Vencendo preconceitos?

  • 155 Respostas
  • 53001 Visualizações
*

Enéias

Vencendo preconceitos?
« Online: 27 Janeiro 2009 às 23:47:10 »
Amigos:

Até pouco tempo eu me recusava usar determinados relógios. Mais em função da marca, que indicava, quem sabe, alguma espécie de exibicionismo.

Acontece que tenho bons relógios e não os usava. Não vendia e não usava. Resolvi começar a usá-los e devo admitir que estou me sentindo bem. Relógios como Tag, Breitling, Rolex, Tudor, Mont blanc, Amsterdam Sauer, Revue, Fortis e companhia bela. O ponto interessante nisso tudo é que fica mais fácil ter uma "coleção" pequena. Basta trocar o caminhão de relógios simples que tenho por meia dúzia de relógios interessantes e específicos. Nunca fui colecionador mesmo... Sempre fui um louco "ajuntador"...

Possuir e não usar? Para quê? Algo que aos poucos está me parecendo sem propósito. Apreciar não é apenas possuir. Há que se usar!

Creio que venci esse preconceito e em especial no que tange à marca Rolex.

Ainda não consegui, contudo, vencer o preconceito e usar relógio quartz.

Lendo uma postagem do Igor eu me vi pensando no assunto. :D

Será que conseguirei vencer esse?

Acho difícil, para não dizer que é impossível...

O tempo, senhor da razão, haverá de dizer...

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Vencendo preconceitos?
« Resposta #1 Online: 27 Janeiro 2009 às 23:53:45 »

No meu pulso eles param. Digo, param de funcionar.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Vencendo preconceitos?
« Resposta #2 Online: 27 Janeiro 2009 às 23:58:05 »

No meu pulso eles param. Digo, param de funcionar.

 ;D ;D ;D ;D

Troca a pia ;)

Abs

Gravina

Re: Vencendo preconceitos?
« Resposta #3 Online: 28 Janeiro 2009 às 00:08:31 »
Olá amigos.

Relógios quartz, confesso que já tentei. Comprei, usei pro dia-a-dia, mas nãome trouxe a mesma sensação de um mecânico. Não dá prá explicar a verdadeira razão. Acho alguns modelos lindos, no pulso dos outros.

Abraço,
Guilherme.

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Vencendo preconceitos?
« Resposta #4 Online: 28 Janeiro 2009 às 00:14:35 »
Olá amigos.

Relógios quartz, confesso que já tentei. Comprei, usei pro dia-a-dia, mas nãome trouxe a mesma sensação de um mecânico. Não dá prá explicar a verdadeira razão. Acho alguns modelos lindos, no pulso dos outros.

Abraço,
Guilherme.

Penso mais ou menos como o amigo!!!
Tenho alguns modelos, pois é como se tivesse que ter mesmo!!! (clássicos, colecionáveis, diferenciados)............até, digamos, para cumprir tabela, mas que não é como os mecânicos, isso não é mesmo!!!

Abs


Gravina

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Vencendo preconceitos?
« Resposta #5 Online: 28 Janeiro 2009 às 00:19:24 »
Realmente o texto do Igor sobre os relógios a Quartz e a questão da busca pela máxima precisão, abala o "alicerce" exclusivamente mecânico ! :D ;)

Eu sempre gostei de relógios e não tenho, absolutamente, nenhum preconceito contra os Quartz ... e em minha "coleção ajuntativa" eu tenho alguns analógicos  ;) ...
... eu os prefiro ante os digitais !  ;)

Não podemos esqueçer que nos quartz analógicos temos uma parte mecânica !  :D ;)

Abraços !!


Marcos Lima

Re: Vencendo preconceitos?
« Resposta #6 Online: 28 Janeiro 2009 às 04:46:51 »
É isso aí Eneias ! Eu sou um que fez uma redução para 1/3 do que se tinha . A qualidade das peças aumentou e a minha satisfação geral também . Estava com relógios que passava 2 meses e não iam para o pulso . Não faz sentido ..........

Abs
Alexandre 

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Vencendo preconceitos?
« Resposta #7 Online: 28 Janeiro 2009 às 08:08:57 »
Acho que tem que se usar o relógio que tiver vontade e se sentir bem usando, seja lá de qual marca ou qual tipo de mecanismo. Tenho dois relógios quartz em minha coleção que uso bastante (ainda que infinitamente menos que os mecânicos) e esses relógios me trazem grande satisfação. Quando os uso, nem me passa pela cabeça o fato de serem quartz, mas sim o fato de serem relógios de excepcional qualidade geral. São eles o Citizen Ecodrive, conhecido como "Eco-zilla", modelo profissional de mergulho, 300m, titânio, e o Omega Speedmaster X-33. São relógios excepcionais.

Nunca tive preconceito na verdade; apenas não encontrava um relógio quartz que me satisfizesse em qualquer sentido. Nestes, enxergo relógios de altíssima qualidade e funcionalidade, que não poderiam ser substituídas por um mecânico. O Citizen é de se tirar o chapéu com sua tecnologia Eco-drive. Impressiona como estão anos-luz à frente dos suíços, que ainda fazem relógios solares com cara de relógios solares, cujo mostrador ainda é um painel de células (Tissot PR 50, por exemplo). Os Citizen, é absolutamente impossível dizer que aqueles mostradores são solares. Sem contar todo o resto da contrução do relógio, que é perfeita, é séria, é o que se espera de um relógio-ferramenta.

O Speedy X-33 é extremamente funcional; entre as funções mais usadas estão o crono, o crono regressivo, o alarme e a luz de fundo. Ainda tem bezel rotativo e seu "look" é lindo. Seu alarme é impressionantemente alto; nenhum relógio de pulso produz som tão alto.

É o que penso desses exemplares.










Abraços!

Adriano
« Última modificação: 28 Janeiro 2009 às 08:54:30 por Adriano »

*

Offline jeans

  • *****
  • 521
    • Ver perfil
Re: Vencendo preconceitos?
« Resposta #8 Online: 28 Janeiro 2009 às 09:06:08 »
Adriano,

Este aí é o melhor relógio para se ir ao cinema!

[]'s
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

*

Offline klaus

  • *****
  • 504
    • Ver perfil
Re: Vencendo preconceitos?
« Resposta #9 Online: 28 Janeiro 2009 às 09:15:25 »
tb tenho 2 quartz, tinha um certo preconceito tb ha um tempo atras, mas depois q os vi pessoalmente, esse preconceito acabou!
ha relogios e RELOGIOS quartz. talvez nossa discrimininaçao em relaçao a eles tenha vindo um pouco devido ao barateamente e popularizaçao deles, produzindo peças baratas e de ma qualidade, coisa q em um mecanico "era" um pouco mais dificil.
prefiro os mecanicos, sem duvida, mas nao troco os meus 2 quartz por muito mecanico famoso por ai, exatamente pelo q o adriano disse: sao funcionais, extremamente bem acabados e no pulso ficam estupendos.
ai as fotos deles:

ecozilla


blue sawtooth


um abraço
« Última modificação: 28 Janeiro 2009 às 09:20:33 por klaus »

*

Alberto Ferreira

Re: Vencendo preconceitos?
« Resposta #10 Online: 28 Janeiro 2009 às 09:50:54 »
Salve, amigos!

Como eu já declarei aqui várias vezes, eu não tenho "preconceitos" contra os "quartz´s".

Simplesmente, eu penso que eles têm o seu devido lugar.

Se esse lugar é numa "coleção", ou não, já é uma outra questão e, a meu ver, é apenas muito menor a quantidade dos que façam sentido "colecionar".

Mas,...
Todas as vezes que discutimos esses aspectos, de "corpo-e-alma", etc., uma coisa resta irrefutável.

Os "quartz´s" são práticos e têm o seu lugar ao sol,...
...e para muitos, à sombra também!
 ;)  :D.

Abraços a todos!

*

Offline klaus

  • *****
  • 504
    • Ver perfil
Re: Vencendo preconceitos?
« Resposta #11 Online: 28 Janeiro 2009 às 10:53:57 »
eneias, concordo com vc tambem
05(cinco) relogios é um boa quantidade, ja q vc pode intercala-los durante o mes, ou semana, sem enjoar
so nao sera valido isso para aqueles colecionadores apaixonados mesmo, para os quais o ceu é o limite, pq paixao nao pode ser medida por nenhum "paixometro"

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Vencendo preconceitos?
« Resposta #12 Online: 28 Janeiro 2009 às 11:08:46 »
Tenho 78 relógios:

37 são mecânicos
41 são quartz, sendo 02 Eco-Drive e 01 auto-quartz.

Decididamente, não tenho preconceito com os quartz.

Há 5 anos atrás, fiz uma permuta com o Enéias, e mandei um Seiko Kinetic zerado.  Lembra Enéias...

Wadley
Wadley

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Vencendo preconceitos?
« Resposta #13 Online: 28 Janeiro 2009 às 11:27:39 »

 Olá amigos,

      Eu acho que tenho preconceitos sim...pois quando vejo um relógio a quartz penso em algo massificado*, produzido por um robô sem alma que daqui a pouco vai dominar o mundo e implantar um chip nas nossas cabeças... vixe, melhor parar de assistir estas porcarias..

        Mas é sério, eu tenho uma ilusão na minha saga juntativa que é juntar os relógios seguindo uma ordem cronológica e por importância que julgo tenham tido no período.
        É claro, que para isso tenho que me ater a alguns critérios limite como: período ( anos 60 e 70), marca ( Seiko), tipo ( crono, diver, militar e etc ) mecanismo ( corda, automático e quartz) e a minha própria ignorância**.

       Seguindo este raciocínio, depois de juntar alguns 6000 (6119, 6125, 6138, 6139) e 7000 ( 7006,7015, 7016, 7025) estou prestes a entrar na era Quartz da Seiko.
       Sei que esta parte será bem mais complicada, pois é muito difícil encontrar quartz a antigos, que quando se acha nem sempre estão em bom estado, eu possuo 02 modelos não mecânicos, um Seiko Elnix, feio que é o capeta.... e um crono 7A38 que adoro, deste tipo...



 
    E agora que venham mais quartz... analógicos, digitais, calculadoras, mergulho etc...
   Quem sabe quando meus netos verem o ajuntamento, cocem a cabeça e fiquem questionando a importância que tinham aqueles objetos...

  Abraços a todos
   
P.S. 1  *   É claro que se não fosse o preconceito teria dicernimento para saber que mesmo os automaticos são produzidos em massa.
P.S.2 **  Preciso da ajuda dos amigos para dar a devida importancia aos quartz em sua epoca, tornado os relógios  acessiveis e precisos.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Vencendo preconceitos?
« Resposta #14 Online: 28 Janeiro 2009 às 11:50:00 »
Amigos,

Eu tava escrevendo uma resposta grande e enfadonha, mas vou me conter (fica pra outra oportunidade, quem sabe).

Minha linha de pensamento é uma mistura do que foi dito pelo Gravina, Adriano e Alberto.

Eu gosto é de relógios, tanto faz se são mecânicos, eletrônicos, de pulso, bolso, mesa, parede, igreja, etc. Mas não gosto de qualquer relógio, tem que ser especial!

Assim como não gosto de qualquer relógio mecânico só por ser mecânico, também não gosto de qualquer quartzo.
E também, na minha opinião, concordo que existem menos relógios quartzo colecionáveis do que relógios mecânicos.

O que eu não concordo e, aliás, desaprovo veementemente, é que considerem todos os modelos de cada espécie como farinha do mesmo saco: achar que todo relógio mecânico é uma maravilha da engenharia e que todo relógio quartzo é uma porcaria barata e sem alma.

Um Grand Seiko quartzo é feito com muito mais critério e recebe muito mais mão humana, em todas as etapas de produção, desde a seleção do cristal, montagem e lubrificação da máquina, e acabamento do relógio, do que, digamos, um Omega Seamaster com ETA 2892-A2. A máquina deste Grand Seiko (9F61) possui engrenagens, rubis, antichoque, lubrificação e módulo de data mecânico tal qual um calibre mecânico possui.
Procurei uma série de vídeos lançados pela Seiko há muitos anos, chamada "Pride of Manufactory", que inclusive foi motivo de tópico no Fórum antigo, mas não encontrei mais. Lá mostrava em detalhes como eram construídos os Grand Seiko quartzo. Talvez o amigo Adriano se lembre, ou algum outro viciado em Seiko tenha os vídeos arquivados (Zé? Gravina? Alberto?).

E um Omega Marine Chronometer? Vão dizer que não é mais legal do que um Omega Seamaster Cosmic? Eu acho...

Ou seja, na minha opinião, tudo depende de qual relógio quartzo estamos falando. Se forem excepcionais, como os que citei acima, valem a pena serem possuídos, sem dúvida.

A questão de ter a mente aberta para aprender a apreciar movimentos quartzo só depende de estudo, por que se depender só de olhômetro, sem dúvida os movimentos mecânicos, com aquele monte de pecinhas se mexendo, serão muito mais atraentes.

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Vencendo preconceitos?
« Resposta #15 Online: 28 Janeiro 2009 às 12:57:15 »
Sem mais a acrescentar, especialmente com relação ao trabalho humano envolvido nos GS, mesmo os quartz!
Sobre os vídeos, tenho esses vídeos salvos em casa! Aliás, passei-os para DVD. Mostra a produção dos GS mecânicos e quartz.

Abraços!

Adriano

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Vencendo preconceitos?
« Resposta #16 Online: 28 Janeiro 2009 às 13:23:29 »
Adriano,

Você poderia me passar estes vídeos? Eu te entrego um disco virgem no seu trabalho...
Gostaria de colocá-los novamente no ar para que os colegas possam assistir e ver o nível da produção de um relógio quartzo high-end.

Abraço,

Igor

P.S.: Aliás, esse seu X-33, pelo amor de meus filhinhos... sou LOUCO nesse relógio, mas também só encontro doido querendo vender (cada preço...). Se um dia você puder me mostrá-lo, vou ficar muito agradecido.
« Última modificação: 28 Janeiro 2009 às 13:28:30 por igorschutz »
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Vencendo preconceitos?
« Resposta #17 Online: 28 Janeiro 2009 às 13:27:55 »

 
       .... e um crono 7A38 que adoro, deste tipo...



 
   

Aí está, juntamente com outros já citados, um "EXCELENTE" movimento da Seiko!



Abs

Gravina

Ps. O pingo no mostrador, é chuva mesmo!!! >:(

*

Enéias

Re: Vencendo preconceitos?
« Resposta #18 Online: 28 Janeiro 2009 às 14:15:53 »
Tenho 78 relógios:

37 são mecânicos
41 são quartz, sendo 02 Eco-Drive e 01 auto-quartz.

Decididamente, não tenho preconceito com os quartz.

Há 5 anos atrás, fiz uma permuta com o Enéias, e mandei um Seiko Kinetic zerado.  Lembra Enéias...

Wadley


Lembro-me e tentei usá-lo, sem sucesso! Foi-se...
 :)

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Vencendo preconceitos?
« Resposta #19 Online: 28 Janeiro 2009 às 14:28:56 »
Não tenho preconceito... Tenho vários Tissot Quartz, pois é uma marca que admiro muito seu design.
Mas são relógios de uso diário.

E tem outros como um Rado bracelete e um Citizen EcoDrive Santos Dumont que comprei pelo design diferenciado.

Mas o restante.... só automatic no mostrador !