pusessem as mãos nas armas sob nenhuma hipótese até que fosse sua vez de atirar. Pois lá no meio do treino, o cabra com a Glock, não era a vez dele de atirar, resolveu dar uma "arrumada" no coldre que devia estar incômodo ou algo assim, e puxou ele para cima, só que o fez com o dedo no gatilho.

Acho que eu era o único que, sei lá por que razão, estava olhando para esse cara na hora, e não para o que estava de fato atirando e vi tudo acontecer. O projétil entrou pela calça jeans na altura do bolso, correu entre a calça e a pele até a altura do joelho, saiu denovo da calça mas entrou denovo na altura da panturrilha e transfixou ela até o tornozelo. Meu irmão, que estava junto, que apesar de cirurgião buxomaxilo, já passou centenas de horas estagiando em prontos-socorros, auxiliou no socorro.

Enfim, o camarada jurou de pé junto que não encostou no gatilho... É o que acontece quando não se tem preparo com armas em geral muito menos com algumas específicas.

Abraços!

Adriano

Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #125 Online: 28 Setembro 2012 às 10:04:08 »
Até os mais preparados podem errar!

No meu curso de tiro, prestado por dois policiais militares, após uma sessão, estávamos todos no campo recolhendo as cápsulas e um dos PMs, um sargento, estava tirando a dúvida de um aluno em frente ao alvo, e não é que ele, explicando algo da arma, efetuou um disparo??

Levamos um susto, tava todo mundo em volta e muito perto do ocorrido!

Pois é! Por sorte, a arma estava apontando para o único lugar em que não tinha ninguém!
O sargento ficou tão mal com o ocorrido que ele foi embora.

Abs!
Rafael.

*

edulpj

Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #126 Online: 28 Setembro 2012 às 10:34:45 »
O problema maior, não é o preparo técnico... é o preparo psicológico... Tem gente que de mão limpa, não é capaz de enfrentar nada nem ninguém... Armado, vira o maior macho do planeta... Gente desse tipo, não pode ter arma...

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #127 Online: 28 Setembro 2012 às 11:12:11 »
Obrigado Rogério, é uma arma fantástica. Tenho saudades dela... :'(

Respondendo ao Sifion: dizer que o processo de obtenção de porte é muito burocrático e difícil é ser simplista demais... Na realidade é simplesmente IMPOSSÍVEL!
Exemplo prático: eu sou Agente Federal, de uma Agência Reguladora. Atualmente trabalho apenas interno, na área administrativa. Mas mesmo os meus colegas que trabalham na fiscalização, atuando em rodovias no meio do nada, enfrentando contrabandistas e traficantes, não conseguem porte... Depois de muita briga conseguimos (através do sindicato) a autorização de usar coletes a prova de bala. Mas até a dois anos atrás, nem isso...

Isto responde a sua pergunta?

Vixx, é F*** mesmo viu....mas eu vou atras da permissão, nem que seja apenas para usar no Stand. É um esporte que me interessa muito. Obrigado pelo esclarecimento.

O problema maior, não é o preparo técnico... é o preparo psicológico... Tem gente que de mão limpa, não é capaz de enfrentar nada nem ninguém... Armado, vira o maior macho do planeta... Gente desse tipo, não pode ter arma...

Concordo com você, para ter uma arma com você é necessário ter uma boa cabeça, mas ainda assim acho muito restritiva a nossa legislação.
Nem todo mundo que gosta de armas é um louco despreparado que vai matar alguém na primeira discussão como eu já vi muita gente argumentar(não é o colega)...muito pelo contrário, todas as pessoas que eu conheço que realmente gostam de armas e do esporte tem uma cabeça muito tranquila quanto a isso e sabem da responsabilidade de se ter uma arma seja em casa ou no cinto. Claro que se abrirem totalmente as portas para a obtenção de armas você verá com certeza muita gente despreparada com uma....Tudo na vida se resume a educação que a pessoa recebeu, coisa que de forma geral no país é muito precária.


Abraços.

*

Alberto Ferreira

Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #128 Online: 28 Setembro 2012 às 11:30:35 »
Salve!

Quanto ao que foi dito antes, as falhas, exacerbações, etc...
Nada a ver com o esporte, portanto. Ok?


Um problema em muitos lugares, diga-se.
Basta lermos os noticiários.

A questão, como sempre, é...

Como saber?
Como "enquadrar"? De fato.

Nem gente muito qualificada (realmente) para dirigir veículos nós conseguimos formar (sei que aqui há exagero meu, é claro  ::))...
Mas as "habilitações", também no caso destas "armas" do trânsito, "esvoaçam" por aí.

... E a nossa Lei ainda dá o direito de nós nem soprarmos o bafômetro, mesmo quando "pegos" em evidente ato criminoso.

Bem,...
Eu aprendi uma coisa, de um professor, lá dos meus tempos de IME, ...
"Armas, de um punhal a um míssil, foram feitas para matar. Mas elas não o fazem por si sós."

E ele complementava com algo mais ou menos assim...
"Nunca aponte uma arma para alguém que não cogite eventualmente matar. Se você não o fizer, ele pode fazê-lo."

E isso, seja um punhal (entre pessoas) ou um míssil (entre nações)...  ::)
Comentário meu.  ;)

Radical? Pode ser...
Mas talvez não tanto.  ::)

Abraços a todos,
Alberto

*

edulpj

Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #129 Online: 28 Setembro 2012 às 18:09:42 »
Citar

Concordo com você, para ter uma arma com você é necessário ter uma boa cabeça, mas ainda assim acho muito restritiva a nossa legislação.
Nem todo mundo que gosta de armas é um louco despreparado que vai matar alguém na primeira discussão como eu já vi muita gente argumentar(não é o colega)...muito pelo contrário, todas as pessoas que eu conheço que realmente gostam de armas e do esporte tem uma cabeça muito tranquila quanto a isso e sabem da responsabilidade de se ter uma arma seja em casa ou no cinto. Claro que se abrirem totalmente as portas para a obtenção de armas você verá com certeza muita gente despreparada com uma....Tudo na vida se resume a educação que a pessoa recebeu, coisa que de forma geral no país é muito precária.


Abraços.

Aí é que tá o problema Sifion... Mesmo tendo uma "boa cabeça", na hora de usar a coisa pega... Conheço dois casos clássicos...

Um deles, um funcionário da Polícia Federal. Sua casa foi assaltada e ele teve a oportunidade de alcançar uma arma que estava escondida e começou a atirar... A pistola, uma wondernine de carregador bifilar, 17+1... O cara esvaziou a pistola e não acertou bandido nenhum...

O outro caso, foi comigo mesmo... Tive uma situação de ser obrigado a sacar e disparar, na base do matar ou morrer. Até hoje, acho que atirei cedo demais... Felizmente não acertei, porque o alvo não era um criminoso. Se eu não estivesse armado, certamente teria evitado o confronto.

O nível de stress na hora do uso, é intolerável... Duvido que haja um teste psicológico que seja capaz de definir claramente quando alguém tem ou não condições de ter uma arma...

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #130 Online: 28 Setembro 2012 às 20:43:20 »
Infelizmente estas situaçoes ocorrem....

http://www.youtube.com/watch?v=11fcg543Jow

Nota-se a inexperiencia do atirador(usa como suporte a mao livre, que deve segurar - e bem, a arma,  ainda para mais neste modelo - Glock 18 - automatica, um perigo, quando nas maos de um atirador mediano...quanto mais nas desse nabo... :-\)

As armas nao sao perigosas, os seus utilizadores as podem fazer perigosas(e letais, assim como um automovel, moto, faca de cozinha.....)

Defendo fortemente a mesma filosofia. Armas não são perigosas. Não atiram sozinhas. E quem quer matar outro, pode matar até com cadeiradas.

De todo modo o vídeo me lembrou. Certa feita estive em um curso de tiro, como espectador. Os participantes podiam levar suas armas. Todos com pistolas, todas com mecanismos de segurança. Exceto um, que não levou sua própria arma, e a ele foi emprestada uma Glock, salvo engano uma 25, calibre .380, de um dos instrutores. Foi perguntado 500 vezes se ele tinha ciência de como manejar aquela pistola. Ele confirmou qur sim.

Todos usavam coldres na cintura. O instrutor insistia constantemente a todos os participantes que mantivessem suas armas travadas quando nos coldres e que não pusessem as mãos nas armas sob nenhuma hipótese até que fosse sua vez de atirar. Pois lá no meio do treino, o cabra com a Glock, não era a vez dele de atirar, resolveu dar uma "arrumada" no coldre que devia estar incômodo ou algo assim, e puxou ele para cima, só que o fez com o dedo no gatilho.

Acho que eu era o único que, sei lá por que razão, estava olhando para esse cara na hora, e não para o que estava de fato atirando e vi tudo acontecer. O projétil entrou pela calça jeans na altura do bolso, correu entre a calça e a pele até a altura do joelho, saiu denovo da calça mas entrou denovo na altura da panturrilha e transfixou ela até o tornozelo. Meu irmão, que estava junto, que apesar de cirurgião buxomaxilo, já passou centenas de horas estagiando em prontos-socorros, auxiliou no socorro.

Enfim, o camarada jurou de pé junto que não encostou no gatilho... É o que acontece quando não se tem preparo com armas em geral muito menos com algumas específicas.

Abraços!

Adriano


Impossível esse homem não ter colocado o dedo no gatilho, amigo Adriano.

As Glock somente disparam quando o gatilho é accionado, não há hipótese, pode deixar uma Glock cair no chão 1 milhão de vezes com munição na camâra, que ela não vai disparar, asseguro.

Esse género de arma são armas profissionais, FBI, CIA, exércitos, polícias, usam essas armas e tem de se saber o que se está a fazer.

É das poucas armas que não usam segurança externa(ou seja, accionada pelo detentor), mas que tem 3 seguranças internas, uma delas no gatilho(observem a pequena lingueta existente a meio do gatilho de todas as Glock, se não pressionar com o dedo, não dispara, não há volta a dar!).

Há uns anos as forças de segurança portuguesas trocaram as obsoletas 7,65mm(Walther, Star) por Glock 19(9mm).

50 mil armas.

Mas, algum imbecil/iluminado teve a ideia de que as armas tinham de ter segurança externa, mas insistiram nas Glock(que não têm, como disse acima).

Gaston Glock, multimilionário mas não besta, 50 mil armas é muito $$$...disse OK, façamos uma segurança externa nas Glock "portugas"(com esta imbecilidade, cada Glock ficou ao preço de uma Beretta ou HK, que de série trazem segurança externa... :-\...cambada de idiotas, para ser simpático!!!)

Resultado - inúmeras anomalias(não culpo a Glock, o produto é excelente, como é, mas de chofre pedir para alterar o que é bom porque sim, dá trampa)

Deficiente alimentação, carregadores que caíam aquando dos disparos e agentes policiais que ao invés de carregarem no botão de segurança externa criado pela Glock, carregavam no botão/alavanca libertador do carregador, fazendo com que o mesmo caísse...

O mesmo que pedir à Rolex para num período de um ano colocar um crono num Submariner e esperamos sentados e confiantes que a fiablidade seja a mesma que num normal Sub.


É preciso MUITO cuidado com o manejo de uma arma de fogo, partir SEMPRE do princípio que está pronta a disparar, acidentes estúpidos e totalmente EVITÁVEIS acontecem frequentemente, por incúria de pessoas que tratam uma Glock, Taurus, HK como tratam uma tarte de limão.

Esse rapaz do vídeo não faz ideia do que é uma semi-automática, quanto mais uma automática tão pequena, depois dá nisso, óbvio, somente pela forma de segurar a arma dá para ver o nabo que ele é quanto a armas.

Poucas pessoas no mundo podem manejar sabiamente uma Glock 18(aquilo só serve para exércitos, etc e americanos idiotas depois de assistirem ao Heat...)

Podem ver um agente da DEA, certamente com MUITO treino, dando uma de expert e tal...dá merda, não há hipótese, facilita-se, "sou expert e tal" e dá nisso, infelizmente!

Sou o único aqui profissional o suficiente para mexer com uma .40...blá blá blá...e depois TIRO NO PÉ, literal e infelizmente :(

Vejam :

http://www.youtube.com/watch?v=MeGD7r6s-zU

Abraços,
Correia

« Última modificação: 28 Setembro 2012 às 20:44:54 por Correia »
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #131 Online: 28 Setembro 2012 às 23:06:19 »
Sem dúvida amigo Correia! A parte cômica foi justamente essa, do cara jurar que não meteu o dedo no gatilho, mesmo lá todo estropiado...

Tratar toda arma como se estivesse sempre com a munição na câmara é a primeira lei: logo, cano sempre apontado para lugar seguro e dedo fora do gatilho.

Para uso altamente profissional, não tenho dúvida que a ausência da trava é a melhor opção. Há forças armadas que só usam pistolas sem trava e double action only. O argumento é de que, para um soldado altamente treinado, a trava representa um risco muito maior do que a ausência dela. Esquecer uma trava acionada na hora que precisar disparar, é simplesmente fatal... para esse tipo de uso, a arma não pode ter nada que impeça ela de disparar. Essa filosofia faz todo o sentido.

Abraços!

Adriano

*

edulpj

Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #132 Online: 29 Setembro 2012 às 07:07:57 »


Tratar toda arma como se estivesse sempre com a munição na câmara é a primeira lei: logo, cano sempre apontado para lugar seguro e dedo fora do gatilho.



Nos estandes de tiro, costuma-se dizer que não adianta tirar toda a munição da arma... O diabo sempre coloca uma carga na agulha...

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #133 Online: 29 Setembro 2012 às 11:22:43 »
Pois é amigo Adriano, esse homem aprendeu da pior forma, infelizmente. :( :( :'(

Em 94 dei formação no Exército, o tiro fazia-se com as espingardas G3 e com as pistolas P-38.

As P-38(boa qualidade, mas sem grande manutenção e já velhinhas), encravavam com muita facilidade(não há milagres, sem manutenção...), o percutor ficava preso e podia soltar-se segundos depois, provocando o disparo.

Todos os instruendos/recrutas eram advertidos de que caso isso acontecesse, deveriam colocar a arma no chão, devagar, apontada para o alvo, levantar o braço e chamar o oficial ou sargento.

Num dia, um recruta, depois de a arma encravar, esbracejava com a pistola na mão, apontada para todo o lado inclusivé à minha cabeça enquanto gritava "alferes, sargento, tenente, tenente, não dispara, tá presa" :-X

Muitos de nós ficamos brancos, apavorados, sem nos mexermos, foi muito mau mesmo, um colega, depois de a arma já estar no chão e em relativa segurança deu um chapadão nesse rapaz e ele aprendeu a lição.

Dias antes o cabo responsável pelo depósito de armas levou um tiro numa situação semelhante, a 9mm atravessou-lhe o antebraço.

Concordo a 100% com a ausência de seguranças externas, como bem dizes Adriano, isso é mais uma complicação do que propriamente segurança.

Gaston Glock pensou tudo muito bem, o homem é bom mesmo, e muito simples e prático!

Numa Glock, se o gatilho estiver para trás, na posição de "disparo", não há munição no cano.

Se o gatilho estiver acima, pronto a fazer fogo, pode ter, ou não, munição.

Para retirar a corrediça, somente se pode fazer com o gatilho atrás, logo sem munição.

É como tudo, se as pessoas não tiverem atenção, shit happens... :-\



*

Está provado que actualmente o avião é o meio de transporte mais seguro.

Mas deveria ser o automóvel.

Porquê?
Porque se os automobilistas tivessem uma formação exaustiva e não de brincadeira como acontece por aqui,  se os automóveis tivessem sua manutenção rigorosa como acontece com os aviões(travões, direcção, pneus, direcção, etc etc), se as regras e sinais de trânsito e as velocidades máximas fossem cumpridas com zelo, teríamos no automóvel o meio de transporte mais seguro.

Mas não, ninguém respeita nada, velocidades, estado do veículo, sinais e regras e depois temos centenas de feridos e mortos nas estradas.

E depois vemos as estatísticas de mortos na estrada e perguntamos :  "como"?

Pois...

Abraço!
Correia

« Última modificação: 29 Setembro 2012 às 11:48:58 por Correia »
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Alberto Ferreira

Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #134 Online: 29 Setembro 2012 às 12:53:17 »
Salve!

Eu concordo plenamente, amigo Correia.

Em especial na questão das "armas do trânsito" e da questão dos carros vs. aviões.

Eu vou dar um "depoimento" (ou talvez melhor dizendo, fazer uma constatação)...
Eu saí de São Paulo, que muitos anos atrás já foi chamada de "Paulicéia Desvairada"...
E olha que naquela época nós nem sonhávamos com os seus descontrolados "motoboys"...

Pois é...
Eu agora resido em Brusque, uma cidade de porte médio, no estado de Santa Catarina...

Pois bem...
Por aqui (ainda) não existem os tais motoboys loucos de Sampa (autodenominados de "cachorros loucos...  ::)  :-\), mas há "miríades" de motonetas, daquelas que cuja "cilindrada", pelas nossas leis, não necessitam de habilitação (de um documento formal para a sua condução) e outras motos um pouco maiores pilotadas por despreparados para tal.

Resultado...
Elas, as tais motonetas, sendo uma opção economicamente atraente, em vista de um transporte coletivo abaixo do lamentável, são usadas por pessoas como "meninas" e senhoras, quase todas absolutamente sem a menor noção de regras de trânsito ou, pior, sem saber da capacidade (falta de potência, etc...) de tais veículos.
Ou são rapazes "afoitos" que se sentem poderosos sobre elas...
E estas pessoas se matam e matam outros.

Morrem diariamente, quase como moscas...
Sim! Todos os dias. Vente, chova ou faça sol...
E quando chove é (bem) pior...   Uma total “falta de noção”.    :-[

Não sinalizam, param onde não devem, cruzam onde não podem... Batem de frente em outros veículos nas estradas... E por aí morrem.

Um quase caos, assustador (mesmo para os olhos de quem veio de fora, de um trânsito infernal e louco...).

Para matar a "arma" não precisa ser grande e nem voar. Quem na verdade mata é quem as opera.

Alberto
« Última modificação: 29 Setembro 2012 às 19:41:50 por Alberto Ferreira »

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #135 Online: 29 Setembro 2012 às 16:36:12 »
Sifion,
com toda a burocracia que existe no pais (como bem mencionou o Paulo Rocha) a maneira mais fácil de se conseguir porte de armas no Brasil é se tornando policial.

Veja o que dá colocar arma na mão de quem está despreparado para portá-la:
http://www.youtube.com/watch?v=GhxqIITtTtU

(estou falando do soldado não do macaco, esse é o inocente da história)
Um abraço
Fábio

*

Alberto Ferreira

Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #136 Online: 29 Setembro 2012 às 20:45:32 »
Salve!

Pois é...
Seres racionais.
E ainda teve um outro idiota que filmou...

A única "culpa" do macaco foi não ter "cravejado" uns três deles de rebites.
 :(

Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #137 Online: 29 Setembro 2012 às 21:09:40 »
Que pena que o macaco é ruim de mira...

Abraços!

Adriano

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #138 Online: 29 Setembro 2012 às 21:23:50 »
Apenas para expressar uma opinião minha: gosto muito de armas, do assunto em geral. Gosto da prática do tiro. Mas não tenho arma de fogo. Não tenho necessidade pois acho que ela não me ajudaria. Pratico tiro com uma carabina CBC e uma pistola Gamo AF-10, ambas de pressão. Pois a arma de fogo não pode me defender com margem de segurança suficiente para o tipo de violência a que me arrisco todos os dias, que é aquela violência urbana comum.

Armas funcionam bem na defesa de sua casa ou propriedade, desde que você não seja pego de surpresa, e acho que é uma boa defesa para quem, de bem, corre risco de ameaças ou algo assim.

Mas para aquela violência do dia-a-dia, não funciona, pelo menos para mim. Confusões, basta se manter fora delas. Assaltos, melhor não reagir, pois estamos com 90% de desvantagem. Somos pessoas de bem, contra pessoas do mal. Somos desabituados ao confronto contra uma pessoa habituada. Temos tudo a perder contra alguém que sai para a rua para morrer ou matar. Somos sóbrios contra alguém drogado, que se não levar um tiro instantaneamente fatal, pode levar 15 tiros e continuar atacando. E por aí vai. Como é esse o único tipo de ameaça que enfrento, a arma de fogo não me é útil, por causa da tamanha desvantagem. Só minha opinião que aprendi ao longo dos anos, pois não pensava assim.

Abraços!

Adriano

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #139 Online: 29 Setembro 2012 às 22:01:00 »
Em relação ao vídeo do macaco, realmente é pena a falta de pontaria...

Adriano,

Concordo a 100% consigo meu amigo.

Arma de defesa pessoal pode trazer mais problemas que soluções.

Em caso de assalto "de rua" então, nem vale a pena, quem aponta primeiro está em vantagem, e quem aponta primeiro é ladrão. Para essa escumalha, dar ou não dar um tiro numa pessoa é igual a beber um copo de água >:( :(

Onde eu vejo "a coisa" mais equilibrada é na defesa de casa/propriedade, ai pode ser eficaz, mais não seja um disparo para o ar...os pombos vão embora, certamente...

Eu tenho algumas armas e  pratico tiro desportivo com 9mm(normalmente a 10 e 25m.)  e IPSC.

Gosto do tiro e de armas, desde sempre, mas sou um indivíduo do mais calmo que há, fujo de confusões e problemas, gosto de paz e sossego.

Gosto da suavidade e precisão de uma .22lr, da brutalidade de um 357 ou 44 magnum, da eficácia dinâmica/precisão do 9mm.

Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.