Menu principal

Ajuda para retirar tige e coroa de um Seiko 6602B

Iniciado por Bernardo, 02 Junho 2011 às 18:12:12

tópico anterior - próximo tópico

Bernardo

Continuando...

De um lado:

Do outro:

Entendo que a peça que teria de se mover e não se move atravessa a platina e a ponte:

Para separar ponte e platina têm-se que retirar os três parafusos mostrados na figura 1 desta mensagem. Antes disso, tive de retirar as duas engrenagens mostradas na figura 1 desta mensagem:  

As peças retiradas de cada sub-sistema estão sendo guardadas, separadamente numa caixinha:

Espero que a situação não se complique após a separação da ponte da platina.

Abs,
Bernardo

Cigano

Citação de: Bernardo online 05 Junho 2011 às 09:04:54
Olá Cigano,

O 6139 é bem mais complexo - cronógrafo, automático, calendário duplo... Acho que não valeria a pena arriscar...  De qualquer maneira, é importante fazer fotografias do passo-a-passo, de modo a auxiliar a remontagem.

Eu estou mexendo neste 6602B somente porque ele estava aqui na categoria de "sucata", com inúmeros problemas: mostrador gasto, coroa imprestável, adiantando uma barbaridade... Achei que pelo pouco valor comercial dele frente ao valor necessário para arrumá-lo de verdade (num bom relojoeiro e com substituição do que fosse necessário), e considerando uma eventual dificuldade na obtenção de novas peças, que o investimento não valeria a pena. Como pareceu ser um movimento simples e eu queria adquirir algum conhecimento, resolvi "colocar a mão na massa".

Abs,
Bernardo

Bom dia!

Opps "bolei as trocas" rsrsrs, o meu é um 6319, e não um 6139 como eu tinha dito antes....rsrsrs

Boa sorte, torço para que você consiga fazer ele funcionar, pois servirá de incentivo para que você crie mais coragem e faça outros serviços em relógios/sucatas!!

Estou acompanhando....

Tenha um ótimo domingo!!
Abraços,
Cigano!

Bernardo

Detalhe da oxidação em volta da peça que deveria se mexer para possibilitar a retirada da tige:

Neste momento apareceu esta pequena arruela. Não sei de onde era - acho que caiu da parte oposta da que estou desmontando. Inexplicavelmente foi perdida no instante em que era colocada na caixinha...

Continuando a desmontagem...

A chamada âncora:

Abs,
Bernardo

Luis O

Bernardo
Parabéns pela iniciativa...vc vai conseguir recuperar o reloginho.

Deixe a platina de molho no WD40 por 2 dias. Dps vai com uma pinça fina retirando o excesso de oxidação em volta da peça.

tente mexe-la sem forçar...vai tentando que ela acaba soltando. A platina é de latáo revestido, material que nao oxida. A peça é de aço, e a razão dela não sair é que a oxidação a fez ficar mais "gorda"...mas ela sai.

Qq dúvida, grita. abs

Paulo Sergio

Encontre essa "arruela" amigo... pode usar um imã... depois o amigo desmagnetiza o relógio como um todo... ela é colocada no eixo longo da roda de segundos, SMJ!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Bernardo

Citação de: Cigano online 05 Junho 2011 às 11:23:31
Boa sorte, torço para que você consiga fazer ele funcionar, pois servirá de incentivo para que você crie mais coragem e faça outros serviços em relógios/sucatas!!

Olá Cigano,

Muito obrigado pela torcida. Estou pensando em mexer em outros relógios que tenho aqui parados, após terminar este. Com esta desmontagem pude perceber melhor várias coisas que antes estavam somente no campo teórico.

Citação de: Luis O online 06 Junho 2011 às 10:08:14
Deixe a platina de molho no WD40 por 2 dias. Dps vai com uma pinça fina retirando o excesso de oxidação em volta da peça.

tente mexe-la sem forçar...vai tentando que ela acaba soltando. A platina é de latáo revestido, material que nao oxida. A peça é de aço, e a razão dela não sair é que a oxidação a fez ficar mais "gorda"...mas ela sai.

Prezado Luis,

Obrigado pela orientação. Coloquei a peça em um potinho com WD-40, estando a parte oxidada de molho no produto.

Citação de: Paulo Sergio online 06 Junho 2011 às 21:31:11
Encontre essa "arruela" amigo... pode usar um imã... depois o amigo desmagnetiza o relógio como um todo... ela é colocada no eixo longo da roda de segundos, SMJ!

Prezado Paulo Sergio,

Procurei muito a peça, sem resultado. Fiz inclusive uma nova tentativa hoje, usando um imã com grande força de atração que tenho aqui. Foi inexplicável, pois ela sumiu no instante em que estava sendo colocada na caixinha. Será que eu consigo encontrar uma peça semelhante em uma fornitura? Muito obrigado.

Abraços,
Bernardo 

Paulo Sergio

Difícil encontrar em uma Fornitura, creio...
O relógio foi descontinuado há tempos... somente quem tiver uma sucata!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Bernardo

Citação de: Paulo Sergio online 06 Junho 2011 às 21:31:11

Acabei de localizar nas fotografias o local exato onde a arruela se encaixa:

De acordo com o "Seiko Watch Parts Catalogue", é a parte número 446660 - "Bearing plate for sweep second wheel"

Citação de: Paulo Sergio online 06 Junho 2011 às 23:03:11
Difícil encontrar em uma Fornitura, creio...
O relógio foi descontinuado há tempos... somente quem tiver uma sucata!

Minha primeira idéia seria levar uma das duas fotos acima numa fornitura e tentar arranjar algumas arruelas semelhantes...  Seria um tipo de peça relativamente comum em outros relógios?

Abs,
Bernardo

Paulo Sergio

Somente vi uma dessas nesse calibre da Seiko... não me recordo de ter visto algo semelhante em outro relógio... e, realmente, é colocada no eixo longo da roda de segundos!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

expeditoferrari

Bernardo,

Vou fazer uma pergunta inocente... 8) Vc procurou dentro da caixa?  ;D

Muitas das vezes que eu fui mexer nas minhas sucatas, a maioria delas eu perdia alguma peça miuda quando estava indo colocar na caixa e pra minha surpresa quase todas as vezes que eu nao encontrava no chão elas tinham caido dentro da caixa. kkkkkkkk

Quem sabe vc não dá essa sorte

Abraço e boa sorte na empreitada!! Não é pra qualquer um...

Expedito
Expedito

Luis O

Não desista...ela está aí...olhando para vc.....em algum lugar...

Já tive situação de ficar rastejando horas atrás de molinhas...kkkkkk

Enfim, vai em frente.

abs

Bernardo

Citação de: expeditoferrari online 07 Junho 2011 às 09:57:30
Vou fazer uma pergunta inocente... 8) Vc procurou dentro da caixa?

Citação de: Luis O online 07 Junho 2011 às 12:13:12
Não desista...ela está aí...olhando para vc.....em algum lugar...

Prezados Expedito e Luis,

Procurei muito a peça e nada. Cabe observar que a minha esposa ajudou na procura e se ela não achou é porque estava difícil mesmo... Porém, trago boas notícias: Consegui comprar hoje i ) uma "arruela" idêntica a que sumiu; ii) os dois parafusos que prendem a máquina na caixa e iii) uma coroa e uma tige novas. A tige antiga é muito curta para ser usada em conjunto com a nova coroa. Assim sendo, será necessário cortar a nova tige.

A platina permanece de molho no WD-40 e a peça que deveria se mover para permitir a retirada da tige ainda não cedeu nem um pouco. Talvez tenha de ficar bem mais do que dois dias de molho.

Estou estudando a questão da lubrificação do mecanismo e do material necessário para fazê-la.

Abs,
Bernardo

Citação de: Paulo Sergio online 06 Junho 2011 às 23:30:12
Somente vi uma dessas nesse calibre da Seiko... não me recordo de ter visto algo semelhante em outro relógio... e, realmente, é colocada no eixo longo da roda de segundos!

Prezado Paulo Sergio,

Sua descrição exata da peça perdida foi decisiva e graças a ela pude adquirir uma nova. Encontrei alguém que tinha algumas sucatas do calibre 6602B e perguntei pela peça/arruela colocada no eixo longo da roda de segundos... o vendedor foi direto na tal peça e fizemos negócio. Muitíssimo obrigado.

Abs,
Bernardo

Paulo Sergio

Fico muito feliz em ter ajudado!!! :D :D :D
Sorte na empreitada amigo!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Luis O

Fico feliz demais em saber as novidades...

queremos fotos.

abs e sucesso.

Cigano

Citação de: Luis O online 07 Junho 2011 às 23:58:52
Fico feliz demais em saber as novidades...

queremos fotos.

abs e sucesso.

2x... estou de "zóio" vidrado no tópico!!! ;D
Abraços,
Cigano!

Bernardo

Citação de: Luis O online 07 Junho 2011 às 23:58:52
queremos fotos.

Fotos da situação atual:

Platina de molho no WD-40. Está na própria tampinha do produto, na qual coloquei um apoio para incliná-la e concentrar o óleo no local desejado:

A caixinha com o relógio completo e desmontado:

A pequena peça que vai no eixo longo da roda de segundos, devidamente imobilizada pelo vendedor num pedaço de um limpa-tipos:

Os parafusos que serão usados para prender o movimento na caixa:

Coroa e tige, antigas e novas. A nova tige precisará ser cortada:

Abs,
Bernardo

expeditoferrari

Bem Legal Bernardo!!!!

Fico feliz que tudo esteja dando certo na sua empreitada!!!

Abraço e boa sorte

Expedito
Expedito

Cigano

Muito bom estou na torcida para que dê tudo certo para que o Seiko volte a funcionar, com certeza será muito gratificante para ti, e com isso trará mais motivação para fazer outros trabalhos como este... 8)
Abraços,
Cigano!

Bernardo

Olá,

A platina ficou de molho no WD-40 por 4 dias, mas a peça continua presa. Tentei mexê-la neste período, várias vezes, sem sucesso

Haveria algum outro produto que eu poderia usar para tentar soltar a peça? A solução com amônia usada para limpeza de relógios poderia ajudar?

Abs,
Bernardo

Cigano

Olha, olha em oficinas mecânicas automotivas, quando se tem alguma peça presa por algum tipo de oxidação, para soltar esta peça, eles usam fluido de freio.

Será que se pingar uma gota dos 2 lados essa peças não se soltaria, ou facilitaria a remoção.

Não vá colocar fluido de direção hidráulica, porque ele é corrosivo, para se ter uma idéia, eles corroem até chassis de veículos ! 

Tenha um ótimo final de semana!!
Abraços,
Cigano!