Ferramentas para nossa manutenção

  • 15 Respostas
  • 7261 Visualizações
*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Ferramentas para nossa manutenção
« Online: 20 Junho 2011 às 15:01:29 »
Caros amigos, procurei alguma coisa a respeito nos tópicos anteriores mas não encontrei algo especifico. Por isso ousei abrir esse.

 Eu mesmo faço as manutenções superficiais em minhas peças. (tipo aquele serviço que a gente mesmo pode fazer no carro final de semana, arrumar uma máquina de vidro que esta dificil de subir, um aperto em um parafuso aqui outro acolá, uma lubrificação, ect ) ja desmontei alguns calibres, montei novamente, e funcionou perfeitamente depois...essa é a mehor parte.

Os serviços mais complicados, como lubrificação da "ebauche" por exemplo, não fiz ainda, pois me falta o conhecimento necessario para tal. Mas quando faço um "rolinho" e pego uma peça toda riscada, pulseita idem, mostrador e ponteiros com algum detalhe, encaro como um desafio. pego minha caixa de ferramentas, que fui montando aos poucos, e começo o serviço. tenho bastante ferramentas, acho que ja da para montar uma "officina de reparo", mas fico somente em minha peças mesmo...ou quando aparece algum parente, que sabe das ferramentas que tenho, para fazer um reparo.

Quando pego uma caixa com risco, vou trabalhando até tirar todo ele..isso exige umaaa paciência,, que acho que todos sabem, mas é compensador ver depois a peça perfeita.
É um serviço que "fazemos" sosinhos, (no meu caso) quase sempre solitários, de madrugada, longe dos sons diarios,  dentro desse nosso mundo que é feito de engranagens, tubilhões imaginarios. Um encontro de nós com nós mesmos. O corpo esta cansado depois, mas a satisfação de ir dormir sabendo que conseguiu resolver aquele "risco ou arranhado" de forma perfeita, compensa.

Passei a ser dessa forma quando levei um "citzen promaster" para trocar de bateria, o nosso dignissimo "açougueiro" acabou com a tampa. Depois disso decidi que eu iria mexer em minhas peças, principalmente os mecânicos. Quando é necessario algum reparo, procuro eu mesmo as peças e troco, afinal, quem tem boca vai à Roma. Depois que começei a apreciar a arte, achei exelentes profissionais na cidade, que quando necessario, recorro a eles para tirar as dúvidas. Os cabelos brancos mostram a paciência que tiveram e teem. Se não consigo resolver, levo a eles.

Mas enfim, temos que tentar, tentando se descobre, aprimora e melhor : nosso cerebro, como uma navalha passando no couro, fica cada vez mais afido.

Segue abaixo a foto da maquina que fiz: tem uma placa de 4 castanhas  autocentrante e reversivel  de 1,8 polegadas, pode-se prender qualquer coisa nela ( do nosso ramo, claro). Esta acoplada em um motor de 1/4 CV que lhe fornoce torque sem muita rotação. Acima uma dremel que tem um algulo de trabalho de 180º. Da até para fazer um polimento/lapidação original com ela, tipo aqueles dos Omegas Vintages. Consegui tirar até um risco no cristal de um bulova que tenho, foi só prender e calibrar a caixa na plaquinha, dar a rotação nela, e com os abrasivos diamantados, ir trabalhando com o outro eixo acima, ficou perfeito pra uma maquina feito com sobras de casa. vou patentear ela de " CASS TORNER PRECISUS" ( ficou meio tabajara, rsrsrsr )

Mostrem as ferramentas que teem, se for Bergeon, melhor ainda, Ohh ferramenta boa e cara.

cassiano

http://www.flickr.com/photos/64248322@N05/5853258993/in/photostream

http://www.flickr.com/photos/64248322@N05/5853250709/in/photostream/
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

Re: Ferramentas para nossa manutenção
« Resposta #1 Online: 20 Junho 2011 às 16:00:48 »

Quando pego uma caixa com risco, vou trabalhando até tirar todo ele..isso exige umaaa paciência,, que acho que todos sabem, mas é compensador ver depois a peça perfeita.
É um serviço que "fazemos" sosinhos, (no meu caso) quase sempre solitários, de madrugada, longe dos sons diarios,  dentro desse nosso mundo que é feito de engranagens, tubilhões imaginarios. Um encontro de nós com nós mesmos. O corpo esta cansado depois, mas a satisfação de ir dormir sabendo que conseguiu resolver aquele "risco ou arranhado" de forma perfeita, compensa.

Passei a ser dessa forma quando levei um "citzen promaster" para trocar de bateria, o nosso dignissimo "açougueiro" acabou com a tampa. ...]


cassiano

Bom e interessante tópico, que pode ser desenvolvido com muitas informações se o pessoal se animar.

Eu não manjo quase nada desses trabalhos 'artesanais' mas acho muito interessante aprender e fazê-los também. Quanto à questão do polimento, como é que você faz? É toda operação automatizada em máquina ou seria manual, e que produtos se usa para polir e renovar/devolver o brilho sem prejudicar o metal?

Grato, abraços.
JC
"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?"
Mateus 16 : 26 - ACF

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: Ferramentas para nossa manutenção
« Resposta #2 Online: 20 Junho 2011 às 16:21:30 »
Caro JC, que bom que gostou. Eu acredito que o polimento é uma arte tanto quanto decorar uma ponte,,,por exe. É ele que será o apíce do trabalho. uma peça bem polida é linda. Quando vou polir minhas peças, atendo para o seguinte: se for uma peça que esta com o polimento original, tenho o maximo de cuidado possivel. tentando fazer um reparo somente no local que aparece o risco com pasta diamantada e uma lixa 1200 ou 2000. isolar toda a peça é importantissimo, se não tiver jeito de fazer isso com a caixa desmontada, não economize fita....melhor do que falar...vou postar fotos para võçe ver como são os produtos e que acabamentos eles dão. cada peça é um tipo de cuidado.
essa maquina que fiz é manual...voçe encaixa a peça  na placa e faz o que quiser....desbaste, polimento, perlage....é só trocar a ponta.....estou vendo se consigo postar um video com ela funcionando,,,,,,vão gostar, é interessante.


essa foto peguei como exemplo na net,,,,mas ela funciona como tal..


cassiano
« Última modificação: 20 Junho 2011 às 16:24:05 por cass »
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

Re: Ferramentas para nossa manutenção
« Resposta #3 Online: 20 Junho 2011 às 19:42:45 »
Blz, cassiano.

Só penso que um equipamento desses fica aquém para uso 'leigo', ou seja, para algo feito como hobbye, por isso citei o polimento à mão. Ou estou enganado?

Qual a idéia de custo que se pode ter, digamos, num equipamento básico mas que atenda os critérios para um bom trabalho?

Se possível, coloque o vídeo aí.

[]'s.
"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?"
Mateus 16 : 26 - ACF

Re: Ferramentas para nossa manutenção
« Resposta #4 Online: 20 Junho 2011 às 21:48:23 »
Amigos,

polir eu não arrisco ainda, mas comprei um kit básico da Invicta no Amazon que é bem legal. São 50 dólares e enviam para o Brasil. Lembrem de acrescentar os impostos e frete.

Bruno Mendonça

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: Ferramentas para nossa manutenção
« Resposta #5 Online: 21 Junho 2011 às 08:49:26 »



« Última modificação: 21 Junho 2011 às 09:24:47 por cass »
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: Ferramentas para nossa manutenção
« Resposta #6 Online: 21 Junho 2011 às 10:27:53 »

MICRO TORNO por cassiano31, no Flickr
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: Ferramentas para nossa manutenção
« Resposta #7 Online: 21 Junho 2011 às 10:29:06 »

MICRO TORNO por cassiano31, no Flickr
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Jefferson

Re: Ferramentas para nossa manutenção
« Resposta #8 Online: 21 Junho 2011 às 13:36:30 »
Cassiano, parabéns pelo equipamento!

Conte mais sobre este torno que você criou. Tenho interesse em uma ferramenta dessas. Se entendi, você acoplou um motor a uma ferramenta da dremel.

Nos mostre mais detalhes, se possível.

Abraço,

Jefferson

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: Ferramentas para nossa manutenção
« Resposta #9 Online: 21 Junho 2011 às 14:25:58 »
Cassiano, parabéns pelo equipamento!

Conte mais sobre este torno que você criou. Tenho interesse em uma ferramenta dessas. Se entendi, você acoplou um motor a uma ferramenta da dremel.

Nos mostre mais detalhes, se possível.

Abraço,

Jefferson

Caro amigo jeferson, vou mostrar mais detalhes sim, vou tirar mais fotos de todas as partes dela e vou colocar um video no youtube para que possamos ver o funcionamento e aprimora-la, o bom dos tornos é isso, é como um brinquedo lego que voçe vai adicionando funcionalidades.


QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Re: Ferramentas para nossa manutenção
« Resposta #10 Online: 21 Junho 2011 às 18:58:00 »

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Ferramentas para nossa manutenção
« Resposta #11 Online: 22 Junho 2011 às 00:26:17 »
Caro Cass, parabéns pela criação desta ferramenta... muito interessante, e parabéns pela idéia!!
Abraços,
Cigano!

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: Ferramentas para nossa manutenção
« Resposta #12 Online: 22 Junho 2011 às 02:07:54 »
Amigos, mais umas fotinhas da ferramenta, vejam como é simples. todo mundo pode fazer uma igual para suas manutenções, polimentos, desbastes, ect.

Coloquei essa tampa para verem como ficou o efeito, usei uma lixa para acabamento em aço.




Se tivesse alguma caixa sobrando, iria colocar para dar aquele acabamento escovado circular...como tem em varias caixas. Fiz esse serviço em uma catraca de um breitling chronomat que tenho, ficou perfeito, vi eles fazendo o mesmo processo em um video de manutençao deles.



Não reparem a copa no fundo, minha mulher inventou de usar meu "Super Amplo Escritório e Oficina" para tal.  Eu Imaginava ali umas estantes com varias gavetinhas, do chão até o teto, como naquelas nanufaturas, para guardar peças de reposição, mas não deu tempo de fazer esse projeto, ela foi mais rápida.


QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

Re: Ferramentas para nossa manutenção
« Resposta #13 Online: 22 Junho 2011 às 04:29:10 »
Oi Cassiano !

Olha, achei a tua montagem nota 10, pra um amador !!! Isso realmente ja deve ajudar bastante...

Quando se quer fazer um polimento manual de alta qualidade, por aqui, a maioria dos relojoeiros profissionais utiliza "cabrons".

Trata-se de pequenas pranchas estreitas, de madeira, com lixa colada em 1 face. Lixa bem fina, um jogo de cabrons vai ter lixa 600, 1200 e 2400 por exemplo.

O objetivo disso é poder trabalhar em zonas extremamente pequenas, pra "reavivar" os ângulos de cada aresta da  caixa. Você desce até 2400, e depois simplesmente termina com um pano de algodao, ou um cabron com pele de cabrito, bem fina, e um pouco de pasta pra polimento.

Ja com a Dremel, pra polimentos, o ideal é usar blocos de cera Dialux, existem de varias cores, e a abrasividade depende da cor usada. Mas cuidado, Dremel muitas vezes "desbasta" os ângulos em vez de deixa-los vivos !

Um exemplo de cabrons :


Um abraço, e bons polimentos !

Bruno
« Última modificação: 22 Junho 2011 às 04:33:19 por Bruno Recchia »

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: Ferramentas para nossa manutenção
« Resposta #14 Online: 22 Junho 2011 às 08:23:54 »
Caro bruno, que bom que gostou, esses "cabrons" são encontrados prontos ou a gente que tem que faze-los?
é uma ótima opção  para quando a peça estiver em rotação, voçe encostar nela para deixar o algulo vivo, reavivar o acabamento acetinado, ect;
acho que no video de manutenção da breitling eles usam esses "cabrons". Veja.

http://www.breitling.com/service/index3.php?utm_source=Breitling+services&utm_medium=section&utm_content=Polishing&utm_campaign=Polishing
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: Ferramentas para nossa manutenção
« Resposta #15 Online: 22 Junho 2011 às 11:21:16 »
Caro Flavio, muito obrigado,,,foi de grande valor ver todas as informações;;;
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.