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OURO BRANCO: DÚVIDAS

Iniciado por João de Deus, 17 Maio 2012 às 08:39:18

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João de Deus

Tenho uma fivela em ouro branco que apresentou algumas manchas estranhas.
Passei um produto próprio para limpeza de relógios chamado Veraet: http://www.veraet.com, que pode ser utilizado em qualquer metal.
Não resolveu.
Então levei a um ourives para polimento, onde foi identificado que o banho de ródio estava saindo.
Dava para ver um pouco de ouro amarelo por baixo do provável ródio com auxilio de uma lupa.
Pergunto:
Os relógios de ouro branco são feitos de ouro amarelo e depois é aplicado banho de Ródio?

Abs

João
João

Paulistano

amigo João
até onde sei não existe "ouro branco"...tudo é ródio....e pagasse caro por isso...
vamos ouvir mais opiniões.
abraços.

Adriano

#2
O ouro branco existe. É ouro normalmente na liga 18 quilates com adição de metais brancos como prata, níquel, paládio ou outros, dependendo da dureza necessária e finalidade da liga.

Porém, ele não atinge nunca a coloração totalmente branca, ou a coloração de metais originalmente brancos. Ele pode ser levemente amarelo, ou um amarelo bem claro esverdeado, ou até um rosa muito claro. Nunca atinge a coloração branca como a da prata, platina, paládio ou aço inox.

Por isso, peças em ouro branco (jóias ou relógios) normalmente recebem um banho de ródio para dar a coloração realmente branca. Isso não é obrigatório. Pode-se ou não usar o banho. Existem relógios de ouro branco que não usam o banho. Mas é raro. O normal é ser banhado a ródio.

Respondendo objetivamente à pergunta: relógios de ouro branco não são de ouro amarelo, mas de ouro branco com folheação de ródio.

Por isso nunca tente polir caseiramente um relógio de ouro branco, nem passe nada sobre ele. Se estiver muito riscado, precisará de um polimento completo e novo banho de ródio.

Segue um link onde a diferença pode ser vista bem claramente entre um relógio de ouro branco sem e com banho de ródio.

http://www.watchtalkforums.info/forums/patek-philippe-reference-page-picture-gallery-reviews/29181.htm


Abraços!

Adriano

Paulistano

então mestre.....se o ouro branco é o ouro amarelo adicionado com outros metais, podemos afirmar que o ouro branco não existe na natureza, de forma pura, ou seja, não existe uma pepita de ouro branco.

certo?

abraços.

João de Deus

Oi Adriano,
Obrigado pelo link.
Pelo que entendi o outro branco é uma liga de 18K acrescido de metais brancos, ou seja, mesmo sem o ródio ele é BRANCO!
Mas na fivela em questão "por baixo" do possível banho de ródio aparecem áreas amareladas... parece que ela era de ouro amarelo ou rosa e foi dado outro banho em cima (branco).
Abs

João
João

Mario Sergio

Olá João,
Já vi peças em ouro branco ficar amarelada, principalmente anel, na parte de baixo na dobra dos dedos, levei na loja onde comprei e eles restauraram.

Abraços
GESTÃO DE PESSOAS - Como lidar com os conflitos no trabalho

shun

#6
Não existe ouro branco, o ouro é sempre amarelo. Sem o ródio ele pode ter as variações que o Adriano já explanou muito bem, que depende dos metais empregados para fazer a liga (Ouro + Prata, Ouro + Paládio, etc.) portanto o amarelado dele nada mais é do que a liga base onde houve o desgaste do banho de ródio que foi aplicado à liga.

Abraços!

Adriano

#7
Citação de: Paulistano online 17 Maio 2012 às 10:27:27
então mestre.....se o ouro branco é o ouro amarelo adicionado com outros metais, podemos afirmar que o ouro branco não existe na natureza, de forma pura, ou seja, não existe uma pepita de ouro branco.

certo?

abraços.

Sim! O ouro na natureza só existe amarelo, bem amarelão mesmo. Ou seja, o ouro puro, que é o 24 quilates, obrigatoriamente é amarelão. Já na liga de 18 quilates, ou seja, 75% de ouro puro, os outros 25% restantes são de vários outros metais. Esses outros metais é que dão a cor na liga, ou não. Se usar metais de coloração semelhante, o tonalidade da liga de 18k ficará na cor natural do ouro. Mas se usar metais brancos, ele ficará mais claro, variando entre um amarelo pálido e até meio esverdeado. Ou se usar um metal avermelhado como o cobre, ganhará uma coloração avermelhada, variando entre o rosa pálido até o vermelhão mesmo, tipo alguns Omega antigos.

Inclusive os suíços classificam a coloração do ouro para relógios em uma escala de cores, que vai do 0N ao 5N. Na liga de 18 quilates, só é possível a coloração do 2N ao 5N. O 0N é raramente usado, é quase branco, meio esverdeado. O 1N é um amarelo bem pálido. O 2N é o amarelo claro. O 3N é o amarelo original, cor de ouro puro. O 4N é rosa é o 5N é vermelho.



Citação de: João de Deus online 17 Maio 2012 às 10:32:32
Oi Adriano,
Obrigado pelo link.
Pelo que entendi o outro branco é uma liga de 18K acrescido de metais brancos, ou seja, mesmo sem o ródio ele é BRANCO!
Mas na fivela em questão "por baixo" do possível banho de ródio aparecem áreas amareladas... parece que ela era de ouro amarelo ou rosa e foi dado outro banho em cima (branco).
Abs

João


Não, o ouro branco nunca é branco como um metal originalmente branco, como o níquel, o cromo ou o paládio. Mas ele é bem mais claro que o ouro puro. Sobre a fivela, se o que aparece por baixo é muito amarelo, pode ser sim que era ouro amarelo apenas com banho de ródio.

Abraços!

Adriano

edulpj

Contribuindo (ou pelo menos tentando...)

Em princípio, é necessário distinguir entre LIGA e REVESTIMENTO.

Uma liga é obtida pela FUNDIÇÃO de dois ou mais elementos. Algumas vezes, um dos elementos nem mesmo é um metal.

Ligas clássicas:

- Aço: Liga de Ferro e Carbono, produzida com controle estrutural. Essa junção pode se distribuir em três formas estruturais possíveis
- Aço Inoxidável: É a liga da liga... Aço "ligado" com metais especiais, como Cromo, Molibdênio, Manganês, Vanádio etc etc etc
- Bronze: Cobre em liga com Estanhho. Nos primórdios, ao invés de Estanho usava-se Arsênio, que é um semi-metal
- Latão: Cobre em liga com Zinco
- Prata "Sterling": Prata em liga com cobre
- Ouro Branco: Muito bem definido pelo prof. Adriano acima...

Os revestimentos por sua vez, são camadas tênues de metais depositados sobre outros. A folheação a ouro é um exemplo clássico. Em antanho o ouro era depositado sobre a base em finíssimas folhas com agregação química. Atualmente, a douração é feita por banho GALVANOPLÁSTICO.

Os processos galvanoplásticos industriais mais conhecidos são a ZINCAGEM e a CROMEAÇÃO, este último na verdade sendo uma combinação de até QUATRO banhos galvanoplásticos.

Mas nem todo banho deposita metais sobre a superfície. O exemplo mais comum nos dias atuais, é o banho de ÓXIDO DE TITÂNIO. A peça fica dourada como se fosse revestida com ouro e o processo é até MAIS RESISTENTE a desgaste. O problema, é que acabam vendendo como douração verdadeira...

João de Deus



Não, o ouro branco nunca é branco como um metal originalmente branco, como o níquel, o cromo ou o paládio. Mas ele é bem mais claro que o ouro puro. Sobre a fivela, se o que aparece por baixo é muito amarelo, pode ser sim que era ouro amarelo apenas com banho de ródio.

Abraços!

Adriano
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Oi Adriano,

O que aparece em baixo não é muito amarelo, um pouco esverdeado conforme o angulo.
Obrigado a todos pelas explicações, tanto que já cheguei a uma conclusão:
- O banho de ródio está saindo na parte de baixo. Em cima está menos tênue o efeito.
Abs

João
João

Adriano

#10
Citação de: edulpj online 17 Maio 2012 às 12:03:41

Os revestimentos por sua vez, são camadas tênues de metais depositados sobre outros. A folheação a ouro é um exemplo clássico. Em antanho o ouro era depositado sobre a base em finíssimas folhas com agregação química. Atualmente, a douração é feita por banho GALVANOPLÁSTICO.


Banho galvanoplástico ou eletrodeposição é coisa do passado em relojoaria, ou pelo menos, em relojoaria com alguma qualidade. Já há uma década usa-se o PVD.


Citação de: edulpj online 17 Maio 2012 às 12:03:41

Mas nem todo banho deposita metais sobre a superfície. O exemplo mais comum nos dias atuais, é o banho de ÓXIDO DE TITÂNIO. A peça fica dourada como se fosse revestida com ouro e o processo é até MAIS RESISTENTE a desgaste. O problema, é que acabam vendendo como douração verdadeira...



"TiN" (nitreto de titânio) é o famoso acabamento dos Seiko Tuna dourados. É muito, muito resistente, mais de 2000 Vickers.

Abraço!

Adriano

Paulistano

obrigado pela aula!
sempre aprendendo mais alguma coisa.
abraços.

Cigano

Me lembro que tempos atrás houve uma discussão, salvo engano com mesmo assunto!!

Mais eu fico grato pela aula, pois eu já tinha esquecido desta matéria !! ::) ::)
Abraços,
Cigano!

BCRodrigues

Pessoal...seguem 2 tabelinhas só pra gente entender melhor...na segunda tabela é considerado somente o OURO 18K com a quantidade de cada metal a ser misturado para obtenção da cor desejada...abraços BC :) :)


"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)