Antes e Depois !!

  • 2092 Respostas
  • 704347 Visualizações
*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #620 Online: 22 Outubro 2010 às 16:39:13 »
Amigo Alberto
Parabéns pelo Seiko.....lindo, lindo...
Parece um pouco um Mido Doctor que um dia postei aki, e que foi dado ao meu pai qdo ele tinha 15 anos, em 1938.....

O pessoal da Sarica faz coisas muito caprichadas......são artistas....

abs e ótimo final de semana.


*

Jefferson

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #621 Online: 22 Outubro 2010 às 23:25:17 »
Olá amigo Alberto,

Parabéns por mais este belo trabalho! Embora o mostrador seja trabalho da Sarica, você certamente gerenciou o processo.

Devo registrar algo aqui: sabe que eu, ainda muito inclinado à pressa e ao desejo de ver logo um relógio pronto, tento sempre me espelhar em sua maneira de "curtir" cada etapa do trabalho.

Busco autocontrole, para não fazer coisa de guri, como se diz por aqui ;D.

Quando estou quase à beira de fazer uma besteira por conta da afobação, paro tudo, e me lembro. Está bom, por hoje já curti o bastante.

Então, obrigado meu caro, e continue nos brindando com estes trabalhos!

Grande abraço,

Jefferson

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #622 Online: 22 Outubro 2010 às 23:32:08 »
Caro Alberto, grande resgate, ficou perfect !!
Parabéns por restaurar essa raridade, ficou lindão!! :o 8)

O feito é o minimo que podemos esperar por um dos presidentes da A.S.A.!! ::)

Albertão qual calibre ?? Se poder postar uma fotp dp coração nós ficaremos muito grato!!
Abraços,
Cigano!

*

Alberto Ferreira

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #623 Online: 23 Outubro 2010 às 10:18:01 »
...
...Se poder postar uma fotp dp coração nós ficaremos muito grato!!
...


Salve!

Cigano,
Como o código indica, 66-5010, o calibre é o 66, largamente utilizado pela Seiko em relógios daquela época, tipicamente do início da década de 1960.


Fonte da imagem e mais dados do movimento: http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk&Seiko_66A

Na ilustração acima é mostrada a versão 66B, uma evolução da 66A, de aspecto idêntico.

Pelo número de série gravado no fundo do meu relógio, 3N0282, a sua data (provável) de fabricação nos remete a novembro de 1963.

Abraços!
Alberto
« Última modificação: 23 Outubro 2010 às 11:45:06 por Alberto Ferreira »

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #624 Online: 23 Outubro 2010 às 14:44:54 »
Caro Alberto, grato pelas informações e atenção!! 8)

Puxa 45hs de reserva!!

Tenha um ótimo final de semana!!
Abraços,
Cigano!

*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #625 Online: 23 Outubro 2010 às 17:06:27 »
Alberto !

show de bola ! :D

isso daí é coisa rara, hein ! ;)


abraços,

wilson

*

Alberto Ferreira

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #626 Online: 23 Outubro 2010 às 21:24:52 »
Salve, amigos!

Grato pelos comentários!

Realmente, essa de tentarmos "reviver" uma peça de que gostamos, por mais simples que seja, é mesmo uma "curtição".

E o melhor...
O valor maior é o do prazer, esse não tem "preço".  8)

Abraços,
Alberto

*

Offline MVasconcelos

  • ****
  • 466
  • Tic... Tac...
    • Ver perfil
    • IN-Fidelity High-End Audio & Video
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #627 Online: 23 Outubro 2010 às 22:17:39 »
Alberto,

Para nós que ainda não nos aventuramos em uma restauração, você poderia nos dar ideia do custo real e mensurável de cada etapa da mesma nesse exemplo específico ?

Forte abraço,

Mauricio
"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

*

Alberto Ferreira

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #628 Online: 23 Outubro 2010 às 22:50:36 »
Alberto,

Para nós que ainda não nos aventuramos em uma restauração, você poderia nos dar ideia do custo real e mensurável de cada etapa da mesma nesse exemplo específico ?

Forte abraço,

Mauricio



Salve!

Bom,...
Neste caso em específico...

1) Valor de compra do relógio, cerca de R$ 80,00.
2) Restauração do mostrador, feita pela Sarica (onde, de fato eu levei o relógio pessoalmente e discuti as possibilidades com quem ia executar o serviço, etc), R$ 45,00 e cerca de 40 dias para a conclusão.
3) Uma pulseira nova, em couro azul escuro, menos de R$ 10,00.
 ;)

A pesquisa, seleção e impressão de uma imagem (deixada na Sarica com o mostrador, para referência da restauração) foi parte da "curtição"...
...Essa não teve preço...  8)

Tempo total do início ao fim do "projeto", pouco menos de dois meses.
A revisão, lubrificação do movimento e eventual polimento da caixa, eu farei posteriormente.

Mas, por favor, tome isso como uma mera "referência", ok?

Nesses casos... Cada caso, é um caso.
 :D

Abraços!
Alberto

*

Offline MVasconcelos

  • ****
  • 466
  • Tic... Tac...
    • Ver perfil
    • IN-Fidelity High-End Audio & Video
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #629 Online: 23 Outubro 2010 às 23:29:14 »
Meu amigo e mestre,

Obrigado pela dissertação.

Tenho certeza de que vaimatar a curiosidade de muita gente.

Eu mesmo imaginava que uma restauração de dial repintado à mão, com toda certeza, custaria significativamente mais.

Forte abraço,

Mauricio
"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #630 Online: 24 Outubro 2010 às 14:45:50 »
Muito feliz esse seu post amigo Alberto...  :)  :)  :)
Mostrando os "valores" envolvidos, temos um referencial comparativo para nossas restaurações!!!  ;)  ;)  ;)
Que outros o façam!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #631 Online: 30 Outubro 2010 às 17:40:49 »
Bem meus amigos...

Chegou a hora de mais um projeto totalmente maluco....mas a história que lhe impulsiona é bem legal...
Nos idos de 1975, estava eu em casa, com 11 anos, e fiz a grande maluquice de desmontar meu primeiro relógio mecânico...o sicura do meu irmão (ele é 10 anos mais velho que eu).
O relógio não estava funcionando, apesar de estar em perfeito estado de conservação. Acredito que o eixo do balanço estivesse quebrado...
Consegui desmontar o bichinho, mas não consegui montá-lo.....peguei todas as pecinhas, coloquei dentro de um pequeno saquinho de jóias e guardei numa gaveta da minha escrivaninha.....e lá ele repousou, inerte, até sei lá quando....a minha mãe acabou jogando o saquinho fora....mas sobrou a caixa e bezel....
Agora, passados 35 anos, resolvi devolver o relógio para o meu irmão........a caixa eu tinha.....o movimento.....bem... o JC tem uma sucata faltando peças....
Hj estou no RJ (para votar no careca), e resolvi ir na feirinha para ver se encontrava uma sucata de Sicura.....acionei alguns contatos e o meu fornecedor me levou esses....R$20,00 o lote....sei que paguei caro, mas a causa é válida...
Vou me dedicar a esse projeto ao longo da semana posterior ao feriado, quando retornarei a SP....
Sei que estou devendo algumas fotos de projetos: Doxa, Zodiac, R...............enfim.....eles estão em andamento, e breve poderei postar as fotos aki...
Enfim, essa é a história do Sicura, que apesar de ser um relóginho de m...........como disse alguém aki do nosso fórum, me trás maravilhosas recordações....sou apaixonado pelo meu irmão, e quero ver a cara dele quando receber o relógio.....




PS: se alguém estiver precisando de peças, me fale. abs
PS2: a minha caixa não é nenhuma destas.....a minha está perfeita...kkk
ps3: será que alguém tem um mostrador em ótimo estado para negociar?
« Última modificação: 30 Outubro 2010 às 17:46:22 por Luis O »

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #632 Online: 30 Outubro 2010 às 18:00:04 »
Caro Luiz, eu tenho um Eta 2789, será que cabe aí dentro de uma caixa desssas ??
Eu poderia montrar um Frank para mim né !! ;D ;D
Se quiser negociar uma caixa dessas aí me mande uma PM, vamos ver no que dá!! ;D ;D



« Última modificação: 30 Outubro 2010 às 18:04:26 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Offline Fa

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
    • Relogios e Supérfluos
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #633 Online: 30 Outubro 2010 às 18:07:53 »
Amigo, demontar um Sicura, e não tornar a montá-lo é um ato admirável ! Portanto fique aí mesmo, "please". ;D
Parabéns, se eu fosse o dono desse fórum,  iria lhe outorgar a comenda,  porventura concedida pelo fórum como "Grande Benemérito da Horologia Mundial", afinal, um sicura a menos no mundo é um ato louvável em qualquer emisféfio desse planeta, ou quiçá de toda a Via Láctea.
Parabéns pelo ato heróico, e também pela franqueza de eliminar mais um "elemento" ruim !!! ;D
Abraços,
« Última modificação: 30 Outubro 2010 às 18:10:08 por Fa »
Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
“Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta” (Wanke)

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #634 Online: 30 Outubro 2010 às 18:12:31 »
Amigo, demontar um Sicura, e não tornar a montá-lo é um ato admirável ! Portanto fique aí mesmo, "please". ;D
Parabéns, se eu fosse o dono desse fórum iria lhe outorgar a comenda,  porventura concedida desse fórum como "Grande Benemérito da Horologia Mundial", afinal, um sicura a menos no mundo é um ato louvável em qualquer emisféfio desse planeta, ou quiçá de toda a Via Láctea.
Parabéns pelo ato heróico, e também pela franqueza de eliminar mais um "elemento" ruim !!! ;D
Abraços,

Caro FA, bom eu nunca tive um Sicura, apesar de achar uma peça legal os Divers.
Mais eu tenho uma dúvida!!

Porque o povo malha tanto os Sicuras??

Eu vou ver com Luis se fica negociável uma caixa destas com mostrador, bézel e tampa, para mim fazer um FranK com uma ETA 2789 !!
Abraços,
Cigano!

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #635 Online: 30 Outubro 2010 às 18:16:26 »
Luis, pode ser que seu irmão fique mais chateado ainda quando voce devolver o relógio, restaurado!  ;D  ;D

** É apenas uma brincadeira, boa sorte com sua restauração.

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #636 Online: 30 Outubro 2010 às 18:22:45 »
dps vcs vão querer trocar o sicura por rolex, omegas e heurs e a minha resposta será: NÃO!

sÓ DE SACANAGEM, VOU MONTAR DOIS....UM PARA EU IR AO MASP, E O OUTRO PARA O MEU IRMÃO...

Sobrando uma caixa eu mando para o amigo.......custo só de envio.

PS: malham tanto o Sicura pq o relógio é tosco.......mas marcou uma época....fz o quê?

*

Offline Fa

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
    • Relogios e Supérfluos
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #637 Online: 30 Outubro 2010 às 18:26:47 »
Luis, você merece.
A Horologia mundial agradece, afinal, no ML ainda tem gente montando esse troço e vendendo por 200tim.  ;D
Hora ao Mérito !!!  :D
Abraços,

« Última modificação: 30 Outubro 2010 às 18:29:44 por Fa »
Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
“Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta” (Wanke)

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #638 Online: 30 Outubro 2010 às 18:30:12 »
KKKKKKKKKKKKKKKKKK.......

VCS ESTÃO ´´E COM INVEJA, POIS ENXUGUEI O MERCADO.....KKKKKKKKKKKK

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #639 Online: 30 Outubro 2010 às 18:30:38 »
dps vcs vão querer trocar o sicura por rolex, omegas e heurs e a minha resposta será: NÃO!

sÓ DE SACANAGEM, VOU MONTAR DOIS....UM PARA EU IR AO MASP, E O OUTRO PARA O MEU IRMÃO...

Sobrando uma caixa eu mando para o amigo.......custo só de envio.

PS: malham tanto o Sicura pq o relógio é tosco.......mas marcou uma época....fz o quê?

Tranquilo caro Luis, assim que estiver uma disponível, me mande uma MP !!
Abraços,
Cigano!