Estou esperando uma caneta que já está no Brasil desde o dia 07/04 oriunda da Alemanha... Nesse meio tempo, uma caneta que partiu da Bulgária cinco dias depois, já chegou na minha mão.
Já fiz dúzias de telefonemas e já protocolei vários pedidos de informação no saite do Correio.
Por que nada disso adianta?? Muito simples... Os correios no Brasil, são regidos por uma legislação ultrapassada, tanto ou mais do que os próprios correios.
De nada adianta reclamar. De acordo com a legislação, um objeto PERTENCE AO REMETENTE ATÉ QUE SEJA ENTREGUE AO DESTINATÁRIO. Isso podia funcionar no tempo em que o correio era um mero entregador de cartas. O valor de uma carta, não está nem no papel, nem na tinta sobre ele. Uma carta vale pelo TEOR DE INFORMAÇÃO nela contido e isso não tem como avaliar.
Objetos porém, têm VALOR INTRÍNSECO PRÓPRIO. Pela habitualidade do mercado atual, tais objetos são PAGOS ADIANTADO, pois ninguém remete uma mercadoria "de graça"... Ainda pela habitualidade, o valor do frete TAMBÉM É PAGO PELO DESTINATÁRIO. Dessa forma, atribuir ao remetente a propriedade do objeto até a entrega, é de um descabimento total.
É muito conveniente para os correios considerar o destinatário como estranho ao processo, pois estranhos não têm direito a reclamação.
Os Correios precisam entender que seu papel mudou de mero entregador de cartas, para uma EMPRESA DE LOGÍSTICA, um dos ramos de negócios que exigem o maior profissionalismo na atualidade. Enquanto esse regimento não mudar, não teremos nenhuma melhoria no quadro atual...