Menu principal

Relojoeiros esquecidos!!!

Iniciado por Paulo Sergio, 26 Dezembro 2008 às 08:56:29

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

:D

Salve!

Huuummm!
Mas, além dos "esquecidos", há também os que se "lembram",...
... e/ou inventam!  ;)  :D

Tem uma, quase antológica, que eu já contei antes,...
...mas como o fórum é novo, e eu gosto da história  ;), lá vai...

Trata de um velho "relojoeiro" improvisado,...
...não. Trata de um,... Digamos, de um "relojoeiro expedito".

Lá no Bixiga, eu vi um velhinho vendendo um relógio, vintage. Era simples, mas eu gostei.
Perguntei.

- Está funcionando? Parece que tem algo aqui no mostrador...
- Claro que funciona muito bem, eu mesmo lubrifiquei. Está uma beleza.

- O senhor é relojoeiro, ainda trabalha?
- Não. Mas não precisa ser relojoeiro para lubrificar, meu filho.

- Sim, claro... Claro...  ;) :(
- Eu lubrifico todos antes de vender.

- Ah! Legal... Legal... :-\
- Você sabe como é? É muito fácil.

- É?  ???
- Claro! eu vou lhe ensinar,... É só abrir a parte de trás, soprar bem...

- Soprar?  :-[
- É. Umas boas sopradas.  8)

- Huuummm...
- Depois é só pingar umas duas gotinhas de óleo Singer, é o melhor, e deixar escorrer virado em um jornal.
No dia seguinte, está novo!

- Ha,... É?  Sei, sei...  :-[
- Você pode fazer em casa, nos que você tem lá. Dá certo!

;D  ;D  ;D

Abraços a todos!

Malima

Marcos Lima

Vicente

incrivel a criatividade do brasileiro ;D

Glauco GM

Alberto,

pelo que vi este velhinho ainda era do tempo antigo, já imaginou se ele tivesse usado o WD-40 ?
Iria dizer que em spray "alcança todas as partes do relógio"  ::)

abs
Glauco

Alexsander

O relojoeiro que visitei HOJE, onde um amigo deixou um Seiko 5 para revisão, disse que faz isso. E pra completar, o relógio dele tinha a inscrição "F981" na tampa que segundo o relojoeiro é uma "assinatura" do relojoeiro anterior, que provavelmente fez uma revisão em Setembro de 1981. Isso é um mau sinal?!?

Citação de: ESTRELADEDAVI online 28 Dezembro 2008 às 16:15:44
Uma coisa que me irrita muito é relojoeiro que teima em riscas a tampa do fundo, escreve data, hora e assina, pra mim profissional que faz isso não é profissional.

Abraços

Weber

Alberto Ferreira

Citação de: Alexsander online 25 Novembro 2009 às 17:20:01
O relojoeiro que visitei HOJE, onde um amigo deixou um Seiko 5 para revisão, disse que faz isso. E pra completar, o relógio dele tinha a inscrição "F981" na tampa que segundo o relojoeiro é uma "assinatura" do relojoeiro anterior, que provavelmente fez uma revisão em Setembro de 1981. Isso é um mau sinal?!?

Salve, Alex!

Se me permite o extremismo, é mau sinal, sim.
Um profissional não pode nunca alterar, marcar desta forma a propriedade do seu cliente.
Ponto final.

Ademais, se ele não tiver outros meios de registro do seu serviço (computador, etc) que pelo menos use uma caneta com tinta indelével (mas que sai com álcool...  :D).

Eu não tinha comentado antes, mas aproveito e faço agora...

No outro post você comentou...

Citação de: Alexsander online 25 Novembro 2009 às 15:42:37
Só pra esclarecer, este relógio pertence a um amigo. O mostrador está com várias "manchas" e os ponteiros parecem estar com algum tipo de fungo. O relojoeiro disse que não tinha aquele mostrador para trocar e que mandar pintar não valia a pena.

Eu também acho que fungo nos ponteiros, não é não.
Deve ser oxidação mesmo.

Tanto mostradores quanto ponteiros podem ser recuperados na Sarica, aqui em Sampa.
O preço não costuma ser absurdo, não.
Ambos os serviços devem custar menos de 50 reais, cada.
Mas, claro que tudo vai depender do "valor" (inclusive do ponto de vista estimativo) do relógio.

O site da Sarica é este aí abaixo,

http://www.sarica.com.br/

Talvez valha a pena contatá-los.

Abraços!
Alberto

igorschutz

Citação de: Alexsander online 25 Novembro 2009 às 17:20:01

Veja bem, como disse o Alberto, é mal sinal no sentido de que um relojoeiro não deveria riscar a tampa traseira, no entanto, essa gravação "forçada" é um costume antigo e, poderia dizer, universal, pois relojoeiros de várias partes do mundo também o fazem. Portanto, é normal encontrar relógios com suas tampas riscadas por profissionais.

Assim, só por ter gravado a data de manutenção na tampa, não quer dizer que o profissional que fez o serviço seja de todo ruim, isto é, não quer dizer que ele é um carniceiro/porcão.

Para finalizar, acho que é aceitável ter relógios antigos com tampas riscadas, porém recomendo que olhe com desconfiança um relojoeiro que hoje em dia ainda faça isso.
Nestes tempos modernos, sendo de fácil acesso os meios de controle como os mencionados pelo Alberto (caneta, computador), um relojoeiro gravar com pinça a tampa traseiro é muito mal sinal!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

Eu sigo a teoria do Walt Odets: se alguma coisa não é percebida com uma lupa de aumento de 4 vezes, que não é tanto assim, o serviço é perfeito. Se algo é notado a olho nu, o serviço não é perfeito.

Vou repetir o que já ocorreu com relógios meus. Barbeiragem pura:

1) Longines Avigation Chrono. Arranhão no aro interno, causando o sumiço de um dos numerais; arranhão no rotor; destruição, literal, das buchas dos ponteiros. Isso tudo na autorizada de Sampa, na época que existiam duas. Não sei em qual foi. Os problemas foram todos corrigidos quando o relógio foi enviado para a autorizada que o Adriano trabalha mas, confesso, sou chato pracaramba: há um pequeno arranhão na borda da platina principal que não estava lá. Sorry Adriano, mas no final das contas, o relógio está nota 9, como você mesmo pode assegurar. E olha que ele ainda é da época de cristal mineral, portanto, tem alguns arranhões, mas que só olhando contra a luz dá para ver, pois o mostrador dele é branco;

2) Ebel Type E Chrono: arranhão gigante, brutal, no rotor. Esse eu não sei como tiveram coragem de me entregar assim. Correção? Enviado novamente para a autorizada, com troca do rotor. Voltou, porém, com arranhão na platina de suporte do rotor. Troca dela também na autorizada. Estado do relógio hoje visualmente zero, mas precisa de revisão no sistema de carga.

3) Omega Speedmaster Chrono. Retirada da pintura do centro de um dos ponteiros em relojoaria não autorizada, por navalhada do relojoeiro, que considero muito bom mas tinha péssimo hábito (colocar ponteiros com punçoneira metálica ou, pior, com a parte de trás da pinça). Correção. Troca do ponteiro na autorizada. Visualmente, relógio zero, e passou por revisão recente no módulo de carga.

4) Omega 1973 vintage do meu avô. Estado visual. Praticamente zero, tem apenas um trincadinho no vidro, que ainda era de cristal mineral. Porém, revisado na autorizada de BH, tenho certeza que está com a levee fora de centro (fora do beat, do compasso), pois desde o ajuste ele não inicia sozinho ao dar corda.

A do Ebel, porém, é a campeã.

Mas no fundo, todos meus relógios estão, visualmente falando, nota 8,5 para cima, mesmo o Cricket, que mostrei uma certa oxidação no mostrador e em um dos ponteiros, mas é muito sutil. A olho nu, só consegui ver porque sou míope e estava sem lentes.

Passo atual: revisão no Ebel. Só quero ver...

Flávio

Jeff

Citação de: ESTRELADEDAVI online 28 Dezembro 2008 às 16:15:44
Uma coisa que me irrita muito é relojoeiro que teima em riscas a tampa do fundo, escreve data, hora e assina, pra mim profissional que faz isso não é profissional.

Abraços

Weber

Isso é de irritar mesmo. Encaro isso como inaceitável. E o relojoeiro nem pergunta se pode ou não marcar o relógio.

Este tipo de absurdo me fez lembrar de algumas cenas do filme bastardos inglorious em que marcavam a testa de alguns 'indivíduos'.

Wadley

Adriano,

O seu exemplo nº 2 é o que mais me deixa furioso.   Acho que esses caras tinham que ser......
Wadley

Sandro Maduell

Também sofro com isso na minha área. Sou fotógrafo, não vivo apenas da fotografia, tb possuo um estacionamento, mas vejo cada coisa por aí que vcs não acreditariam.
Tem gente que gosta de fazer umas fotinhos, compra uma DSLR com lente do Kit e sai por aí dizendo que é fotógrafo. Fazem um site bacana e acabam conseguindo trabalhos. Cobram R$500,00 pra fazer um casamento, entregam todas as fotos em alta resolução em um DVD (com uma edição porca) e vão pra casa felizes da vida.
Pra quem quer trabalhar sério, esse tipo de concorrente é um inferno.

Jeff

Citação de: Wadley online 26 Novembro 2009 às 12:22:10
Adriano,

O seu exemplo nº 2 é o que mais me deixa furioso.   Acho que esses caras tinham que ser......

Aqueles dois exemplos citados pelo mestre Adriano foram tensos de se ler e imaginar. Dramas reais que podem acontecer com qualquer um de nós.

Paulo Sergio

;D ;D ;D   ou    :'( :'( :'(   ???????????????
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Jeff

Citação de: Paulo Sergio online 29 Novembro 2009 às 23:07:54
;D ;D ;D   ou    :'( :'( :'(   ???????????????
Abraço
Paulo Sergio
Vejamos se entendi os emoticons: Poderá ficar muito contente ou lamentar o resultado do relógio entregue pelo relojoeiro?

A seguinte imagem ilustra bem o "padrão" dos ditos "relojoeiros" esquecidos...

... e suas gambiarras