Super bonder em couro de relógio.

  • 30 Respostas
  • 19365 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Super bonder em couro de relógio.
« Online: 27 Outubro 2011 às 15:12:57 »
Há um dos vários relógios que tenho com pulseira de couro cuja lateral (aquela normalmente "pintada" de preto), está soltando um pouquinho. A pulseira está em excelente estado, só soltou aproximadamente um centímetro para cima e um para baixo de onde a fivela se encaixa. Não irá descolar tudo, porque tem tresponto, mas essa lateralzinha...Pode piorar. Pensei em pegar um alfinete com super bonder e colar a lateral. Presta? Ou acham que devo conseguir outro tipo de cola, como de sapateiro?


Flávio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Super bonder em couro de relógio.
« Resposta #1 Online: 27 Outubro 2011 às 15:15:53 »
O que as indicações da superbonder dizem? Serve pra colar couro?
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Super bonder em couro de relógio.
« Resposta #2 Online: 27 Outubro 2011 às 15:17:31 »
Sim Igor, mas aí uns caras aqui da promtoria disseram que com o tempo o couro resseca e quebra! Sei lá se isso é verdade e, se for, se haveria alguma diferença prática com a cola de sapateiro ou outro adesivo.

Flávio

*

Alberto Ferreira

Re: Super bonder em couro de relógio.
« Resposta #3 Online: 27 Outubro 2011 às 15:37:41 »
Salve!

Flávio,
Há colas de cianoacrilato, como as Super Bonder, que podem ser usadas em couro, sim.

A própria marca Super Bonder tem uma, de embalagem preta, chamada Flex Gel. A Loctite a recomenda para colar couro.
Ela é, basicamente, mais "gelatinosa" quando aplicada e mais flexível após a cura.

Outra usada por sapateiros, foi um deles que me recomendou, é a TEK Bond 793. Esta é mais "líquida".

Eu já usei ambas, e elas funcionam bem.

Mas, em ambos os casos, o segredo é não colocar cola em excesso.
Eu costumo por a cola em uma superfície neutra e pegar apenas a porção desejada com um palito.

Espero ter ajudado.

Abraços,
Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Super bonder em couro de relógio.
« Resposta #4 Online: 27 Outubro 2011 às 15:41:26 »
Acho super-bonder ruin para materiais muito porosos e flexíveis.

Use uma cola flexível. Cola de sapateiro mesmo, é a melhor coisa.

Abraços!

Adriano

*

Offline VIP

  • *****
  • 1.576
    • Ver perfil
Re: Super bonder em couro de relógio.
« Resposta #5 Online: 27 Outubro 2011 às 15:44:16 »
Já usei e segurou... será que araldite não seria melhor ?
Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Super bonder em couro de relógio.
« Resposta #6 Online: 27 Outubro 2011 às 15:53:05 »
Já usei super bonder pra acertar pesponto de banco de couro.  
Depois de um tempo a linha quebrou.






*

Alberto Ferreira

Re: Super bonder em couro de relógio.
« Resposta #7 Online: 27 Outubro 2011 às 16:10:37 »
Salve, amigos.

Apenas um adendo.
As colas que eu mencionei, não são as versões "normais", ok? Elas são formulações específicas para uso em materias flexíveis e porosos, como o couro.

Mas, antes de usar, consultem os respectivos fabricantes, Loctite (para a Flex Gel) e Tek Bond (para a 793).

Abraços,
Alberto
 8)

Re: Super bonder em couro de relógio.
« Resposta #8 Online: 27 Outubro 2011 às 16:18:40 »
sr. Flávio
o super bonder não deve ser utilizado nestes casos, a princípio.
digo isso ppor que o super bonder, depois de seco, fica quebradiço, e vai raxar o couro da pulseira.
se fosse outra parte da pulseira, até poderia arriscar, mas a lateral não ficará bom.
aconselho usar cola de sapateiro, tipo brascola.
faça o seguinte: passe pouca cola em cada parte, espere secar 15 min e junte as duas partes. faça pressão.
em alguns trabalhos costumo separar um pouco mais, para que não fique um excesso de cola, que acaba dando um mal acabamento.
note que o segredo está em passar pouca cola, o suficiente para cobrir ambas as superficies.
se ficar um pouco para fora, não se preocupe. use um pouquinho de querosene para limpar. não coloque em excesso, pois se o couro embeber, o trabalho vai por água abaixo. benzina tb serve para tirar o excesso.
outra opção é o araldite, mas a dificuldade em se usar este tipo de cola está no tempo de cura.
existe uma cola muito legal que se chama polixpol. ela tem duas versões: transparente e uma cor de chumbo...esta última é poderosa, e funciona como verdadeira solda fria. é incrível.
enfim, qúalquer dúvida me mande uma MP que eu esclarecer os pontos que tiver dúvida.
espero que consiga.
abraços.

Re: Super bonder em couro de relógio.
« Resposta #9 Online: 27 Outubro 2011 às 16:20:43 »
com base no que o mestre Alberto escreveu, faço também um adendo.
o "super bonder" flexível me parece, em tese, que funciona.
contudo, antes de utlizá-lo, sugiro experimentar num material flexivel que não seja a sua pulseira. vai que...
abraços.

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Super bonder em couro de relógio.
« Resposta #10 Online: 27 Outubro 2011 às 17:19:36 »
Há um dos vários relógios que tenho com pulseira de couro cuja lateral (aquela normalmente "pintada" de preto), está soltando um pouquinho. A pulseira está em excelente estado, só soltou aproximadamente um centímetro para cima e um para baixo de onde a fivela se encaixa. Não irá descolar tudo, porque tem tresponto, mas essa lateralzinha...Pode piorar. Pensei em pegar um alfinete com super bonder e colar a lateral. Presta? Ou acham que devo conseguir outro tipo de cola, como de sapateiro?
Flávio

Flávio,

eu sei que vc não curte, lembro de ter lido em algum post seu... mas tenha certeza que um fecho tipo "deployant" ajudaria a conservar essa parte da pulseira, pois, o couro não é dobrado na hora de passar pela fivela.

[ ]´s

Fab´s
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: Super bonder em couro de relógio.
« Resposta #11 Online: 27 Outubro 2011 às 18:10:59 »
Amigo, vai uma dica:
A melhor para colar couro é a cascola, usada em sapatarias.
Para ela soldar esse couro é infalível, o único segredo é que limpe as duas partes para tirar algum resíduo, a seguir, passe com um palito de dente dos dois lados do couro. espere pelo menos uns 8 minutos para unir os dois lados, essa pausa serve para o solvente que esta na cola evaporar, ai sim voçe une, garanto que nunca mais vai soltar,,,ja fiz isso em sapato de couro,,,,obedecendo esse intervalo....e mesmo com todo esforço..nunca soltou. essa é a dica...

obs: se comprar uma latinha de 250g., parece muito, mas servirá para outras situações;

Abraços

CAss
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: Super bonder em couro de relógio.
« Resposta #12 Online: 27 Outubro 2011 às 18:12:32 »
sr. Flávio
o super bonder não deve ser utilizado nestes casos, a princípio.
digo isso ppor que o super bonder, depois de seco, fica quebradiço, e vai raxar o couro da pulseira.
se fosse outra parte da pulseira, até poderia arriscar, mas a lateral não ficará bom.
aconselho usar cola de sapateiro, tipo brascola.
faça o seguinte: passe pouca cola em cada parte, espere secar 15 min e junte as duas partes. faça pressão.
em alguns trabalhos costumo separar um pouco mais, para que não fique um excesso de cola, que acaba dando um mal acabamento.
note que o segredo está em passar pouca cola, o suficiente para cobrir ambas as superficies.
se ficar um pouco para fora, não se preocupe. use um pouquinho de querosene para limpar. não coloque em excesso, pois se o couro embeber, o trabalho vai por água abaixo. benzina tb serve para tirar o excesso.
outra opção é o araldite, mas a dificuldade em se usar este tipo de cola está no tempo de cura.
existe uma cola muito legal que se chama polixpol. ela tem duas versões: transparente e uma cor de chumbo...esta última é poderosa, e funciona como verdadeira solda fria. é incrível.
enfim, qúalquer dúvida me mande uma MP que eu esclarecer os pontos que tiver dúvida.
espero que consiga.
abraços.


Amigo Paulistano,,,,desculpe,,não tinha visto que tinha dado a dica já...
abraços
cass
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline helio

  • *****
  • 904
    • Ver perfil
Re: Super bonder em couro de relógio.
« Resposta #13 Online: 27 Outubro 2011 às 18:41:21 »
Existe uma Super Bonder propria para isso ;)

[]s

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Super bonder em couro de relógio.
« Resposta #14 Online: 27 Outubro 2011 às 18:42:07 »
Fiquei aqui pensando na cena: se o Flávio, com aquela cara de "senhor", for comprar cola de sapateiro na loja, o cara vai chamar a Delegacia do Menor Infrator!!! Vai direto pra Febem!!!

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Abraços!

Adriano

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Super bonder em couro de relógio.
« Resposta #15 Online: 27 Outubro 2011 às 19:56:48 »
Vai direto pra Febem!!!

E nem vão precisar cortar o cabelo dele lá.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Super bonder em couro de relógio.
« Resposta #16 Online: 27 Outubro 2011 às 20:10:32 »
 ;D ;D ;D

Qual FEBEM, qual nada.

O patrão tem uma carteirinha...
...que talvez ele possa até relutar em usar em certas situações, tipo na sapataria, etc.

Mas que, se for mostrada, tudo bem.
Tá mais que limpo.

Os cabras respeitam, ora Sô!  ;)

Abraços!
Alberto

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Super bonder em couro de relógio.
« Resposta #17 Online: 27 Outubro 2011 às 22:38:17 »
Estou deixando o cabelo crescer! Mas há uns 2 anos no escuro da balada o juizado me pediu carteira! Sério! 

Re: Super bonder em couro de relógio.
« Resposta #18 Online: 27 Outubro 2011 às 22:56:33 »
E não te deram uma dura por ter falsificado justamente uma carteira do MPU??? 8) :o ;D :D ;)
Amplexos do Mário

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Super bonder em couro de relógio.
« Resposta #19 Online: 27 Outubro 2011 às 23:15:54 »
 ;D ;D ;D ;D ;D

Abraços!

Adriano