Relógio de Torção KERN 400 dias

  • 15 Respostas
  • 8350 Visualizações
*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Relógio de Torção KERN 400 dias
« Online: 11 Julho 2012 às 14:41:26 »
Peço ajuda aos amigos,

Comprei um relógio de torção Kern corda para 400 dias. E gostaria de saber um pouco mais sobre ele.

Este abaixo:



Comprei pois achei muito bonito e pretendo reformá-lo deixando o mais próximo possível deste:



Ele está sem o fio, mas já consegui um, o vendedor garantiu que precisa apenas montar a suspensão.

Gostaria de saber dos amigos as mais sinceras opiniões a respeito do mesmo? Se compensa restaurar? Qual o valor aproximado? Quem poderia fazê-lo? É um relógio comum?

Desde já agradeço.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Relógio de Torção KERN 400 dias
« Resposta #1 Online: 12 Julho 2012 às 09:59:42 »
Só tenho material sobre o funcionamento do sistema, não sobre o relógio em particular.


Flávio

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Relógio de Torção KERN 400 dias
« Resposta #2 Online: 12 Julho 2012 às 10:08:50 »
Flávio,

Se puder me mandar, eu agradeço.

Uma vez vi o Derli arrumando um desses. Mas já tem tempo, acho que vou escalá-lo para o serviço.

Abraços

*

Alberto Ferreira

Re: Relógio de Torção KERN 400 dias
« Resposta #3 Online: 12 Julho 2012 às 11:06:35 »
Salve!

Caro JotaA,

Eu gosto deste tipo de relógio, "400 dias", e pretendo um dia ter um.

Quanto ao seu, o modelo específico, eu não tenho muita informação.
Portanto, o que vou dizer é bastante genérico, ok?

Um dos pontos a serem levados, muito, em conta neste tipo de relógio é justamente o "fio de torção", bem entendido aqui como a sua qualidade, adequação ao movimento e instalação, o que pode ser uma "encrenca"...
...por esta simples razão, eu ainda não comprei um usado e com problemas no fio...
E eu já vi casos em que o fio se partiu no transporte (pois não foi devidamente "travado", etc,...  :(


Para evitar tais possíveis "encrencas", antes de maiores gastos ou tomadas de decisões, leve o relógio ao seu relojoeiro de confiança, se possível aquele que fará a revisão/restauro (do movimento), e ouça atentamente o que ele terá a lhe dizer, principalmente no que tange àqueles pontos que eu ressaltei aí acima, com respeito ao "fio de torção".

Eu não estou dizendo que o vendedor não tenha o fio correto, como ele lhe disse, mas não custa checar, e bem...

A restauração da parte estética, se necessária, pode ser o mais "fácil".

Um abraço, e boa sorte na empreitada.
Alberto

Re: Relógio de Torção KERN 400 dias
« Resposta #4 Online: 12 Julho 2012 às 13:19:41 »
SÓ TEM UM CARA EM SP QUE TEM ESSES FIOS....

como falou o mestre Alberto: ISSO É UMA GRANDE ENCRENCA....

enfim, mandei MP para você.

abraços.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Relógio de Torção KERN 400 dias
« Resposta #5 Online: 12 Julho 2012 às 19:46:56 »
O capítulo 20 inteiro do livro Practical Clock Repair do De Carle é sobre isso. Quer que eu faça um scanner e poste aqui? Não acredito estar infringindo direitos autorais no estrito senso, porque serão apenas poucas páginas e para difundir conhecimento. Querem?


Flávio

Re: Relógio de Torção KERN 400 dias
« Resposta #6 Online: 12 Julho 2012 às 19:50:36 »
SIM!!! :D :D :D
Engrandecerá o conhecimento de todos amigo!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

edulpj

Re: Relógio de Torção KERN 400 dias
« Resposta #7 Online: 12 Julho 2012 às 19:58:03 »
Tenho um desses, onde os pesos da base, ao invés de esferas metálicas, são quatro bonecas de porcelana em trajes típicos da Baviera...

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Relógio de Torção KERN 400 dias
« Resposta #8 Online: 12 Julho 2012 às 20:03:51 »
Posto amanhã. Não tenho scanner em casa!


Flávio

Re: Relógio de Torção KERN 400 dias
« Resposta #9 Online: 12 Julho 2012 às 20:05:04 »
 :D :D :D :D :D
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Relógio de Torção KERN 400 dias
« Resposta #10 Online: 12 Julho 2012 às 20:11:52 »
Agradeço aos amigos pela ajuda.

Alberto,

Eu comprei mais pensando no estado do mecanismo, apesar de conhecer pouco sobre ele, sei que se tiver algum problema sério é muita dor de cabeça para arrumar. Como o vendedor garantiu que o mecanismo está em bom estado, confiei. Vou tirar a prova quando chegar. A fio tem vários modelos à venda no ebay, eles são classificados por números, acho que não será tão difícil. A parte estética que preocupa um pouco, mas quero deixá-lo o mais próximo possível do original.

Paulistano,

Obrigado pela ajuda, te respondi a MP.

Flávio,

Concordo com o Paulo Sérgio, vai ajudar bastante. Com certeza será uma rica fonte de informação. Se puder postar fico agradecido.

Edulpj,

Vi umas fotos deste modelo que você citou achei bem bacana.

Abraço a todos.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Relógio de Torção KERN 400 dias
« Resposta #11 Online: 13 Julho 2012 às 17:37:02 »
O caminhos das "predas!"












Flávio

Re: Relógio de Torção KERN 400 dias
« Resposta #12 Online: 13 Julho 2012 às 17:57:10 »
Bacana amigo!!!  ;) ;) ;)
Obrigado!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: Relógio de Torção KERN 400 dias
« Resposta #13 Online: 14 Julho 2012 às 19:45:35 »
Jota A

São mecanismos fascinantes, tenho vários, mas coloca-los em funcionamento dá trabalho, se o mecanismo está bom , fica mais simples, mas aconselho a comprar o fio já montado com as peças de retenção inferior e superior e o garfo, tudo é importante, principalmente a distancia de instalação entre o garfo e o suporte superior.
Para mim esse tipo de relogio funciona mais como ornamento , pois é bastante dificil regula-lo para ter exatidão, e elss variam muito , atrasam ou adiantaam em função de várias variaveis, principalmente a temperatura.
O nivelamento é critico e eles não gostam de mulheres, principalmente aquelas que tem mania de limpeza, pois só de tira-los do lugar já pode dar problemas, o transporte é critico e é necessario tirar o pendulo para transportas-los evitando a quebra do fio.
Quanto ao mecanismo em si, visualmente dá pra se avaliar o estado, veja se tem folgas nos eixos, engrenagens quebradas ou empenadas e se acorad está funcionando.
Mas é um conjunto muito bonito, e consegui a duras penas que ninguem bote o dedão neles, o q é dificil.....
Abs.

Re: Relógio de Torção KERN 400 dias
« Resposta #14 Online: 27 Março 2017 às 12:06:50 »
O capítulo 20 inteiro do livro Practical Clock Repair do De Carle é sobre isso. Quer que eu faça um scanner e poste aqui? Não acredito estar infringindo direitos autorais no estrito senso, porque serão apenas poucas páginas e para difundir conhecimento. Querem?


Flávio

Gostaria do contato deste relojoeiro que troque cabo de torção.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Relógio de Torção KERN 400 dias
« Resposta #15 Online: 27 Março 2017 às 14:26:32 »
Amigo, não citei relojoeiro que conheça, por favor, releia o tópico.


Flávio