Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?

  • 50 Respostas
  • 55911 Visualizações
*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Online: 02 Fevereiro 2009 às 10:48:18 »

Amigos,

Sei que esta questão já foi debatida no antigo fórum, mas trago-a novamente, pois encontrei no "livrão" da Omega, finalmente, a confissão oficial da empresa: foi o calibre 321 o único (ou, pelo menos, o primeiro) que passeou na Lua.

Vejam esta página do livrão:


Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Resposta #1 Online: 02 Fevereiro 2009 às 10:55:18 »
Entre essas e outras, por isso q esse calibre 321 é tão valorizado!!!  ;)
Estou no grupo dos q acreditam q o 321 foi o único calibre na Lua!

Gosto muito dos Speedys com essa máquina.

O Adriano pode nos esplicar melhor, mas creio q a manutenção, revisão, troca de peças para esse calibre já esteja sendo um pouco complicada.

A propósito Miguel, mudando um pouco o foco no tópico, esse livrão da Omega vale a pena comprar, apesar do seu alto preço, não vale?

Abraços!!!!!
« Última modificação: 02 Fevereiro 2009 às 10:57:22 por mestreaudi »
Rafael.

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Resposta #2 Online: 02 Fevereiro 2009 às 11:01:04 »
Calibre 321 - ref 145.012 e ref ST 105.012

O comprado pela NASA, e aprovado........ST 105.003

Abs

Gravina
« Última modificação: 02 Fevereiro 2009 às 11:04:47 por Gravina »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Resposta #3 Online: 02 Fevereiro 2009 às 11:47:10 »
É verdade. Como bom aficcionado pela alunisagem, acrescento algumas informações. Somente o 321 foi usado na superfície da Lua, pois apesar da 861 já estar em linha haviam mais de 3 anos na ocasião da Apollo 17 (Cernan, Evans, Schmitt, comandante, piloto do módulo de comando e piloto do módulo lunar, respectivamente) em dezembro de 1972, o Speedy's fornecidos como equipamento ainda eram do meio da década de 1960, pelo que indicam registros.

Porém, boa parte dos astronautas usavam dentro da espaçonave não o Speedy do uniforme, mas Speedy's particulares, normalmente com pulseiras de aço (originais ou as famosas JB Champion), e mais novos que os fornecidos como equipamento. Um dos casos bem claros é o da Apollo 10 (Stafford, Young, Cernan), onde os três usavam Speedy's particulares, com pulseiras de aço, dentro da espaçonave. Na ocasião, contudo, eram todos 321 (estamos falando de Maio de 1969; mesmo particulares, deviam ser 321).

Outro porém, no entanto, ocorreu na Apollo 15 (Scott, Worden, Irvin), de julho de 1971. Dave Scott estava de posse de um Walthan particular. Na segunda EVA (extra vehicular activity) na superfície, o vidro do seu Speedy saltou fora, e ele optou por utilizar o Walthan em sua terceira EVA. Logo, este esteve na superfície da Lua. Na Apollo 17, pelo menos Cernan estava com um Speedy particular. Muito provavelmente bem novo, muito provavelmente um 861. Então há grande possibilidade de que o 861 foi à Lua, mas não esteve na superfície. Vale lembrar que do ponto de vista técnico, da NASA, orbitar a Lua é "estar" na Lua. Portanto, eventualmente pilotos dos módulos de comando das Apollo 12 em diante poderiam eventualmente estar usando Speedy's particulares com 861. Nunca ficou evidente que alguém tenha usado na superfície algum 861, embora tenha existido essa possibilidade, na ocasião de alguém usar um Speedy particular como backup em caso do "oficial" dar defeito, como ocorreu com Dave Scott e seu Waltham. Podia ter acontecido com um Speedy particular e com grandes chances de ser um 861. Isso nunca ficou claro e não há evidências de que isso tenha acontecido, pois estaria relatado em relatórios e comunicações algum caso de um relógio ter dado defeito e ter sido necessário sua substituição. Particularmente não creio que algum 861 tenha sido usado na superfície. Mas creio que algum 861 particular tenha ido à Lua, e sendo particular, ficou no módulo lunar durante as EVA's ou em posse do piloto do módulo de comando, orbitando a Lua.

Acrescento ainda que, para todos os efeitos, a Omega considera como "worn on the Moon" os de fato usados na superfície, uma visão diferente da NASA sobre o que é estar na Lua. Por isso o primeiro Speedy na Lua ocorreu na Apollo 11 (Armstrong, Collins, Aldrin), precisamente o de Aldrin (já que o de Armstrong ficou no módulo). Caso contrário, os Speedys da tripulação da Apollo 8 (Borman, Lovell, Anders) foram os primeiros a ir até a lua, ainda que não na superfície. Do ponto de vista do programa espacial, foram os primeiros homens à ir para a Lua.

Recapitulando: é quase totalmente certo de que a NASA nunca comprou ou forneceu Speedy's com 861 durante o programa Apollo. É quase totalmente certo de que todos os que estiveram na superfície lunar eram 321, pelo mesmo motivo. Mas é provável que algum ou alguns 861 particulares estiveram na Lua, em órbita, ou dentro do módulo lunar, ainda que não haja nenhuma evidência documental, pois não era necessário relatar/documentar os objetos de uso pessoal com tamanha riqueza de detalhes, como referência de um relógio, para comprovar que os particulares eram 861. O mesmo vale para o Rolex GMT de Swigert da Apollo 13 (Lovell, Swigert, Haise). Não há nada documentado, embora as fotos evidenciem, ainda que sem clareza total, que ele usava um GMT.

Sobre a manutenção, a do 321 já está bastante complicada quando há necessidade de peças. Infelizmente há alguns até com peças importantes estirpadas/canibalizadas, como alavancas e rodas. Nunca vi nenhuma recuperação impossível, mas já vi uma "quase".


Abraços!

Adriano

PS: tenho muitas horas de vídeos originais do programa Mercury, Gemini e Apollo. Vou procurar por "capturas" de imagens legais, especialmente dos Speedy's particulares. Com certeza há várias.
« Última modificação: 02 Fevereiro 2009 às 11:56:19 por Adriano »

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Resposta #4 Online: 02 Fevereiro 2009 às 11:52:15 »

O que você quer dizer, Douglas?


Calibre 321 - ref 145.012 e ref ST 105.012

O comprado pela NASA, e aprovado........ST 105.003

Abs

Gravina
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Resposta #5 Online: 02 Fevereiro 2009 às 11:59:29 »
Miguel,

A NASA foi às compras...................sem se identificar como tal, comprou alguns relógios de várias marcas para testes................no mercado varejista!
Então um deles era um Omega denominado Speedmaster.................... em 1965.........................este Omega tinha a referência ST 1005.003.....................
Depois da comunicação oficial da Nasa sobre a aprovação deste modelo, deste fabricante................pronto!!!.........mudou tudo, ou quase tudo, o desenho da caixa foi  reformulado, e veio a inscrição "Professional"......... ainda continuou com o cal. 321..............que seria mudado em 1968


Abs

Gravina

Re: Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Resposta #6 Online: 02 Fevereiro 2009 às 12:10:15 »
Muito interessante este tópico!
Lembro quando vi o homem  pisar na lua pela 1ª vez, tinha +/- 6 anos e isto ficou gravado em minha memória.

Adriano, se puder, coloque sim as fotos !
Vc conhece algum link com boas imagens (vídeos) ?

grato

Glauco

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Resposta #7 Online: 02 Fevereiro 2009 às 12:14:18 »

Neste link há muita coisa legal:

http://www.chronomaddox.com/moonmovement.html
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline jeans

  • *****
  • 521
    • Ver perfil
Re: Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Resposta #8 Online: 02 Fevereiro 2009 às 12:23:13 »
Será que um dia esse livro vai baratear?

É uma facadinha...
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Resposta #9 Online: 02 Fevereiro 2009 às 12:28:46 »

Pra quem gosta de Omega, considero obrigatório!



A propósito Miguel, mudando um pouco o foco no tópico, esse livrão da Omega vale a pena comprar, apesar do seu alto preço, não vale?

Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Enéias

Re: Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Resposta #10 Online: 02 Fevereiro 2009 às 13:19:03 »
Acredito que não havia muita dúvida quanto ao movimento que esteve na lua pela primeira vez. Quando comprei o meu (861) e faz tempo eu o comprei sabendo que o 321 era o famoso...

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Resposta #11 Online: 02 Fevereiro 2009 às 13:24:39 »
Ainda terei um 321 !! Tenho certeza !! ;)

Pode demorar mas eu sou paciente !! :D

Amigos, obrigado por dividir as informações e o conhecimento !! ;)

Grande Abraço !


Marcos Lima

Re: Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Resposta #12 Online: 02 Fevereiro 2009 às 13:27:43 »
Amigos,

Essa era uma curiosidade que eu tinha: Qual modelo do speedy tinha ido a lua ? Também não sabia dos outros relógios usados na lua ! Grato pelas explicações !

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Resposta #13 Online: 02 Fevereiro 2009 às 13:41:30 »

Pode-se encontrar esse calibre em outros relógios mais baratos.

Ano passado, vi no MASP um Tissot com c. 321 por R$ 1.200.


Ainda terei um 321 !! Tenho certeza !! ;)

Pode demorar mas eu sou paciente !! :D

Amigos, obrigado por dividir as informações e o conhecimento !! ;)

Grande Abraço !
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Resposta #14 Online: 02 Fevereiro 2009 às 13:51:52 »

Pode-se encontrar esse calibre em outros relógios mais baratos.

Ano passado, vi no MASP um Tissot com c. 321 por R$ 1.200.


Ainda terei um 321 !! Tenho certeza !! ;)

Pode demorar mas eu sou paciente !! :D

Amigos, obrigado por dividir as informações e o conhecimento !! ;)

Grande Abraço !

Valeu Miguel ... quando eu estiver por lá ... farei uma "pescaria" ! ;)


Marcos Lima

Re: Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Resposta #15 Online: 02 Fevereiro 2009 às 14:03:55 »
Bom...então pelo que estou entendendo se trata de uma propaganda enganosa por parte da Omega?

abs

Marcelo

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Resposta #16 Online: 02 Fevereiro 2009 às 14:18:59 »
Aprendi mais alguma coisa hoje.  ;)

Obrigado Miguel, Adriano e Gravina.

Abraços,
Jose A.

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Resposta #17 Online: 02 Fevereiro 2009 às 14:26:40 »
Bom...então pelo que estou entendendo se trata de uma propaganda enganosa por parte da Omega?

abs

Marcelo

 ???

Por quê?

A diferença entre estes calibres está: O 321 tem roda de colunas  e 18.000 alternâncias por hora
                                                   O 861, não tem roda de colunas (avanço tecnológico com ganho no custo fabril), e 21.600 alternâncias por hora (ganha em precisão)

Claro que um poeta como eu, prefere o 321, mas isso não significa que é o melhor!

Não há gato por lebre neste caso, assim penso!


Abs

Gavina

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.237
    • Ver perfil
Re: Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Resposta #18 Online: 02 Fevereiro 2009 às 14:39:53 »
Eu escrevi o primeiro texto em português sobre o assunto, li o livro A time capsule, que tenho, e, acreditem se quiser, NÃO SABIA DISSO! Para mim, os speedies adquiridos em mil novecentos e bolinha tinham sido trocados e não tinham continuado em uso na NASA por um tempo que os levasse até a Lua. Sério, não sabia disso. E, na minha singela opinião, talvez o equipado com calibre 861 pasasse nos testes até de forma melhor, pois me parece um movimento mais robusto. Confere?


Flávio

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?
« Resposta #19 Online: 02 Fevereiro 2009 às 14:47:40 »
............., NÃO SABIA DISSO! Para mim, os speedies adquiridos em mil novecentos e bolinha tinham sido trocados e não tinham continuado em uso na NASA por um tempo que os levasse até a Lua.


Flávio

Desculpe-me Flávio, mas não entendi!

Abs

Gravina

Em Tempo........Há mudança também no desenho da ponte do cronógrafo 321 x 861)