Antes e Depois !!

  • 2092 Respostas
  • 705918 Visualizações
*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #160 Online: 09 Julho 2009 às 10:31:53 »
Sandro, teste o fio das tuas facas cortando jornal. Se o corte sair limpo, realmente cortando e não rasgando, a faca está com o mesmo grau de afiação que quando está depilando. Bem mais simples e seguro (já vi alguns acidentes feios com pessoas testando facas desta maneira...).

O problema de usar jornal (especialmente, mas qualquer papel também tem esse problema), é o conteúde de sílica da folha, que come o fio da faca. Se usar papel terá de assentar o fio de novo ou até afiar de novo, dependendo do tipo de afiação e do aço.


 ::) ::) ::)


Bem Luciano, isto ai em baixo é uma corda de sisal, de uma polegada de diâmetro... Jornal (ou qualquer outro tipo de papel) não é realmente um problema para uma boa faca artesanal...




Mas... Sempre dá pra piorar um pouquinho o teste...

 ;D ;D ;D



























E não é montagem não... Este ai é o Dominique Beauchamp, recordista mundial de corte com faca. São 16 cordas de sisal, de 1 polegada cada...

Que faca será essa, para cortar tanto?
Abraços,

SANDRO

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #161 Online: 09 Julho 2009 às 10:51:04 »
Que faca será essa, para cortar tanto?

Ginso.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #162 Online: 09 Julho 2009 às 11:00:37 »
Salve!

Afff1
Essa faca aí, do campeão, não "dá papo",...

Ela não corta só uns pelinhos pela ríaz, não.
Ela corta é tudo pela raiz,...

...se bobear, vai até o braço, com relógio e tudo!   ;)
 ;D  ;D  ;D


Mas eu fiquei com uma dúvida, de verdade, Paulo.

No teste, na competição, há que ter uma certa técnica, claro!

Coisas como empunhar corretamente, fazer um movimento apropriado, não?

Afff!
Parece coisa de samurai, Sô!

Hay!  ;)


Abraços!
Alberto

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #163 Online: 09 Julho 2009 às 11:12:12 »
Paulo, acho que vc não entendeu o que eu escrevi. Não disse que a faca não corta, mas sim que usar papel (e corda de sisal também), "gasta" o fio por causa da sílica. Se vc quer testar (e a palavra principal aqui é "testar") a afiação precisa do fio de uma faca, e não provar do que ela é capaz (lembra do Zakharov cortando arame?), papel (ou sisal) não é o mais indicado. Se for do aço correto e for bem afiada, qualquer faca artesanal ou industrial corta de papel a sisal a bambu a arame. Porém se a faca consegue cortar sisal não significa que a faca consiga "fazer a barba".
[ ]s
Luciano

*

Pandolfi

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #164 Online: 09 Julho 2009 às 11:54:04 »
Eu entendo de facas como o Capucha daqui entende de física quântica, mas penso que para gastar o fio de uma faca é preciso cortar a pilha do Estadão que está ao meu lado, ou seja, muito jornal. Ou estou enganado, precisa de pouco jornal e a sílica gasta muito mesmo?
Grande abraço.
Pandolfi


*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #165 Online: 09 Julho 2009 às 12:03:19 »
Pandolfi, como disse, depende do aço, do fio e da faca. Se vc quer testar algo de fio muito fino como por exemplo uma navalha, cortar papel não é o método mais indicado. Já para uma faca de caça, por exemplo, grande, aço duro e de fio agudo, mas que não vai ser usada para fazer barba, cortar papel não vai estragar muita coisa.
[ ]s
Luciano

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #166 Online: 09 Julho 2009 às 12:07:51 »

Mas eu fiquei com uma dúvida, de verdade, Paulo.

No teste, na competição, há que ter uma certa técnica, claro!

Coisas como empunhar corretamente, fazer um movimento apropriado, não?



Sim Alberto, existe uma técnica correta para se efetuarem estes cortes "extremos". E vou te dizer, não é nem um pouco fácil... Mas o pior de tudo é o dia seguinte: os músculos do ombro ficam literalmente "em farrapos"...

Você pode ler um pouco mais sobre as competições de corte neste link: http://www.blademag.com/article/WorldCuttingChampionshipPreview/


Paulo, acho que vc não entendeu o que eu escrevi. Não disse que a faca não corta, mas sim que usar papel (e corda de sisal também), "gasta" o fio por causa da sílica. Se vc quer testar (e a palavra principal aqui é "testar") a afiação precisa do fio de uma faca, e não provar do que ela é capaz (lembra do Zakharov cortando arame?), papel (ou sisal) não é o mais indicado. Se for do aço correto e for bem afiada, qualquer faca artesanal ou industrial corta de papel a sisal a bambu a arame. Porém se a faca consegue cortar sisal não significa que a faca consiga "fazer a barba".


Entendi sim, amigo Luciano. Você tem razão quanto ao conteudo de sílica no papel. E de fato esta sílica irá diminuir o poder de corte de uma lâmina. Isto é sensivelmente visível em facas de aço inox industriais.

Porém, em uma faca artesanal, o cuteleiro busca um compromisso muito maior com a durabilidade do fio de uma faca do que aquele encontrado numa faca industrial.

O corte de papel e de sisal são apenas dois dos testes a que são submetidas uma faca artesanal. A sequência completa é:


1º - corte de papel. O corte deve ser limpo, não sendo admitidas bordas serrilhadas.
2º - corte da corda de sisal. O objetivo deste teste é verificar se o fio possui geometria adequada para permitir um corte potente. Também serve para verificar se a têmpera está adequada para manter um fio duradouro.
3º - corte de caibro de madeira nas dimensões de 10 cm x 5 cm. Este teste é o extremo oposto do teste da corda. O objetivo é verificar se a lâmina possui resistência a impactos e se o fio é duro o suficiente para não se deformar.
4º - corte de papel. A faca deve novamente cortar papel em corte limpo, sem deixar rebarbas serrilhadas.

Todos estes testes são efetuados em sequência, sem nenhuma afiação intermediária. Numa competição, nem mesmo a mão pode tocar a lâmina. Basta um toque e o competidor é desclassificado.

De tempos em tempos, um bom cuteleiro deve ainda efetuar um teste adicional, obviamente que em uma faca que não será comercializada: o teste de dobra.

Este teste é feito após todos os testes anteriores e consiste em prender a lâmina em uma morsa e dobrá-la até atingir o ângulo de 90 graus. É admitida uma quebra na área do fio de no máximo 1/3 da altura da lâmina, embora o preferencial é que não haja nenhuma quebra.

E veja bem, isto tudo não tem nada a ver com demonstrações circenses. São testes reais a que são submetidas facas artesanais de uso normal. Todas as facas que eu faço passam por estes testes (menos o de dobra - naturalmente...).

Pode parecer um absurdo a primeira vista, mas não é na realidade. É só pensar da seguinte maneira: qual o objetivo de se comprar uma faca artesanal, que custa no mínimo 10 vezes mais que uma industrial (sendo que algumas podem atingir valores na casa dos milhares de dólares)? Simples. É porque ela é superior àquelas industrializadas. Mas como ter certeza disto? Ora, testando...



E me permita uma pequena correção: uma faca só cortará sisal (corda de sisal de 1 polegada, pendurada solta, com corte a menos de 30 cm da ponta) se estiver barbeando. Mas nem toda faca que está barbeando conseguirá executar o mesmo corte...
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Alberto Ferreira

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #167 Online: 09 Julho 2009 às 12:18:30 »
Salve!

Grato pela aula, Paulo!

Diante da resposta, séria e abalizada (*), do nosso amigo Paulo,...
Afinal o homem é cuteleeiro, dá aulas, etc,...

Eu vou fazer o meu comentário, jocoso, que não é nem uma coisa e nem outra (*)...  ;)

Talvez como muitos aqui, eu já ouvi o seguinte mito,...
"Se soprarmos em uma lãmina muito afiada, ela perde o fio,..."  ???

Huuuummmm!
Meio estranho,... Não?

Mas,... (Teoria minha...  ;D )
Se o sopro contiver muitos perdigotos,...
A longo prazo, pode acontecer...  ::)

O fio enferruja!  8)

Ou não?   ::)

 ;D  ;D  ;D

Abraços!
Alberto
 8)

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #168 Online: 09 Julho 2009 às 12:22:22 »
IHHHHH, Alberto, destas tem muitas outras!!!


Tem também a estória de que cortar cebolas faz a faca perder o fio, ou então cortar carne muito quente destempera a lâmina, e por aí vai...





Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Alberto Ferreira

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #169 Online: 09 Julho 2009 às 12:24:13 »
 ;D  ;D  ;D

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #170 Online: 09 Julho 2009 às 12:32:02 »
Paulo, me perdoe mas vou ter de discordar. Tenho faca artesanal de aço 440A que é uma manteiga comparada com o CPM440V do meu Spyderco Military por exemplo, portanto ser artesanal ou industrial não é sinônimo de fio agudo e/ou resistente. Apesar de não ser do ramo, chego inclusive a afirmar que o mesmo cuteleiro fará facas de qualidades diferentes com diferentes aços, portanto o aço tem tanta importância quanto o processo de manufatura. E sim, concordo que para cortar sisal a faca precisa estar bem afiada. Ou então, por uma questão de física, tem de se fazer mais força ;).

Alberto, pode parecer brincadeira mas é verdade: uma faca perde o fio por oxidação mesmo sem ser usada (microscopicamente, mas perde), portanto a humidade aumentada do ar no sopro aceleraria o processo de oxidação e consequentemente a faca perde o fio mais rápido.
[ ]s
Luciano

*

Alberto Ferreira

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #171 Online: 09 Julho 2009 às 12:40:01 »
Salve!

O que corrobora a minha "teoria"!  :D

Abraços!
Alberto
 8)

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #172 Online: 09 Julho 2009 às 12:42:04 »
Que é isto amigo, não tem do que se desculpar! Inclusive concordo contigo em gênero, número e grau!

É claro que se encontram facas industriais de qualidade excepcional e artesanais de qualidade medíocre (acho inclusive que as minhas tendem mais para o segundo lado...  ;D).

E sim, realmente o aço tem uma grande parcela de responsabilidade na retenção do corte. Exemplo: um aço 52100 tem um poder de corte altíssimo, enquanto que um 5160 (que possui composição MUITO parecida), apesar de ser um bom aço, não tem a mesma performance.

Mas o "pulo do gato" é na verdade um só: tratamento térmico.

Uma tempera correta, mesmo feita num aço de qualidade inferior, irá proporcionar bons resultados. Já o melhor aço do mundo, tratado incorretamente irá se tornar uma bela porcaria...




Um grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Pandolfi

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #173 Online: 09 Julho 2009 às 18:02:45 »
Agora o Luciano e o Paulo me convenceram.
Grande abraço.
Pandolfi

*

ACPavanato

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #174 Online: 02 Setembro 2009 às 14:37:13 »
Lembram deste Omega que estava jogado na caixa "abandonado" ?

    ...

Pois bem, ficou pronto e aqui esta "zunindo" ou melhor "tinindo" de novo!  :D  :D  :D

     

     

Espero que gostem do resultado, afinal de contas, ele não podia continuar "adormecido" "zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz" !!!!!!!!!!

Abraços!

ACPavanato

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #175 Online: 02 Setembro 2009 às 14:40:33 »
MUITO, MUITO, MUITO, MUUUUUUUUUUUUUUITO BOM!

Por favor, Pavanato, dê crédito ao doutor que fez essa verdadeira plástica (ou seja, faça aqui uma propaganda, sim?)!

Um abraço e parabéns,

Igor
« Última modificação: 02 Setembro 2009 às 14:49:20 por igorschutz »
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #176 Online: 02 Setembro 2009 às 14:43:48 »
Salve!

Beleza pura, Pavanato!

O "hummingbird" alçou o seu rápido e preciso vôo outra vez!  8)

Parabéns!
E grato por compartilhar conosco este belo "antes & depois".

Abraços!
Alberto

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #177 Online: 02 Setembro 2009 às 15:32:32 »
Putz que T!!!!!!!!
[ ]s
Luciano

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #178 Online: 02 Setembro 2009 às 22:05:26 »
Parabéns, que lindo trabalho, ficou novo !

abs

Glauco

*

ACPavanato

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #179 Online: 03 Setembro 2009 às 08:22:13 »
Obrigado aos amigos Igor, Alberto, Luciano e Glauco.  ;)

Igor, soube que gosta muito deste tipo de relógio!  :D
A recuperação foi feita em duas etapas.
Primeiramente com o Luiz, meu relojoeiro aqui de Bauru, que fêz o trabalho mais, digamos, "pesado".
Depois enviei o relógio para o Sérgio Woo, aí em SP, que deu o "retoque" final (máquina).

Mais algumas fotos do "zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz"





Abraços!

ACPavanato