Frank Speed Moon?

  • 30 Respostas
  • 8335 Visualizações
*

murilolsd

Frank Speed Moon?
« Online: 10 Maio 2012 às 08:00:22 »
Olá, pessoal!
O extrato chegou (http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=7576.0) e com ele uma dúvida: meu Speed Moon seria um frankwatch? ???
Olhem o Speed:





Agora olhem o extrato para o exato movimento deste Speed:


A resposta fácil é que "raparam" um Mark II e colocaram o movimento no meu Moon. Mas seria a resposta certa?
Será que na fábrica da OMEGA, em 1971, com o controle ainda manual dos procedimentos, durante uma das várias fases de produção, dentro de um lote de calibres 861 liberados para a montagem de uma série de Mark II, alguns não poderiam ter sido montados em outro modelo?
Me parece que o calibre 1040 foi introduzido pela OMEGA apenas em 1971 nos Mark III.
Mas no Moon e no Mark II, em 1971, apenas utilizavam o calibre 861, certo?
No "livrão" da OMEGA o ST 145.022 foi produzido à partir de 1968 e o ST 145.014 à partir de 1969.
« Última modificação: 10 Maio 2012 às 08:02:40 por murilo »

Re: Frank Speed Moon?
« Resposta #1 Online: 10 Maio 2012 às 09:00:50 »
é....acho que estamos diante de mais um frank...
de qualquer forma, vamos esperar a opinião do mestre Gravina.
entendo que se a Omega certificou que esse movimento foi colocado num Mark, jamais poderia estar no Moon.
e em 1968/1969 o mostrador era diferente deste seu. ele era em em "dois níveis, e não liso, como mostrado na foto.
vamos aguardar.
o pior que você coloca um tópico deste aqui e todo mundo fica sabendo disso, e consequntemente seu relógio passa a valer bem menos.
espero que dê tudo certo.
abraços.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Frank Speed Moon?
« Resposta #2 Online: 10 Maio 2012 às 10:40:11 »
Na minha exclusiva, particular e intransferível opinião, assegurada pela Magna Carta, como dizem alguns verborrágicos políticos e operadores do direito: frank com certeza.

Motivo 1: pessoas podem sim cometer erros, e sim, existe uma probabilidade maior que 0% de que alguém na Omega tenha errado no momento de registrar o mecanismo. Porém, somando-se o fato de que o relógio original (o Mark II) foi vendido para o Brasil, visto que somos um país mais propenso a gambiarras, e todas as estatísticas envolvidas no que tange "frankies" por aí, eu diria que há 1% de chance de erro da Omega contra 99% de chance de gambiarra.

Motivo 2: como bem notado pelo Paulistano, o mostrador não me parece compatível com um 1968, pela bem notada falta do degrau mais acentuado e pela minha observação também, pela incompatível grafia do "Speedmaster", que deveria ter o "S" mais arredondado e unido com o "p". O presente "S" com testa mais quadrada e separado do "p", junto com o degrau pouco acentuado, e o "Omega" mais alto (menos "horizontalizado") indica um mostrador do começo dos 70's. A título de comparação, o meu 1976, original, tem a versão sucessora à desse da foto, do final dos 70's e começo dos 80's, pois tem o "S" mais magro que há, separado do "p" e com pé na mesma altura do "p", assim como o "r" com o pé também na mesma altura. Mas ressalto que tudo isso é baseado em teses extra-oficiais, ainda que muito confiáveis.

Motivo 3 e decisivo: pelo número de série começando com 31, não poderia jamais ser de 1968, nem 69, mas sim, pelo menos de 1971 ou 72. Para ser de 1968, teria que começar quase que obrigatoriamente com 28. E novamente, lembrando que isso é baseado em tabelas extra-oficiais, mas muito confiáveis.

E embora eu não considere pulseiras como peças relevantes para isso, na maioria dos casos, mas a pulseira também não é da época.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 10 Maio 2012 às 10:45:21 por Adriano »

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Frank Speed Moon?
« Resposta #3 Online: 10 Maio 2012 às 10:56:57 »
Apenas acrescentado, eu já vi, e tive um Speedmaster 32.XXX.XXX, e o seu ano de fabricação foi em 1969...........são as exceções, mas ela existem.
Já tive um Speedmaster 105.003 que foi fabricado em 1967, mas aqui o número de série batia, o que não batia, pela lógica, era a referência, porém o extrato do Museu informava que aquele movimento pertencia àquela caixa, portanto, correto!

Existe uma remota possibilidade, vai saber o histórico deste relógio ??? ??? ??? ao longo destes anos.................ele foi encaminhado para porca assistência Omega daquela época (Época que os suíços foram embora do Brasil, e a CIR foi assumida por um conhecidíssimo "comerciante de relógios".........assassinado há anos aqui em SP, e chegando lá os caras simplesmente trocaram a máquina dele...........era uma baita zona nesta época, a Omega estava, uma vez mais, quase falida (mesmo, mesmo), e o controle deveria ser daquele tipo  :'( :'( :'( :'(, mas isso é uma situação hipotética, fato é que este Speedmaster está fora da normalidade, como dito pelos colegas!

Abs

Gravina

Re: Frank Speed Moon?
« Resposta #4 Online: 10 Maio 2012 às 11:27:23 »
Caro Murilo.

Realmente, com esse extrato e os esclarecedores comentários dos mestres, ficou claro.

Este relógio foi modificado no passado.

Este "Moon" já foi seu por duas vezes, uma no passado e agora recentemente, sempre pelo meu intermédio.

Como foi pública esta constatação, respondo publicamente.

Por favor trade de envia-lo de volta, desfazeremos esta negociação.

Obrigado.



"O homem saiu do campo e criou a cidade grande para, nela poder trabalhar, ganhar dinheiro e voltar para desfrutar o campo. Parábola estúpida! O que se pode esperar de um cérebro acanhado em um sábado à noite?" Setembro 2.005

Re: Frank Speed Moon?
« Resposta #5 Online: 10 Maio 2012 às 12:37:16 »
Que situação, é em uns tópicos desses que aprendemos mais e mais, essa com certeza não será a ultima vez que isso ocorrera.

Murilo mandei uma Mp, olha lá.

O segredo é na hora da aquisição, pesquisar mesmo e ficar esperto. Mas mesmo assim estamos sujeitos a essas inconveniências, já que a omega não é como a longines que disponibiliza de graça esse serviço do museum.
Abraços

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

murilolsd

Re: Frank Speed Moon?
« Resposta #6 Online: 10 Maio 2012 às 13:00:44 »
Adriano e Gravina, muito obrigado! :)

Marcelo, sem o extrato da OMEGA seria impossível afirmar que ele é "frank".
Mesmo com o extrato ainda existe dúvida. Ele pode ser uma das exceções que confirmam as regras (muitas delas oficiosas, é importante frisar).
Essa caixa (145.022 de 68) pode ter ficado em estoque e ter sido montada apenas em 1971, com mostrador do início da década de 70 e com um calibre 861 erroneamente registrado.
Quantas marcas não fizeram (ou ainda fazem) essas montagens para aproveitar estoque? A ROLEX, por exemplo.
Mesmo que tenham trocado o mostrador e o movimento em uma revisão e colocado uma pulseira de outro Speed. E daí?
Ainda é um Speedmaster Professional Moon com 100% dos componentes originais.
Neste exato momento o relógio está na autorizada OMEGA aí em São Paulo para revisão na qual serão trocadas algumas partes (acrílico, ponteiros, pulsadores, vedações etc) e será feita a manutenção completa do movimento.
Essa revisão na autorizada vai torná-lo mais ou menos original?
Não quero um Moon exatamente como saiu de fábrica para colocar no museu, a OMEGA já tem vários assim lá na Suíça, mas para efetivamente usá-lo.
Outra questão muito importante: abri esse tópico exclusivamente para fins de aprendizado. Nenhum outro.
Se eu quisesse desfazer algum negócio eu teria te ligado, como já fiz em outras ocasiões. Tenha a máxima certeza disso.
Abraço!
Murilo

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Frank Speed Moon?
« Resposta #7 Online: 10 Maio 2012 às 13:06:23 »
Caro Murilo.

Realmente, com esse extrato e os esclarecedores comentários dos mestres, ficou claro.

Este relógio foi modificado no passado.

Este "Moon" já foi seu por duas vezes, uma no passado e agora recentemente, sempre pelo meu intermédio.

Como foi pública esta constatação, respondo publicamente.

Por favor trade de envia-lo de volta, desfazeremos esta negociação.

Obrigado.


Grande Marcelo, postura e atitude de gente grande!

Mesmo que a venda não seja desfeita, sua posição mostra caráter, artigo em falta no mercado mas ainda em alta aqui no FRM!

Parabéns!
« Última modificação: 10 Maio 2012 às 13:10:06 por Sá »
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Offline - STR -

  • *****
  • 1.139
    • Ver perfil
Re: Frank Speed Moon?
« Resposta #8 Online: 10 Maio 2012 às 13:19:13 »
Caro Murilo.

Realmente, com esse extrato e os esclarecedores comentários dos mestres, ficou claro.

Este relógio foi modificado no passado.

Este "Moon" já foi seu por duas vezes, uma no passado e agora recentemente, sempre pelo meu intermédio.

Como foi pública esta constatação, respondo publicamente.

Por favor trade de envia-lo de volta, desfazeremos esta negociação.

Obrigado.


Grande Marcelo, postura e atitude de gente grande!

Mesmo que a venda não seja desfeita, sua posição mostra caráter, artigo em falta no mercado mas ainda em alta aqui no FRM!

Parabéns!

Endosso as palavras do Sá!!

Conheço o Marcelo, NÃO esperava outra atitude!!

Grande abraço

Rodrigo STR
« Última modificação: 10 Maio 2012 às 13:21:10 por - STR - »

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

*

vinniearques

Re: Frank Speed Moon?
« Resposta #9 Online: 10 Maio 2012 às 13:26:27 »
Sem rasgar seda, o Marcelo é um exemplo de pessoa!

Um cara pra se confiar de olhos fechados, pra comprar ou negociar com ele nem vejo mais foto, a palavra dele já basta!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Frank Speed Moon?
« Resposta #10 Online: 10 Maio 2012 às 13:54:31 »
Bem, já que esta é a segunda vez que algo parecido acontece, eu gostaria de frizar alguns pontos:

- também conheço o Marcelo e obviamente não esperaria outra atitude;

- no início do tópico, nem associei qual era o relógio, nem muito menos sabia quem havia vendido ou negociado ele;

- e embora eu acredito que esteja claro, ainda assim vale frizar que eu apenas respondi ao que foi perguntado, ou seja, estritamente o que diz respeito ao relógio. Nada eu disse quanto ao "negócio";

- e além disso, eu deixei claro de que o fato dele ser um "frank" é minha opinião, ou palpite, como queiram, e isso não quer dizer que eu esteja certo;

- e eu pessoalmente não me importo com esse tipo de coisa. Nunca fui investigar se algum relógio vintage meu está com tudo batendo ou não. Acho que tirando o Marine Chronometer, não tenho outro relógio colecionável a ponto de fazer diferença para mim se tudo é estritamente original ou não, com números de série de máquina e caixa batendo, e etc. Meu próprio Moon é um frank, para a maioria das interpretações: máquina, mostrador e tampa do fundo batem. Só. A carrure original dele, ou pelo menos a carrure que estava nele quando comprei esteva polida demais, deformada. Troquei a carrure dele por outra em melhor estado. Só tive o cuidado de que fosse uma carrure também dos anos 1970. O resto, foi tudo colocado novo: coroa, ponteiros, vidro, pulsadores e bezel são todos zero, e logo, não são originais. Para mim, não importa: acho que desde que pelo menos máquina, mostrador e qualquer outro indicativo de época sejam originais, não me importo com o resto. Para mim, isso satisfaz meu conceito de originalidade.

- aliás, meu conceito de originalidade é bem mais flexível que o da maioria dos colecionadores. Não gosto de peças funcionais de época. Quando compro um vintage, troco tudo o que é técnico ou funcional por originais novos. Vide meu Seamaster 300. Máquina e caixa são originais. Só. Mostrador, ponteiros, vidro, tubo, coroa, algumas peças de mecanismo e até a tampa do fundo são novas. Originais, mas novas. Prefiro assim. Para tem um Seamaster 300 todo enferrujado, e que não pode nem tomar uma garoa, com peças todas originais de época, prefiro não ter. É, mais uma vez, minha mera opinião e gosto pessoal.

- ainda assim, mesmo não tendo-se criado nenhum mal entendido, sinto-me extremamente desconfortável com o que aconteceu. E por isso, pensarei não duas, mas três, quatro ou mais vezes antes de dar minha opinião sobre um relógio postado aqui.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 10 Maio 2012 às 14:01:12 por Adriano »

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Frank Speed Moon?
« Resposta #11 Online: 10 Maio 2012 às 14:33:47 »
Grande amigo Adriano!

Acho que você não tem a mínima razão para se sentir desconfortável!

Afinal, você deu sua opinião sincera sem tecer comentário algum sobre pessoas, só sobre máquinas.

E, afinal de contas é exatamente isso o que se espera de um profissional de seu gabarito: uma postura estritamente técnica, sem motivações pessoais.

Creio, como a maioria aqui do fórum, que sua opinião especializada é importantíssima para a manutenção do nível do FRM, e seria muito triste se você parasse de omití-la.

Peço então, encarecidamente, que continue a se manifestar aqui da forma como sempre fêz: mostrando-nos as verdades horológicas exatamente como elas são.

Acho que descobrir que estou enganado é melhor que continuar enganado sem saber...

Grande abraço!


Obs.: levo MUITO a sério a frase abaixo, que acompanha minha assinatura!
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Alberto Ferreira

Re: Frank Speed Moon?
« Resposta #12 Online: 10 Maio 2012 às 14:37:02 »
Salve!

Pois é.
Longe de entrar nos méritos do negócio e dos envolvidos. Não cabe aqui esta "análise". Aliás, nunca coube!
Se está bem para eles, ponto final. E se não, também.  ;)
E as respectivas honestidades nem sequer foram (ou poderiam ser) questionadas.


Ok.
Não precisava, pois todos nós conhecemos o Adriano e as suas intenções e conhecimentos.
Mas melhor que ele mesmo tenha explicado e manifestado os seus sentimentos, quanto às eventuais (hipotéticas) avaliações e interpretações das suas palavras.


E eu vou aproveitar este gancho para "repisar" um ponto.
Que certamente também não precisa ser "repisado".
Mas, lá vai...    ;)  8)


As opiniões dadas aqui com as mais claras e bem intencionadas das motivações, podem ferir "suscetibilidades" (mesmo que não admitidas).
Eu disse pode.

E eu não disse que seja este o caso em questão, ok?



E então?
Nós devemos deixar de "comentar", ou devemos pensar muito antes, como sugeriu o amigo Adriano?
E eu temo ter que dizer que nós já tivemos casos assim no passado. Colegas que após alguma ocorrência do tipo evitam comentar...

Ou nós devemos partir para aquela...
"Esta é a minha opinião"...  "Eu falo mesmo"...  ..."Duela a quem duela"...  ::)

Pois é...
A decisão é uma questão de foro intimo.
Que, qualquer que seja ela, nós devemos respeitar mas não necessariamente concordar.

Abraços a todos,
Alberto

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Frank Speed Moon?
« Resposta #13 Online: 10 Maio 2012 às 14:38:55 »
Grande amigo Adriano!

Acho que você não tem a mínima razão para se sentir desconfortável!

Afinal, você deu sua opinião sincera sem tecer comentário algum sobre pessoas, só sobre máquinas.

E, afinal de contas é exatamente isso o que se espera de um profissional de seu gabarito: uma postura estritamente técnica, sem motivações pessoais.

Creio, como a maioria aqui do fórum, que sua opinião especializada é importantíssima para a manutenção do nível do FRM, e seria muito triste se você parasse de omití-la.

Peço então, encarecidamente, que continue a se manifestar aqui da forma como sempre fêz: mostrando-nos as verdades horológicas exatamente como elas são.

Acho que descobrir que estou enganado é melhor que continuar enganado sem saber...

Grande abraço!


Obs.: levo MUITO a sério a frase abaixo, que acompanha minha assinatura!

+1

*

Alberto Ferreira

Re: Frank Speed Moon?
« Resposta #14 Online: 10 Maio 2012 às 14:47:25 »
Sim!

E eu creio que todos hão de concordar!

Alberto

*

Offline - STR -

  • *****
  • 1.139
    • Ver perfil
Re: Frank Speed Moon?
« Resposta #15 Online: 10 Maio 2012 às 14:56:03 »
Grande amigo Adriano!

Acho que você não tem a mínima razão para se sentir desconfortável!

Afinal, você deu sua opinião sincera sem tecer comentário algum sobre pessoas, só sobre máquinas.

E, afinal de contas é exatamente isso o que se espera de um profissional de seu gabarito: uma postura estritamente técnica, sem motivações pessoais.

Creio, como a maioria aqui do fórum, que sua opinião especializada é importantíssima para a manutenção do nível do FRM, e seria muito triste se você parasse de omití-la.

Peço então, encarecidamente, que continue a se manifestar aqui da forma como sempre fêz: mostrando-nos as verdades horológicas exatamente como elas são.

Acho que descobrir que estou enganado é melhor que continuar enganado sem saber...

Grande abraço!


Obs.: levo MUITO a sério a frase abaixo, que acompanha minha assinatura!

+1
+1

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

Re: Frank Speed Moon?
« Resposta #16 Online: 10 Maio 2012 às 15:03:58 »
Grande amigo Adriano!
Acho que você não tem a mínima razão para se sentir desconfortável!
Afinal, você deu sua opinião sincera sem tecer comentário algum sobre pessoas, só sobre máquinas.
E, afinal de contas é exatamente isso o que se espera de um profissional de seu gabarito: uma postura estritamente técnica, sem motivações pessoais.
Creio, como a maioria aqui do fórum, que sua opinião especializada é importantíssima para a manutenção do nível do FRM, e seria muito triste se você parasse de omití-la.
Peço então, encarecidamente, que continue a se manifestar aqui da forma como sempre fêz: mostrando-nos as verdades horológicas exatamente como elas são.
Acho que descobrir que estou enganado é melhor que continuar enganado sem saber...
Grande abraço!
Obs.: levo MUITO a sério a frase abaixo, que acompanha minha assinatura!
+1
+1
a propósito: meu amigo Marcelo, sabia que você adotaria, exatamente, esta postura.
por isso recomendei, em outro tópico, que as pessoas procurassem os negociantes sérios. isso faz uma diferença enorme.
fico feliz de conhecer pessoas como você.
quanto ao "frank", se o comprador não se importa...tudo ficou bem.
espero que curta seu relógio, pois é belo de qualquer jeito.
abraços a todos.

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Frank Speed Moon?
« Resposta #17 Online: 10 Maio 2012 às 15:08:09 »
Por favor trade de envia-lo de volta, desfazeremos esta negociação.
Obrigado.

Mandou bem, MAC...

Abração!

Fab´s
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

*

Offline wilbor

  • ****
  • 262
    • Ver perfil
Re: Frank Speed Moon?
« Resposta #18 Online: 10 Maio 2012 às 15:18:35 »
Bem demais!!!

E Adriano, na minha opinião, sua postura foi extremamente profissional e técnica. Entendo seu mal estar, mas no meu modo de ver, você foi corretíssimo.

Pensem pelo lado bom: estamos discutindo um tema no qual temos um profissional super gabaritado, um vendedor super ético e um comprador satisfeito com o negócio.

Nessa horas vejo que tem gente boa e honesta nesse mundão!  :D :D :D

Abraços,

Por favor trade de envia-lo de volta, desfazeremos esta negociação.
Obrigado.

Mandou bem, MAC...

Abração!

Fab´s

*

murilolsd

Re: Frank Speed Moon?
« Resposta #19 Online: 10 Maio 2012 às 15:22:24 »
Pessoal,
não tenho como ser mais claro em minhas intervenções. :-\
O que escrevo significa exatamente o que está escrito e nada mais.
Não sei bem ainda como funcionam as regras veladas de funcionamento dos fóruns nacionais e internacionais de relógios, pois só participo deste fórum e de nenhum outro, além de ter somente pouco mais de um ano de "casa".
No entanto, sei que quase todas as vezes que meus comentários são diferentes de meros elogios acabo tendo algum tipo de problema com alguém.
De agora em diante procurarei me manter como mero observador (como tantos outros que já passaram por aqui). :(
De toda sorte, a verdade é que pouco tenho a contribuir mesmo. Acho que será melhor assim.
Abraço,
Murilo