Menu principal

CorrosionX, aliado no Antes e Depois

Iniciado por MVasconcelos, 25 Setembro 2010 às 16:33:25

tópico anterior - próximo tópico

MVasconcelos

Amigos,

Vendo um post do MAC1969 no tópico do Antes e Depois me deparei com essa imagem assustadora :

Não sei se vocês conhecem o produto, mas para situações como essa acredito que o Corrosion X seria um grande aliado.

http://www.corrosionx.com.br/

É um produto de alta tecnologia que promove uma adesão polar ao metal, criando uma micro camada de proteção, melhorando conexões elétricas e repelindo material ferroso oxidado.

http://www.corrosionx.com.br/animations/Adesao%20Polar.pdf

Utilizamos o CorrosionX Marine em equipamentos de audio de muitos milhares de dolares, sempre com excelentes resultados na proteção de conectores, cabos, tomadas, etc., e a qualidade de audio do sistema melhora consistentemente.

Obviamente não recomendo encharcar os movimentos de todos os relogios com ele, mas durante uma limpeza geral ou numa situação de desespero como a àcima, acredito ser uma excelente ferramenta.

Fica a dica e se tiverem algum problema para encontrar é só mandar uma MP.

Forte abraço.

Mauricio

PS : Mac, se você ainda tiver esse relogio nesse estado, me mande uma MP e lhe envio um C X para vermos se ele se presta mesmo a essa atividade  ;)

"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

MVasconcelos

Pra uma limpeza geral ele se presta legal.

Ontem à tarde, enquanto esperava pacientemente a transportadora me entregar um material que acabou não chegando  >:( , decidi fazer um peeling no relogio que era do meu avô materno e como tenho o CX quase como o limpa vidros no filme Casamento Grego  ;D, peguei o trem e mãos à obra :

Como estava :

Como ficou :

hehehe, com o aro ainda solto, pois não havia descoberto que precisava fazer o click do acrilico nele, antes de fazer o click do aro na caixa... ::)

Inclusive, se alguém puder me passar os contatos de quem possa banhar novamente a caixa e da "mulher maravilha" dos ponteiros e dials eu agradeço muito.

Forte abraço,

Mauricio

Cigano

Mauricio é mesmo de partir o coração ao ver um belo relógio nesta situação.

Olhe esse Breitling Navitimer

Agora, depois dos procedimentos de limpeza.

OBS: Não sei o procedimento feito para limpeza, essas fotos estavam salvas no meu PC faz tempo.
Abraços,
Cigano!

MVasconcelos

Rapaz, que medo hein ?!?

Parece até efeito especial do James Cameron a la Titanic...  :o

Cigano

Citação de: MVasconcelos online 25 Setembro 2010 às 17:08:54
Rapaz, que medo hein ?!?

Parece até efeito especial do James Cameron a la Titanic...  :o

A propósito Mauricio, ficou legal o Cyma, acho bonito o estilo classicos deles.

Então, até parece que esse Breitling tinha passeado pelo oceano!! ;D ;D
Abraços,
Cigano!

Gravina

Este negócio de corrosão é soda mesmo! :'(

Há tempos recebi um Seiko em excelente estado de conservação, e tudo mais,  mas na hora que levantei o "tapete" (bezel), levei um susto. :o
Eu mesmo fiz a limpeza, infelizmente não tirei fotos do "depois", mas ficou muito bom!

O susto:

Ah!!!...tenho um também que está no relojoeiro...........estava em estado de calamidade, mas já está funcionando!!......e belo!!...........quando estiver pronto, coloco fotos.

Foto: Lessa

Abs

Gravina

Cigano

Caro mestre Gravina, quanta caca tinha por baixo do bezel deste Seiko, que aliás é raro e está 0km.
Esse Doxa que está oxdado, não é aquele que vintage que você adiquiriu á pouco tempo atrás ??

Falando em cacas e oxidações:

Pulseira de um Rolex Sub

Com cacas:

Sem cacas:

Olhe esse aqui, até parece que foi achado no escombros do WTC !!

Até o rubi do incabloc do balanço já éra!!

Essa é para doer, vejam só o estado desse belo Panerai

Belo Rolex 3135

Não é para chorar pessoal!! :'( :'( :'( :'( :'(
Abraços,
Cigano!

MVasconcelos

Espero que todos tenham um final feliz...  :-[

Paulo Sergio

Qual é a fonte das imagens amigo Cigano? ? ?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

gabriel

Jesus!

Esses relógios entraram no mar! Corrosion X é bom, usamos muito nos equipamento de audio, nos contatos, mas não faz milagra tchê!

Abs, gabo  :)

MVasconcelos

Fala meu amigo Gabo ;)

Além do vermelho que sempre usamos, ainda tem o HEAVY DUTY...  :o

Cigano

Caro Paulo Sergio, as fotos estavam em meu PC, mais a fonte é essa aqui >>> http://nickhacko.blogspot.com/

O negócio é pavoroso!!

Tenham um ótimo domingo!!
Abraços,
Cigano!

hessel

Citação de: Cigano online 26 Setembro 2010 às 02:06:05

...editado...

...editado...

Não é para chorar pessoal!! :'( :'( :'( :'( :'(

Olá Cigano:

É de chorar mesmo...

Acho que este aí deve ter passado a noite dentro do vidro com ácido sulfúrico... hehehehe!

Abraços,

Hessel.
;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)

Adriano

Pessoal, não se deixem enganar pelas fotos: nada ou quase nada disso foi recuperado com soluções milagrosas. Todos esses relógios danificados que aparecem nas fotos tiveram suas peças quase que totalmente trocadas. Máquinas nesse estado estão perdidas, não têm recuperação decente. Se voltarem a funcionar, funcionarão mais.

Estamos falando de instrumentos de precisão em que 0,01mm fazem uma grande diferença. Qualquer corrosão pode atingir um nível desse de perda de material e é o suficiente para danificar uma peça sem remédio.

Não adianta pegar um mecanismo desse e remover a "ferrugem". A corrosão leva material embora e não há como recuperar. É impossível um mecanismo nesse estado voltar a funcionar sem troca de peças.

Aquele Breitling das fotos, não acreditem que foi uma mera limpeza. Quase todas as peças devem ter sido trocadas. Peças em latão sofrem menos pois a corrosão dificilmente leva embora material. Mas platinas, que têm seus banhos corroídos, viram lixo. As peças de aço, como alavancas, não tem nenhuma salvação.

Naquele Breitling, nenhuma das peças de aço ali tem salvação e mesmo que tivessem tido a ferrugem removida, não estariam no estado que aparece na foto.

Abraços!

Adriano

FALCO

Legais as informações do Adriano, afinal, no fim das contas, podemos trocar todas as peças, pagar um orçamento de 200% do valor do relógio em bom estado e recuperá-lo?
Recuperá-lo ou montar um novo?
Duvido que um relojoeiro moderno, que valoriza (no sentido monetário, não mérito) seu trabalho, fique horas lixando uma pecinha que custa poucos dolares dentro de um "blister".
Ainda porque, nos exemplos, não tem nada que tenha peças raras.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Paulo Sergio

Amigo Adriano...
Por favor, traduza essa frase sua, escrita acima:
"Se voltarem a funcionar, funcionarão mais. "
Obrigado
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Mario_Fpolis

"Se voltarem a funcionar, funcionarão mal"(???)

Adriano, excelente post, concordo contigo.

Penso que se compromete, por retirada de material, ainda que pontualmente, os ângulos das engrenagens, estragando a precisão do mecanismos, diante da precisão de décimos ou mesmo centésimos de milímetros.

Onde tiver rolamentos, baubau, será muita sorte conseguir fazer as esferas correrem soltas, e mesmo as pistas delas estarão erodidas, fazendo com que elas não tenham a mesma suavidade de deslocamento. Tribologia, alguém???

Mesmo o latão, em um ambiente assim contaminado, não acaba servindo como uma pilha e sofrendo perda de material? Nessas fotos, com o que parece ser corrosão pela presença de água, não poderia ocorrer uma corrosão galvânica? Algum químico aí???
Amplexos do Mário

gabriel

Citação de: MVasconcelos online 26 Setembro 2010 às 11:48:19
Fala meu amigo Gabo ;)

Além do vermelho que sempre usamos, ainda tem o HEAVY DUTY...  :o

Mau,

Isso aqui é caso de limpar o mostrador e colocar num quadrinho de enfeite ou de, como diz um colega abaixo, pagar 200% do preço pra consertar, ó pá.

Abs, gabo  :)

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Sim,...
Funcionarão mal...

Hoje, no Masp, após um breve encontro com os amigos Lessa, Igor e Pavanato, com quem, mais uma vez, eu tive o grande prazer de conversar mais, e outros com quem apenas falei "rapidamente", eu e o Igor ficamos "filosofando"  :D sobre alguns temas variados...  8)

Uma das nossas "considerações" acabou enveredando por alguns aspectos da "tolerância mecânica" e sua importância.

Ok.
Sim, meus amigos, para variar, o Adriano tem mesmo razão.

Por que?
Fundamentalmente porque ao removermos a oxidação, necessariamente algum material original também será sempre perdido.
É simples assim. Pena!

Que me perdoem pela falta de "otimismo" para com as "fórmulas" e produtos "mágicos", mas não há solução mágica, não...
Infelizmente...  :(

Este é um fato.

Abraços,
Alberto

MVasconcelos

Amigos,

De maneira alguma discordo que o peso de cada engrenagem é sim calculado nas miligramas para que o resultado final seja de uma precisão X e vejam que a imagem que utilizei para ilustrar minha ideia inicial não mostrava nem de longe o estrago que as subsequentes apresentam.

Porém, se tivermos a possibilidade de recuperar um de nossos mimos que venha depois a apresentar não mais um segundo de atraso por semana, mas. sei lá, 10 segundos, sem que tenhamos que investir os proverbiais 200% na restauração, isso seria assim tão ruim ?

Não seria, ao menos, curioso verificar tal possibilidade ?

;)