Enquete

Qual a máquina que mais agrada?

Orient 469
Seiko 7S36
Miyota 8215

Máquina automáticas básicas

  • 102 Respostas
  • 39932 Visualizações
*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #80 Online: 21 Setembro 2011 às 20:39:02 »
Tem o mesmo desempenho da ETA. Num aprelho de teste, não dá para diferenciar uma ETA de uma Sellita.

Abraços!

Adriano

Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #81 Online: 21 Setembro 2011 às 21:21:12 »
Mas aí que está, parece que não se consegue diferenciar o mecanismo do relógio como um todo. Não há clubre de fãs do 7Sxx. O que existe é clube de fãs que de relógios que eventualmente são equipados com 7Sxx.

Eu pelo menos nunca me lembro de ter falando qualquer coisa negativo sobre qualquer modelo equipado com 7Sxx. Muito pelo contrário, sempre foi "endorser" de modelos como o Monster e o SKX. Aliás, sempre reforço que o SKX 007 deve ser um dos melhores relógios que há. Excluindo-se o prestígio da marca, o que um Seamaster ou um Submariner fazem que um SKX 007 não faz? Cansei de dizer isso. Para qualquer um que me pergunta qual bom relógio comprar e barato, eu vou de cara recomendar um SKX. Dêem uma busca no fórum. Quem tem boa memória deve lembrar quantas vezes eu falei bem do SKX.

Aliás, repetindo, todos os relógios equipados com essa máquina são anos-luz superiores ao mecanismo. Exemplo: tirando pequenos detalhes e a qualidade final do polimento, se um SKX007 fosse equipado com uma 8L35, o bicho quase não ficaria devendo nada para um Marinemaster.

Aliás, repito, que não preciso de defesa sobre ser um "endorser" da Seiko. Aliás, se fosse uma marca que eu não estivesse nem aí, jamais perderia meu tempo falando sobre ela, bem ou mal.

Lido com relógios em média 10 vezes mais caros que os SKX e que não tem a mesma qualidade de mostrador, ponteiros, e precisão de execução da caixa, coroa, tubo e tampa do fundo. Esses relógios são indefectíveis. Não conheço nenhum, repito, nenhum defeito de construção ou fabricação em SKX e afins.

A própria 7Sxx, em termos de projeto e construção. É raríssimo dar defeito. O que é incrível pelo que ela custa. Nunca discuti a relação custo vs. desempenho delas. Pois essa relação é inacreditável. É incrível o desempenho delas e o índice de defeitos pelo que custam. É imbatível. Pois custam quase quanto uma máquina chinesa mas o desempenho é muito melhor. O projeto dela é muito bom, é simples, robusto, carrega bem. Mas as peças elementais não têm qualidade.

Mas excluindo-se o fator preço, não posso dizer que é uma máquina boa. Para o meu conceito, é ruim, bem ruim. Tenho uns 6 ou 7 relógios com ela, e já tive mais. Todos, desisti de tentar regular decentemente. O que eles fazem é compensar os erros e no pulso, darem uma média boa. Mas todos os que tenho e todos os que já tive contato, e isso inclui o 6R15, que é só um 7Sxx com hack e corda pela coroa, tem os mesmos problemas: balanços com balancemento ruim, dando um "delta" enorme, ou seja, com grande variação de marcha entre posições. Centralização da espiral ruim e lubrificação das contra-pedras idem, dando diferenças grandes até entre posições horizontais (mostrador para baixo e para cima), cordas com tensão inadequada e mal calibradas, dando uma diferença enorme de amplitude entre diferentes condições de corda. A flutuação de amplitude é bizarra nessas máquinas. Elas perdem 20º em menos de 12 horas. Soma-se à isso a má qualidade do balanço, da espiral e a penetração excessiva do escapamento, o resultado é um isocronismo terrível, tornando impossível regular. As médias em testes de "zero hora" e 24 horas variam em mais de 15 segundos. Você regula ele em uma condição de corda, para dar uma média de digamos 5 segundos/dia, dali 6 horas a regulagem já dá tudo diferente e depois de 24 pior ainda. Tem um dos piores isocronismos que já vi em máquinas modernas. É um desempenho bem pior, por exemplo, que as ETA 2840 que equipam os Swatch, que funcionam com a mesma frequência e usam escapamento de polímero. E também sofrem com o problema da tensão da corda e calibração ruim, que prejudicam o isocronismo. Aquele escapamento é sem vergonha, mas ainda se comporta melhor que o dos 7Sxx, que possui um escapamento tradicional e com rubis. Está tudo na qualidade da geometria. Se comparar então com o mecanismo suíço de entrada, que é o ETA 2824-2 Standard, o desempenho é anos-luz atrás.

Minha opinião não é à toa, não veio do nada e não é baseada só no uso no pulso. É só a experiência e impressões que tive com diversos desses mecanismo.

Se as 7Sxx tivessem pelo menos a qualidade que tinham as antigas 7005/7006 no balanaço, espiral e corda, já seriam muito, muito melhores. Para tornar uma 7Sxx excelente, bastaria que ela funcionasse com uma frequência de 28.800 bph, o que naturalmente necessitaria de corda com mais tensão, mais curta e logo com melhor calibragem, feita de uma liga decente, e um conjunto de balanço, espiral, âncora e roda de escape com melhor qualidade, especialmente com menos penetração (mantendo a segurança), será que seriam muito mais caras? Acho que ainda seriam mais baratas que uma ETA 2824 standard e teriam um desempenho bem semelhante. Basta isso.

Mas enquanto usarem balanços, espiral, âncora e roda de escape da qualidade que é, o desempenho não vai mudar e vou continuar achando que são ruins para o meu conceito de qualidade. Aliás, como referência do que é meu mínimo de qualidade, vide desempenho das ETA 2824-2 Standard. É o que acho o mínimo. Menos que isso, em um mecanismo moderno, para mim, já está devendo.

Abraços!

Adriano



Adriano, muito obrigado pelas explicações. Sua análise é profissional e não pessoal. O tapa com luva de pilica ocorreu quando vc. disse que não existe "clube da 7s26", mas sim, clube do seikos que são equipados com esta máquina. Foi perfeito!




*

Offline melao

  • *****
  • 613
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #82 Online: 21 Setembro 2011 às 21:52:47 »
Salvo engano,o projeto do Sellita SW200 é o mesmo do Eta  2824 pois esse teve a patente vencida e ai pôde ser copiado.Acho que já vi isso em algum lugar.Caro Adriano se eu etiver errado me corrija por favor.Valeu .
Most3lm.com

*

rasbrito

Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #83 Online: 21 Setembro 2011 às 23:42:59 »
Não seja por isso... vou fundar o "CLUBE DA 7S26"... hehehehe.
Apenas entrando no clima.. a explicação do colega Adriano foi muito boa...
abraços a todos

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #84 Online: 22 Setembro 2011 às 08:12:29 »
Salvo engano,o projeto do Sellita SW200 é o mesmo do Eta  2824 pois esse teve a patente vencida e ai pôde ser copiado.Acho que já vi isso em algum lugar.Caro Adriano se eu etiver errado me corrija por favor.Valeu .

Esta certissímo Melão. É o mesmo projeto.

E "arriscaria" dizer que as peças são inclusives intercambiáveis.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #85 Online: 22 Setembro 2011 às 09:06:25 »
Exato. Mas dizem que as peças não são intercambiáveis, ou pelos menos, não são feitas com esse propósito. Se alguma peça for perfeitamente intercambiável, é sorte. Mesmo porque a Sellita já fez modificações, adicionando um rubi e mudando o perfil dos dentes de algumas rodas.

Abraços!

Adriano

*

Offline Rafael

  • ***
  • 149
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #86 Online: 25 Setembro 2011 às 13:29:27 »
Fico impressionado com o conhecimento do pessoal do fórum, parabéns!!! Sempre estou aprendendo algo....gostaria de ter mais conhecimento técnico para poder ajudar nas discussões :)

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #87 Online: 21 Novembro 2011 às 15:13:00 »
pois bem. não sou relojoeiro como o adriano. sou só um usuário curioso, que tem dificuldades até pra trocar pulseiras.

mas o adriano tocou no ponto certinho: compra-se alguns seikos apesar do 7s26. acabei de fazer isso.

acabei de fechar a compra e fazer o depósito por um segundo monster. tenho um laranjão. vem agora um preto com bracelete.

não acho o monster lindo, como muitos. mas assenta no meu pulso muuuuuuuito melhor que meu citizen e meu orient. aliás, melhor que um rolex que já tive.

mas fiquei uma semana pensando entre ele e um citizen ny0040. já tenho um ny0054, e é equipado com miyota 8203, incrivelmente mais preciso que o 7s26 de 2004 do meu monster laranjão.

mas o ny0040 tem 3 mms de lug a lug a menos. tem as mesmas medidas do ny0054, é bonito, tem a coroa invertida - o que sinceramente eu gostei muito - e, se não tem hack, tem a possibilidade de dar corda pela coroa. e é mais barato também.

se tivesse 3 mm a mais de caixa, seria muito mais confortável pra mim. não ficaria dançando no meu pulso, ou me obrigando a usar a pulseira muito apertada para isso não acontecer.

o ny0054 é muito melhor que o monster. em titânio, coroa pela direita, movimento mais preciso e que recebe corda pela coroa, bonito, mas acabo usando menos, muito menos.

o monster é isso: um monstrinho. o bezel polido é gigante, e não é bonito. mas mas sofrerá menos com meus modos estabanados. bezel com decalque é mais sujeito a riscos. a pulseira não é com elos dobrados. tem os 47mm de lug a lug que eu gosto (apesar de um puslo fino de 17 cms e uns quebrados).

ou seja, o monster se presta ao uso diário.  meus relógios são pra uso mesmo, de terno ou sobre a bicicleta (quase sempre as duas coisas ao mesmo tempo).

comprei apesar do 7s26. mas tenho pensamentos hereges...  alguém já pensou em botar um miyota ou eta dentro de um seiko? serei expulso do fórum por externar isso?

em tempo: adriano, obrigado pelos seus posts. muito esclarecedores. muito mesmo.

Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #88 Online: 22 Novembro 2011 às 12:29:54 »
Mestre Adriano, por favor fale-nos acerca da durabilidade e robustez das máquinas Seiko 7Sxx.

Possuo dois relógios com 7S36. Ah! acho que isocronismo é assunto para máquinas mais caras (COSC)...


Meus 2 Seikos:



Abraço,

Rodrigão.

Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #89 Online: 26 Novembro 2011 às 16:21:15 »
Gostaria de saber se existe diferença significativa de qualidade e precisão nas máquinas mais novas pras mais antigas da "família" 7SXX. Tenho um seikinho antigo com 7S26 que por sinal tá faltando o logo da seiko no mostrador, adianta un 5 minutos por dia, o que não me incomoda tanto, já que sempre acerto  quando vou por no pulso de manhã cedo. Poderia esperar um desempenho muito melhor de um SKX?
To querendo um automático maior, dessa faixa de preços ou menos(se der).

*

Offline VIP

  • *****
  • 1.576
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #90 Online: 26 Novembro 2011 às 16:41:42 »
Tenho um seikinho antigo com 7S26 que por sinal tá faltando o logo da seiko no mostrador, adianta un 5 minutos por dia, o que não me incomoda tanto, já que sempre acerto  quando vou por no pulso de manhã cedo. Poderia esperar um desempenho

Amigo se com 5 minutos de diferença por dia não te incomoda, pode comprar um com máquina chinesa que vai pagar mais barato.


 ::) ::)
Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #91 Online: 26 Novembro 2011 às 18:09:43 »
Óbvio que eu preferia não ter que ajustá-lo com tal frequência. A questão é que é um relógio que uso uma o duas vezes na semana, algo mais... formal por assim dizer. Desse jeito, não e incomum encontrar o relógio parado uns 2 dias antes, me forçando a ajustá-lo antes do uso. Um ajustezinho de dois minutos ao entardecer é o maior inconveniente.

Gosto dele porque foi meu primeiro mecânico, além de ser "custom". Comprei com uma caixa dourada judiada, em vários lugares aparecendo o aço embaixo. Comprei barato, mandei fazer um polimento completo, deixando todo prata de uma vez, apenas permanecendo o dourado na parte da caixa que ficava abaixo do cristal e na nova coroa, também dourada. Tá com uma jubileu genérica até que eu consiga que os correios me entreguem a pulseira que comprei no Ebay. Ainda merece ter devolta o logo da seiko e ponteiros novos, quem sabe uma pulseira NATO pra "remoçar" o visual.

*

Enéias

Re:Máquina automáticas básicas
« Resposta #92 Online: 04 Outubro 2018 às 23:34:49 »
Andei lendo este tópico. Ainda estou me atualizando.

Afinal como ficou o assunto? A máquina Seiko 4225 é baseada em qual outra?


Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk


*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Máquina automáticas básicas
« Resposta #93 Online: 04 Outubro 2018 às 23:47:33 »
PQP, de onde eu tirava paciência para escrever essa groselha toda?

Abs.,

Adriano

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re:Máquina automáticas básicas
« Resposta #94 Online: 05 Outubro 2018 às 12:45:42 »
aproveitando o "ressucitamento" do tópico, Adriano, é possivel instalar uma 6R15 num skx? eu adoro o relogio... mas a falta de hack no mecanismo me incomoda para cacete.

abraços
Membro do RedBarBrazil

*

Enéias

Re:Máquina automáticas básicas
« Resposta #95 Online: 05 Outubro 2018 às 13:57:17 »
PQP, de onde eu tirava paciência para escrever essa groselha toda?

Abs.,

Adriano

Paciência mesmo, fora aguentar ironias. Eu concluo que o 4225 é um 7s36 com 21600 BPH. Eu esperava que fosse com 28800.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Máquina automáticas básicas
« Resposta #96 Online: 05 Outubro 2018 às 14:06:04 »
Não, a 4225 é "feminina". Não lembro se é o 4205, mas é a base feminina com uma base ampliada.

Abs.,

Adriano

*

Enéias

Re:Máquina automáticas básicas
« Resposta #97 Online: 05 Outubro 2018 às 20:23:16 »
Este relógio acima tem máquina 4225. Não tenho como abrir o fundo. Estranho que não consigo imagem dessa configuração.

Fiquei curioso.
Não, a 4225 é "feminina". Não lembro se é o 4205, mas é a base feminina com uma base ampliada.

Abs.,

Adriano

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk


*

Enéias

Re:Máquina automáticas básicas
« Resposta #98 Online: 06 Outubro 2018 às 00:09:59 »
Esquisito um relógio masculino com máquina pequena.

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk


Re:Máquina automáticas básicas
« Resposta #99 Online: 06 Outubro 2018 às 15:43:14 »
Enéias, se não me falho a memória, a Oris tem uns modelos com máquina ínfima, o caseback chega a ser feio kkkkkkk

Vinicius

Abraços!
Vinicius