A Lemania de hoje

  • 35 Respostas
  • 11139 Visualizações
*

murilolsd

A Lemania de hoje
« Online: 23 Maio 2012 às 06:09:33 »
Pequena história da Lemania:

"Lugrin SA, established in 1884 and created by Alfred Lugrin, was a workshop specialized in complicated movements (like chronographs and repetition movements). It was based in Le Sentier, Switzerland, in the Vallée de Joux and not far from Lake Léman. The story says that he was taught the watchmaking knowledge by the son of a farmer. Lugrin earned medals for the quality of his work in 1906 (Milan fair) and 1914 (Bern fair). In 1930 the firm becomes “Lemania Watch Co.” on the impulse of the young watchmaker Marius Meylan, seemingly in recognition of the Leman caliber.

It later became part of SSIH (Société suisse pour l’industrie horlogère), the merging with Omega and Tissot, in 1932, during a time of crisis for the watch industry. Lemania's chronograph specialty enabled Omega to become the official timer of the Summer Olympic Games in Los Angeles, the same year. SSIH quickly grew to over 50 companies.

Later, in 1981, Lemania is separated from the SSIH group and renamed “Nouvelle Lemania”.

In 1983, SSIH merged with USUAG (Allgemeine Schweizerische Uhrenindustrie AG, which includes Longines, Rado and other parts manufacturers). The newly formed group was named SMH (Société de Microélectronique et d'Horlogerie) in 1986.
Two years later, SHM was renamed to “Swatch Group”, in recognition of the efforts of the small Swatch to save the Swiss watch industry.

In 1992 Nouvelle Lemania goes to Investcorp and the Breguet group (“Groupe Horloger Breguet”, a.k.a. GHB). Finally, in 1999 Breguet becomes part of the Swatch Group, and so does Lemania.

Inside the new group, Lemania, chronographs and complication movements, became “Manufacture de Haute Horlogerie Breguet”. Lemania's official name is “Montres Breguet” today, though the name on the door of the workshop still says “Lemania”, probably due to this rich history."
Fonte: http://www.thewatchforum.co.uk/index.php?showtopic=43956

A dúvida é se a afirmação a seguir procede: "Lemanina is just a "brandlabel" today. The movements and ebauches are made by ETA, but only used by Breguet, Blancpain, Patek Philippe and in the Omega Speedmaster Professional".

Ok, a Lemania virou isso, aquilo e aquilo outro, mas a estrutura original da Lemania se perdeu? É tudo fabricado sob o "teto" da ETA? Sei lá, em uma fábrica gigante onde se faz tudo o que hoje habita os relógios do Swatch Group... :-\
Apenas Breguet, Blancpain, Patek e Omega? Ou seja, o "Lemania" mas em conta hoje me parece ser o Speed.
Tirando a permanência na Omega (que sempre os utilizou), por que essa "elitização" dos calibres "pé-de-boi" da antiga Lemania?
Abraço,
Murilo

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: A Lemania de hoje
« Resposta #1 Online: 23 Maio 2012 às 08:34:40 »
Já que estou totalmente "estacionado" no trânsito esta manhã, vamos lá...

A Lemania sempre foi um dos melhores fabricantes de cronógrafos. Seus movimentos nunca fora baratos, então não creio que a Lemania tenha sofrido uma elitização, mas sim que a maioria das marcas passaram por uma baratização, ainda que nos custos de produção, já que os preços de venda subiram.

Agora, posso estar enganado, mas acho que essa informação de que é feito pela ETA está errado. A Lemania não tem nada a ver com a ETA. Vou procurar saber mais, mas acho que está errado.

Abraços!

Adriano

*

murilolsd

Re: A Lemania de hoje
« Resposta #2 Online: 23 Maio 2012 às 10:48:49 »
A idéia que sempre tive (minha impressão pessoal e instransferível ;)) é que o LEMANIA seria um movimento ultrapassado e as marcas (TAG HEUER, BREITLING etc) o abandonaram por melhores opções técnicas (7750, 2892, 2894 etc).
Já li em algum lugar que a própria OMEGA mantinha o 1861/1863 nos speed apenas para não romper com a valiosa tradição dos moonwatch e não pela qualidade dos movimentos em si.
Mas na verdade o abandono dos LEMANIA pelas demais marcas não seria questão de ganho de qualidade, mas de redução do custo.
A OMEGA os manteria pela tradição do moon e pela qualidade. Mesmo deixando de reduzir custo. É isso?
Nos OMEGA acredito que sejam fornecidos os movimentos, mas para as demais (Breguet, Blancpain e Patek) seriam fornecidos apenas ebauches?
Forte abraço!
Murilo

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: A Lemania de hoje
« Resposta #3 Online: 23 Maio 2012 às 11:30:04 »
Vixe, o Lemania está anos luz na frente dos 7750, 2892+DD, 2894... isso é comparar carroça com limusine. Sério! Principalmente o 7750, ele é um crono inventado com um único propósito: ser um concorrente baratíssimo comparado com os outros cronos da época. É tudo estampado, tudo barato. Esses cronos são involuções dos Lemania.

Sobre o uso do Lemania pela Omega, se dá unica e exclusivamente pela tradição. E sim, é um relógio com uma margem de lucro baixa se comparado com um equipado com um 1150 (date, day-date). Ninguém hoje, tirando a Omega, conseguiria produzir um crono com essa máquina pelo preço que o Moon é vendido. A conta é simples: dentro da própria Omega, uma 1861 custa mais que o dobro de uma 1154, mas o Profesisonal não custa mais que o dobro de um Date.

Sobre a fabricação, sim, os da Omega são produzidos inteiramente pela Lemania. Inclusive os Speedmaster Professional possuem numeração de série exclusiva, diferente de todo o resto da Omega, pois a numeração de série das máquinas segue a numeração de série da Lemania. E logo, como a Omega há umas duas décadas adota número de série na caixa, o número do relógio todo é o número da máquina, logo, o número da Lemania. A Omega adaptou o número de série à numeração da Lemania e não o contrário.

Até onde sei, os da Breguet e Blancpain também saem prontos da Lemania. O da Patek não sei, não consegui estudar a fundo o assunto pois já li duas coisas completamente diferentes: já li que a Lemania faz o Patek por completo e já li que é a Patek que faz sob seu teto sob licença da Lemania. Nunca consegui ler mais a fundo para descobrir qual hipótese é certa. Aliás, se alguém daqui souber com certeza e me esclarecer, agradeço.

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: A Lemania de hoje
« Resposta #4 Online: 23 Maio 2012 às 11:49:59 »
A Lemania não tem absolutamente nada a ver com a ETA, pelo menos não em termos de instalações. Hoje, a ETA não está apenas concentrada em Grenchen. A fábrica da Longines - que conheço - , para terem uma noção, É UM MONSTRO e, claro, nos dias atuais, estava subutilizada. Parte da produção da ETA, sobretudo movimentos complexos, é feita lá.

A Lemania, com este nome, não existe mais. Hoje, o que existe é a "Breguet Manufacture" (o mesmo que aconteceu com a Frederic Piguet, que mudou de nome para Blancpain manufacture), mas estão no mesmo lugar.

Sim, ambas ainda produzem para empresas do Swatch Group, mas não estão sob o mesmo "teto" da ETA e, no quesito "o que fazem", sempre foram e sempre serão as empresas de altíssima relojoaria do grupo. Simplesmente não dá para comparar o nicho de mercado em que atua a Lemania (ou Breguet manufacture, como queiram) com a ETA.

Flávio

Re: A Lemania de hoje
« Resposta #5 Online: 23 Maio 2012 às 12:34:44 »
esse tópico é muito interessante, tenho uma pegunta para fazer, é somente a Rolex que não pertence a nenhum grupo?

abs!!!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: A Lemania de hoje
« Resposta #6 Online: 23 Maio 2012 às 12:38:16 »
Não, inúmeras marcas não pertencem a nenhum grupo.

Abraços!

Adriano

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: A Lemania de hoje
« Resposta #7 Online: 23 Maio 2012 às 12:47:03 »
Como grande apreciador dos cronos Lemania, estou achando esse tópico mais do que interessante.

E, mesmo sem saber da comparação de qualidade especificada acima, coincidentemente me desfiz de todos os 7750 que tinha. Com exceção de um cal 11, um cal 12, um Frederic Piguet e um 1666, todos os meus cronos, de diversas marcas, tem máquina Lemania.

Obrigado aos colegas Adriano e Patrão pela transmissão de conhecimento.
« Última modificação: 23 Maio 2012 às 12:49:00 por Sá »
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: A Lemania de hoje
« Resposta #8 Online: 23 Maio 2012 às 15:26:28 »
Muito interessante o tema abordado pelo caro Murilo, as vezes eu pego algumas fotos e informações de alguns movimentos chronos e fico comparando entre eles, como disse o caro Adriano, os relógio com movimento Lemania, são mais caros que com outros movimentos.

Ao ler as postagem do tópico, me lembrei desse link aqui...

http://www.lesmala.net/jean-michel/lemania/7750.htm
É um comparativo entre uma Valjoux 7750, e uma Lemania 5100.

Obrigado pela aula caros colegas, e tenham uma ótima tarde !! ;)
Abraços,
Cigano!

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: A Lemania de hoje
« Resposta #9 Online: 23 Maio 2012 às 16:11:16 »
E o engraçado é que aqui, em Campo Grande, não lhe dão o devido valor. Lemania, como marca, é tida como desconhecida. Eu disse aqui, em Campo Grande, que fique claro. Os mais antigos sabem, que possuo um Lemania, em ótimo estado. Paguei, há anos, R$ 700,00. Meses depois, precisei vendê-lo, por doença na família. Pedi os mesmos R$ 700,00 e não achei R$ 400,00. Como precisava rápido, não anunciei na internet.
Resultado, não consegui vender, fiquei com ele e hoje, não o vendo, por dinheiro nenhum. O valor que paguei, foi barato, para os grandes centros e carérrimo, para Campo Grande.
Abraços,

SANDRO

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: A Lemania de hoje
« Resposta #10 Online: 23 Maio 2012 às 16:53:05 »
Caro Sat, veja só o meu relato, e vai até rir!! ;D
Falando nisso, esses dias eu fui a uma relojoaria perto de casa, aliás relojoaria só o nome, pois o "relojoeiro" faz mais chaves e vende bugigangas, do que conserta relógio. :( :'(
 
Como é uma relojoaria que tem uns 15 anos por aí, confiei em perguntar a ele, se ele tinha alguma peça para movimento Landeron 48...

O "relojoeiro" ficou uns 30 segundos pensando, e me perguntou, o que é Landeron ???  >:(
Na hora desanimei, e larguei a mão, só disse que era um movimento de cronógrafo mecânico, da década de 40/50 !!
Desviei  conversa, e fui embora!! :( :( :( :( :( :( :(
Abraços,
Cigano!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: A Lemania de hoje
« Resposta #11 Online: 23 Maio 2012 às 17:05:48 »
A propósito, tenho dois Lemania inusitados:

Lemania Traffipax, relógio de cockpit, corda de 8 dias, mostrador de 24 horas:












E um cronógrafo de cockpit de Boeing 727/737, também equipado com mecanismo Lemania, corda de 8 dias, cronógrafo com registrador de 12 minutos.










Abraços!

Adriano

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: A Lemania de hoje
« Resposta #12 Online: 23 Maio 2012 às 17:13:02 »
Caro Sat, veja só o meu relato, e vai até rir!! ;D
Falando nisso, esses dias eu fui a uma relojoaria perto de casa, aliás relojoaria só o nome, pois o "relojoeiro" faz mais chaves e vende bugigangas, do que conserta relógio. :( :'(
 
Como é uma relojoaria que tem uns 15 anos por aí, confiei em perguntar a ele, se ele tinha alguma peça para movimento Landeron 48...

O "relojoeiro" ficou uns 30 segundos pensando, e me perguntou, o que é Landeron ???  >:(
Na hora desanimei, e larguei a mão, só disse que era um movimento de cronógrafo mecânico, da década de 40/50 !!
Desviei  conversa, e fui embora!! :( :( :( :( :( :( :(


É que, hoje, existem poucos relojoeiros e muitos trocadores de bateria. Relojoaria, ficou sendo lugar onde se vendem relógios, não onde se consertam relógios.
Abraços,

SANDRO

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: A Lemania de hoje
« Resposta #13 Online: 23 Maio 2012 às 17:13:31 »
Caro Adriano que maravilhas!!
Eu sonho em ter um desses algum dia, apareceu um de cockpit esses dias aqui no fórum, porém o caixa já estava (-$)  :'( :'(

Parabéns pelas peças, são lindas!! 8)



É que, hoje, existem poucos relojoeiros e muitos trocadores de bateria. Relojoaria, ficou sendo lugar onde se vendem relógios, não onde se consertam relógios.
Abraços,

SANDRO

Infelizmente isso é 100% verdade, principalmente aqui em CG-MS, tem muitas portinhas ditas "relojoarias", mais nada consertam, só vendem relógios (chinas na sua maioria), fazem chaves e trocam baterias e pulseiras, até o cristal, não é todos que trocam!! :'(
Obrigado pela sua atenção caro Sandro!!
« Última modificação: 23 Maio 2012 às 17:16:48 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: A Lemania de hoje
« Resposta #14 Online: 23 Maio 2012 às 18:09:53 »
(...) O da Patek não sei, não consegui estudar a fundo o assunto pois já li duas coisas completamente diferentes: já li que a Lemania faz o Patek por completo e já li que é a Patek que faz sob seu teto sob licença da Lemania. Nunca consegui ler mais a fundo para descobrir qual hipótese é certa. Aliás, se alguém daqui souber com certeza e me esclarecer, agradeço.

Creio que a Patek compre o ébauche do Lemania 2320 e jogue grande parte das peças fora, fazendo outras que atendam as modificações necessárias para o calibre PP 27-70, mas ainda assim a base é Lemania, tanto é que até hoje a PP deixa isso bem claro em seus catálogos e no site.

A PP chega a modificar extensamente o calibre, a ponto de colocar um split no bicho. Os caras são casca grossa!

Quem eu sei que licenciou o desenho e faz o calibre in house é a Roger Dubuis, mas parece-me que eles fazem o mesmo movimento num tamanho ligeiramente menor (ou maior, não lembro).
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: A Lemania de hoje
« Resposta #15 Online: 23 Maio 2012 às 18:12:08 »
Eu tenho esse!



Abs

AFTP

Re: A Lemania de hoje
« Resposta #16 Online: 23 Maio 2012 às 19:20:41 »
Uma dúvida, para o Blancpain (não crono) tipo o fifty 50th também saem prontos via Lemania? ou sofrem muitas modificações? agradeço BC :) :)
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

Re: A Lemania de hoje
« Resposta #17 Online: 23 Maio 2012 às 19:35:07 »
A Patek ainda tem algum relógio com base Lemania em linha? Pensei que com o fim da produção dos 5070, 5970 e 5004 eles tivessem parado de usar ébauches Lemania

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: A Lemania de hoje
« Resposta #18 Online: 23 Maio 2012 às 19:39:54 »
Uma dúvida, para o Blancpain (não crono) tipo o fifty 50th também saem prontos via Lemania? ou sofrem muitas modificações? agradeço BC :) :)

Não, esses mecanismos são da Breguet mesmo, não da Lemania. Só os mecanismos dos Type XX/XXI e Marine crono são os Lemania. O resto é Breguet, feito em L'Abbaye.

Abraços!

Adriano

Re: A Lemania de hoje
« Resposta #19 Online: 23 Maio 2012 às 23:01:04 »
Não, inúmeras marcas não pertencem a nenhum grupo.

Abraços!

Adriano

obrigado pela meia resposta ;D ;D ;Dbrincadeira valeu!!!