Menu principal

Como montar meu próprio relógio?

Iniciado por KrioK, 05 Novembro 2010 às 18:38:54

tópico anterior - próximo tópico

KrioK

Como já comentei em algum momento, gosto muito de relógios, mas sou uma nulidade quanto ao conhecimento técnico deles. Estou aprendendo (BASTANTE!!!) aqui no Foro, e o aprendizado é igual a cachaça boa: quanto mais vc aprende, mais quer saber.  ::)

Bom, querendo aprender colocando as mãos na massa (pero no mucho!) resolvi comprar alguns componentes para montar  :P meu próprio relógio.

O resultado (até o momento) é o seguinte:

Comprada uma caixa (chinesa) de boa qualidade com ponteiros e mostrador, e um movimento ETA 2824-2 compatível com a caixa (ou seria o contrário?  ???).

As fotos foram feitas com meu celular. Resultado: horrorível. :-X Espero que alguns detalhes se notem.

Meu maior problema: customizar o mostrador. Alguma idéia BFB (boa, fácil e barata)? ;D

Agradeço desde já toda a ajuda dos amigos.

mhasse

Legal a iniciativa, esses dias ate pensei em montar topico, fazendo um desafio a todos!
Minha ideia era que todos os menbros do Forum comprassem uma parte do Relogio, e juntar isso para ver o que dava, seria interessante, uma homenagem pro forum!
Sera que seria homenagem, ou frankstein horologico?

Carioca, no que puder ajudar estarei a disposicao!

Abraco!
"Lá, onde há risco, não há morte. Aqui, onde não há nenhum risco, não há vida. " - Pa. Duruz p/ Jo Siffert"Seppi"

"Os covardes, não fazem história!!."

shun

Caro KrioK, acho que na parte de customização do mostrador, aqui no Brasil só existe uma opção... Sarica!

Abraços!

KrioK

Estou pensando em uma customização simples, como duas plaquinhas retangulares de prata ou ouro branco gravadas. Não creio que fique muito caro. Alguém já tentou fazer isso?

Cigano

Puxa eu sempre tive vontade demontar um daqueles Kits que vendem no Ebay, por enquanto estou treinado em uma ex-sucata de um Technos, ontem arranquei o mostrador que está em pessivo estado e fiz um com cartolina, isso mesmo cartolina, e não é que ficou legal, fiz nas medidas do velho mostrador, estou até usando ele aqui agora!!

Olha tem muita coisa proveitosa na internet que pode ajudar muito, tendo as ferramentas certas e muit, mais muito cuidade pode sair alguma coisa muito legal e satisfatória!!!

Parabéns pela iniciatica, é tópico assim que sinto falta por aqui !!

Boa sorte, e que tenha ótimos resultados !!
Abraços,
Cigano!

KrioK

Citação de: Cigano online 05 Novembro 2010 às 19:08:12
Puxa eu sempre tive vontade demontar um daqueles Kits que vendem no Ebay, por enquanto estou treinado em uma ex-sucata de um Technos, ontem arranquei o mostrador que está em pessivo estado e fiz um com cartolina, isso mesmo cartolina, e não é que ficou legal, fiz nas medidas do velho mostrador, estou até usando ele aqui agora!!

Olha tem muita coisa proveitosa na internet que pode ajudar muito, tendo as ferramentas certas e muit, mais muito cuidade pode sair alguma coisa muito legal e satisfatória!!!

Parabéns pela iniciatica, é tópico assim que sinto falta por aqui !!

Boa sorte, e que tenha ótimos resultados !!
Obrigado, Cigano. A idéia nasceu aqui mesmo, lendo alguns posts onde se mencionava a venda de componentes, como o Frei&Borel.
Escrevi para eles, mas rolou um stress e mandei-os solenemente, pastar.
Então achei o site Helena Rou Watches. Não tem tanta coisa quanto o Frei, mas o site é muito bem organizado (o do Frei é uma bagunça, mas ele tem MUITA coisa boa, mais do que o da Helena).
Comprei primeiro a caixa completa (com ponteiros e mostrador) que chegou em uma semana. Depois comprei o movimento. Esse chegou em 5 dias.
O incrível é que se a gente compra algo do ML o custo do envio não sai menos que 30 reais. O envio de cada compra saiu por 10 dolaretes (envio internacional !!!!). Por sorte a Receita não fuçou nas duas compras.

maxlawbr

Taí um tópico interessante.

Certa vez eu comprei um Seiko no eBay, um 6306 ou qualquer outra coisa. Daí, navegando no PMWF vi os Soxa, pedi o mostrador, vidro, aro externo (bezel insert) e ponteiros.

Bem, eu tenho umas ferramentas aqui e pensei que fosse fácil, mas desmontar é baba, o duro é montar.

Enfim, comecei pelas partes de força bruta, vidro e bezel insert. Tirei o vidro e...... impossível colocar o novo, apertei, envolvi um alicate em espuma e nada.

Pensei, bem, depois de montado eu tento de novo, tirei os ponteiros e o mostrador antigos, os ponteiros da hora e minutos entraram na boa, mas quem disse que o ponteiro de segundos entrava? daí eu desisti, tirei tudo do lugar, quebrou um dos pinos do mostrador, entreguei para o meu relojoeiro e boa.

Mas devo pedir um novo monte de peças para este projeto, e acho que a parte mais difícil é justamente colocar os ponteiros. Perguntei na Barão de Paranapiacaba (tradicional reduto de fornituras) e não achei nenhuma ferramenta para colocar os ponteiros. Aí, aproveitando o tópico, pergunto se alguém conhece alguma ferramenta para isso.

Abraços,

Max

PS: Segue uma foto do Soxa, ou Doxeiko, como preferirem, depois de montado, é claro.

shun

Se esse seu modelo é realmente um 6306-7000, espero que tenha guardado o mostrador original... Esse relógio é especial..!  :-*

Mas, me permitindo uma intromissão, creio que seja um 6309-704X julgando pelo dia da semana estar em algarismo romano, e não em Kanji..!

Abraços!

Luis O

Citação de: maxlawbr online 05 Novembro 2010 às 23:37:59
Pensei, bem, depois de montado eu tento de novo, tirei os ponteiros e o mostrador antigos, os ponteiros da hora e minutos entraram na boa, mas quem disse que o ponteiro de segundos entrava? daí eu desisti, tirei tudo do lugar, quebrou um dos pinos do mostrador, entreguei para o meu relojoeiro e boa.

A melhor ferramenta é a pinça, aliada à Habilidade.........

agora, me desculpe o comentário, mas alicate é sacanagem......... >:( >:( >:(

abs

maxlawbr

Desculpe Shun,

Pode ser um 6309 sim, o relógio não está aqui comigo, está guardado e posso ter me confundido. O mostrador original e os ponteiros estão guardados e bem guardados na bagunça do meu armário.

Luis, o alicate foi devidamente embrulhado e usado somente para tentar encaixar o VIDRO, eu não usaria o alicate perto do mostrador ou de qualquer outra peça delicada.

Eu tentei fixar o ponteiro com a pinça, uma chavinha delicada e até uma barbatana de gola de camisa, mas não foi nem Fo***do. Alguma recomendação?

O Cara

Existe sim uma ferramenta própria para recolocar ponteiros, conheço a da Bergeon, mas devem ter outras, resumindo grosseiramente é tipo um lapis borracha, sendo que a "borracha" tem um furinho no meio.

Agora estou sem fotos aqui para indicar, mas na Otto Frei deve ter.

Eu aqui uso um lapis borracha normal mesmo, ou a pinça (com o devido cuidado).
Um abraço
Fábio

ivison

Salve,

Kriok mostre o trabalho pronto... pois estou com inveja rs rs rs rs inveja da sua disposição. Vai ficar showwwwwwwwwwwwww... Você pode falar que é uma "marca" pois é isso que a maioria das marcas são: montadoras!

Não estou desmerecendo as "montadoras" de relógios pois se tudo fosse feito "in house" meros mortais, como eu, não conseguiriam comprar relógio.

Quanto a a sua disposição fico com inveja pois ando tão de "saco cheio" que quando subo escada meu saco bate nos degraus! rs rs rs rs

Abração,

Ivison

KrioK

É, não penso em me animar a montar o relógio, penso usar um relojoeiro aqui do Rio para isso. Mas o que preciso é uma dica boa para customizar o mostrador, antes da montagem.

Tentei mandar uma mensagem para a Sarica pelo site deles, mas deu erro. Vou tentar mais tarde de novo.

Any other ideas?

Paulo Sergio

Ligue para o Alexandre na Sarica... fale com ele sobre o que pretendes... trocando idéias fica mais fácil poder decidir se fará alguma modificação no mostrador, ou se deixará como está!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Um colega nosso, membro ativo do nosso fórum, mostrou aqui, tempos atrás, a montagem "caseira" de um desses "kits".

Talvez ele aproveite e o faça novamente, com comentários a respeito de como ele "curtiu" a coisa.

Abraços,
Alberto

Paulo Sergio

Bem lembrado amigo Alberto!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Cigano

Caro Kriok, mandei uma MP, com um local onde tem várias ferramentas de ótimos preços, que para iniciar na prática hológica básica, depois de se aperfeiçoar é só ir adiquirindo ferramentas mais profissionais !!

O bom é que pode comprar no próprio site e esperar em casa!!

Com uma boa lupa, pinça e chaves de precisão, dá para brincar e ter bons resultados!!

Estou acompanhando seu projeto, gosto muito disso e torço para que dê muito certo, assim poderá servir de incentivo a outros membros do RM, coragem eu tenho, mais ainda falta vergonha na cara para adiquirir ferramensta adequada para o serviço.

Se eu me lembro bem, o caro Lessa, montou um desses kit com Unitas 6497 / 6498 !!

Tenha um ótimo fim de semana!!
Abraços,
Cigano!

paulorocha

Taí um projeto interessante! Quem sabe agora, com mais tempo livre, eu não invento algo do gênero?

Sorte ai no seu projeto!
Um grande abraço

Paulo Rocha

maxlawbr

Caro cigano,

Você se importaria em me mandar o site também?

Abraços,

Max

Cigano

Citação de: maxlawbr online 06 Novembro 2010 às 20:41:36
Caro cigano,

Você se importaria em me mandar o site também?

Abraços,

Max

Opa caro Max, é pra já!!
Lembrando que é um site onde se encontra ferramentas e algumas peças para relógio e não kits para montar o seu próprio relógio!!

Enviado !!
Abraços,
Cigano!