Menu principal

Atos de vandalismo no forum...

Iniciado por Bruno Recchia, 24 Maio 2010 às 19:57:12

tópico anterior - próximo tópico

michelim

Citação de: Fa online 25 Maio 2010 às 19:29:12
Bem, um lonnnnnge e distante dia eu tive um "fórum " (errare humanum est  ;D  ). Um belo dia ele sumiu. Passou quase um mês "fora do ar".
O que aconteceu ?
Disse-me o Vique (lembram ? :-\  )   que alguém tinha descoberto minha senha de administrador e havia deletado todo o fórum.
Por sorte (ou azar meu, tenho minhas dúvidas), conseguiu-se posteriormente recuperá-lo.
Mas uma coisa é certo: até hoje ninguém conseguiu me explicar como é que se obtém uma senha dessas sem vacilo do responsável por ela.
No mais, lamentável o ora ocorrido.
Abs,
Oi Fa, sinto falta do seu fórum!!

Mich
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Mario_Fpolis

Puxa, fico triste, muito triste com isso.

Mas, se me permitem, não sei bem se é a hora certa, pode ser a mais errada, ou pode ser este o momento seminal.

Que tal regras mais rígidas de cadastro, menos visibilidade, mais restrições?

O mundo net parece que está cada vez mais, e exponencialmente, cheio de gente com Péssimas intenções.

Não vejo isso só aqui não, mas em vários fóruns que participo.

Um, inclusive, por conta de baixarias muito grandes, fechou-se. Não aceita mais ninguém, está sabático, até "perder" um pouco de visibilidade.

Tudo em nome de um ambiente mais saudável para os que lá frequentam.

Desculpem se a sugestão é idiota, se alguém verá nela algo como censura ou preconceitos, mas é uma DURA realidade com a qual muitos fóruns tem se deparado.

Sempre os meus 2 centavos, e sem querer tumultuar, apenas ajudar.

Amplexos, Mário
Amplexos do Mário

jokr82

bom a minha sugestão é a mesma a qual por mp me diriji ao mestre audi

Primeiramente isso é muito chato, muito chato mesmo!!

bom a sugestão é a seguinte!!

se alguém manjar muito de computador, ou tiver algum amigo hacker, que tal todos os usuários, ou principalmente os novos usuários, serem rastreados por ip?? pq?? pq se alguem mal intencionado ou que estiver aqui só pra zuar, que não é o caso, e a pesoa que manja muito de computador falar que o usuário está sendo ratreado por ip, ou ate mesmo quem tiver programa de hacker sabe muito bem do que eu estou falando muitos anos atrás uns 8 a 10 anos, eu tinha ese programa com esse programa, vc pode abrir o cd-rom do cara, pode até mesmo enviar virus super letal pro computador, pode até mesmo desligar, que pena que eu nao me lembro nem um pouco como faze-lo!!

Porque falo isso, isso seria um medo pro usuário, que se por ventura tentar fazer isso de novo, para poder se dar mal sabem, nao que eu quero que voces moderadores, ou ate mesmo nós usuários, se vinguem mas, que assim aqui o nosso grande fórum ou como falo pra minha esposa, que aqui é a nossa família, amigos, fique mais rígido!

fica ai minha sugestão!!

EduBSB

Citação de: Correia online 25 Maio 2010 às 08:13:47
Xiiiiii..........

Além do tópico das fotos,
apagaram também aquele tópico acerca dos quartzo, correcto?
...

É verdade e por ironia, se não me falha a memoria, o título do tópico era "AJUSTANDO OS PONTEIROS DO FORUM".

Edu.

Enéias

Citação de: jokr82 online 26 Maio 2010 às 11:55:28
bom a minha sugestão é a mesma a qual por mp me diriji ao mestre audi

Primeiramente isso é muito chato, muito chato mesmo!!

bom a sugestão é a seguinte!!

se alguém manjar muito de computador, ou tiver algum amigo hacker, que tal todos os usuários, ou principalmente os novos usuários, serem rastreados por ip?? pq?? pq se alguem mal intencionado ou que estiver aqui só pra zuar, que não é o caso, e a pesoa que manja muito de computador falar que o usuário está sendo ratreado por ip, ou ate mesmo quem tiver programa de hacker sabe muito bem do que eu estou falando muitos anos atrás uns 8 a 10 anos, eu tinha ese programa com esse programa, vc pode abrir o cd-rom do cara, pode até mesmo enviar virus super letal pro computador, pode até mesmo desligar, que pena que eu nao me lembro nem um pouco como faze-lo!!

Porque falo isso, isso seria um medo pro usuário, que se por ventura tentar fazer isso de novo, para poder se dar mal sabem, nao que eu quero que voces moderadores, ou ate mesmo nós usuários, se vinguem mas, que assim aqui o nosso grande fórum ou como falo pra minha esposa, que aqui é a nossa família, amigos, fique mais rígido!

fica ai minha sugestão!!
Para uma pessoa com maus propósitos, pouco mudaria. Já vi hacker "mascarar" o IP e induzir ao erro...

Bruno Recchia

Oi pessoal,

Foi justamente por causa daquele topico, creio, que o autor fez essa safadeza... Ele deve ter se sentido insultado pelo que eu disse. O primeiro post apagado foi justamente esse... O que mais me chateou, foi que ele nao parou no meu post, mas foi em frente e apagou um topico que importava a todos...

Abraços,

Bruno

dekkardnexus5

Talvez o vandalo em questao nao tenha descoberto a senha, mas sim aproveitado alguma vulnerbilidade do software base deste forum.
O proprio phpBB que também é muito utilizado teve uma vulnerabilidade séria revelada há algum tempo atras.
Quanto ao IP, existem tecnicas para burlar isso, relativamente simples. Alem disso, os provedores só revelam o dono do IP sob mandado judicial.

O Cara

dekkard,
acho que o IP aqui no caso não seria para tomar uma atitude mais drástica, mas simplesment para bloquear o acesso ao incauto.

Um abraço
Fábio

Cigano

Niguém está livre, em 2008 invadiram os servidores do mantenedor do sistema baseado em Linux  O Fedora Core, cujo no mesmo ano iria sair a nova versão, teve que ser adiada por conta disso !!

Em 1998/9 nos EUA (não me lembro o local exato), aconteceu de uma rádio está sorteando um Porsche numa promoção, a pessoa participava de um quiz e deixava os seus dados para um suposto contato caso venha á ser o ganhador, um maluco de um hacker ficou sabendo disso, entrou no servidor da rádio no dia do sorteio e burlou o sorteio e intitulou-se como ganhador, até ai tudo tranquilo ele recebeu o prêmio normalmente, mais dias depois ele foi descoberto pela fraude, e com "seu" novo Porsche abriu fuga, em perseguição ele perdeu o controle e bateru o carro que ficou totalmente destruido, além de passar uma temporada no hospital ele passou uma bela temporada na cadeia !!   

Para vocês verem como está a coisa !!
Abraços,
Cigano!

dekkardnexus5

O negocio é serio mesmo, podem ver os recentes incidentes envolvendo ataques da china a servidores de senhas do Google. Os ataques ciberneticos serao mais e mais utilizados como arma de guerra.

Fabricioab

Hm, ainda nao tinha comentado mais ai vai.

Burlar senha? Muito simples, se o moderador que teve a senha roubada usa internet wireless em casa, ele já corre um serio risco, pq? Pq na internet sem fio fica-se varias portas do roteador abertas, se por acaso o rapaz estava pingando esse moderador e ele encontrou a porta aberta, ele consegue entrar com um software cretino que tem pra se pegar na internet.

Se não for assim, como já se foi citado, hoje existem keyloggers que ficam alojados até em .jpg ou .bmp, então já se viu neh.

Creio que os moderadores já estão tomando as atitudes adequadas, o que eu recomendo, tendo sido dono de um site que já se foi famoso, é entrar em contato com o host, ou no caso o provedor .com.br com a rcon do dominio, e pedir para o serviço mostrar o log de acesso com a respectiva senha, com isso é possivel enxergar o dominio de quem entrou e da pra saber quem foi, isso logico, se o rapaz não estava rodando um proxy em cima da invasão.

Espero que achem (com certeza já acharam o culpado), e como também já foi falado por outros amigos, minha opnião é que deve-se ser comentado o nickname do meliante.

Realmente uma pena.

Abraço a todos.
What the next step ?

Desotti

Como vencedor do concurso deletado, continua sendo bem difícil para que eu supere a chateação com o ocorrido... :(

Sinceramente, ainda adoraria saber quem foi o infeliz que perpetrou esse ato de pura infantilidade. ::)

Abraços!

Marcelo.

HumbertoReis

Tranquilo, Desotti.

Seguimos todos aqui.

E a cada dia mais perto do nosso UN MaxiMarine Diver.

UN MaxiMarine Diver Titanium

UN MaxiMarine Diver Gold

Acalmou?

nilomis

Fatos:

Um (ex) membro daqui, subtrai a senha de um moderador, faz um monte de besteiras e passadas semanas não temos a menor idéia do que efetivamente ocorreu.

Só para resumir, o que se quer saber é:

a) Como e de qual moderador a senha foi "subtraída"?

Não creio que a senha tenha sido obtida por meios cibernéticos mas sim por pura e simples adivinhação.

Não é crime ter, e como se tem, uma senha muito fraca, tipo nome do time preferido, nome do relógio, etc.
Basta o moderador "assaltado" se comprometer que não vai usar no futuro uma senha fraca ou deixar, o que é muito pior, outros usarem a sua senha.

b) Quem foi o "invasor"?

Olhando as postagens próximas do evento, é trivial determinar quem foi e muitos já fizeram isso mas os controladores do fórum me parecem tímidos em revelar oficialmente o nome do invasor.

Conclusão:

Pessoas sérias, como o Desotti e outros, gastaram o seu tempo criando postagens, fotos e outras coisas, para verem o resultado do seu trabalho simplesmente ser vaporizado e ficarem sem qualquer explicação.
Conheço pessoalmente uma grande parte dos moderadores. São pessoas muito sérias e ponderadas mas, talvez, suaves demais no tratamento deste incidente e em outras coisas menores.
Sinto, e acho que não estou só, que a estratégia dos moderadores é aplicar uma abordagem do tipo "vamos deixar isso cair no esquecimento", mas acho isto muito injusto com aqueles que tiveram seus trabalhos eliminados.

Bom dia para todos,

Nilo

Alberto Ferreira

Salve!

A senha que foi roubada (ou usada de maneira mal-intencionada) foi a minha.

Ela não era "fraca", ou eu assim supunha. E eu tenho dispositivos de segurança (sempre "falhos" e possíveis de serem burlados, é bem verdade) nas minhas máquinas.
O meu micro, que eu saiba, não foi propriamente "invadido".
A coisa parece ter ocorrido aqui, no âmbito do FRM, enquanto eu estava logado.
Portanto, nós não sabemos (ainda) se houve falha(s) na segurança do FRM, mas também é uma possibilidade.

Ao que me é dado saber, ninguém pretende "deixar barato" (e eu não estou dizendo que isso foi dito aqui!), ou deixar a coisa cair no "ostracismo", etc.
E, por outro lado, num caso desses, nada de "alô doçura"...

Mas, e eu creio e espero que todos entendam, o assunto é bastante "delicado".
Até porque tudo aquilo que nós escrevemos aqui (inclusive esta minha mensagem...) pode ser lido, sem que nós saibamos por quem e com que intenções

E finalmente, acusar (nomear) sem as devidas e irrefutáveis provas, não.
Apenas isso.

Abraços,
Alberto

Gravina

Citação de: Alberto Ferreira online 06 Junho 2010 às 08:45:57

E finalmente, acusar (nomear) sem as devidas e irrefutáveis provas, não.
Apenas isso.

Abraços,
Alberto

Por estas, e por outras é que a "moderação", não é para qualquer um!
Estamos putos com este safado que deletou de maneira dolosa estes tópicos!
Sim, queremos a cabeça do autor na bandeja, ou quiçá o fuzilamento em praça pública,  mas a acusação (eleição de um nome para o dolo), tem que estar para lá de embasada!!!!
Para já, almejo que, este "IP doentio/fraudador/ ou de fraldas mesmo.........pode ser um menor, incapaz :-X)" não faça mais parte destas bandas!!!......e aqui sim, os olhos dos responsáveis pela segurança deste grupo, devem estar bem abertos!

Já ficamos muito chateado com este fato, desgastou!!,..........Vamos tocar o barco, de olhos abertos ;), que é só alegria!!!...........,  este assunto já encheu o saco!!!

Abs

Gravina

nilomis

Citação de: Gravina online 06 Junho 2010 às 09:09:23
Já ficamos muito chateado com este fato, desgastou!!,..........Vamos tocar o barco, de olhos abertos ;), que é só alegria!!!...........,  este assunto já encheu o saco!!!
Douglas. Alberto,

Permita-me discordar.

O FRM não pode ser como este pobre país do "Vamos tocar o barco" onde crimes, dos pequenos aos grandes, passando pelos enormes, acabam em pizza.
O FRM, como já foi dito, repetido e praticado, não é uma democracia e não podemos abordar este fato da forma suave como está sendo pois esta atitude irá, com toda certeza, dar espaço para repetições.

Nilo

Alberto Ferreira

Então eu repito.

"...nós não sabemos (ainda) se houve falha(s) na segurança do FRM, mas também é uma possibilidade."

Nem sabemos (com certeza) quais, e eventualmente, como (e se) a coisa foi feita ou ainda pode ser feita.

E. se me permitem, eu fico por aqui.

Alberto

Gravina

Citação de: nilomis online 06 Junho 2010 às 09:55:24
Citação de: Gravina online 06 Junho 2010 às 09:09:23
Permita-me discordar.

O FRM não pode ser como este pobre país do "Vamos tocar o barco" Nilo

Claro Nilo! :) peloamordeDeus!!! ;D............nas discordâncias encontramos também o bom termo.

Os problemas do nosso país certamente não serão resolvidos, e muito menos servirão de exemplo em um grupo como o nosso,"relógios, apenas relógios"

Democracia não é sinônimo de casa da tia Rosa (por ela eu lutei, apanhei de verdade..de fato!!!, e  lutarei sempre enquanto estiver deste lado do rio)...........penso que este grupo é democrático sim, e com as devidas regras!................o dia que assim não for, certamente não teremos meia dúzia de companheiros.......... a dita elite é um troço monótono pacas!!!

O que exatamente estamos querendo?

A) O nome do safado
b) Uma sanção vexatória
C) Expulsão do invasor

Acho que o nome, seria conversa de botequim...........
Sanção vexatória, não resolve para este tipo de pessoa!...sem falar, pelo que vejo, não há provas contundentes de quem foi o autor.
Penso que a pertinente expulsão já foi procedida, ou não ???

Apenas a minha opinião!!!...............só apanha quem dá a cara para bater!

Agora de verdade: encheu o saco este assunto ;D ;D ;D ;D!!!..........relógios prá frente..........

Abração

Gravina

nilomis

Citação de: Gravina online 06 Junho 2010 às 10:33:07
O que exatamente estamos querendo?

A) O nome do safado
b) Uma sanção vexatória
c) Expulsão do invasor
Douglas,

Nenhuma das anteriores ...  :o

O que eu estou querendo, e acredito que uma parte desta comunidade também, passa pelos seguintes itens:

- Transparência

Quando ocorreu o incidente, ele foi tratado como se fosse um dos segredos de Fátima e este comportamento somente alimentou suspeitas em grande parte infundadas.

Na minha vida profissional eu ensino "meus comandados" que eles irão, dado o fato de lidarem com uma coisa bastante complexa (seis milhões de linhas de código), cometer erros. Faz parte. Mas o comportamento esperado, quando alguém comete um erro, é dizer rapidamente "fui eu", corrigir o erro e completar apresentando um plano que evite este tipo de erro.

No caso, em pauta, faltou e muito, transparência.

- Ações

O que se fará, se é que alguém está planejando fazer, para evitar pelo menos este tipo de incidente no futuro. Outros virão mas diferentes. Desta forma ... não mais.

É pedir muito?

Em outro fórum que participo os moderadores praticam, e todo mundo tem perfeita ciência disso, a tolerância zero.

Outro dia, um cara se cadastrou, pediu informações sobre um relógio (tinha que ser Omega, é claro) e depois de receber elogios pela peça realmente rara, imediatamente colocou a peça para venda.
Foi banido de imediato e ninguém ficou chocado.
Radical? Talvez, mas esta é uma forma de organizar um grupo virtual onde há uma amostra de tudo que há de melhor na humanidade mas, também, uma quota do que o Homem produz de pior.

O FRM não difere disso. Temos aqui Mestres, Lordes, Aprendizes e Admiradores. Pessoas da melhor qualidade. Há também, e isto é inevitável, Chatos e pessoas de caráter discutível.

Sem regras e transparência, isto vira, rapidamente, uma bagunça, como o que ocorreu neste incidente.

Encerro por aqui, mas não considero que o caso foi bem conduzido e, como conseqüência, irá se repetir.
Sinto muito mas ... eu sou assim.

Nilo