Menu principal

Antes e Depois !!

Iniciado por Malima, 28 Janeiro 2009 às 20:11:12

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Salve, meus caros amigos!

Se os amigos me permitem,...
Este "antes (durante) e depois" serve principalmente para ilustrar o verdadeiro espírito do nosso fórum!
8)

Eu tenho este "UFO" e hoje à tarde recebi este envelope.

Dentro dele havia um presente...

Este bezel, novo, NOS!

Quem me deu o presente?
Um grande amigo aqui do nosso fórum!

Muito bem...
Um click aqui.

E,...

Outro click lá, e...

Agora, para o verdadeiro "depois", só falta dar uma boa polida na caixa e na pulseira.

Muito obrigado, amigo Zé!
8)

Como eu digo,...
Só depende de nós!

Abraços a todos!
Alberto

Cigano

Parabéns aos 2 !!

Alberto pela bela peça, e zÉ por ter feito ela ficar mais bela ainda com bézel novo !!

zÉ é o cara !!
Abraços,
Cigano!

Pandolfi

Este é o verdadeiro sentido da amizade.
Abração, Alberto e zÉ.
Pandolfi

Pandolfi

Bem, recebi dois trabalhos de revisão.
Este, antes:

E agora, o depois, pena que não deu pra recuperar o nome no mostrador:

Este outro, antes:

E agora, o depois:

Abração.
Pandolfi

Jefferson

Olá pessoal,

Parabéns ao amigo Alberto pelo Ufo que ficou ainda mais bonito, e ao Zé, pela iniciativa.

Pandolfi, os seus também ficaram muito bonitos.

Me tire uma dúvida: que trabalho foi feito no mostrador do Omega? Você conseguiu recuperar a pintura original?

Abraços,

Jefferson

rlessa

Pandolfi, Alberto e zÉ, estão todos de parabéns... ;)

Pavanato ficou um espetáculo!!!! "i fratelli" babaram!!! ;D

Pandolfi

Citação de: Jefferson online 27 Maio 2010 às 19:14:54
Olá pessoal,
Parabéns ao amigo Alberto pelo Ufo que ficou ainda mais bonito, e ao Zé, pela iniciativa.
Pandolfi, os seus também ficaram muito bonitos.
Me tire uma dúvida: que trabalho foi feito no mostrador do Omega? Você conseguiu recuperar a pintura original?
Abraços,
Jefferson
Amigo Jefferson, obrigado. Vou consultar meu "personal horlogerie".
Falo com o Claudinho e respondo já, já.
Abração.
Pandolfi

Paulo Sergio

Amigo Pandolfi...
Seu relógio possui uma boa máquina, um calibre AS 1130!
Esse calibre equipava muitos relógios, inclusive uma réplica Omega 30, creio que lá pelos anos 50/60 do século passado!
Veja em:
http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk&AS_1130
Quanto ao mostrador, no estado em que estava, creio foi feita uma reforma... contudo, a Sarica não refaz mostradores "réplica". Creio ser esse o motivo da inscrição não aparecer, nem ter sido recolocado o símbolo da Omega!  ;)  ;)  ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Jefferson

Olá pessoal,

Ontem fiz minha primeira intervenção num relógio. Ainda não me atrevo a desmontar o movimento, mas estou a caminho.
Vejam estes dois 6119.

Ambos são do tipo C. O que apresenta mostrador branco, foi comprado no ML por R$ 22,00. Funciona bem, mas o mostrador está manchado, e os ponteiros não são os modelos corretos para o tipo de mostrador. A numeração do fundo também não confere com a do mostrador (no meu 6119-6000, tudo bate), enfim, estava uma salada... :P

O outro 6119 eu ganhei do relojoeiro de minha cidade. Não funciona, mas ao retirar o movimento da caixa, percebi que mostrador e ponteiros estavam em condições muito boas, além de ser uma configuração bem bonita. Após pesquisa, descobri que, com exceção do ponteiro dos segundos, os demais, são os que compõem o conjunto com o mostrador.

Então resolvi fazer um "transplante" de mostrador e ponteiros, para o movimento que funciona. A caixa do 8180 também estava em melhores condições, sem sinais de oxidação no fundo.

É possível perceber que há uma diferença significativa entre ambos. O mostrador do 8180 apresenta janelas separadas para data e dia.

O mecanismo que possibilita esta diferença é simples. O disco com os dias da semana apresenta as inscrições invertidas. O que fiz então, foi trocar o disco com o dia da semana.

Com o movimento já montado e com novo mostrador e ponteiros, parti para o exercício do polimento da caixa e acrílico. Foi meu primeiro trabalho de polimento.

No acrílico, lixa 2000. Na caixa, lixas 400, 800, 1200 e 2000.

Decidi fazer um acabamento escovado na face superior. Nesta área, utilizei a lixa 400. Fixei uma tira da lixa em uma régua, e fiz movimentos circulares, acompanhando a curvatura do acrílico.
Também utilizei a régua para lixar as laterias, para evitar o arredondamento das arestas.

Após, polimento manual com algodão e um polidor de metais. Fiz uma lavagem da caixa após o polimento, para retirar resíduos do polidor, etc.
Foi um polimento leve, apenas para dar um aspecto de limpeza ao relógio. Daria uma nota 5 ao trabalho. Preciso de mais prática para chegar ao acabamento desejado, tanto do polimento, quando do acabamento escovado. É bem difícil fazer um acabamento misto e garantir que a parte polida não fique arranhada, nem a parte escovada fique polida... ;D

Relógio montado...pulseira que o amigo Alberto me presenteou quando me vendeu o 6139.

No pulso...

Em breve devo levá-lo para uma revisão, embora esteja funcionando perfeitamente.

Abraços,

Jefferson

Cigano

Nosa mr. Jefferson, eu sei que você tem potencial pra coisa!!
Adoro ver o "antes e depois", me inspira á dar umas fuçadas nos meus "véinhos"

Parabéns mesmo, você foi modesto se dando a nota 5 pelo serviço, eu lhe dou um 10, ficou perfeito, sem contar que o relógio é lindão!!

Parabéns pelo feito & fotos, praticamente outro relógio!!
Abraços,
Cigano!

Paulo Sergio

Jefferson...
Parabéns... ficou bonito seu Seiko!!! É assim que se começa!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Fa

Esse Omega, penso, ficou legal.
Abs,

Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
"Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta" (Wanke)

Moscabranca

FA..Fantastico ele ficou zero balaaaa   ;) ;)

MOsca

Cigano

Ficou legal não..... ficou ótimo, caramba como muda né !!

O antigo mostrador dele ainda estava usável, estava envelhecido por igual, apenas o Omega estava menos visível !!

Parabéns pelo feito.... Se não for pedir muito (mais já pedindo) quando puder posta umas fotinhas do movimento ai para nós !! 8)
Abraços,
Cigano!

Fa

Grato, amigos.
Cigano, foto dele ainda no ML. Depois de pronto, confesso, não tirei foto do movimento. 
Abs,

Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
"Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta" (Wanke)

Wilson

Maravilha !

esse trabalho no Seiko ficou perfeito Jeferson !

Parabéns !

amigo Fa,
esse Omega é coisa rara !

ficou muito bonito mesmo !

abraços,

wilson

Jefferson

Caros Cigano, Paulo Sergio e Wilson,

Obrigado pelo incentivo.. :D

Uma ótima semana para todos.

Abraços,

Jefferson

Maikelzen

Fala grande Jefferson, as fotos ficaram excelentes!!!

Luis O

Ambos muito bonitos.......e senti que o Jefferson conhece a técnica da lixa 2000, que postei as dicas em outro tópico...
qq dia mando o resultado dos meus polimentos com lixa 2000.......fica lindo demais......
grande abraço e parabéns.

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Jefferson, Fa e demais!

Parabéns pela dedicação e pelos resultados obtidos.

Luis,
A técnica da lixa 2000 é boa,... Sem dúvida.
...Mas precisa de um outro "ingrediente" importante...  ::)

Amor (à arte)!
;)  :D

Um grande abraço a todos e compartilhem sempre os seus "antes & depois".
8)

Alberto