Calibre Longines baseados no ETA 2824

  • 27 Respostas
  • 7383 Visualizações
Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Online: 12 Julho 2012 às 16:38:38 »
Pessoal

É sabido que dentro do ranqueamento do Swatch Group a Longines tá acima das marcas Tissot, Certina e Hamilton, porém grande parte dos seus relógios "3 hands" usa ETA 2824: Longines LLD, Hydroconquest, Conquest, etc...exatamente igual aos seus irmãos abaixo da piramide. Para comparar, a Union Glashutte, que está no mesmo patamar que a Longines no SG, mesmo sem movimentos in house, não tem nenhum relógio que use um 2824, todos utilizam base ETA 2892 pelo menos...com poucas, mas algumas modificações.

Estes 2824 da Longines são modificados? Elaborados? Não achei nada na internet que mostrasse isso...

Portanto: será que a Longines, só tem essa posição pela marca propriamente dita? Tenho um Certina, um Hamilton e um Longines, e posso afirmar, que pelo acabamento/construção em si, não se percebe nenhuma diferença...

E aí?

abs

AFTP

Re: Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Resposta #1 Online: 12 Julho 2012 às 17:51:45 »
Uma coisa eu sei os ETA 2824 estão a produção há muito tempo e são muito precisos

Eu tenho um eternamatic somente 2824, qual a diferença do 2824 - 2? O que mudou?

Abraços


Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Re: Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Resposta #2 Online: 12 Julho 2012 às 18:47:25 »
Parece que o 2824-2 tem COSC. Parece. Um abraço. Pontual.

Re: Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Resposta #3 Online: 12 Julho 2012 às 18:52:49 »
Parece que o 2824-2 tem COSC. Parece. Um abraço. Pontual.

posso estar errado, mas nenhum eta 28xx sai de fabrica com cosc, todos que tem certificação acho que são modificados...

abs!!!!

*

Online Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Resposta #4 Online: 12 Julho 2012 às 18:56:52 »
Eu gosto muito da 2824. Acho uma máquina excelente.

Há uma década atrás os 2824 da Longines eram na versão "top", com corda e escapamento melhores. Porém todos que vi mais recentes eram todos versão "elaboré", pelo menos até onde é possível ver. Não sei afirmar quanto à corda, se é Nivaflex NO ou NM, se a âncora é de rubi policristalino ou não, mas o balanço claramente não é de Glucydur, e subentende-se que a espiral também não é Anachron. Ou seja, não usam mais a melhor configuração que possível.

Mas enfim, não há nenhuma informação oficial sobre isso, é apenas baseado no que eu (e qualquer um) pode observar. O balanço de Glucydur não está presente e isso indica que não é a melhor configuração que há.

Tive um Longines, do final da década de 1970, com 2824 da primeira versão, e era muito, muito elaborada. Tudo do melhor. Esse relógio inclusive foi vendido à um amigo do fórum. Na versão "2" algumas poucas coisas mudaram, as molas do keyless e calendário ficaram mais integradas, sem "molas voadoras", o regulador ganhou o Etachron e o sistema de ajuste fino mudou.

Abraços!

Adriano

Re: Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Resposta #5 Online: 12 Julho 2012 às 19:11:52 »
Srs ! Um dia eu estava comprando um relógio em loja e me apresentaram um representante da Swatch Group , e ele me disse que quando o movimento vai para  a Longines, tem melhor acabamento(trabalhado mais, polido melhor e controle de qualidade mais rígida),  do que por exemplo para a Invicta, Mido, Certina... mesmo sendo o mesmo calibre.

*

Online Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Resposta #6 Online: 12 Julho 2012 às 19:22:01 »
Parece que o 2824-2 tem COSC. Parece. Um abraço. Pontual.

posso estar errado, mas nenhum eta 28xx sai de fabrica com cosc, todos que tem certificação acho que são modificados...

abs!!!!

Sai sim, a versão "top" pode sair direto da ETA com COSC, a única diferença é que obrigatoriamente recebe um número de série.

O fato de ser "2" só indica que é uma evolução da primeira versão, e não qualidade dos componentes.

Isso já foi discutido algumas vezes aqui, mas para resumir rapidamente: a 2824-2 sai da ETA em 4 configurações. Todas usam as mesmas platinas, pontes, rodagem e etc. Mas os elementos essenciais de precisão mudam: corda, âncora, balanço e espiral, e ainda o dispositivo antichoques. As versões "Standard" e "Elaboré" usam os mesmos componentes, ou seja, corda Nivaflex NO, âncora com rubis policristalinos, balanço de níquel, espiral Nivarox 2 e antichoque Etachocs ou Novodiac (Incabloc opcional). Só muda o tipo de ajuste, em duas posições (mostrador para cima e coroa para a esquerda) e marcha média alvo de +/- 12 s/dia e isocronismo mais tolerante para a versão Standard e três posições (mostrador para cima, coroa para a esquerda e coroa para baixo) e marcha média alvo de +/- 7 s/dia com isocronismo mais restrito.

Já as versões "Top" e "Chronometer" usam corda Nivaflex NM, âncora com rubis monocristalinos, balanço de Glucydur, espiral Anachron e antichoque Incabloc. São ajustadas nas cinco posições clássicas com marcha média alvo de +/- 4s/dia e isocronismo bem restrito para a versão Top e os critérios do COSC para a versão COSC, além desta última, como eu disse antes, receber obrigatoriamente um número de série.

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Resposta #7 Online: 12 Julho 2012 às 19:44:32 »
Eu, como já declarei algumas vezes aqui, prefiro os 2824 aos 2892. Adriano, que diabos é rubi poli e monocristalino?


Flávio

*

Online Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Resposta #8 Online: 12 Julho 2012 às 22:01:33 »
O rubi policristalino é uma versão barateada do rubi tradicional. É feito por sinterização, como as cerâmicas. Supõe-se que o desempenho é inferior, talvez por não conseguir uma geometria tão precisa. É facilmente identificável por ser opaco.

Já o monocristalino é o clássico, translucido, feito pelo método clássico do bule de Verneuil.

Inclusive antes de 1995, quando a Omega praticamente não modificava os calibres ETA, muitos vinham com âncora de rubis policristalinos e lá pelo ano 2000 saiu uma normativa técnica tornando compulsória a substituição dessas âncoras por novas de rubis monocristalinos em toda manutenção. Inclusive houve problemas dessas levées policristalinas lascarem, se não me engano nas faces de bloqueio, por causa do impacto dos dentes da roda de escape.

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Resposta #9 Online: 12 Julho 2012 às 23:11:50 »
Fuçando na net, descobri uma foto grande do movimento e uma indicação, de "gente de dentro", que é Elaboré.
Vejam:

http://i711.photobucket.com/albums/ww117/alexcojoc/DSC_0047-1.jpg

A foto não é minha!



Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Resposta #10 Online: 12 Julho 2012 às 23:16:46 »
No entanto, andei pesquisando e encontrei este texto:

http://www.watchtalkforums.info/forums/general-discussion-forum/48697.htm


Olhando a foto acima do calibre 633 da Longines, vê-se claramente que o o anti-choque é Incabloc. O balanço está girando, então não dá para ver se o  é de Glucydur, mas o chanfro da borda não me parece com o de níquel. Conquanto gente de "dentro" tenha dito ser um Elaboré, não me parece um, mas top.

O que acham?

Flávio
« Última modificação: 13 Julho 2012 às 01:00:01 por flavio »

*

Online Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Resposta #11 Online: 13 Julho 2012 às 00:21:34 »
Pô! Não conhecia esse artigo! Show!

Mas com o balanço girando não dá para saber mesmo. A presença do Incabloc não significa nada pois ele é opcional até na versão standard. Aliás dentro do Swatch Group é comum o uso do Incabloc em qualquer versão. Mas o balanço de Glucydur é decisivo.

Abraços!

Adriano

*

Online Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Resposta #12 Online: 13 Julho 2012 às 00:27:28 »
Eu não sabia, por exemplo que havia a Nivarox 1 como opcional nas duas primeiras versões.

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Resposta #13 Online: 13 Julho 2012 às 01:01:25 »
Eu nem sabia que existia essa outra mola aí! Para mim a Nivarox 1 era a top. Não sabia que a ETA fabricava uma em...Como é o nome mesmo?  :P 


Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Resposta #14 Online: 13 Julho 2012 às 01:05:41 »
Ah, pesquisei mais e, na foto oficial do site da Longines, no PDF, o braço do balanço é reto, portanto, não pode ser o de Glucydur, pelo menos é o que os meus olhos mostram (mas sou meio cego...). Vejam:

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=longines%20movements&source=web&cd=1&ved=0CFIQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.longines.com%2Fdocuments%2Ftechnical-information%2Fmechanical-movements-en.pdf&ei=0Z3_T-buOY-G8QT_s_CSCA&usg=AFQjCNGPeuDh8IBQ9IQZr74WAYDeMnWwWw&cad=rja

Flãvio

*

Online Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Resposta #15 Online: 13 Julho 2012 às 09:44:55 »
Sim, a Anachron é a top de linha. É da própria Nivarox. Mas as composições, como deve-se imaginar, são secretas.

E pelo catálogo, definitivamente não é balanço de Glucydur, pelo menos não nos 2824.

Abraços!

Adriano

Re: Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Resposta #16 Online: 14 Julho 2012 às 22:28:52 »
Adriano e Flávio

Que aula! E ótimos links!

Abs

AFTP

Re: Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Resposta #17 Online: 15 Julho 2012 às 14:39:51 »
Nossa otimo tópico!

Estou muito feliz com essas informações, parece que meu eterna 2824 é das melhores versões.

Ainda estou esperando uma peça para por ele para funcionar.

Vou tirar algumas fotos para os amigos ajudarem a identificar qual o gral do movimento, agora o sistema anti-shock é o primeiro da foto:



Qual deles é superior amigos?

Abraços.

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Online Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Resposta #18 Online: 15 Julho 2012 às 15:19:21 »
Os antichoques Incabloc e Kif são os top de linha. Não dá para dizer qual é melhor. Ocorre que a Kif Parechoc é uma empresa independente e por isso acaba sendo escolhida pelos fabricantes de fora do Swatch Group (dona da Incabloc S.A.).

Abraços!

Adriano

*

Offline - STR -

  • *****
  • 1.139
    • Ver perfil
Re: Calibre Longines baseados no ETA 2824
« Resposta #19 Online: 15 Julho 2012 às 15:36:18 »
Adriano,
Saindo um pouco da proposta do tópico... mas aproveitando o embalo referente aos sistemas anti shock..

Qual é o sistema que a Omega usou no 8500?



Grande abraço

Rodrigo STR

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein