Antes e Depois !!

  • 2092 Respostas
  • 696390 Visualizações
*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #740 Online: 10 Dezembro 2010 às 23:32:49 »
Meu amigo Alberto

Muito obrigado por suas palavras...vc é 10!
Bem, o negócio é o seguinte:
- Os mostradores são todos originais....eles não foram refeitos.....apenas mandei refazer o luminoso de 3 deles....o com pulseira de carbono é original.
- Os Bezeis são totalmente originais, bem como as caixas....elas somente foram limpas e polidas...nada mais.
- A caixa que eu vou cromar é outra, e servirá para montar um quinto relógio....esse diferente de todos.....vai ser uma brincadeira minha.....aguardem.
- O que deu mais trabalho foi ficar separando peças boas daquela sucata toda....Tanto eu (em maior escala), quanto o JC (em muito menor escala), sofremos com isso....fora a separação, veio a questão da compatibilidade, pois algumas peças (como a roda de escape e balanço), simplesmente, não funcionavam em algumas máquinas....talvez devido ao desgaste desigual.....as peças foram misturadas.....
- Algumas peças foram compradas....uma roda de escape, um eixo do tambor etc....coisa pouca.....o resto foi aproveitamento.
- Na minha modesta visão o relógio tem seu valor horológico, apesar de uns dizerem que não......acho que marcou o tempo de alguns, que sem ter grana para comprarem um Rolex compraram um Sicura.....rsssss, como foi o caso do meu irmão, seu e de muitos outros...
- A "bronca" que tomei do JC foi salutar.....ele é um professor criterioso, e não perdoou algumas mancadas, como uma sugeira no balanço (que impedia uma grande amplitude dele), sugeira na roda principal, lubrificação errada do relógio, em especial dos pivots da âncora, que segundo ele, não devem ser lubrificados (não neste relógio).
É isso.....no mais, foram algumas horas queimando a mufa, aprendendo, desmontando e montando, até ficar com a mão trêmula e ter que parar.....kkkk
Mas valeu cada segundo....hj sei mais do que a 35 anos atrás, quando desmontei o relógio do meu irmão, e não consegui montá-lo de novo....
Muito obrigado pelas palavras, e precisando de algo é só gritar.
abs a todos..

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #741 Online: 11 Dezembro 2010 às 00:30:43 »
Meu amigo Alberto

Muito obrigado por suas palavras...vc é 10!
Bem, o negócio é o seguinte:
- Os mostradores são todos originais....eles não foram refeitos.....apenas mandei refazer o luminoso de 3 deles....o com pulseira de carbono é original.
- Os Bezeis são totalmente originais, bem como as caixas....elas somente foram limpas e polidas...nada mais.
- A caixa que eu vou cromar é outra, e servirá para montar um quinto relógio....esse diferente de todos.....vai ser uma brincadeira minha.....aguardem.
- O que deu mais trabalho foi ficar separando peças boas daquela sucata toda....Tanto eu (em maior escala), quanto o JC (em muito menor escala), sofremos com isso....fora a separação, veio a questão da compatibilidade, pois algumas peças (como a roda de escape e balanço), simplesmente, não funcionavam em algumas máquinas....talvez devido ao desgaste desigual.....as peças foram misturadas.....
- Algumas peças foram compradas....uma roda de escape, um eixo do tambor etc....coisa pouca.....o resto foi aproveitamento.
- Na minha modesta visão o relógio tem seu valor horológico, apesar de uns dizerem que não......acho que marcou o tempo de alguns, que sem ter grana para comprarem um Rolex compraram um Sicura.....rsssss, como foi o caso do meu irmão, seu e de muitos outros...
- A "bronca" que tomei do JC foi salutar.....ele é um professor criterioso, e não perdoou algumas mancadas, como uma sugeira no balanço (que impedia uma grande amplitude dele), sugeira na roda principal, lubrificação errada do relógio, em especial dos pivots da âncora, que segundo ele, não devem ser lubrificados (não neste relógio).
É isso.....no mais, foram algumas horas queimando a mufa, aprendendo, desmontando e montando, até ficar com a mão trêmula e ter que parar.....kkkk
Mas valeu cada segundo....hj sei mais do que a 35 anos atrás, quando desmontei o relógio do meu irmão, e não consegui montá-lo de novo....
Muito obrigado pelas palavras, e precisando de algo é só gritar.
abs a todos..


Com essa dedicação toda, a fama dos Sicura irão voltar, e com isso uma possível valorização!!
Mais uma vez parabéns pelo serviço de cair o queixo!!
Abraços,
Cigano!

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #742 Online: 11 Dezembro 2010 às 00:59:43 »
Isso sim é restauração :D :D :D parabens aos donos das obras " Junghans e Sicura" ficou fantastico.

MOsca

*

Jefferson

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #743 Online: 11 Dezembro 2010 às 10:52:49 »
Caro Luis,

Parabéns pelo trabalho, ficaram lindos!

- Na minha modesta visão o relógio tem seu valor horológico, apesar de uns dizerem que não......acho que marcou o tempo de alguns, que sem ter grana para comprarem um Rolex compraram um Sicura.....rsssss, como foi o caso do meu irmão, seu e de muitos outros...

Eu partilho da sua opinião.

Também tenho vontade de me aventurar em trabalhos que envolvam a revisão do movimento. Por enquanto ainda não me atrevi.

Grande abraço e novamente parabéns!

Jefferson

*

Pandolfi

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #744 Online: 13 Dezembro 2010 às 14:27:05 »
Parabéns, Pandolfi, o Zenith ficou excelente! Lindão mesmo!
Depois, se possível, passe-nos suas impressões sobre o trabalho do Chicão. Seria uma adição muito interessante para o nosso Fórum!
Um abraço,
Igor
Amigos, vou aproveitar esta citação pra falar do meu Zenith e do Seiko.
Quero agradecer a manisfestação dos amigos, mormente a propaganda citada pelo Gravina que veio mesmo a propósito.
Amigos, o Zenith todos sabem da história, a dona antiga derreteu a caixa e a pulseira de ouro pra montar parte de uma delivery de batatas recheadas (já contei a história aqui).
O Seiko comprei numa relojoaria desativada.
A caixa do Zenith foi feita em aço pelo genial Chicão, indicação do Alberto Ferreira e a montagem foi feita pelo relojoeiro de Sampa Vitório dos Santos, fica na mesma rua do Chicão.
O mostrador do Seiko foi feito na Sarica, montagem do Vitório, pai do genial Vincenzo, moleque de uns sete anos, esperto de fazer gosto.
Abração.
Pandolfi




*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #745 Online: 13 Dezembro 2010 às 14:29:43 »
Pandolfi,

Mas e a caixa feita pelo Chicão, como é? É bem feita? Parece original? Vale o preço? Dá pra mostrar umas fotos pra galera?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #746 Online: 13 Dezembro 2010 às 17:36:56 »
Interessante 'update' Pandolfi! Agora sabemos que talvez o Chicão trabalhe com aço!

Abraços!

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #747 Online: 13 Dezembro 2010 às 19:06:42 »
Pessoal
Vou dar minha impressão sobre o trabalho do Chicão:
Vi uma caixa feita por ele, lá no Vitório (pai do Vicenzo, menino muito esperto mesmo).
O trabalho é muito bem feito...dá gosto de ver....mas em nada se parece com os modelos originais.
Tanto a caixa postada aki pelo nosso amigo Pandofi, quanto a caixa que vi no Vitório (e que tb é do Pandolfi) foram feitas no mesmo padrão.....nada de muito rebuscado, pelo menos nesses dois modelos.
O problema é o preço que ele cobra para fz uma caixa dessas.....acho que em torno de R$300,00.....o que na minha opinião não justifica pagar para relógios mais simples...
Agora, se vc tem um movimento sem caixa (provavelmente pq a caixa original foi derretida), e esse movimento justifica um gasto de cerca de R$500,00 (chicão mais vidros, mostrador e ponteiros, e revisão e adaptação do movimento à caixa, tudo bem.....
Ou ainda se o relógio é de muita estimação....fora isso, creio que não vale a pena gastar......o relógio nunca se parecerá com o original, e seu preço será muito inferior a de um original.
Tomemos como exemplo um Omega com calibre 611, que se pode encontrar no ML.....esse relógio custa cerca de R$450,00....
Pega-se, então, um 30T2, que na minha singela opinião é inferior ao 611 e que não tem caixa....Fazendo os gastos citados acima, esse relógio sairia por mais do que o valor de um 30T2 original.....ainda que a caixa fosse de plaquê.....
Portanto, acho que o trabalho do Chicão é muito bom, mas só justifica demandá-lo para relógios de preço mais alto....relógios de R$500,00 é melhor buscar original nos sites de venda...
Esta é a minha opinião.
abs


*

Alberto Ferreira

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #748 Online: 13 Dezembro 2010 às 19:09:49 »
Salve, amigos!

Pelo que o próprio Chicão me disse, fazer caixas de aço ele até faz.

Apenas, dependendo do caso, ele acha que não vale a pena.
O aço inox é muito duro, mais "difícil" de trabalhar, etc.

Eu lembro de ter feito uma breve resenha da conversa que tive com ele, recentemente...



Mas, aproveitando, eu teria uma pergunta para o Pandolfi...

No caso da caixa do Zenith, o Chicão a fez a partir do "zero", ou usou uma já existente e adaptou?

Abraços!
Alberto
« Última modificação: 13 Dezembro 2010 às 19:12:19 por Alberto Ferreira »

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #749 Online: 13 Dezembro 2010 às 19:24:57 »
Olá.
Recebi ontem um Junghans para meu ajuntamento.
Parecia bom, mas um pouco "esquecido" pelo dono anterior.
O acrílico estava muito marcado, a caixa estava fosca e o ponteiro dos minutos estava levemente oxidado.
Abri e desmontei para limpar e polir.
E troquei a pulseira.
O resultado está abaixo.

Foto do anúncio



Demais fotos minhas






Como se faz isso, em casa? E limpeza do mostrador? Os relojoeiros daqui, têm medo de fazer esse tipo de serviço.
Fazem somente a parte mecânica.
Abraços,

SANDRO

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #750 Online: 13 Dezembro 2010 às 19:40:02 »
Agradeço as opiniões, Luis e Alberto. Muito obrigado!

Pra mim, o Chicão é como a Sarica: é um serviço que espero nunca precisar usar, mas acho bom saber que podemos contar com eles por aqui.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #751 Online: 13 Dezembro 2010 às 19:41:29 »
Salve!

Esta chamada "limpeza", que na verdade não é bem limpeza, é um processo (muito) delicado e, sobretudo, arriscado.

A idéia seria remover, apenas, o verniz de proteção da pintura.
Este verniz existe justamente para proteger a pintura e foi aplicado no processo final de fabricação do mostrador.




A "encrenca"...

O tal verniz já está ressecado há anos, por isso está manchado...
Tentar removê-lo pode dar uma grande "zebra", ou seja, pode sair toda (ou parte) da pintura no processo.

Eu já fiz isso, usando um banho diluído em água de álcool isopropílico, mas a chance de apagar algo indesejado é bem grande.

Há também uma cera ("mágica"  :D) polidora...
Alguns relojoeiros até "tentam" usar... Mas o resultado também não é certo.

Abraços,
Alberto

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #752 Online: 13 Dezembro 2010 às 19:49:08 »
Pandolfi
O Zenith ficou muito bom Parabens, para tudo tem um geitinho a gente sempre esta aprendendo
Abraços
Dudu

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #753 Online: 13 Dezembro 2010 às 19:49:32 »
Pelo que o próprio Chicão me disse, fazer caixas de aço ele até faz.

Apenas, dependendo do caso, ele acha que não vale a pena.


Abraços!
Alberto

Boas novas........boas novas mesmo, pois esta eu não sabia.........nem sabia que ele tinha o ferramental para tal.
Se ele já tem, ótimo!!!.......maravilhoso mesmo, daqui prá frente, tudo pode ser diferente ;D...........pois a aptidão ele detém!.......o Chicão é fera......

Abs

Gravina

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #754 Online: 13 Dezembro 2010 às 19:51:35 »
Sat

mostrador é igual mulher de amigo......NÃO SE BRINCA......KKKKKK

É como o Alberto falou: a chance de dar uma cagada e vc perder o mostrador é bastante grande...

Eu digo que é, praticamente, impossível vc retirar o verniz sem afetar o que está embaixo......já conversei muito com o dono da Sarica, e as razões são várias....

Se o mostrador está sujinho, mas é original, mantenha-o assim.....certeza de valorização da peça.

Se o mostrador está muito ruim, mas não é de nenhuma preciosidade, ouça a opinião do pessoal da Sarica....ainda que vc encaminha fotos para uma avaliação prévia...

abs

*

Pandolfi

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #755 Online: 14 Dezembro 2010 às 13:36:11 »
Citar
Olá amigos.
Pois é, vejam o depois agora:
O Zenith, com caixa feita pelo Chicão e montado pelo Vitorio dos Santos, fundo transparente e o Seiko, com mostrador novo da Sarica:


Olá amigos.
Igor, tenho só estas duas fotos, acho que mostram por igual a caixa nova do Zenith feita pelo Chicão.
O Luis O. tem razão quanto ao preço das caixas, acho bem caras, ainda tenho outra pro Constellation a ser montada pelo Vitório. Agora, se compensa pagar o preço da caixa, já disseram, cada um acha o que vale pra ele.
Abração.
Pandolfi

 
« Última modificação: 14 Dezembro 2010 às 13:43:05 por Pandolfi »

*

Alberto Ferreira

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #756 Online: 17 Dezembro 2010 às 00:14:02 »
Pelo que o próprio Chicão me disse, fazer caixas de aço ele até faz.

Apenas, dependendo do caso, ele acha que não vale a pena.


Abraços!
Alberto

Boas novas........boas novas mesmo, pois esta eu não sabia.........nem sabia que ele tinha o ferramental para tal.
Se ele já tem, ótimo!!!.......maravilhoso mesmo, daqui prá frente, tudo pode ser diferente ;D...........pois a aptidão ele detém!.......o Chicão é fera......

Abs

Gravina



Salve amigos!

Hoje eu estive batendo um bom papo com o Chicão.
E aproveitei para confirmar diretamente com ele aquela minha informação inicial,...

Bem,...
Ele não está fazendo caixa de aço inox.
Ele me disse que realmente no momento não tem o ferramental para tal.

As caixas (com aparência de aço) que ele faz são em geral de latão, e posteriormente banhadas com uma liga especial que "parece aço inox" – dito assim mesmo, nas próprias palavras dele - ou em alternativa diretamente com banhos de ródio ou ouro.

Logicamente, ele também faz caixas de prata ou ouro (as maciças), mas estas, pelo custo, só são “cabíveis” em peças de maior valor.

Quanto aos fundos (de pressão), a questão é basicamente a mesma.

Recentemente ele fez um fundo para mim (de latão), neste caso o fundo é para um relógio "vintage" (e "barato"), mas do qual eu gosto muito, que mandarei banhar e mostrarei oportunamente o resultado em um antes & depois.



Ele fez um outro comentário interessante...
Com a atual "tendência" dos fundos "rosqueados" e "transparentes", ele tem até preferido essa alternativa.
E ele me "confessou" que não gosta de fazer fundos de pressão, quando em geral lhe pedem para que constem "inscrições", sempre "irreais" (...meramente inventadas).

Ah!
O fundo que ele fez para mim está "liso".
Mas eu vou levá-lo em um gravador, que trabalha com pantógrafo, para simplesmente escrever o nome da marca do relógio como, aliás, era no original, e a seguir eu darei o tal banho.

Eu espero que essas informações esclareçam algumas das dúvidas e "suposições" aqui postadas.

Um abraço a todos!
Alberto

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #757 Online: 17 Dezembro 2010 às 07:00:12 »
Obrigado pelo testemunho Alberto!

Eu desconfiei que as caixas não seriam de aço, porém, como não vi na mão, não poderia contradizer o amigo.
Seria interessante se tivéssemos essa opção de material por aqui. Mas, como nem tudo são flores, antes uma caixa de latão do que um movimento nu!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #758 Online: 23 Dezembro 2010 às 16:38:12 »
Pessoas, boa tarde....

Antes....

O CULPADO






A VÍTIMA






Depois.....


PÓS OPERATÓRIO JÁ EM CASA DESCANSANDO





[ ] ´S......
"O homem saiu do campo e criou a cidade grande para, nela poder trabalhar, ganhar dinheiro e voltar para desfrutar o campo. Parábola estúpida! O que se pode esperar de um cérebro acanhado em um sábado à noite?" Setembro 2.005

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #759 Online: 23 Dezembro 2010 às 17:18:19 »
Muito bom caro MAC, ainda bem que foi um acidente/incidente recuperável!!
Qual será a sentença do bichano ??  ;D ;D ;D
Abraços,
Cigano!